Recommended Posts

Publicado

boas

eu tenho um aqua com 59.5compr. 31altura e 29.5largura que pelas minhas conta sao +/- 56litros brutos.

gostaria de saber que tipo de iluminação tenho de ter nele.

tenho no aqua plantas naturais, co2 caseiro, filtro eheim 2213 plus, uso fertilizante (florena da sera) e acondicionador para retirar metais pesados(aquatan da sera).

kero ke me digam em termos de potencia e tambem em termos de medida para adpaptar no aqua.

e o tempo ke se deve ter a luz ligada(com relogio) e um preço em conta ja com tudo completo numa loja online qualquer...

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Publicado:

A potência da luz depende das plantas que tiveres e quiseres vir a ter. Para algumas plantas, pouca luz chega (normalmente aquela luz que vêm nos kits, chegam). Para outras, tens que ter muito. Mas para um plantado minimamente razoável, deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro (no teu caso, entre 28 e 50 watts. Quanto ao comprimento das lâmpadas, depende da potência de cada uma delas. Quanto mais potente, maior...No teu caso, provavelmente terás que meter é umas duas ou três...

Para além da potência, é preciso ter em conta também a cor da luz: deverás ter entre 6500 e 10000 kelvins. Ou seja, de cor branca.

Publicado:

eu pretendia uma elumi9nação eficaz para o bom crescimento das plantas e o realce da cor dos peixes.

nao tenho muitas plantas tenho apenas musgo de java umas anubias acho e outras k n sei o nome.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Publicado:

Dá uma vista de olhas aqui:

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html

Penso que deverás ter iluminação seguindo aquela recomendação de 1 watt por 1 litro de água, assim como o tipo de lampadas a usar, pois umas realçam mais as cores dos peixes do que outras.

Publicado:

Boas,

Pela minha experiência, a regra de 1Watt por Litro é para plantados exigentes, como as plantas que tu tens são pouco exigentes necessitarias na minha opinião de 1Watt por cada 3Lt. Relativamente a realçar a cor dos peixes, tens de ver a cor e consequentemente, temperatura das lampadas. Por exemplo, lampadas de 6500k, são para crescimento de plantas, depois tens lampadas mais quentes, com 7500 e com 9000K que te podem beneficiar as cores dos peixes, tens ainda as lampadas mais quentes, que são boas para reavivar os azuis.

Enfim, é com base na minha experiência. Contudo existe praí um site na net que te diz com base no tipo de plantas que tens, qual o tipo de luz que deves ter.

Mas como te digo as plantas que tens, são pouco exigentes em termos de iluminação, pelo que eu aconselharia uma iluminação de 20Watts, com 6500K.

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!