Justdout Publicado Abril 16, 2010 Publicado Abril 16, 2010 Boas, Vou comprar um aquário, mas como sou novo na aquariofilia não sem bem por onde começar. Gosto de varios peixes mas pelo que percebi nao e possivel juntalos todos, logo, vim pedir a vossa ajuda para, alem de criar um bonito aquario, que este seja agradavel para os seus futuros habitantes. Os peixes que me chamaram a atençao foram: Colisa Latia Betta Guppy Discus Lda25 Com que peixes posso juntar cada um deles? um aquário com colisa latia, guppy e ld25 é viável? se sim quais as características da agua? que mais espécies posso adicionar? O aquário será um 80x30x45 ou um 80x40x50(tamanho do aquário inclui a tampa que deve ter uns 5 cm), em principio será o 1º já que os preços que os separam são bastante diferentes. Peço desculpa pelas perguntas, mas ando à uns tempos a martelar a cabeça sobre o que fazer. Desde já agradeço a quem me puder ajudar. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Abril 16, 2010 Publicado: Abril 16, 2010 Olá e bem vindo. De facto alguns dos peixes que escolhes são exigentes ao ponto de exigir um maior investimento inicial bem como conhecimentos adicionais do aquariofilista. Aconselho-te a ler mais um pouco por aqui e defenires exactamente quais os peixes que podes manter daqueles que referes mediante o orçamento que dispões. Um conselho: vai devagar, se tens duvidas esclarece-te na loja ou por aqui. Existem alguns condicionalismos associados ao novo aquário que se devem ter em conta antes de se começar a comprar peixes. Boa sorte e coas escolhas. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Julius Publicado: Abril 16, 2010 Publicado: Abril 16, 2010 Bom dia amigo Antes de mais parabéns por duas coisas inteligentes que fizeste: - Iniciares este maravilhoso hobbie - Teres a noção que quando não se sabe se deve tentar saber perguntando. Aqui neste fórum não te vão faltar companheiros disponíveis para te ajudar, de certeza absoluta, mas tu próprio melhor do que ninguém irás chegar a um patamar em que poderás ou não concordar com muito do que irás ler. O que de facto te aconselho é a leres muito bem vários tópicos que estão neste fórum para iniciantes e ires tirando as tuas conclusões e só depois de teres tudo mentalizado e de possivelmente postares novas dúvidas é que deveras meter mãos a obra e iniciares o teu projecto. Lembra te que vais ter seres vivos dependentes de ti que não merecem sofrer. Para começar procura tópicos sobre: - Ciclo do Azoto - TPA`s - Parâmetros da água Se reunires várias informações sobre estes 3 temas já irás ficar com bastante informação que te vai permitir ter uma ideia do que fazer e acima de tudo DO QUE NÃO FAZER. As lojas podem te dar uma boa ajuda, mas a maioria delas infelizmente, ou tem funcionários que não destingem uma baleia de uma galinha, ou estão mais interessados é em te vender tudo e mais alguma coisa. Quanto as espécies que colocaste, algumas até poderão ser indicadas para iniciantes mas outras como os Discus para já esquece, ias provavelmente ter desilusões e desgostos. Da minha parte e como estou sempre disponível para ajudar novos colegas, podes me enviar pms a vontade sobre duvidas que aqui estarei para te ajudar, mas também acho que deves postar preferencialmente aqui no fórum geral pois se poderás aprender com a malta, a malta também poderá aprender contigo. Por ultimo e por experiência própria, digo te que sempre que tiveres duvidas e as postares, não vás logo na primeira opinião que te aparecer, aguarda que mais membros postem, pois muitas vezes a informação postada poderá não ser correcta. Grande abraço e dispõe. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
crush Publicado: Abril 16, 2010 Publicado: Abril 16, 2010 Sê bem-vindo a este novo mundo da aquariofilia! Vais começar um hobby muito difícil no início, tanto de fazer como de perceber. Vou tentar dar-te algumas dicas para iniciares: Primeiro que tudo (até que acabes de ler este tópico) lê o manual para iniciantes aqui. Já leste? Não? Vai ler... Já está? Com atenção? Lê melhor... Lol. Antes de mais, é preciso saber como vai ser o teu aquário: Qual vai ser o tamanho do aquário? Recomendo que quanto maior, melhor. Parecendo que não, faz diferença. De forma a poupares uns valentes trocos e teres o melhor aquário possível, procura em muitas lojas (especialmente online, que por norma são mais baratas), não te deixes enganar por vendedores de lojas (antes de comprar, procura aqui no fórum se é necessário ou não). Que tipo de aquário vais querer? Plantado ou sem plantas, ou só algumas para dar nas vistas? Vais querer um aquário comunitário (de várias espécies), ou de uma simples raça ou tipo de peixe? Ou queres peixes de água fria? Conforme a tua vontade, vai depender do que queres gastar no investimento inicial. Quem inicia o hobby, gosta de começar com um comunitário de peixes simples, com algumas plantas fáceis. Partir de imediato para os discus, é um risco demasiado grande. Eles são considerados os reis da aquariofilia, por serem precisamente dos mais difíceis de manter. Se os viste nas lojas, deverás ter dado conta que o seu preço é bastante mais elevado que os restantes peixes (alguns chegam a custar mais de 100€!). Bem, pensado no tipo de aquário, está na altura de começar a comprar as coisas: - Aquário: quanto a isto, deves aguardar mais dicas de quem percebe melhor sobre o assunto, mas os que se vê nas lojas comuns, servem. Podes querer também montar o teu próprio aquário, se calhar sai mais barato. - Termostato: deverás ter em conta que deves ter 1watt por cada litro de água do aquário. E mais vale ter uns watts acima do que abaixo, pois será mais fácil manter a temperatura da água. - Filtro: esta será a componente mais chata de veres. Um filtro externo é a melhor opção. Deverás ter em conta duas coisas importantes: o caudal e as matérias filtrantes. Quanto ao caudal, deverá ter entre 2 a 5 vezes a capacidade do aquário (ou seja, um aqua de 100 litros deverá ter um filtro com um caudal entre 200 e 500 litros por hora), mas quanto mais perto das 5 vezes, melhor. Acima disso, poderá criar correntes demasiado fortes. Quanto às matérias filtrantes, elas deverão criar 3 tipos de filtração: mecânica, química e biológica. Quanto mais tipos de matérias filtrantes tiver, melhor! - Termómetro: para controlar a temperatura, recomenda-se um electrónico ou de mercúrio (são mais precisos que os de fita que se colam no vidro). - Substrato: se não quiseres um plantado, um areão qualquer serve para algumas plantas fáceis, desde que não seja colorido (para não assustar os peixes e porque não é natural e fica horrível). Se quiseres colocar algumas plantas já um pouquinho mais exigente, então terás que colocar um substrato fértil. Existem vários tipos de substrato fértil, como poderás ver aqui no fórum. Uns mais caros, outros bastante baratos (mas que implicam maiores cuidados) - Testes de água: há seis parâmetros muito importantes: pH, NH3 (amónia), NO2 (nitritos), NO3 (nitratos), gh e kh. Destes seis, há três que são indispensáveis: pH, NO2 e NO3. Os restantes, por norma (a menos que tenhas água demasiado estranha) não irás precisar, desde que cumpras tudo certinho. - Iluminação: vai depender se queres o aquário plantado ou não. Se não quiseres um aquário plantado, uma luz qualquer serve, desde que dê para ver os peixes. Se quiseres um aquário plantado, deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água. Deverás ter apenas em atenção o tempo que as luzes estão ligadas. Não deverão ultrapassar as 8-10 horas por dia e se puder estar ligada em dois períodos distintos durante o dia, melhor. Recomendo a compra de um temporizador. Não te preocupas com o ligar e desligar a luz e podes programar para quando quiseres, estando ou não em casa. Tendo as coisinhas já todas compradas, começa a altura de o montar. Encontrarás dicas sobre os procedimentos. Nas lojas de aquariofilia, existem quase sempre umas revistas dos fornecedores(grátis), que têm dicas de como montar os aquários (apenas não te deixes levar pelos inúmeros produtos que eles tentam levar-te a comprar). São bastante práticos e úteis. Depois do aquário montado e cheio de água, começa a coisa mais difícil de quem se inicia no hobby e que é o maior erro dos iniciantes: o ciclo de azoto...O ciclo de azoto serve para criar bactérias que transformem a poluição da água em água saudável para os peixes. Este ciclo tem três fases: inicia-se com um pico de amónia, que depois baixa para dar lugar a um pico de nitritos, que depois baixam para dar lugar a um pico de nitratos. Só depois de os nitratos baixarem, é que poderás começar a colocar os peixes. Este procedimento demora cerca de 1 mês. Sim, é chato ver um aquário vazio de peixes durante tanto tempo, mas acredita que só estás a fazer o melhor por eles. Então e como se inicia o ciclo de azoto? Poluindo a água. Como? Com um ou dois flocos de comida colocados diariamente no aquário. Existe uma alternativa: um produto que basta adicionar na água e ela fica pronta para meter peixes ao fim de 24 horas. Mas acho que é um desperdício de dinheiro e durante aquele mês, dá para fazer experiências e ir estudando umas coisas, de forma a teres o melhor ambiente possível. Mas voltando um pouco atrás, é preciso referir que a Amónia é altamente tóxica para os peixes. Os seus valores deverão ser zero. Tipicamente e caso não tenhas demasiado peixes no aquário, não mais voltarás a ter amónia no aquário (daí que o seu teste seja um pouco dispensável, desde que cumpras o ciclo bem até ao fim). Esta amónia, vai-se transformar em nitritos. Não são tão tóxicos, mas tal como a amónia, os seus valores deverão ser zero. Depois, estes nitritos vão-se transformar em nitratos. Estes já não são tóxicos, desde que sejam mantidos em valores perto de zero (superiores a 50 mg/L começam a ficar perigosos). Este parâmetro será o único que te irá acompanhar sempre durante a vida do aquário, pois nunca desaparecerá totalmente para sempre. Para manter este parâmetro idealmente perto do zero, terás que fazer uma TPA (Troca Parcial de Água). Quando os nitratos começarem a subir, fazes uma TPA que deverá rondar os 20% e introduzes água nova, que deverá antes ter estado pelo menos 24 horas a repousar num recipiente aberto de forma a evaporar o cloro, que pode fazer mal aos peixes e dar cabo das bactérias boas para o aquário. Existe também um produto que serve para fazer o tratamento da água, mas, mais uma vez, é caro e não é muito necessário. Mas se houver possibilidades, então que se compre. Durante o ciclo, vais medindo os parâmetros e ver qual a sua variação ao longo do tempo. Nesta altura, deverás perceber qual o pH da água. Mediante o pH que tiveres (e pode variar por vários motivos e demorar a estabilizar), poderás escolher os peixes para o teu aquário. Por exemplo, os discus exigem águas ácidas (pH = 5,5), já os guppies, exigem águas alcalinas (entre 7 e 7,5 de pH), logo, não poderás ter estes peixes no mesmo aquário, pois um deles (ou ambos), não estarão no seu pH natural e acabarão por morrer. Já sabendo todas as condições que poderás proporcionar aos peixes e ao fim de 4 semanas, poderás escolher os peixes para o teu aquário. Por agora, recomenda-se peixes fáceis. Dependendo do pH, depois o pessoal pode ajudar-te na escolha dos peixes. Deverás começar com a introdução de apenas um peixe. Isto porque, com a introdução de peixes, os nitratos vão aumentar. Deverás aguardar mais uns dias e depois vais começando a colocar dois peixes de cada vez. E pronto...Acho que basicamente está praticamente tudo. Há mais umas coisinhas, mas que te vão sendo explicadas ao longo do tempo. Espero ter ajudado, apesar do enorme texto, secante de ler. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Julius Publicado: Abril 16, 2010 Publicado: Abril 16, 2010 Existe uma alternativa: um produto que basta adicionar na água e ela fica pronta para meter peixes ao fim de 24 horas. É pah de facto existe esse chamado produto milagroso mas eu sinceramente não apostava nisso e nem aconselho ninguém a faze-lo. A paciência é uma virtude e nada como fazermos as coisas o mais natural possível e correctamente. Mas pronto é só a minha opnião claro Bom post crush, tudo detalhado e bem explicado Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Justdout Publicado: Abril 16, 2010 Autor Publicado: Abril 16, 2010 Obrigado a todos os que responderam, em relaçao ao que me explicaram, grande parte, já tinha lido aqui no forum e nas revistas que foram mencionadas pois ando a mais de uma semana a estudar o assunto, diariamente Portanto, os peixes que irei meter na agua dependem do ph da agua que sai da minha torneira, depois de efectuado o ciclo??percebi bem? Factos: aquario - aquatlantis ambiance 80 - 80x40x50 - 138 L iluminaçao - 2 x 18w t8 aquario comunitario aquario bem plantado(preferencia para plantas faceis) em principio o aquario chega na 2ª feira o que devo comprar mal tenha o aquario? areao, subestrato, plantas, e algumas decoracoes, os testes, esqueci alguma coisa? a capacidade do filtro nao me recordo mas axo que esta dentro dos valores aconselhaveis o aquario foi uma boa escolha?(preco muito bom dai o ter escolhido) obrigado a todos!!!!!! Citar
29André Publicado: Abril 16, 2010 Publicado: Abril 16, 2010 sim, um termóstato =D a água que sai da torneira é a que tens de medir, em principio a água que tens no aqua não deve alterar os parâmetros, a não ser que ponhas algo lá dentro que o faça, como pedras, ou alguma outra coisa. logo, se medires a que te sai da torneira, e fizeres TPA´s com elas, não vais ter problemas boa sorte com a montagem =) Citar
Justdout Publicado: Abril 17, 2010 Autor Publicado: Abril 17, 2010 sim, um termóstato =Da água que sai da torneira é a que tens de medir, em principio a água que tens no aqua não deve alterar os parâmetros, a não ser que ponhas algo lá dentro que o faça, como pedras, ou alguma outra coisa. logo, se medires a que te sai da torneira, e fizeres TPA´s com elas, não vais ter problemas boa sorte com a montagem =) O aquário que mencionei já contem termostato ou estou enganado? Citar
Mistake Publicado: Abril 17, 2010 Publicado: Abril 17, 2010 (editado) boas vou tentar resumir como começar um aquario "com plantas visto que so irás ter 0,25w/l 1º o aquario tem 138l >filtro 500l/h externo aconcelhavel (de certeza que virá um interno e mais tarde irás mudar) (recomendo EHEIM CLASSIC 2211) > termoestato 150w no minimo (recomendo eheim jaguer) > iluminação 0.5 w/l (visto que tens 0.25 w/l iras ficar por anubias, fetos e musgos de java, bolbitis e valisnerias) >co2 (não recomendo o uso porque a iluminação não fará as plantas absorverem o co2 provocando a saturação da aqua) > substrato fertil (será um erro colocar com a iluminação que tens ja que a unica planta de se enterrar e a valisneria e essa não precisa de fertil) >substrato inerte (fica a tua escolha mas aconcelho um tom escuro para o inicio genero areao preto) >Fertilizantes (para as plantas que puderás ter o liquido da sera serve perfeitamente) >Hardscape (mais uma vez fica a teu criterio eu prefiro as raizes redmorewood porque teem ramificações criando um bom contraste e boas para amarrar musgos) quanto as pedras eu tou a usar zebrastone ficam bem em areão negro mas tens muitas outras tem cuidado e informate sempre se são calcarias se forem não uses ja que nao pretendes ciclideos africanos) >folha de vinyl preta (da um bom contraste com as plantas e fauna mas claro tudo depende dos teus gostos) >testes para começar o ideal era adquirir as fitas ou liquidas [no2(nitritos) no3(nitratos) nh3/nh4(amonia) importantes para controlar o ciclo] [ph para saberes em que condições anda a agua e qual o grau de toxicidade de amonia] o resto como po4 gh e kh puderás adquirir mais tarde quando comprares os 1º peixes. > plantas como referi baseia-te em anubias, fetos e musgos de java(NUNCA ENTERRES AS RAIZES NO AREAO PORQUE MORREM) e valisnerias não mais que isso porque irá morrer tudo com 36w. >>>PS:FERVE MUITO BEM TRONCOS, PEDRAS E AREÃO PARA MATARES TODAS AS BACTERIAS QUE PUDERÃO VIR) 2º depois de meteres tudo dentro do aquario iniciará o ciclo do azoto que demorará cerca de um mes (nunca te fies nesses produtos que fará o ciclo em 24h espera sempre 1 mes e dificil eu sei eu tambem não esperei e morreu-me n peixes) uma breve noção do ciclo "Ciclo do azoto Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário. No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos. Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem. O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos. O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico." PS:DURANTE ESTE MES VAI ADICIONANDO 1 OU 2 FLOCOS POR DIA PARA CRIAR AMONIA. 3º depois do ciclo terminado entra a fauna para mim a parte mais dificil porque com tantas especies de diferentes parametros de agua torna-se complicado ) o que eu darei será apenas a minha opinião > peixes de limpeza: e 1º a serem adquiridos coridoras sao limpa fundos (ha uma variedade enorme de especies escolhe as que mais gostares no minimo 5 ja que sao peixes de cardume e convem ser da mesma estirpe) e otocinculos comedores de algas recomendo tambem uns 5 mss tambem tens sae (comedor de algas siames no maximo 2 ) caes (comedores de algas chineses no maximo 1) e plecostomus sendo que os otos ficam etre is 4 cm, caes e saes atingem 8 a 12cm (para aquas de 130L axo muito grandes e destoa) e o pleco chega mesmo aos 30 cm e que não recomendo >depois peixes de cardume ja que fica sempre bem tens tetras de todas as qualidades e feitios tetra neons (ficam nos 4cm, cardinais(5cm), mas ainda tens os serpae, limão, buenos aires que ja crescem um pouco mais e tambem podes optar por rasboras entre 10 a 15 exemplares ficas bem servido >por ultimo um casal onde puderas optar por uma diversidade enorme, ciclideos anoes amaricanos (microgeophagus, apistogramas), bem como colisas, tricogasters ou mesmo viviparos como guppies molys espadas etc. PS: pra ja esquece discus sao peixes de dificil manutenção opta por viviparos(ph 7 a 7.5) ou peixes da amazonia que tens uma infinita variedade de escolha e para se baixar o ph ha inumeras maneiras (turfa no filtro uma delas) onde o ph ideal e 6 a 6.5) onde entra as coridoras, tetras e ciclideos anões e não teras o problema das "pragas de criação dos viviparos que sao aos 50 de cada vez e ja saem formados porque em vez disso podes assistir a rituais de acasalamento e defesa de posturas que e lindo de se ver mas quando xegares a este patamar vais pedindo opiniões e o pessoal vai ajudando so um aparte, betas em comunitario NUNCA. espero ter ajudado e se tiveres alguma questão força nisso e fica aqui uma noção do meu aqua que convinha usares o mesmo tipo de flora http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=153861 cump. Editado Abril 17, 2010 por Mistake Citar Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)Meu FeedBack de Vendas
Justdout Publicado: Abril 17, 2010 Autor Publicado: Abril 17, 2010 li aki algures no forum que o filtro do aqua faz 600l/h e que o aqua afinal vem com 2x28w t5. acham que chega ou vou ter de melhorar algum dia? com esta iluminaçao ja posso ter mais plantas?? Citar
Justdout Publicado: Abril 18, 2010 Autor Publicado: Abril 18, 2010 Alguém me pode ajudar? o aquário chega amanha e eu ainda estou meio perdido, se o aquario realmente vier com 2 x 28w t5, posso por mais plantas? se sim ponho substrato fértil? que quantidade compro pra um aqua de 80x40x50? e em relação ao areao, qual a quantidade? não e possível substituir as 2 lâmpadas por umas mais fortes? por favor ajudem-me não sei mesmo o que fazer Citar
Mistake Publicado: Abril 19, 2010 Publicado: Abril 19, 2010 boas iras ficar com cerca de 0.5l/w o que ja não e mau e ja podes ir para as cryptocorines, cabombas o substrato compra ai uns 5 litros e de areao un 10kg ou 12kg quanto as lampadas não percebo muito disso mas podes alterar a calha e tambem mais luz que isso so pa plantados e pra ja ainda e cedo. tas bem servido quanto a isso. Citar Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)Meu FeedBack de Vendas
João Paulo Viegas Publicado: Abril 19, 2010 Publicado: Abril 19, 2010 Dá uma vista de lhos neste site. http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts