fredconcha82 Publicado Abril 16, 2010 Publicado Abril 16, 2010 (editado) Boas pessoal, Sou da Zona do Algueirão e enquanto passeava o boby encontrei pedras, o que me parece ser xisto. Encontrei num caminho de terra, havia bastantes de cor preta e laminadas mas não tenho a certeza se será xisto ou um primo? Alguêm pode confirmar se é mesmo xisto? Abraços Fred Editado Abril 16, 2010 por fredconcha82 Citar
PVColaco Publicado: Abril 16, 2010 Publicado: Abril 16, 2010 Olá Sim esse tipo de pedro é xisto, na zona de Valongo(Porto) existe bastante. Citar
Joaquim Nunes Publicado: Maio 3, 2010 Publicado: Maio 3, 2010 Xisto isto?? Nem pensar Um xisto é: uma rocha resultante de movimentos orogénicos cujo resultado gera "foliação segundo planos independentes dos planos de estratificação e, só a este tipo de foliação corresponde, em rigor, a designação de xistosidade." (Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Joaquim Botelho da Costa, pág. 126-127). As rochas na foto na apresentam foliação caraterística dos xistos. Na segunda foto, a rocha apresenta uma cor esverdeada o que pode revelar uma grande quantidade de olivina. A sua textura vitria quase que se parece com uma Obsidiana, mas não é o caso. Se o que te preocupa é se as referidas rochas podem prejudicar a qualidade da água, não vejo razões para preocupações. Não quero arriscar mas as rochas da primeira foto parecem-me grauvaques e geralmente estão associadas aos xistos, mas não é um xisto. Este tipo de rochas de origem sedimentar, alteradas por compressão podem ser utilizadas no aquário. É claro que esta é a minha humilde opinião. Cumprimentos, Joaquim Nunes Citar
wesley_boy Publicado: Maio 3, 2010 Publicado: Maio 3, 2010 Humilde opinião?... São sempre bem vindas, este tipo de opiniões... Cumps, Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
fredconcha82 Publicado: Junho 2, 2010 Autor Publicado: Junho 2, 2010 Xisto isto?? Nem pensar Um xisto é: uma rocha resultante de movimentos orogénicos cujo resultado gera "foliação segundo planos independentes dos planos de estratificação e, só a este tipo de foliação corresponde, em rigor, a designação de xistosidade." (Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Joaquim Botelho da Costa, pág. 126-127). As rochas na foto na apresentam foliação caraterística dos xistos. Na segunda foto, a rocha apresenta uma cor esverdeada o que pode revelar uma grande quantidade de olivina. A sua textura vitria quase que se parece com uma Obsidiana, mas não é o caso. Se o que te preocupa é se as referidas rochas podem prejudicar a qualidade da água, não vejo razões para preocupações. Não quero arriscar mas as rochas da primeira foto parecem-me grauvaques e geralmente estão associadas aos xistos, mas não é um xisto. Este tipo de rochas de origem sedimentar, alteradas por compressão podem ser utilizadas no aquário. É claro que esta é a minha humilde opinião. Cumprimentos, Joaquim Nunes Boas, Foi mais uma grande ajuda. È sempre bom ter várias opiniões...... obrigado ABraços Citar
rikardo_stb_21 Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Boas eu ia chamar disso xisto, mas ao ver o comentário do amigo compatriota setubalense tenho que concordar que não o é, isso parece-me ser uma rocha de origem metamórfica mas não é um xisto, como o amigo disse o xisto parecem folhas juntas que por vezes têm pequenos espaços vazios entre elas, se aplicada força quebra-se com facilidade gerando pequenos fragmentos em forma de ''folha''... isto relembrando as minhas aulas de geografia... já foi a uns anos atrás.. Citar ### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###
Quo Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 (editado) bem que estava a achar estranho xistos na zona de Lisboa. sim, os xistos é como folhas e não são necessariamente pretos, tenho xistos argilosos. e é como dizes, o xisto ao partir podes fazer duas pedras. Ja usei esse truque nos meus aquas, fico com muitas pedras e o volume de água retirado é minimo, ao contrario dos basaltos, que sao pedras pesadas e roubam muita água. quanto as pedras eu tentava dar-lhe um tratamento para ficar com arestas mais naturais... parecem utensilios da idade da pedra! o facto da pedra partir em folha consegues moldar a pedra a ter aparencia natural, o senao do xisto é alguma degradação da pedra. de resto é optima. Editado Junho 11, 2010 por Quo Citar
rikardo_stb_21 Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 (editado) Boas isto são xistos: Chamo a atenção para a existência de vários tipos de xistos. "Xisto - é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificaveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa). A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um folhelho e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que vira filito, que finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é: argila - folhelho - ardósia - xisto - gnaisse." Fonte (ver mais) Acrescento que quando se parte um xisto, ele não se quebra de qualquer forma, gera fragmentos planos e compridos, como se fossem ''folhas''.... esta é a característica dos xistos. Editado Junho 11, 2010 por rikardo_stb_21 Citar ### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###
Quo Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 interessante, obrigado ricardo. agora sei o que tenho, é que tenho pedras muito iguais mas com consistencias diferentes. provavelmente tenho argilitos, folhelho, xisto e gnaisse. como tem tudo sensivelmente o mesmo aspecto avermelhado pus tudo no mesmo aqua. Citar
Pedrovsky Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 eu aposto que é ardosia muitos tao habituados em ve-la nos quadros de giz, mas na realidade ela é uma rocha com camadas como o xisto... pareceu-me assim de repente Citar
Recommended Posts