Recommended Posts

Publicado

ola meu nome é carmen e sou nova nestas coisa de aquarios e peixes.

no aniversário de minha filha de 5 anos ofereceram lhe um aquario redondo com um peixe e morreu ao final de 2 dias e como ela ficou muito triste eu comprei um aquario de 12 litros é retangular e de acrilico(plastico) depois comprei um filtro pequeno, é daqueles que ja tem bombinha de ar tudo junto num só e coloquei pedrinhas e uma planta natural no aquario mas antes a agua do aquario teve sem nada durante 1 dia e só depois coloquei um condicionador na agua ,esperei 2 dias e coloquei 2 peixinhos pekenos mas sei que sao oranda gold fiish mas sao pequenos e um limpa vidros pk o senhor da loja ofereceu á minha filha mas contudo passado 1 dia um dos peixinhos morreu o limpa vidros esta muito parado parece que esta tb a morrer e só resta o outro peixe que parece estar a ir para o mesmo caminho. estou muito triste n sei o que aconteceu o ph estava a 7.6 a temperatura nunca medi pporque sao peixes de agua fria e minha casa é quente e tem aquecimento central todo dia.o que faço será que na loja os peixes ja vieram doentes?realmente num dos tanques da loja tinha um peixe morto por isso que preferi do tanque que nao tinha peixe morto mas o que fazer?Gosto muito de animais n gosto de os ver morrer e sendo assim quem me poderá ajudar moro em londres será que podia chamar alguem da loja a minha casa ou eles me devolverem o dinheiro e ir a outra loja?nao sei o que fazer porque já gastei muito dinheiro com isto porque aqui é tudo muito caro e nao gosto d magoar animais e muito menos a minha pequena por isso que devo fazer para os peixnhos nao morrerem e ficarem bem?se me puderes ajudar agradecia.obrigado.(hoje reparei que a agua parecia turva e o que devo fazer qundo um peixe morre tenho que mudar a agua do aqua total o que fazer c oos peixes que ainda tao vivos e na agua do peixe morto me ajudem?

o que por na agua para ela ficar boa acondicionadores ou anti cloros?que filtros usar me ajudem estou desesperada:( muito obrigado a todos

Publicado:

olá,

São situações sempre lamentáveis ainda para mais quando envolvem crianças.

A verdade é que esse aquário (a quantidade de água) não é suficiente para quase nenhum peixe, muito menos peixes de água fria, isto porque eles crescem muito e como tal precisam de muito espaço (água) e também pq sujam muito.

Como tem pouca quantidade de água torna-se muito difícil manter os parâmetros de água estáveis e cada oscilação deles provoca problemas e leva à morte dos animais.

Aconselho a ler isto: [manual]inicio Na Aquariofilia

Publicado: (editado)

Ola Camuxa.

Para te ajudar a manter o peixe que ainda resta, podes sempre utilizar uma caixa de plastico normal (ha com e sem rodinhas) e enche de agua.

Tratas a agua e dp então tenta la colocar o peixe.

Sempre aumentas os lts de agua e melhoras as condições dele.

Le esse topico vai-te ajudar a perceber e a resolver varias questões que tenhas e assim dp com mais conhecimento tvl consigas resolver este caso.

Peixes de agua fria tb têm as sua necessidades ... não é só ferver as pedras etc como dizem os Srs das varias lojas (alem de que esses aquarios redondos penso serem proibidos).

Abraço

João

Editado por Joao_Costa
Publicado:

mas o que por na agua ?ponho agua da torneira só?qual o pro duto para a gua ficar mais saudavel paro o peixinho?e na caixinha de plastico ponho que agua?me ajudem please muito muito obrigado a todos

O produto que falava são umas gotas para o tratamento do cloro que mtas vezes ha em excesso na agua da torneira.

Ja nem falo no processo de ciclagem para as bacterias.

Quanto à caixa a mesma fará de aquario ate conseguires melhorar as condições dele.

Filtro também lá convem colocar ... algum cuidado que os filtro internos podem por vezes ser boas armadilhas para alguns peixes mais pequenos.

Tens aqui no forum um sub-forum sobre Peixes de lagos e afins (agua fria) onde podes ate identificar qual o teu peixe e assim saberes tudo como o acompanhar.

Alimentação ... comportamento ... etc etc

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=17

Abraço

João

Editado por Joao_Costa
Publicado:

Muito obrigado,mas o que por na agua ?ponho agua da torneira, fervida ou da garrafa ?qual o pro duto para a gua ficar mais saudavel paro o peixinho? e a caixa tem de ser muito grande?me ajudem please muito muito obrigado a todos !

se tiverem nomes de produtos para ppor a agua pura digamme e tambem nomes de filtros e dicas de aquarios medidas e os litros pa ver se o meu peixinho n morre me ajudem ele esta mt mal que produtos devo usar para ele aguentar uns dias para depos comprar um bom aquario pa ele viver!ta a ser dificil porque nao entendo nada de filtros bombas de ar etc......sera que ainda hoje poxo mudar o peixinho para a caixa mas a agua como preparala o que por nela o que fazer?desculpem tou a ser muito xata mas se este morrer voume sentir assasina de peixe lolol mas me ajudem pleaseee eu ja li o manual mas há muita coisa que nao entendo os filtros , como prepar a agua etc...muito muito obrigada por me darem atençao bigada msm *

Publicado:

bigada mas depois de por essas gotas quantas horas tenho que esperar ate por o peixe?eu tenu um produto chamado TPA water conditioner e é da marca AQUA plus isso servira de anti cloro?

Camuxa ...

Ja vi que tens um 2º topico mas respondo neste ...

CAixa pode ser deste genero

caixa_plastica_180.jpg

Ou qq outra ... desde que leve mto mais agua que o teu aquario.

O filtro ... ja tinhas dito que o aquario ja vinha com um e tudo ... trazia uma bomba de agua etc etc ... usa esse mesmo.

Ao nivel das gotas ... ha em qq loja de animais ou hipermercado.

Ha para repteis e tudo ... são gotas que neutralizam o cloro que é utilizado na agua de rede para a desinfecção da mesma.

Assim essas gotas anulam o cloro.

Edit:

Ja tinhas respondido entretanto ... ao nivel do teu Water conditioner ... sei que a AQUA tem uns que servem para reduzir o stress dos peixes no aqua (para viagens e etc etc etc) .... mas so lendo mesmo as instruções. Mas sim um Water conditioner normalmente será para controlar bacterias e afins da agua penso que o cloro tb deva estar incluido.

Abraço

João

Editado por Joao_Costa
Publicado:

Boas

Descreva as condições em que o peixe está mantido atualmente. Tamanho do aquário, tipo de peixe, quantidade, etc., etc...

Já está com o peixe ou ainda vai comprá-lo? Que tipo de peixe é? Se não conheces coloca a foto para os outros possam indetificá-lo.

Para começar, a água deve ser tratada com condicionador comprado nas lojas de aquarifilia e deves fazer o ciclo do azoto antes de introduzir o primeiro peixe. Não é necessário ferver a água.

cumps.

Jaqueline

Publicado:

epa muito muito obrigado tens sido espectacular mas tudo pela vida do peixinho....vou ja comprar td e dizme depois de por as gotas espero algumas horinhas?knts? e depos coloco o peixinho ne´!muito obrigado mais uma vez ***

Publicado:

é um oranda gold fish aquario de 12 litros filtro e bombinha sao o mesmo sao 2 em 1 e no aqua tem pedrinhas e uma planta natural d vaso . n entendo ixo de condicionador ou anti cloro kual o melhor e o anti cloro ou condicionador da para agua fria agua kente e agua salgada ou tenhu k comprar um especifico pa agua fria normal?bigada*

Publicado:

Não se deve colocar o anti-cloro com os peixes dentro... na maioria dos anti-cloros q conheço deves colocar 1 gota por cada litro de agua, dp convem deixar alguns minutos ou horas a fazer o efeito. Ai só mesmo lendo as recomendações da marca !!!

Dizem que deixar a agua da torneira ao sol ou em "espera" ajuda com o cloro ... mas tem cuidado porque além do cloro, por vezes eles usam cloramina o que pode ser ainda mais fatal para os peixes ...

Agora so mesmo com o frasquinho na mão e a ler as instruções de uso.

Abraço

João

Publicado:

no frasco diz k mantem a agua segura paara peixes

remove a clotine k deve ser cloro e claramine

neutraliza metais

proteje de bacterias e no final que nao tinha reparado diz for fresh and saltwater use

o que isto quer dizer que secalhar é so pa agua salgada....lol sera ixo que matou o peixes?ja tou toda baralhada.

Publicado:

tas certo porque agua fresca é cold water ok muito obrigado vou comprar a caixa ta e muito obrigado!e só mais uma coisinha por a caixa ser maior haverá mais oxigenio mesmo a bombinha e filtro serem o mesmo dois em um e serem pekenos o peixo ira respirar melhor nao é?basta so por agua o tal acondicionar espera umas horinhas por o filtro e depos o peixe nao é preciso por as pedrinhasi e planta ne?bigadao

Podes por tudo o que quiseres como se fosse um aquario normal.

Mas quanto mais metes menos lts ficas pra ele.

As pedras convem ferver 1º

O teu filtro n deve filtrar mta quantidade de agua ... mas sendo ele 1 peixito n faz mta diferença se tiveres a limpeza feita ao filtro regularmente.

Ja li aqui conselhos de TPA´s (trocas de agua) 50% da caixa de 15 em 15 dias.

Ao nivel do oxigenio deve ficar tudo ok.

Nesses TPA´s podes limpar o filtro também.

N te esqueças ... 50% de agua ja tratada para dentro da caixa. Deixas sempre 50% lá dentro sem nunca a tirar.

Boa sorte

E vai dando noticias

João

Editado por Joao_Costa
é um oranda gold fish aquario de 12 litros filtro e bombinha sao o mesmo sao 2 em 1 e no aqua tem pedrinhas e uma planta natural d vaso . n entendo ixo de condicionador ou anti cloro kual o melhor e o anti cloro ou condicionador da para agua fria agua kente e agua salgada ou tenhu k comprar um especifico pa agua fria normal?bigada*

Escreve direito para que possas ser melhor entendida.

cumps.

Editado por Jaque
Publicado:

Um anti cloro é já um acondicionador da água. Serve perfeitamente. Esse tipo de produtos serve para eliminar elementos nocivos da água.

Fizeste imensas perguntas, mas eu fiquei algo perdido.

Se pretendes comprar um aquário maior, mais informo que o objectivo é comprares um quanto maior melhor! Para 2 peixinhos desses, um de 80 cm para cima...Os peixes de água quente (os mais comuns) são mais pequenos e sempre podias variar um pouco. Os de água fria crescem imenso (podem atingir 30 ou 40 cm...Como podes imaginar, 12 litros não é nada para eles. Mas presumindo que ainda são pequenos, aguentam algum tempo. Por isso, podes já começar a comprar um aquário (bem) maior. Depois enches, podes colocar o produto para tratar da água (e deves voltar a colocar, sempre que metas água nova no aquário) e durante 3 semanas, colocas um pedaço de comida (1 ou 2 flocos, não mais que isso) todos os dias. Isso vai permitir criar o ciclo de azoto, que serve para tornar a água habitável para os peixes...Depois podes finalmente começar a introduzir peixes. Um no início, deixar mais uns dias e começar a colocar peixes de forma gradual.

Quanto a filtros, existem imensas marcas (os melhores são os da Eheim, mas aqui os preços podem ter algo a dizer na hora da compra) e vários tipos: externo (os melhores), internos e os de cascata. Os externos vêem-se mais nos aquários grandes, enquanto que os de cascata e internos nos mais pequenos. É importante o seu caudal, ou seja, quantos litros ele bomba por hora. O caudal deve ser 2 a 5 vezes a capacidade do aquário. Exemplo: um aquário de 100 litros, deve ter um filtro com um caudal entre 200 a 500 litros por hora (quanto mais melhor, mas desde que não ultrapasse esse limite, se não fica uma corrente demasiado forte). Bomba de ar não precisas, desde que o filtro cause agitação suficiente na superfície da água.

Volta a ler o manual, com calma. E quando tiveres dúvidas, pergunta.

Publicado:

Boa Tarde,

Em relação aos produtos, podes usar o Aquatan da SERA como anti-cloro e o Nutrivec da SERA tambem para criares o ciclo de azoto, o mesmo vai ajudar bastante nesse mesmo ciclo.

O peixinho está bem?

Como está a correr?

Abraço

Pikos

rmsrs@hotmail.com

Publicado:

ola , eu tambem sou novo por aqui mas acho que o teu problema e nao terees deixado facer o ciclo do aqua , procura um poco no forum emcontraras todas as informaçoes , e duvido que na loja te devolvao o dinheiro , isto e o que eu penso mas espera por respostas de pesoal mais esperiente

Publicado:

ola venho agradecerte por teresme ajudado e o meu peixinho ta vivo até hoje nada e come muito bem....ele estava mesmo a precisar de um espaço maior que fez com k ele tivesse mais ar.....o meu peixinho parece feliz agora e qundo me ve nada muito rapido porque sabe k é comida mas so o alimento 2 vzs p dia e so deixo a luz ligada 12 horas. ele ainda esta na caixinha estou com medo de o mudar para um aquario grande e ele morrer!vi um aqyario na petshop da minha rua k é de 60 litros nao parece ser muito grande claro mas la dix k leva 60 litros, E NAO É NADA caro e ate ja vem com filtro interior e bomba de ar e pedrinhas.o aqurio é muito pesado e vem com oferta da mesa mas como cuidar de um aquario assim tao grande do que vou precisar?quero oferecer ao meio peixinho ne poxas é um sobrevivente.....!!!!!agoar estou mais confiante na kestao de ter peixinhos lolol.....mas dizme kual o melhor filtro nao entendo a diferença de um filtro interior de um exterior?é verdade que um aquario grande da menos trabalho que um menor?depois com tanta agua como faço a limpeza visto que um aquario grande nao dá pa mover....lolol.....???depois se optar por ter peixes de agua quente posso misturar o meu peixinho de agua fria na agua quente?que me indicas?axas k devo so arranjar mais um companheiro po meu peixinho e fikar por ai ou investir em mais tipo d agua kente etc...?nos peixes d agua fria como se pode fazer criançao pa nascer bebes?mas no de agua kente da pa perceber quem é o macho e afemea mas no de agua fria kuase nuca ninguem sabe!!!como saber?muitas perguntas desculpa e obrigado*

Publicado:

obrigado a todos que me deram conselhos para salvar o meu peixinho que agora está bem!!!Muito obrigadooooo*

Publicado:

São muitas perguntas mesmo e todas misturadas...Para a próxima faz enter entre cada pergunta lol.

Vou tentar responder:

Com 60 litros, só dá para teres um peixinho de água fria...Porque dois já fica apertado para eles. Não agora, mas quando crescerem...No teu caso, consideraria em trocares o peixe e começares um aquário de peixes de água quente. Os comuns não crescem mais que 5 cm e já podias ter um bom cardumezito...Não convém teres peixes de água fria em água quente, porque aí então eles crescem ainda mais!

Um filtro externo é melhor que um interno, porque tem mais capacidade para reter bactérias boas para o aquário e não ocupa espaço dentro do aquário. No entanto, para esse tipo de aquários, os que costumam vir, devem servir. Tem atenção se o caudal é indicado ou não (para 60 litros, deve ter um caudal no mínimo de 150 litros por hora e no máximo 300 litros). E se tiver mais do que um tipo de filtração, melhor.

Quanto à manutenção, é muito simples: arranjas umas mangueira ou um sifão (procura no google), com uma ponta aspiras o areão e a água e com a outra ponta, metes para um balde. No dia anterior, enches 2 garrafões de água, deixas repousar sem tampa e depois de teres tirado a água, colocas a água dos garrafões, de forma suave. Depois com a prática fazes isto em 10 minutos no máximo...

Publicado:

Ola Carmen.

Fico contente por teres conseguido dar a volta à situação e agora o Peixito andar todo contente.

Ao nivel da mudança não tenhas receio Carmen. Eles tb não são assim tão frageis .... apenas temos que seguir algumas regras.

Preparação do aquario e da aqua .... e isso passa da montagem ao enchimento.

Esse aqua da loja deve ter 54L talvez.

Com as pedras, plantas e troncos .... etc etc etc vai ficar ainda menos mas dá para ele e mais um caso queiras.

Querias um casal né? - Femeas ou machos ai ja n te posso mesmo ajudar. Mas porque n tiras uma fotos e colocas aqui no forum.

Ha mtas pessoas experts nesses peixes que terão todo o gosto em te ajudar.

Agora se queres avançar com um aquario ... (o que eu aconselho) porque a caixa foi medida de 1ºs socorros LOL, deves comprar umas pedritas de rio para o solo. Ao nivel de plantas acho que devias comprar plasticas, ha plantas de plastico mto boas quase parecem verdadeiras e dp um filtro.

Tens filtro interno ou externo ... diferenças? Interno normalmente menos pontentes e não tão eficientes na filtragem, ocupam espaço dentro do aqua e podem ser perigoso para alguns peixes. Ja tive casos de pessoas que contaram que o peixe foi sugado pela barriga ficando preso acabando por morrer.

Filtro Externo normalmente mais potente, ao nivel estetico melhor porque está fora do aqua e tem como ja te disseram o beneficio da criação de bacterias fundamentais para a maturção do aqua.

Meu conselho - um Filtro de Cascata LOL

Acho que é um intermédio entre os dois que falamos e barato

filtro%20cascata%20-%20WF-2025.jpg

Iluminação Carmen?

Aqua tem? Ou iria apanhar luz do sol? Directa ou indirecta?

João

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!