Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite antes de mais!

Eu gostava de me introduzir no mundo dos salgados...

Estava a pensar em usar um aquário que tenho cá para casa, 30x30 de base, e 20 de altura... o que dá 18L brutos...

Tenho 4bombas de circulação cá em casa, uma de 170L/h, duas de 260L/h e uma de 400L/h

Em relação ao escumador, estive a ver uns projectos DIY, e não parece assim tão complicado de fazer um... O maior problema pode ser a bomba de ar, tenho duas, uma de 90L/h e a outra de 120L/h.

Térmostato não está na minha posse, mas será um de 25W.

O objectivo deste aquário, é praticamente manter um pouco de rocha viva, qualquer macro-alga. E com a macro-alga, um camarão. Se não for ad€quado, então um pequeno caracol que possa manter nestas condições...

Quanto à iluminação, isso sim será o pior. Não tenho calha, e visto não estar a pensar manter corais, estava a ver o que se podia arranjar, mas nem que fosse uma luz de poupança. acima de tudo para iluminar um pouco, sem ter a necessidade da luz no próprio aquário...

Estava a pensar em por ai 0,5kg de rocha viva, e 1/2 cm de areia...

A areia talvez da nossa bela costa.

A água, também estava a pensar em usar da nossa costa, e a água para reposição da evaporação, usar a água apanhada pelo desumidificador... penso que essa água contenha muitos poucos sais minerais, para não dizer nenhuns...

Claro que já ando a ver densimetro, porque sempre ajuda a ter a densidade controlada.

Pensei também em breve:

- usar este aquário como uma brincadeira para manter Artémia viva, e quem sabe a reproduzir.

- ou arranjar um peixe suficientemente pequeno na nossa costa que possa estar dentro deste nano... Caso seja possível...

Agora uma ou outra dúvida.

Filtro, é realmente necessário?

Qual a relação RV/Litragem? É mesmo necessária muita RV, ou para um caracol/camarão basta um pouquinho?

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

bem vindo aos salgados.

há uma zona própria aqui no forum (NanoReefs) para aquários com menos de 100L

quanto menos água, maiores vão ser as variações no teu sistema, e por isso, mais difícil de controlar, mas não é impossível.

filtro não precisas, precisas sim de um escumador (nada de muito potente para essa litragem)

há quem use iluminação de leds dos chineses nos nanos

água do mar é sempre uma boa ideia, desde que sem poluíção.

não podes por muita rocha, senão ficas sem espaço para água :bs_quesexclaim:

peixes da nossa costa em água quente...não vai resultar

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:
bem vindo aos salgados.

Obrigado :D

há uma zona própria aqui no forum (NanoReefs) para aquários com menos de 100L

quanto menos água, maiores vão ser as variações no teu sistema, e por isso, mais difícil de controlar, mas não é impossível.

Eu sei dessa zona, mas acho que isto se aplica acima de tudo aos primeiros passos :D eu sei que as variações serao maiores, por isso mesmo não quero já corais nem peixes... uma coisa simples e bonitinha :D

filtro não precisas, precisas sim de um escumador (nada de muito potente para essa litragem)

Como disse, estava a pensar num DIY, a minha dúvida era qual a potência da bomba de ar?

há quem use iluminação de leds dos chineses nos nanos

Tenho que ver isso... Não anda fácil €€

água do mar é sempre uma boa ideia, desde que sem poluíção.

Isso depois é uma coisa a pensar... Ainda não sei bem se me apetece todas as semanas andar com garrafões de 5L na praia

não podes por muita rocha, senão ficas sem espaço para água :bs_quesexclaim:

Estava aqui a ver, e em principio arranjo 3kg de RV e 3kg de areia...

peixes da nossa costa em água quente...não vai resultar

pois também pensei nisso... e se não for em água quente? se deixar o aquário a temperatura ambiente?

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado: (editado)

os leds dos chineses custa aí uns 5€ mais um transformador 12v +5€ ...não é assim caro

DIY ... fica mais barato? já se compra uns a 30€ para estes nanos (eu tenho 1)

Podes trazer muitos garrafões de águas e conservar a água num local escuro durante 2 meses

á temperatura ambiente no verão, o aquário vai ficar quente demais para peixes da nossa costa. pelo que li, a água não deve ultrapassar os 19ºC

Editado por placas
0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:

os leds dos chineses custa aí uns 5€ mais um transformador 12v +5€ ...não é assim caro

Sim isso garantidamente que terá que ser... Mas é uma questão de ver se compro leds ou se penso em fazer uma calha mais séria ;)

DIY ... fica mais barato? já se compra uns a 30€ para estes nanos (eu tenho 1)

O escumador que está a falar é tipo filtro de mochila? mesmo assim, 30€ é caro quando posso fazer o mesmo, só comprando a Pedra difusora... Porque o resto arranjo sem gastar 1cent que seja... Porque bombas de ar, como disse, tenho 2...

Podes trazer muitos garrafões de águas e conservar a água num local escuro durante 2 meses

Ora ai está uma boa sugestão... E uma coisa que é bem provável que eu faça ;)

á temperatura ambiente no verão, o aquário vai ficar quente demais para peixes da nossa costa. pelo que li, a água não deve ultrapassar os 19ºC

Então acho que me vou ficar mesmo pelos caracóis e macro algas... Talvez um coral resistente, mas so a longo prazo...

Obrigado pela ajuda ;)

Precisava também de saber qual a bomba que uso? E a quantidade de rocha viva..

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

• 1 mês depois...
Publicado:

Mudança de planos pessoal :dance:

Andei para aqui a pensar, e não é possível pegar num bocado de rocha viva (ou dois ou três mas sem areia), e um camarão, e meter tudo para dentro do aquário? Sem corais, ou com algo bonito mas que quase não necessite de luz... Ou então umas macro algas...

Com os devidos cuidados como é óbvio.......

Mas sem grandes materiais, ou é mesmo preciso escumador, uma calha toda xpto e por ai fora?

Tipo térmostato, densimetro (para não alterar a densidade da água nos TPA's), uma luz fraquinha e uma bomba de circulação...

Não é possível? ou mesmo sendo "possível" o camarão não terá uma vida feliz?

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Acho impossivel...ou pouco viável... :wub:

Tens ai alguns nanos interessante no forum...baseia te neles!

Mas começa por perceber como funciona um aquario de água salgada...senão não vai correr bem... :discuss_gathering:

Cumps

Joao

Publicado:

Porque não é viável?

Eu não quero propriamente nanos como os que tenho visto... Gosto bastante da ideia de coisas simples... Todos os aqua de água doce que tenho, nenhum tem areão, simplesmente troncos com plantas, nada mais... Claro que têm depois o material necessário :wub:

Mas mesmo tendo escumador e assim, não seria viável um pedaço de rocha viva, para um camarão?

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Porque é mt pouca água...

- variaçoes de temperatura, salinidade e parametros de poluição (nitritos, amonia,etc...) brutais!

- menos de 50l acho que nao é um aquario... é uma prisão...

- mt dificil controlar os parâmetros

Mas...cada um sabe de si! Só acho que é um suplicio para o(s) camarões...

Cumps

Joao Gomes

Publicado:

Não estou a dizer que o farei, estou a dizer que gostava de o fazer :discuss_gathering:

Então sem ser para camarões, sei lá uma "mini" estrela-do-mar, um caracol, lesma, ouriço, não sei... Algo dentro desse género :wub:

Sim sei que as variações de temperatura serão complicadas, provavelmente com TPA's diários ou muito próximo disso (tipo dia sim dia não), não torna as coisas mais possíveis?

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Basicamente andei a procurar por ai, e encontrei estes "seres":

- Berghias

- Aiptasia

Já percebi mais ou menos que as Berghias, são utilizadas para combater pragas de Aiptasia... E segundo reparei, as Berghias, podem ser mantidas em aquas pequenos, mesmo para criação:

...O que vou fazer inicialmente é montar um aquario de 10l com uma pedra difusora e um aquecedor com mtas aptasias para poder fazer criação ...

E também aqui a vista de um expert:

>>I have at my disposal 2 1G tanks ( love those acrylic phone boxes ) but can get more if needed.

Should I add a very small heater to the tanks ? The water temperature is at 17º C at the moment. Do they require any sort of filtration ( protected with sponge ) or can I just do the water changes and add fresh water once a week ?<<

Water changes are fine, but the larvae and juveniles can be at the surface so I would put some plankton mesh on the end of any siphon you use to do the water changes. I think the rock you put in the tank will be more than adequate for filtration, and just use an airpump with rigid airline bubbling (no airstone).

Tradução feitas a pressa no Google tradutor:

>> Eu tenho à minha disposição dois tanques de 1G (o amor aquelas caixas de acrílico de telefone), mas pode conseguir mais se necessário.

Devo adicionar um aquecedor pequeno para os tanques? A temperatura da água é de 17 º C neste momento. Eles exigem qualquer tipo de filtração (protegido com esponja) ou posso apenas fazer as mudanças de água e adicione água fresca, uma vez por semana? <<

As mudanças da água são bons, mas as larvas e juvenis podem estar na superfície por isso gostaria de colocar algumas malha de plâncton no final de qualquer sifão que você usa para fazer as mudanças de água. Acho que o rock você colocar no tanque será mais que suficiente para filtração, e usar apenas um airpump com borbulhamento de avião rígida (não airstone).

Por isso, sempre é viável um aquário de 18L :dance:

Basta procurar-mos os bichinhos certos! :wacko:

Mas mesmo neste caso, com esta possibilidade, não quero perder o básico da aquariofilia marinha, por isso, segundo percebi, as Aiptasia são algo como algas, ou corais ou algo semelhante, mas que são uma pragas daquelas! :laugh: o que eu não me importo em nada! :silly:

E as Berghias serão algo como lesmas ou assim, que se alimentam das primeiras, por isso, um aquário destes, basicamente com Rocha viva enfestada de Aiptasia, e uma ou duas Berghias, será algo muitooooo lowtech, onde de material basta um pequeno aquecedor (visto terem a temperatura a 17ºC), e uma bomba de ar (a mesma que seria usada para o escumador DIY).

Segundo percebi, as Aiptasia, quase não requerem luz, o que baixa ainda mais o custo do aquário :silly:

Opiniões? bigsmile

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Bem, como já devem estar fartos de mim, existe uma possível mudança de planos!

Em vez do aquário 30x30x20, é possível que mude para um aquário 40x25x20, e faça uma mini sump (com um cubo vodafone) superior, para albergar mais 5L, poder por Matérias filtrantes (carvão activo, cerâmicas, o que for preciso), e poder por o material (termostato e densimetro)

Claro que adoro a ideia de manter Berghias e Aiptasia, mas as Berghias têm um probl€ma... Ou seja, para estar a pagar 25€ ou 30€ por ada uma, para tentar entrar no mundo dos salgados, acho excessivo...

Nada que não me continue na cabeça, mas...

Adoro a ideia de manter as Aiptasias, pois apesar de muitos acharem uma praga, têm a sua certa beleza! Assim como os guppies ou nigrofasciatus em água doce são uma praga e eu os mantenho, não me importo de tentar mais uma praga :)

Por isso, nem que meta somente uma pequena rocha, com Aiptasia, e depois vá acrescentando aos poucos mais rocha viva, é possível?

Outros bichos que também acho interessantes são os eremitas (se é que é assim que se escreve :P), é possível mante-los em 20L de água?

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Já que toda a gente adorou este tópico (ou não), venho dar mais noticias! Quinta feira, vou buscar o aquário!

Vai ser um projecto a avançar com calma, para não correr mal, visto que muitos acham que já está condenado a partida

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.