Recommended Posts

Publicado

Ora bem... cá em casa decidiu-se começar um hobby novo e então deitamos mãos às obras para montar um aquário.

Como o espaço não é muito para começar foi escolhido um de 60x35x35.

Material no sitio e a postos para se começar a montar com calma, e tendo em conta as recomendações cá do fórum :):shocked028:

avançamos para comprar um substrato para ajudar as plantas (Sera Floredepot) e depois cobrir com areao preto e branco.

3 semanas depois avançamos para a "decoração" e plantas. Como o espaço não é muito tivemos de seguir a abordagem do "less is more".

Fica aqui uma imagem do aquário no seu estado actual.

dscf0492t.th.jpg

(aceita-se vivamente comentários e sugestões de outros tipos de plantas a colocar, embora no máximo será mais uma planta)

Agora estamos cá por casa na fase de escolha dos futuros "colegas de casa".

A nossa grande dificuldade está em perceber quais os peixes adequados para colocar no aquário face à dimensão do mesmo, aos que são incompatíveis e aos diferentes tipos (peixes de fundo / meio / superfície)

A nossa ideia seria algo do género:

- 1 limpa fundos

- 1/2 pequenos cardumes de diferentes espécies

- 1/2 peixes de "maior" dimensão.

E neste momento venho perguntar aqui à malta que "setups" é que recomendam

Obrigado!!

Publicado:

Para quem se iniçia tem piada ter mollys ou gupies para ver a criançada a nascer.

Agora posso dizer o que não fica mesmo nada bem, ter um neon ou dois, ou uma cory ou duas, são peixes de cardume logo deve-se compra meia duzia ou mais para ver o efeito.

Uma opinião

Publicado:

As plantas deverias ter colocado logo aquando da montagem do aquário, mas não há crise.

Antes de mais, presumo que estejas a fazer e a controlar o ciclo de azoto (tens colocado bocadinhos de comida no aquário todos os dias?).

Partindo que o ponto de cima está a ser feito correctamente, para um aquário desse tamanho eu não arriscaria em 2 cardumes. Nem tão pouco em peixes maiorzinhos (não sei o que entendes por maiorzinhos, mas imagino algo do tipo esclares). Já os limpa fundos, deves ter em cardume (uns 5 para esse aquário)

Quanto aos habitantes em si, dependem do pH que tiveres. Qual é? Mas partindo que terás um pH mais ou menos neutro, podes pôr um cardume de neons ou barbos cereja; um casal de colisas e um casalito de mollys, espadas, platis, guppies...E acho que já ficas com um belo aquário.

Quanto ao aquário, aquele termostato está algo esquesito naquela posição. Junta-o a um dos cantos, esconde-o com uma planta alta. E não coloques o termómetro no vidro da frente, mas num dos lado (o oposto onde está o termostato, para não teres leituras erradas da temperatura), para não te estragar a vista principal do aquário. De resto, parece-me tudo muito bem.

Publicado:
Partindo que o ponto de cima está a ser feito correctamente, para um aquário desse tamanho eu não arriscaria em 2 cardumes. Nem tão pouco em peixes maiorzinhos (não sei o que entendes por maiorzinhos, mas imagino algo do tipo esclares). Já os limpa fundos, deves ter em cardume (uns 5 para esse aquário)

Por peixes maiorzinhos estou a falar dos que atingem um tamanhode 10/15 cm

A ideia que tenho é que os pequenos de cardume devem ir até aos 4/5/6 cm's (estou errado?), portanto a minha ideia seria ter 1 ou 2 de maior dimensão.

Quanto aos habitantes em si, dependem do pH que tiveres. Qual é?

Das medições que tenho feito está a tender para um pH alcalino. deve ser á volta de 7,5

Quanto ao aquário, aquele termostato está algo esquesito naquela posição. Junta-o a um dos cantos, esconde-o com uma planta alta. E não coloques o termómetro no vidro da frente, mas num dos lado (o oposto onde está o termostato, para não teres leituras erradas da temperatura), para não te estragar a vista principal do aquário. De resto, parece-me tudo muito bem.

o termostato e o termómetro estão colocados desta forma porque o aquario ainda está a "fechar as obras". Com a altura do areao acho que o termoestato vai ter de ficar um pouco inclinado para não ficar fora de agua, mas paciencia :music_singguitar:

Publicado:

Boas,

Ta engraçado para 1º aqua .... ainda tens aquilo que todos nos sofremos no inicio ... "loucura do promenor" lolol

Essa junção dos areões deve ter dado algum trabalhito hehehe, nada que com o tempo vais talvez querer alterar e pensar talvez mais desarrumado.

Por vezes o melhor layout sai com uma "salada mista" de troncos e plantas e substrato.

Termostato nessa posição gosto de os ter na lateral do aqua mais escondida das vistas, atras não fica bem. Mais vale ao alto tapadinho por uma florzeca alta.

Ao nivel de peixes esquece os Plecos ... erro com essas plantas, alem que de procuram esconderijos que n tens e podem escavar esse areão. Corys escavam também mas n fazem tantos estragos. Mas um cardume delas é capaz de ocupar já o pouco espaço que tens ai.

Que tal um casalinho de Ciclideos anões? Kribs ou Ramis ?

Uns 3 a 5 Otos para a limpeza dos vidros e plantas, cardume n mto grande de Cardinais por exemplo e dp podes por umas ampularias também para ajudar a equipa de limpeza a equilibrar o aqua.

Acho que dava um bom aqua para iniciares.

Publicado:

Vi uns ciclideos africanos que gostei bastante!

Labidochromis caeruleus

http://www.ciclideos.com/labidochromis-caeruleus-f30.html

nesse site refere que o tamanho mínimo do aquário deve ser 100 Litros.

qual a razão?

será que não consigo manter 1 casal destes peixes num de 50+ litros?

:music_singguitar:

Publicado:
Vi uns ciclideos africanos que gostei bastante!

Labidochromis caeruleus

http://www.ciclideos.com/labidochromis-caeruleus-f30.html

nesse site refere que o tamanho mínimo do aquário deve ser 100 Litros.

qual a razão?

será que não consigo manter 1 casal destes peixes num de 50+ litros?

;)

Os ciclídeos não serão os melhores peixes para começar, penso eu...

A razão pela qual devem ter aquários grandes, prende-se com a possibilidade de puderem nadar à vontade, de sujarem imenso, de crescerem um pouco...Se é o tamanho recomendado, então não convém contrariar não é?

Para esse aquário e com esse pH, pensa nuns mollys, guppies, platis e espadas...Sâo peixes fáceis e muito bonitos.

Publicado: (editado)

para um aqua de 60 há poucas opções mas há e algumas boas! Não importa apenas o tamanho que o peixe atinge, importa a actividade, por exemplo, os bebados apesar de serem apenas relativamente maiores que os neons, requerem aquario de 80 cm, pelo simples facto de serem mais activos.

primeiro tentas arranjar um cardume.

Os neons são boa opção, por serem peixes resistentes e vistosos, no entanto é preciso ter em mente que não formam um cardume consistente. Mas sim, compra que fica bem com plantas e são aptos a aquarios de 60 cm, compra uns 7.

Para a estrela do aquario, ciclideos claro. Os ciclideos são peixes inteligentes. Apesar de grande parte requerer aquarios maiores, existem os Ramirezi, os Altispinosa e provavelmente alguns Apistos que podes colocar nesse aquario. Recomendo colocares apenas 1, maximo 2. Mas para ciclideos é bom pensares em pores umas pedras no aquario, eles apressiam. os ciclideos devem ser os ultimos a entrar no aquario (1 mes e meio, dois meses depois de ter entrado a funcionar), e depois os outros habitantes habituados. Os kribensis só se pode ter em aquario de 80 cm, embora haja gente que os poe em mais pequenos, mas isso será catalogado como má pratica, eu nao recomendaria isso, muito menos num comunitario, o peixe claramente precisa do seu espaço. Além de que o macho cresce bem, e os kribensis não são bem ciclideos anões, são praticamente medio-porte.

peixes limpa fundos para aqua de 60 cm, recomendo-te cobrinhas kuhli. São verdadeiros limpa-fundos. compra 5. O aquario deve estar estabilizado. (1 mes a funcionar pelo menos)

Como limpa-vidros e limpa-plantas recomendo otocinclus Nesse aquario deves colocar uns 5. Só para aquarios bem estabecidos, um mes e meio depois de começar a funcionar. Mas porque não uns moluscos como limpa-vidros? uma ampularia ou uma neritina, fica bem e dá riqueza ao aquario.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado:

Compreendo que existam peixes que embora não crescma mto seja simpatico para eles terem espaço :)

Fiquei curioso e vou explorar a questão dos ciclideos "anões", porque cm disse o Quo é a "a estrela do aquario", para se destacar no comunitário.

Para "o cardume" estou indeciso entre neons, guppies e os danio rerio. alguma regra que deva ter em atenção?

Para a equipa de limpeza gostei da sugestão da ampularia e tenho de ver o resto da equipa.

Agr deixo uma duvida para o Quo.

No ultimo post a tua recomendação contemplava mais peixes para a equipa de limpeza, do que para o resto :P

Estaria mais na onda de 2 kuhli e 2/3 otocinclus(ou peixes semelhantes para esta função).

ps-gostava de ter um betta, mas será que é compativel com o resto da malta?

Publicado:
Compreendo que existam peixes que embora não crescma mto seja simpatico para eles terem espaço :)

Fiquei curioso e vou explorar a questão dos ciclideos "anões", porque cm disse o Quo é a "a estrela do aquario", para se destacar no comunitário.

Para "o cardume" estou indeciso entre neons, guppies e os danio rerio. alguma regra que deva ter em atenção?

Para a equipa de limpeza gostei da sugestão da ampularia e tenho de ver o resto da equipa.

No ultimo post a tua recomendação contemplava mais peixes para a equipa de limpeza, do que para o resto :P

Estaria mais na onda de 2 kuhli e 2/3 otocinclus(ou peixes semelhantes para esta função).

ps-gostava de ter um betta, mas será que é compativel com o resto da malta?

Um casal de apistos fica bem, muito bem, além de tomarem conta do aquario, é tudo deles.

Agora o cardume tem de ser os neons ou cardinais, guppies não são de cardume e os danio vão baralhar qualquer peixe mais sossegado.

sim acho bem teres atenção ao povoamento

penso que podes por assim

6 neons (existem outros tetras que podes ver... se não gostas destes)

1 ciclideo

3 kuhli (2 nao me parece boa ideia...)

3 otos

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1

Olá e muito bem vindo.

No teu aquário eu metia um "molhinho de coridoras há uma bem lindas. Depois metia um guppie macho e duas ou três meninas. Ou invés de guppies, metes platis, são também muito bonitos.O betta Há quem não concorde em mete-los com guppies, mas eu sempre os tive juntos e nunca vi os guppies a serem maltratados, e já tive vários machos. Se tomares essa decisão deves meter o betta no fim, os mais "agressivos ou territoriais" devem ser sempre os últimos.

Podes meter um casal de ramirezis que são lindissimos, os neons tb são bonitos mas deves ter uns cinco pelo menos.kuhli, são engraçadas, mas para já não as metia, elas estão praticamente sempre escondidas no areão e para já quererás ve-los a todos, só mais tarde andarão mais à vontade.

Ou seja se meteres tudo o que te disse ficas com:

4 Coridoras

3 guppies ou 3 platis

2 ramirezis (estes são territoriais quando estão para ter filhotes, convém teres escoderijos)

5 neons

2 ou 3 ottos

sabes que os neons são de ph mais ácido, mas se o aquário estiver neutro podes junta-los.

Penso que não são peixes a mais, é muito relativo, está tudo bem distribuido

Boa sorte.

Editado por Tânia Filipa

Tania o teu projecto (misturas) vejo-o como muito efeminado, todo colorido e o resultado será um aquario pouco natural. Mas pronto é a minha opiniao, mas é uma das visões que alguns terão a ver um aquario desse genero.

As kuhli não são timidas se o aquario tiver condições. Além de não serem timidas, sao vistosas e diferentes. Se meteres uma ou duas kuhli no aquario isso significa desde logo que o aquario nao tem condiçoes. tens que ter quantidade, sitios para elas se esconderem. Mas elas nao vao ficar sempre escondidas, vao aparecer varias vezes, dando um ar muito interessante ao aquario. nada tenho contra as corydas, mas nao percebo a sua utilidade como peixe de fundo. é um peixe diferente, e até com o seu interesse, mas essa mistura toda, acho que é melhor veres no aspecto geral que esse aquario teria!

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
3 kuhli (2 nao me parece boa ideia...)

3 otos

Boas,

estava a pensar trocar a sugestão dos otos por uma ampularia (sugerida anteriormente).

já agora porque é que 2 não te parece boa ideia?

É uma questão de não ser suficiente 2?

A escolha da "equipa de limpeza" penso que está fechada. 3 Kuhli + 1 ampularia

para um aquario de 60x35x35 tambem não me parece que seja necessário muito mais.

ps- já agora são faceis de encontrar à venda as kuhli e ampularia? acho que nunca vi à venda nas lojas.

Editado por IndridCold
Publicado:
Boas,

estava a pensar trocar a sugestão dos otos por uma ampularia (sugerida anteriormente).

já agora porque é que 2 não te parece boa ideia?

É uma questão de não ser suficiente 2?

A escolha da "equipa de limpeza" penso que está fechada. 3 Kuhli + 1 ampularia

para um aquario de 60x35x35 tambem não me parece que seja necessário muito mais.

ps- já agora são faceis de encontrar à venda as kuhli e ampularia? acho que nunca vi à venda nas lojas.

As kuhli será provavelmente dificil... A ampularia não é facil...

2 não, porque as kuhli tornar-se-ão timidas. São peixes sociais, precisam contactar com outros da sua espécie.

Compra um tubarão para não ficar tão efeminado :thumbup3:

tubarão não cabe num aquario.

mas tens peixes de fundos e ciclideos...

• Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado:

Desde já o meu agradecimento a todas as recomendações :smile2:

A população do aquário será uma destas configurações:

- 3 kuhli

- 1 ampularia

- 1 ramirezi (com ideia de daqui por uns meses comprar outro para fazer casal)

- 6 tetras

- 3 guppy (2F +1M)

ou

- 3 kuhli

- 1 ampularia

- 1 ramirezi (com ideia de daqui por uns meses comprar outro para fazer casal)

- 10 tetras

achava melhor não misturar os guppy com estes outros. mas no geral parece uma otima escolha, só tem que tomar cuidado com a quantidade de peixes, eles podem ficar estressados se forem muitos, aqui no meu aquario as dimensões são parecidas (60x30x30) e com uma quantia dessas eles estavam já beliscando uns aos outros, eu procuro manter sempre 14 peixes, e acho uma boa idéia ter uma ampularia dourada, ela não se reproduz sozinha então é difícil virar praga.

Editado por Ugenio17
Publicado:

vou ter de remover as kuhli do meu setup por duas razões:

- são muito pequenas e como tenho areao preto e com 4/5cm de altura era para nunca as ver

- tenho substracto fertil por baixo do areao e o facto de elas andarem a revolver o areao vai fazer com que acabe por haver misturas e o substrato se vá diluir na agua.

alguma sugestão para este papel de limpafundos?

Não acho mto apelativas as corydoras.... :thumbup3:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!