Recommended Posts

Publicado

Bom dia

Caros membros deste forum, no fundo do aquário coloquei de acordo com o conselho do senhor de uma loja de animais, coloquei um tipo de areia branca muito fina, a questão é a seguinte, poderei ou mesmo deverei colocar areão mais grosso? que tipo de areão me aconselham?

Cumprimentos

Publicado:

Olá,

Existem N de hipóteses para colocar no fundo do aquário, areão diverso em cor, tamanho e material, substratos, uns melhores que outros e de preços diferentes, areias etc etc.

Para poder escolher convêm saber o que pretende lá colocar, pois o aquário em primeiro lugar é para os seus habitantes e depois no seu gosto.

Areia por exemplo não é muito aconselhável para plantas.... algumas podem lá se dar mas outras nem por isso.

Publicado: (editado)

a areia fina é optima para os peixes, diria mesmo, ideal. Por exemplo ciclideos (dos grandes lagos africanos, kribensis, americanos como o boca-de-fogo), tylomelania, alguns peixes gato, etc. é menos optima para as plantas, mas é tão apta quanto o areão do rio ou akadama. é também mais bonito ao olho humano, dando ideia de um aquario maior e um ambiente aquatico mais convincente e também mais nobreza quer aos peixes quer ao aquario.

Podes por areão mais grosso sim, mas terás que retirar a areia, dado que haverão misturas e não teras a vantagem de um nem do outro substrato.

Editado por Quo
Publicado:
(...) mas é tão apta quanto o areão do rio ou akadama.

Aqui não concordo pois a areia é totalmente inerte e a Akadama não é inerte, é certo que não tem macro nutrientes mas tem alguns micros e como tal no meu ponto de vista não se podem comparar sequer muito menos igualar.

(...) é também mais bonito ao olho humano, (...)

Isto então é totalmente subjectivo.... isso depende dos olhos de cada um. :discuss_gathering:

Publicado:

acho irrelevante, com areia ou akadama tem que se fazer fertilização.

Quanto ao gosto, há bom gosto e mau gosto. :discuss_gathering:

Publicado:

Pela experiencia que tive, acho que há plantas que custam a enrraizar mais com areia fina do que com a akadama ou outro areão mais grosso.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!