slipjunior Publicado Abril 12, 2010 Publicado Abril 12, 2010 Boas estou a pensar em iniciar um aquário de ciclideos em principio vai ter 1.20x60x60 gostava se saber quantos filtros é preciso para um aqua desta dimensão é que ja vi alguns aquários com filtros externos e internos e com a cabeça motorizadas e qual o melhor filtros? em termos de substrato já li que o melhor é ir a praia buscar mas a minha duvida é se serve qualquer areia da praia? e a ultima pergunta como fazem as tpas é que em um aquário come estas dimensões vou precisar fazer tps de cerca de 100L eu tenho um aquário de 60L e costumo deixar a agua 24h de repouso mais não sei onde vou por 100L de agua em repouso lol será que posso por directo da torneira para o aquário? será que alguém pode ajudar-me obrigado!!!
AGA Publicado: Abril 12, 2010 Publicado: Abril 12, 2010 Boas estou a pensar em iniciar um aquário de ciclideos em principio vai ter 1.20x60x60 gostava se saber quantos filtros é preciso para um aqua desta dimensão é que ja vi alguns aquários com filtros externos e internos e com a cabeça motorizadas e qual o melhor filtros? Filtros externos, convém sobredimensionar. Podes ter 1 ou 2, depende dos filtros (mais do volume de massas filtrantes que doutra coisa...) em termos de substrato já li que o melhor é ir a praia buscar mas a minha duvida é se serve qualquer areia da praia? A areia da praia é o melhor porque poupas €... de resto, há melhor. Areia da praia, desde que limpa e lavada, serve sempre... o resto é uma questão estética. e a ultima pergunta como fazem as tpas é que em um aquário come estas dimensões vou precisar fazer tps de cerca de 100L eu tenho um aquário de 60L e costumo deixar a agua 24h de repouso mais não sei onde vou por 100L de agua em repouso lol será que posso por directo da torneira para o aquário? será que alguém pode ajudar-me obrigado!!! Há quem faça directamente da torneira para o aquário, sem fazer mais nada. Há quem faça isso e adicione o anti-cloro depois. Eu encho um "balde" de 80L, junto o anti-cloro e bombeio para dentro do aquário (3-4 vezes, porque o meu Malawi tem 840 L brutos...) Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
slipjunior Publicado: Abril 12, 2010 Autor Publicado: Abril 12, 2010 e qual o filtro aconselhas para o meu aquário eu pensei no eheim Filtro Exterior 2215 Classic será que chega? e se compra a areia numa loja que areia eu peço? acho que vou ver se arranjo um balde para não por a agua directo da torneira. obrigado!!!
AGA Publicado: Abril 13, 2010 Publicado: Abril 13, 2010 (editado) e qual o filtro aconselhas para o meu aquário eu pensei no eheim Filtro Exterior 2215 Classic será que chega? O 2215 nem penses nisso! Vai para o 2217 - acho que o consegues encontrar a cerca de 100 € já com torneiras - e é por cá. e se compra a areia numa loja que areia eu peço? O pessoal usa muito areia de sílica (uma areia fina branca) Eu tenho areia de filtro de piscina, depois posso dizer onde comprei. Mas... a praia tem uma areia boa, acredita! acho que vou ver se arranjo um balde para não por a agua directo da torneira. obrigado!!! Pois, tens que ver qual a melhor solução para ti. PS. Acaba de preencher o teu perfil, para se saber de que zona és. Cumps Editado Abril 13, 2010 por AGA [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
slipjunior Publicado: Abril 13, 2010 Autor Publicado: Abril 13, 2010 e aconselhas mas algum filtro extra ou só 2217 chega? eu acredito que a areia da praia seja boa mas a praia mas perto da minha zona é a da povoa de Varzim e areia é um bocado grossa não faz mal? já esta actualizado obrigado
Diogo Lopes Publicado: Abril 13, 2010 Publicado: Abril 13, 2010 Olá, Eu aconselho-te colocares dois filtros e pelo preço do 2217 quase que compras 2 chineses e funcionam bem! Eu tenho um SUN-SUN de 1400 l/h a funcionar há mais de 3 anos sem problemas (e quase sem manutenção - que me lembre lavei 2 vezes). Para mbunas convém sempre ter uma filtração muito forte, porque os meninos são muito porcalhões!! Com 2 filtros com caudal superior a 1000 l/h ficas bem servido e permite-te lavar um deles sem que as bactérias sejam destruídas, provocando desiquilibrios no aquário. Além dos filtros podes ainda colocar uma bomba de circulação dentro do aquário. Quanto à água, eu sou daqueles que coloca directo da torneira...! Tenho apenas o cuidado de verificar a temperatura e cheiros, para detectar eventuais excessos de cloro. Em Lisboa devo dizer-te que é raro e já o faço há muitos anos (inclusivé quando mantinha aquários de água salgada). Se optares por comprar o substracto numa loja, então compra areão de coral que sempre te ajuda a manter o ph em valores elevados e estáveis. Abraço, Diogo
slipjunior Publicado: Abril 13, 2010 Autor Publicado: Abril 13, 2010 Olá, Eu aconselho-te colocares dois filtros e pelo preço do 2217 quase que compras 2 chineses e funcionam bem! Eu tenho um SUN-SUN de 1400 l/h a funcionar há mais de 3 anos sem problemas (e quase sem manutenção - que me lembre lavei 2 vezes). Para mbunas convém sempre ter uma filtração muito forte, porque os meninos são muito porcalhões!! Com 2 filtros com caudal superior a 1000 l/h ficas bem servido e permite-te lavar um deles sem que as bactérias sejam destruídas, provocando desiquilibrios no aquário. Além dos filtros podes ainda colocar uma bomba de circulação dentro do aquário. Quanto à água, eu sou daqueles que coloca directo da torneira...! Tenho apenas o cuidado de verificar a temperatura e cheiros, para detectar eventuais excessos de cloro. Em Lisboa devo dizer-te que é raro e já o faço há muitos anos (inclusivé quando mantinha aquários de água salgada). Se optares por comprar o substracto numa loja, então compra areão de coral que sempre te ajuda a manter o ph em valores elevados e estáveis. Abraço, Diogo ok obrigado pela ajuda sabes quanto custa mais ou menos um filtro sun-sun com um caudal de 1400l/h? e aconselhas por mais algum filtro extra? tenho um bocado de medo de por a agua directo da torneira acho que ela tem um bocado de cloro ela sai com um Ph de 7.5.
Diogo Lopes Publicado: Abril 13, 2010 Publicado: Abril 13, 2010 (editado) Olá, sabes quanto custa mais ou menos um filtro sun-sun com um caudal de 1400l/h? e aconselhas por mais algum filtro extra? tenho um bocado de medo de por a agua directo da torneira acho que ela tem um bocado de cloro ela sai com um Ph de 7.5. Compras um filtro com um caudal acima de 1200 l/h por 60/70 euros. Aconselho-te a colocares 2. Não te vou dar nomes de lojas aqui por razões óbvias - envio-te por MP. Abraço, Diogo Editado Abril 13, 2010 por Diogo Lopes
Recommended Posts