Gonçalo Sousa Publicado Abril 12, 2010 Publicado Abril 12, 2010 boas! tenho uma duvida um pouco parva talvez. eu quando comprei o aqua, recebi um sifão de oferta. e este sifão tem uma peça que se pode colocar na extremidade para se limpar o areão (como tem uma rede não leva consigo nem o areão nem algum peixe que se possa ter intrometido lá. mas a minha pergunta é: eu tenho dois tipos de substrato, um fértil e um não fértil por cima do fértil. acho que vai ser impossivel quando for aspirar que eles se misturem, mas e quanto às plantas ? algumas com a força deve sair do substrato.. e o sifão à medida que vou aspirando ele vai removendo água, ou seja, se quiser aspirar o aquario todo quase que o esvazio .. algumas sugestões para a limpeza do fundo e dos troncos ? Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
João Paulo Viegas Publicado: Abril 13, 2010 Publicado: Abril 13, 2010 A sinfonagem do fundo permite simultâneamente a limpeza do areão como a mudança da água do áqua. Exige alguma prática, pois podes distrair-te e retirares mais água do que aquilo que aspiras ou ainda retirares mais água do que aquela que se pretende inicialmente. Há que ter, naturalmente algum cuidado com a aspiração do fundo do aqua quando se tem substrato fertil, pois ao ir-se um pouco mais fundo pode-se estar a retirar o material essencial para a subsistência das plantas. Há quem não limpe o fundo nos aquas densamente plantados pois, como é facil de imaginar, é impossivel andar a revoltar o areão junto às raízes das plantas, no entanto, nos espaços adjacentes às plantas, pode-se sempre dar uma limpeza ao areão, bastando para isso alguma prática. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Hugo R. Silva Publicado: Abril 13, 2010 Publicado: Abril 13, 2010 Acho que a melhor maneira é aspirar o fundo quando se fizer a TPA, aspira-se só o que se consegue aspirar na quantidade prevista da TPA. A forma de o fazer é não encostar ao areão/substrato, ficar só mesmo por cima e ir passando devagar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Gonçalo Sousa Publicado: Abril 13, 2010 Autor Publicado: Abril 13, 2010 ou seja, pelo que percebo o que me tão a dizer, é não encostar o sifão ao substrato e ir bombeando para aspirar ao máximo . o problema vai ser que ao bombear vou tar sempre a tirar muita agua, a ver s enão corro o risco de tirar agua a mais do que quero para a TPA Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Hugo R. Silva Publicado: Abril 13, 2010 Publicado: Abril 13, 2010 Não sei como funciona o teu sistema de sifão, mas no meu basta dar à bomba uma vez que a água depois tá sempre a sair é só ir passando pelo areão. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts