Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Há algum tempo comprei um aquário e coloquei neste um betta. Passado cerca de uma semana comprei 3 limpa-vidros, do qual se destaca um plecostomus.

Passado cerca de 1 semana tanto o betta como o pleocostomus mudaram bastante o seu comportamento, estão muito parados e no fundo do areão onde por vezes e roçam. O betta apresenta vários pontos brancos pequenos espalhados por todo o corpo e o plecostomus tem também uns pontos mas com a cor mais amarelada. Já comprei JBL Punktol ultra pensando que se tratava de Ictio mas passado 1 dia ainda não noto nenhuma melhora, será que me enganei no diagnóstico? Será que se trata de Oodinium?? As doenças são muito parecidas já não sei o que fazer, ainda por cima isto calhou num fim de semana! Ajuda!

Ficam aqui as fotos dos peixes...

Já aumentei a temperatura para 29 ºC

devo aumentar para mais?

Pic_18814_1.jpg

Pic_18814_4.jpg

Pic_18814_3.jpg

Pic_18814_2.jpg

Obrigado,

Cumprimentos João Ribeiro

Editado por jpfr
Publicado:

Olá, boa noite!

A mim parece-me ictio mas espere por opiniões mais experientes.

Boa sorte e as melhoras dos peixinhos

Publicado: (editado)

:rolleyes: ictio, se bem que a doença do veludo é muito parecida e por vezes vem junto... como deixaste chegar a esse ponto com tantas infecções num mesmo peixe. coitados. 29C?! onde leste isso. nao te fies onde leste isso, a temperatura para tratar o ictio é 30C, mas com uma infecção tao grave colocaria 32C durante 2 ou 3 dias e baixava para 30 ate 2 semanas.

melhora alimentação exemplo: larvas vermelhas, esha optima, ervilha congelada fervida, etc

reduz iluminação do aquario

nao precisas de medicamentos.

cumps

Editado por Quo
Publicado:

Cumpre a medicação de acordo com as recomendações da JBL, não interrompas, independentemente de manteres a temperatura elevada.

Parece-me que o parasita atacou em força, é possível que só com medicação eles se safem.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Obrigado, vou fazer o que me recomendaram. Sou novo nisto, não tenho muita experiência...

Publicado:

Morrem peixes a todos, não é só aos menos experientes.

Boa sorte

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

"Morrem peixes a todos, não é só aos menos experientes."

É verdade, e assim vais aprender a diagnosticar melhor as doenças e actuar com exatidão...mesmo assim podes perder peixes.

Parece ser ictio, sal de cozinha e aumenta a temperatura como já foi referido num post atraz.

As melhoras.

Cumprimentos,

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

morrem mas será por outros motivos. ictio é só saber lidar com isso. desde que aprendi a lidar com o ictio, e tive infecções posteriores, nao tenho tido mortes devido ao ictio, mas por outros motivos, alguns mesmo desconhecidos, ja me morreram. é a vida.

eu deixei de usar sal e medicamentos para o ictio, uso apenas temperatura. Acho mais eficaz, mais seguro e muito mais facil. Mas temperaturas certas e não 28C ou algo assim como alguns fazem.

Editado por Quo

Não são 3 plecostomus, mas sim 1 plecostomus e dois Gyrinocheilus aymonieri. Como já disse eu sou um novato nisto e este é o meu primeiro aquário, só depois de ter comprado os 3 peixes é que fui investigar e fiquei parvo com o tamanho que podiam alcançar. Para não falar da dimensão dos plecos, os próprio Gyrinocheilus podem atingir 28cm e tenho um aquário de 35 L que é mesmo minúsculo para peixes de tal dimensão. Penso que o aquário Vasco da Gama recebe peixes e deverei em principio devolver lá os peixes! Não tenho muitas posses monetárias, porque se não comprava um aquário muito maior...

Editado por jpfr
Publicado:

Estou um pouco triste com o meu betta, acho que já não há muito a fazer. Está com uma respiração ofegante e aquela cauda bonita que tinha já se está a perder se calhar pelo calor...já não sei muito o que faça, porque fui muito tarde :P

Não são 3 plecostomus, mas sim 1 plecostomus e dois Gyrinocheilus aymonieri. Como já disse eu sou um novato nisto e este é o meu primeiro aquário, só depois de ter comprado os 3 peixes é que fui investigar e fiquei parvo com o tamanho que podiam alcançar. Para não falar da dimensão dos plecos, os próprio Gyrinocheilus podem atingir 28cm e tenho um aquário de 35 L que é mesmo minúsculo para peixes de tal dimensão. Penso que o aquário Vasco da Gama recebe peixes e deverei em principio devolver lá os peixes! Não tenho muitas posses monetárias, porque se não comprava um aquário muito maior...

o plecos podem crescer até 60 cm, mas podem ficar-se pelos 30. Os Gyrinocheilus aymonieri estão registados como 28 cm no fish base no entanto em aquario nao é vulgarmente registado um peixe com essa dimensao por quem os mantem há muitos anos. considera-se que em aquario o tamanho que atingem é 15 cm. Tanto um como outro suportam agua doce a 16C, temperatura comum em portugal... plecos... olha que já estão a começar a ser vendidos plecos grandes para o estilo de aquariofilia de monsterfish, e o preço dos plecos grandes é 15 euros pra plecos com c.20 cm.

tens é que comprar um aquario maior. pela imagem tb me pareceu pequeno. o aquario minimo recomendado deve ter as dimensoes 60x30x30

Editado por Quo
  • 5 anos depois...