Ivo Seabra Publicado Abril 11, 2010 Publicado Abril 11, 2010 Boas Depois de alguns anos sem ter aquários voltei hoje a este fascinante hobbie. Comprei um aquário usado que ja tinha tudo ou seja filtros luzes substrato e ate plantas Ontem enchi o aquário e a akadama levantou muito pó, hoje depois do pó ter assentado estive a plantar e levantou novamente muito pó. Neste momento o pó esta quase todo assente mas as plantas ficaram cobertas dele, agora a minha questão e existe alguma maneira de retirar o pó de cima das plantas e troncos??? Cumps Is Citar
Ruy M. Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 a acadama foi lavada? caso contrario vai ser dificil... Citar
Ivo Seabra Publicado: Abril 11, 2010 Autor Publicado: Abril 11, 2010 Esse foi o meu problema e que eu pensava que ela estava lavada... sendo assim não haverá nenhuma solução? Cumps Is Citar
brok4s Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Boas amigo, ha quem lave e quem não lave. Eu tenho akadama em alguns aquarios e nunca lavei, até porque a akadama com o tempo acaba por se desfazer e ficar em po, ao lavar na minha opinião vai acelarar isso e essa poeira não desaparece, cada vez que mecher nela, vai levantar poeira... Abraço Citar
jsramalho Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 boas!eu tive o mesmo problema:tudo coberto de pó.com um bom filtro e (acho eu)com umas corys,cae´s e ancistrus,passados uns 5 ou 6 dias passou tudo...talvez resolva... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 um bom filtro e passar pelas plantas resolve isso. Apesar de algumas pessoas lavarem a Akadama eu penso que não se deve lavar, é argila como tal....vai sempre se desfazer. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ivo Seabra Publicado: Abril 11, 2010 Autor Publicado: Abril 11, 2010 Entao acham que nao devo fazer nada e espero? Cumps Is Citar
oscarino Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Vai aspirando a poeira que tens nas plantas. Citar Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo
testum Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Boas amigo, ha quem lave e quem não lave. Eu tenho akadama em alguns aquarios e nunca lavei, até porque a akadama com o tempo acaba por se desfazer e ficar em po, ao lavar na minha opinião vai acelarar isso e essa poeira não desaparece, cada vez que mecher nela, vai levantar poeira... Abraço Quando dizes que com o tempo acaba por se desfazer, a quanto tempo é que te referes(+-)? Citar
brok4s Publicado: Abril 12, 2010 Publicado: Abril 12, 2010 Boas, sinceramente não tenho conhecimento da durabilidade, pelo menos por experiencia propria. Tenho akadama em 2 aquarios á pouco mais de um ano e não noto grande diferença. Já me falaram que se pode aguentar 3, 4 anos (parece-me pouco tempo e ate duvido). Agora na minha opinião penso que se andares regularmente a "mecher" ( plantar, mudar layaut, etc) que se desfaz mais rapidamente. Abraço Citar
João Paulo Viegas Publicado: Abril 12, 2010 Publicado: Abril 12, 2010 Boas, sinceramente não tenho conhecimento da durabilidade, pelo menos por experiencia propria. Tenho akadama em 2 aquarios á pouco mais de um ano e não noto grande diferença. Já me falaram que se pode aguentar 3, 4 anos (parece-me pouco tempo e ate duvido). Agora na minha opinião penso que se andares regularmente a "mecher" ( plantar, mudar layaut, etc) que se desfaz mais rapidamente. Abraço Peixes de fundo (que revoltam o fundo do aqua) também podem provocar o levantar da poeira. As manutenções de limpeza do fundo do áqua podem igualmente provocar essa poeira, mas com um aqua densamente plantado ou plantado também pouco se pode aspirar o fundo. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
testum Publicado: Abril 12, 2010 Publicado: Abril 12, 2010 Ok ok É que já tenho a mais de 1 ano e não notei que se tenha desfeito, a poeira tenho ideia que é a mesma que aparece em alguns aquarios com outro tipo de substracto, incluindo areão do rio. Citar
Ivo Seabra Publicado: Abril 17, 2010 Autor Publicado: Abril 17, 2010 Em principio o meu aquario esta ciclado. Agora ja tentei aspirar o fundo ja fiz mil e uma coisas mas as plantas estao cobertas com poeira da akadama. Em principio vou remover toda a akadama e lava la bem. A minha questao e a seguinte tirando a agua do aquario parando filtros limpar a akadama e voltar a por a mm agua, sera que o ciclo e afectado??? Cumps Is Citar
André Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Publicado: Abril 17, 2010 Lavar a akadama nao adianta, pois como já foi dito é argila e vai sempre largar poeira (desfazendo.se) se a lavares, tenta passar com áqua mas nao com muita pressão. Eu usei akadama na montagem de um dos meus aquas, não a lavei, apenas tive o cuidado de quando o enchi o fazer de forma a que nao levanta-se a tal poeira(com um pires ou com uma mangueira a deitar pouca agua. No dia seguinte a poeira desapareceu com a filtragem, restando apenas particulas a superficie da agua (pedaços de raizes...cascalho etc. Também fiquei com poeira nas plantas, apontei o fluxo de aqua um pouco na direção das plantas e com a ajuda de um resto de mangueira do filtro fiz de aspirador que uso para remover a poeira. De qualquer das maneiras tem paciencia que a poeira dasaparece com uma boa filtragem . Cumps Citar Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer, mede bem a importância de um pequeno pormenor ... O meu aquário "Pinni"
Recommended Posts