ricky f Publicado Abril 11, 2010 Share Publicado Abril 11, 2010 Boas gostaria se fosse possivel a identificacao deste caracol que comeca a proliferar no meu aqua comunitario e ja agora se me pode trazer problemas aos camaroes, aos discos ou as plantas. deixo tambem duas fotos de alguns dos habitantes do meu aqua Desde ja deixo o meu obrigado ricky f Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
oscarino Publicado: Abril 11, 2010 Share Publicado: Abril 11, 2010 O caracol chama-se planorbis corneus! Podes ver aqui umas imagens: http://images.google.com/images?hl=en&...sa=N&tab=wi Não é prejudicial para outro nenhum tipo de ser vivo. Tens é que ter cuidado se não pode se tornar praga Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Abril 11, 2010 Share Publicado: Abril 11, 2010 (editado) Poderão ser Planorbis (Planorbidae) mas não são Corneus. São bastante mais pequenos e não passam desse tamanho apresentado na foto. São inofensivos (até ao ponto de se tornarem praga - pelo menos a nível visual deixam-no de o ser). Editado Abril 11, 2010 por Ricardo.Fonseca ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Abril 12, 2010 Share Publicado: Abril 12, 2010 Eu parece-me planorbis Corneus, mas se dizem que não... O que te posso dizer, é que se tens red cherrys juntos com yellows, em uns meses vais deixar de ter reds e amarelos, e passarás a ter castanhos. Eles cruzam-se e voltam á forma selvagem, ou seja, neocaridina heteropoda var wild form. Isto caso seja o que me parece. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Abril 12, 2010 Share Publicado: Abril 12, 2010 (editado) garantidamente nao sao planorbis, eu sei o que sao, mas nunca me lembro do nome dos gajos e perdi os linkes dos favoritos, a ver se encontro a pagina em que li o nome deles ps: ja encontrei sao Gyraulus sp. Editado Abril 12, 2010 por Carlos Couceiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricky f Publicado: Abril 12, 2010 Autor Share Publicado: Abril 12, 2010 (editado) Desde ja o meu obrigado a todos pelo interesse, estes que tenho no meu aquario sao mesmo muito pequemos tem entre 2 e 4mm acho que nao crescem mais pois ja os tenho a bastante tempo estao a multiplicarse e nao os vejo passar destas medidas. Quanto a mistura de camaroes Tugz acho que tens razao eu adquiri os reds os restantes foi oferta de um colega estou mesmo a ver que daqui auns tempos e so selvagens por todo lado. Estive a ver fotos em varios sites e o Carlos Couceiro tem razao sao mesmo Gyraulus sp. para quem quiser consultar é so carregar aqui. obrigado pela atencao Editado Abril 12, 2010 por ricky f Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Abril 12, 2010 Share Publicado: Abril 12, 2010 Desde ja o meu obrigado a todos pelo interesse, estes que tenho no meu aquario sao mesmo muito pequemos tem entre 2 e 4mm acho que nao crescem mais pois ja os tenho a bastante tempo estao a multiplicarse e nao os vejo passar destas medidas. exacto, so confirma a identificaçao que eu tinha feito Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts