Recommended Posts

Publicado

olá boa tarde a todos :) montei o meu aqua de 100lt sem qualquer conhecimento de aquariofilia ;(...coloquei 2 plantas que não sei designar os nomes... acabaram por morrer só depois de me ter registado neste fantástico forúm me apercebi do quanto sou leiga no assunto de aquariofilia...tão pouco tinha conhecimento que o substrato teria que ser fertilizado

ora então no momento tenho aproximadamente 3 cm de areão misturado com umas pedrinhas muito pequenas que vinha num aqua antigo da minha mãe

neste momento depois de muita leitura pelo forum estou disposta a começar tudo de novo...tenho um aqua de 60lt no qual povo povoar os meus 4 peixinhos com a agua do actual aqua até que o de 100lt se encontre nas condições necessarias

pesso que me aconselhem no que respeita ao tipo de substrato fertil que deva usar....e quais as plantas de maior resistencia e facil manutenção...parece-me sensato começar pelo mais fácil...evitando assim a perda das plantas

tenho 1 barbo tigre

1 barbo dourado

1 corydora albina

1 plecostomus

aproveito para me aconselhar convosco em relação as compatibilidades destes peixes com outros que peixes deva comprar para que vivam em armonia com os existentes???

agradeço desde já a vossa preciosa ajuda beijos :D)

Publicado: (editado)

Para ter plantas é necessário ter os seguintes elementos: Substrato fertil, co2, iluminação e fertilização de tempos a tempos.

Não é obrigatório ter substrato fertil para ter plantas, depende das plantas em questão. No entanto eu acho importante ter sempre até porque já se encontra sub fertil a bons preços.

Tens varios tipos á disposição, desde humus de minhoca a substratos proprios de marcas; normalmente a qualidade acompanha os preços que podem chegar aos 100eur.

Estas plantas são pouco exigentes a nivel de substrato fertil:

-anubia

-vesicularia dubyana ou musgo de java

-Cryptocoryne x willisiisagitaria

-Bolbitis heudelotii

-Microsorium pteropus (feto de Java)

-Cabomba caroliniana

-Ceratophyllum demersum

-Chara sp.

-Cryptocoryne

-Egeria

-Hydrila verticillata

-Isopterygium tennerum

-Nitella

-Potamogeton perfoliatus

-Riccia fluitans

-Utricularia foliosa

-Vallisneria americana

Quantos aos peixes tens que ter em atenção que não se deve colocar um peixe de cada "nação", tens que atender ás especificidades de cada especie em causa.

Visto que tens barbos e que estes são peixes de cardume, tens que ter no minimo 6 elementos de cada especie em questão. As corydoras também é aconselhável terem a companhia de outros semelhantes. Já o pleco penso que já possa estar só.

Os barbos têm um feitio dificil e não se dão com muitos peixes, a colocar mais outra especie aconselho que sejam os Danios Zebras.

Editado por Ruy M.
Publicado:

Atenção que para muitas das plantas fáceis não é preciso nem substrato fértil, nem CO2 (este só serve para elas crescerem mais depressa). Provavelmente compraste foi plantas demasiado exigentes.

Mas muitas delas aguentam-se com substrato normal... Aconselho-te a dares uma vista neste site para veres a exigência das plantas quer a nível de luz, quer se são fáceis ou não de manter.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!