Recommended Posts

Publicado

Boa Tarde a Todos!

Desde já um grande Agredecimento por este estupendo Forum.

Bem, na semana passada (Sábado) um dos meus familiares lembrou-se de me oferecer dois peixes de Água Doce Fria, que até ao momento não sei de que especies são...sou iniciado nestas andansas, por isso precisava que me dessem uma ajudinha se for possivel...

Já li varios artigos e Tópicos sobre este Hoobi, etc... Mas como é de comprender, ainda pressiste algumas duvidas. Quando me deram os peixes, eles vinham num "micro aquario" como eu os chamo, pois estavam dentro daqueles aquarios Redondos...no segundo dia fui comprar um aquario maior, salvo erro, de 20 Litros pois como sabem os tempos estao de crise, e não pode me exceder mais, tambem comprei um filtro interno (Elite) e uma bomba de ar, tentei gerir o meu orçamento que dispunha no momento (100 euros), pois isto fui tudo muito de repente. Dentro do Aquario tenho duas pessas decorativas e uma planta artificial compradas na loja mais um Areão Azul artificial...ja sei que houve duas compras mal feitas, o Areão e o Filtro Interno, mas só nos dias a seguir a ter feitos essas mesmas comprar é que vi este forum e outros Blog´s que me estao a auxiliar bastante...

Tenho muitas duvidas e outras que desconheço, tais como:

Como sei que dou a dose certa para a alimentação? --> sei que é sobre os dois minutos mas ainda não entendi muito bem, eles quando coloco a comida (não muita como é claro, por causa dos problemas da bexiga dos peixes e por causa da "poluição do substrato")

O que devo acrescentar mais no aquario para eles se sentirem "em casa"?

Quais os niveis que devo medir para os Peixes de Agua Doce Fria? (PH, mais)

....

Espero que me ajudem, pois sou muito dado ao Animais, e não gosto quando eles "sofrem" (não é este o caso, pois me parece que estejam bem, pelo menos andam por todo o aquario e "brincam um com o outro" e vem ter comigo quando chego perto do vidro)

Obrigado por tudo e pela vossa atenção

PS:. Desculpem os erros ortograficos, mas é que tivem um pouco de preça a escrever, tenho agora uma reunião...

• Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Como sei que dou a dose certa para a alimentação? --> sei que é sobre os dois minutos mas ainda não entendi muito bem, eles quando coloco a comida (não muita como é claro, por causa dos problemas da bexiga dos peixes e por causa da "poluição do substrato")

O que devo acrescentar mais no aquario para eles se sentirem "em casa"?

Quais os niveis que devo medir para os Peixes de Agua Doce Fria? (PH, mais)

....

Não acabaste a primeira pergunta, presumo. Mas vou tentar explicar da melhor forma. O limite dos dois minutos é que quando colocas comida, ela tem que ser comida num espaço de dois minutos (tanto a que está a flutuar, como a que vai para o fundo). Se demorar mais do que isso, quer dizendo que deste comida a mais. Na próxima vez dás menos flocos...Para dois peixes, uns 4 ou 5 floquitos médios, mais ou menos...

Essencialmente, plantas verdadeiras, areão que não colorido e sem objectos...Simples. Natural.

Deves medir os nitratos (NO3) e os nitritos (NO2).

Um aquário de 20 litros é muito curto para peixes de água cria, pois eles crescem imenso...Quando começarem a crescer, arranja um aquário bem maior (nunca menos de 60 litros), ou então arranja alguém que possa ficar com eles...

Publicado:

Obrigado pela resposta breve Amigo xD

Ok já entendi a parte da comida...

Entao vou ter de comprar um Aquario maior, pois ja me estou a afeiçoar a eles...

Não quero ser abusador, mas só mais uma pergunta, no futuro quais as especies de peixes que posso por juntamente com eles?

Mais uma vez obrigado pela breve resposta e pela ajuda dada :eusathink:

Publicado:

Sobre os peixes de água fria não te posso ajudar muito. No entanto entende que quando eu falo em aquário de 60 cm, é só para esses dois. Colocar mais peixes desses, é arriscado.

Os peixes de água quente normalmente crescem menos...Talvez seria melhor trocares os peixes. É uma sugestão...

Publicado: (editado)
Sobre os peixes de água fria não te posso ajudar muito. No entanto entende que quando eu falo em aquário de 60 cm, é só para esses dois. Colocar mais peixes desses, é arriscado.

Os peixes de água quente normalmente crescem menos...Talvez seria melhor trocares os peixes. É uma sugestão...

Sim já pensei disso, mas como disse em cima "ja me estou a afeiçoar a eles" por isso acho que quando começar a ter mais experincia compro outro aquario maior, transfiro estes dois para lá e o outro antigo coloco peixes de agua doce tropical.... o que acha?

Estava a pensar em fazer o meu proprio aquario, visto que tenho experiencia em vidros...um de 70 x 45 x 40...e até lá pondero se o faço plantado ou não, mas para isso tenho que me informar melhor sobre os prós e contras.

Porque acho que estou a gostar deste Hobby :lol:

Mais uma vez obrigado pela resposta

Editado por MacCallester
Publicado:

Vai com calma!

Lê muito sobre este hobbie e não tens nada melhor como este forum.

Vai te habituando com esse aqua que tens.

Tira o maximo de duvidas.

Aprende tudo que achas que deves aprender.

Quando achares bem avançar, faz um pequeno projecto, defines tudo que vais meter o que vais comprar.

Metes aqui para o pessoal comentar e não cometeres erros.

Se não te queres desfazer dos peixes um dia e tens por exemplo um quintal podes fazer um lago, para os peixes de agua fria não há melhor, eles crescem mesmo muito.

Agora te los juntos com os de agua doce num aqua de 60 litros ou até mais não é boa ideia.

E tinhas que optar sempre por peixes grandes tipo ciclideos, peixes que para iniciantes não são os melhores boa sorte!

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

mas como disse em cima "ja me estou a afeiçoar a eles" por isso acho que quando começar a ter mais experincia compro outro aquario maior, transfiro estes dois para lá e o outro antigo coloco peixes de agua doce tropical.... o que acha?

Estava a pensar em fazer o meu proprio aquario, visto que tenho experiencia em vidros...um de 70 x 45 x 40...e

Boas

Já que estas a se afeiçoar à eles faz um aquário de 100 x 40 x 45. Para este aquário no máximo

4 peixes de água fria. E não esqueça de ciclar o aquário.

Qual a temperatura da água aí na tua região? Se a temperatura estiver muito baixa colocas um termostato, mas cuidado para não exagerares na temperatura.

Cumps.

Jaqueline

Editado por Jaque
Publicado:
Vai com calma!

Lê muito sobre este hobbie e não tens nada melhor como este forum.

Vai te habituando com esse aqua que tens.

Tira o maximo de duvidas.

Aprende tudo que achas que deves aprender.

Quando achares bem avançar, faz um pequeno projecto, defines tudo que vais meter o que vais comprar.

Metes aqui para o pessoal comentar e não cometeres erros.

Se não te queres desfazer dos peixes um dia e tens por exemplo um quintal podes fazer um lago, para os peixes de agua fria não há melhor, eles crescem mesmo muito.

Agora te los juntos com os de agua doce num aqua de 60 litros ou até mais não é boa ideia.

E tinhas que optar sempre por peixes grandes tipo ciclideos, peixes que para iniciantes não são os melhores boa sorte!

Ok

Vou fazer isso que estas a dizer e obrigado a todos pela ajuda prestada

E vou precisar de muita sorte mesmo :confused4:

Boas

Já que estas a se afeiçoar à eles faz um aquário de 100 x 40 x 45. Para este aquário no máximo

4 peixes de água fria. E não esqueça de ciclar o aquário.

Qual a temperatura da água aí na tua região? Se a temperatura estiver muito baixa colocas um termostato, mas cuidado para não exagerares na temperatura.

Cumps.

Jaqueline

Não sei bem, mas acho que é entre 16 a 18, como Santarém incontra-se ao nivel da água do mar...mas isso sou eu a presumir

Obrigado pelas dicas :P

Não sei bem, mas acho que é entre 16 a 18, como Santarém incontra-se ao nivel da água do mar...mas isso sou eu a presumir

Boas

Se a temperatura da água do aquário está entre 16-18 C é melhor comprar um termostato

e regulá-lo para 22 ou até 24 C que eles gostam mais. O importante é a temperatura

ficar constante e não haver variações significativas da noite para o dia.

cumps.

Jaque

Editado por Jaque
Boas

Se a temperatura da água do aquário está entre 16-18 C é melhor comprar um termostato

e regulá-lo para 22 ou até 24 C que eles gostam mais. O importante é a temperatura

ficar constante e não haver variações significativas da noite para o dia.

cumps.

Jaque

aaahhh :drool3:

Então Amanha vou já comprar.

Obrigado pela dica...não sabia que eles gostavam desse tipo de temperaturas...

Ainda não tenho a certeza da especies dos meus dois peixes :S

Um deles penso que seja um Kinguios pelo menos ele é dourado e tem todas as barbatanas que este têm....mas só uma coisa que acho estranho é que ele tem a "barriga" (zona de baixo) toda pratiada, será porque ainda é jovem? O outro é todo, digamos, malhado, castanho com cinzento....

O primeiro tem mais ou menos 10 cm e o outro uns 5cm. Pergunto isto pois como não fui eu que os comprei, eles foram me dados.

Mais umas duvidas, se não for abusar, é normar eles nadarem tanto? Pelo menos parecem me alegres quando chego perto deles....mexem-se muito penso que seja norma não é?!

É necessario ter 24H por 24h os motores a trabalhar? (Bomba de Ar e Filtro)

Se não, quanto tempo é que é preciso?

Aconselhou-me a "adiquirir" um termostato, pode-me endicar uma marca confiável e acessivel?

Ultima questão ;)

Como disse, este peixes preferem a temperatura a 22º ou mesmo a 24º, então deduso (atenção isto é so o meu cerebro a pensar) posso colocar um peixe de agua doce tropical com os mesmos parametros de agua (temperatura e PH) com este dois que tenho aqui (isso é claro quando possuir um aqua maior)

Obrigado pelos vossos conselhos e dicas, pois estam a ser muito valiosas xD

E pela vossa paciensia em me aturar e aturar as minha perguntas =D

Editado por MacCallester
aaahhh :D

Então Amanha vou já comprar.

Obrigado pela dica...não sabia que eles gostavam desse tipo de temperaturas...

Ainda não tenho a certeza da especies dos meus dois peixes :S

Um deles penso que seja um Kinguios pelo menos ele é dourado e tem todas as barbatanas que este têm....mas só uma coisa que acho estranho é que ele tem a "barriga" (zona de baixo) toda pratiada, será porque ainda é jovem? O outro é todo, digamos, malhado, castanho com cinzento....

O primeiro tem mais ou menos 10 cm e o outro uns 5cm. Pergunto isto pois como não fui eu que os comprei, eles foram me dados.

Mais umas duvidas, se não for abusar, é normar eles nadarem tanto? Pelo menos parecem me alegres quando chego perto deles....mexem-se muito penso que seja norma não é?!

É necessario ter 24H por 24h os motores a trabalhar? (Bomba de Ar e Filtro)

Se não, quanto tempo é que é preciso?

Aconselhou-me a "adiquirir" um termostato, pode-me endicar uma marca confiável e acessivel?

Ultima questão :)

Como disse, este peixes preferem a temperatura a 22º ou mesmo a 24º, então deduso (atenção isto é so o meu cerebro a pensar) posso colocar um peixe de agua doce tropical com os mesmos parametros de agua (temperatura e PH) com este dois que tenho aqui (isso é claro quando possuir um aqua maior)

Obrigado pelos vossos conselhos e dicas, pois estam a ser muito valiosas xD

E pela vossa paciensia em me aturar e aturar as minha perguntas =D

Olá

Coloca primeiro um termômetro no teu aquário e mede a temperatura à noite e durante o dia.

No meu caso (aquário de peixes vermelhos) vi que a temperatura estava ficando nos 20 C e ainda vai esfriar mais aqui na minha cidade (moro no Brasil). Os meus peixes passam o ano todo a 25 - 27 C (na época mais quente). Coloquei esta semana um termostato.

Quando se usa um termostato é fundamental usar também um termômetro.

No meu aquário regulei então o termostato para marcar 24C. Noto que a temperatura da água fica em 23C (acho que é por que a temperatura da sala está um pouco fria). Assim, no meu caso, acho que se quiser manter a temperatura do meu aqua em 24 C vou ter que regular o termostato para 26C. A escala do termostato é de 2 em 2 graus.

Para se conferir se o termostato esta a funcionar direito consulto o termômetro que coloquei no aquário. Cuidado para não esquentar demais. Outra coisa: a água da TPA deverá ter a mesma temperatura ou no máximo 1-2 graus a mais. Se houver choque de temperatura eles podem ficar debilitados e aí é uma porta aberta para a as doenças oportunistas.

Pode comprar um da marca JBL que é excelente. O termostato que você deve colocar no aquário vai depender dos litros do seu aquário. Você disse que o aqua é de 20L não?

20L é muito pequeno. Coitadinhos dos seus peixes. Mesmo que você não consiga ver vai acumular muita sujeira neste aquarinho. Sejas amigo dos peixes. Compras um aquário maior sem demora. Faz o ciclo do azoto e depois coloca os peixes. Se vira para comprar um aquário maior ou dá para alguém que tenha condições de criá-los.

Compras um aquário maior que você vai querer colocar outros peixes. O problema

dos peixes vermelhos é esse: a tentação de comprar outros, eles são tão lindos.

E em aquários de peixes vermelhos é melhor não colocar outros tipos de peixes, só eles, que por si só já alegram e muito o aquário.

Sim, é normal eles nadarem bastante. E quando chegas perto eles pensam que vão ganhar comida. Por falar nisso as melhores marcas: Sera e JBL (ambas para peixes vermelhos).

O filtro e a bomba de ar devem ficar o tempo todo ligados. Se desligar o filtro haverá morte das bactérias benéficas. Neste caso acumula muita amônia e os peixes morrem.

Só desligar o filtro para limpeza periódica e para sifonar o fundo. No seu caso vai ter que sifonar duas vezes na semana. Como são 20L tire no máximo uns 4 litros de cada vez. É melhor sifonar e fazer a troca parcial com pouca troca de àgua mais vezes na semana do que trocar muita água uma vez por semana. O choque será menor e a água ficará mais parecida com as condições a que eles já estão acostumados.

cumps.

Jaqueline

Editado por Jaque
Olá

Coloca primeiro um termômetro no teu aquário e mede a temperatura à noite e durante o dia.

No meu caso (aquário de peixes vermelhos) vi que a temperatura estava ficando nos 20 C e ainda

vai esfriar mais aqui na minha cidade (moro no Brasil). Os meus peixes passam o

ano todo a 25 - 27 C (na época mais quente). Coloquei esta semana um termostato.

No meu aquário regulei então o termostato para marcar 24C. Noto que a temperatura da água fica em 23C (acho que é por que a temperatura da sala está um pouco fria). Assim, no meu caso, acho que se quiser manter a temperatura do meu aqua em 24 C vou ter que regular o termostato para 26C. A escala do termostato é de 2 em 2 graus.

Para se conferir se o termostato esta a funcionar direito consulto o termômetro que coloquei no aquário.

Pode comprar um da marca JBL que é excelente. O termostato que voc~e deve colocar no aquário vai depender dos litros do seu aquário.

Sim, é normal eles nadarem bastante. E quando chegas perto eles pensam que vão ganhar comida. Por falar nisso as melhores marcas: Sera e JBL (ambas para peixes vermalhos).

cumps.

Jaqueline

Ola

O meu pai é tambem do Brasil mas é da zona de São Paulo...

O meu aqua é de 20 Litros...

Amanha de manha já vou comprar o tremometro e ver os preços dos termostatos e depois digos-vos quais os valores que tenho de temperatura no meu aqua.

Pode-se misturar peixes de agua doce fria com agua doce tropical, visto que os de agua doce fria (neste meu caso) gostam da temperatura a 22º a 25º?

Pesso desculpa pela pergunta...mas até faz algum sentido, penso eu...

E essa marca que aconcelhas-te é de preço acessivel (+ ou - é claro)?

Siim eu sei que tenho que comprar um aqua maior, mas só soube agora pois deram-me os peixes no sabado passado ja fez um semana...desconhcia de qualquer coisa...só nestes ultimos dias é que tenho aprendido mais sobre este hobby

Obrigado por me esclareceres às minhas quetões...

Editado por MacCallester
Ola

O meu pai é tambem do Brasil mas é da zona de São Paulo...

O meu aqua é de 20 Litros...

Amanha de manha já vou comprar o tremometro e ver os preços dos termostatos e depois digos-vos quais os valores que tenho de temperatura no meu aqua.

Pode-se misturar peixes de agua doce fria com agua doce tropical, visto que os de agua doce fria (neste meu caso) gostam da temperatura a 22º a 25º?

Pesso desculpa pela pergunta...mas até faz algum sentido, penso eu...

E essa marca que aconcelhas-te é de preço acessivel (+ ou - é claro)?

Siim eu sei que tenho que comprar um aqua maior, mas só soube agora pois deram-me os peixes no sabado passado ja fez um semana...desconhcia de qualquer coisa...só nestes ultimos dias é que tenho aprendido mais sobre este hobby

Obrigado por me esclareceres às minhas quetões...

Olá

Moro em Brasília. Lê novamente a resposta pois tive que fazer umas atualizações que o meu computador está travando a todo instante.

Quanto ao termostato tem a marca Eheim que também é excelente. Não sei dos preços pois em Portugal deve até ser mais barato que no Brasil.

Não pode misturar peixes tropicais com peixes de água fria pois há diferenças e necessidades que variam. PH, temperatura (tropicais gostam de mais quentinho), comportamento (maioria dos outros peixes gostam de morder a cauda dos peixes vermelhos e perseguí-los).

Eu quando comecei com peixes vermelhos tinha um aquário de 30L e dava um trabalho danado. Tinha dois peixes pequenos. Usei filtro externo Atman 400 L/H neste aquario. Sifonava e fazia troca parcial toda semana. Para a água ficar limpa e cristalina trocava o refil de perlon e carvão do meu filtro toda semana quando o recomendado seria a cada 20 dias.

É assim mesmo a gente acaba se afeiçoando aos peixes e depois quer comprar mais por isso tem que ter aquário grande se quiser criar estes peixes em condições dignas.

Precisando de ajuda pode pedir.

Jaqueline

Editado por Jaque
Publicado:

Eu neste momento é claro que não estou em pensar em comprar outro peixe, só estou a perguntar por uma razão informativa e de captar o maximo de informação, e estou a pensar, como ja foi sugerido em cima fazer um lago pois tenho terreno que sobra para fazer isso...

Eu tenho muito cuidado com os animais detesto que eles sofram, mas para os ajudar e compreender tenho que me informar, se foce por mim, tinha primeiro me informado e depois comprava os peixes, mas como foram dados sem o meu conhecimento prévido....não pude fazer mais ate ao momento, como vem tenho estado muito atencioso a eles os dois...quando me deram os peixes eles estavam num aquario redondo no dia asseguir fui logo comprar um aquario maior (consuante as minhas posses no momento)

Mais uma vez Obrigado a todos e a Este Estupendo Forum

Vou fazer o que estas a dizer Amigo

Olá

No meu caso (aquário de peixes vermelhos) vi que a temperatura estava ficando nos 20 C e ainda vai esfriar mais aqui na minha cidade (moro no Brasil). Os meus peixes passam o ano todo a 25 - 27 C (na época mais quente). Coloquei esta semana um termostato.

Para se conferir se o termostato esta a funcionar direito consulto o termômetro que coloquei no aquário. Cuidado para não esquentar demais. Outra coisa: a água da TPA deverá ter a mesma temperatura ou no máximo 1-2 graus a mais. Se houver choque de temperatura eles podem ficar debilitados e aí é uma porta aberta para a as doenças oportunistas.

Pode comprar um da marca JBL que é excelente. O termostato que você deve colocar no aquário vai depender dos litros do seu aquário. Você disse que o aqua é de 20L não?

20L é muito pequeno. Coitadinhos dos seus peixes. Mesmo que você não consiga ver vai acumular muita sujeira neste aquarinho. Sejas amigo dos peixes. Compras um aquário maior sem demora. Faz o ciclo do azoto e depois coloca os peixes. Se vira para comprar um aquário maior ou dá para alguém que tenha condições de criá-los.

Compras um aquário maior que você vai querer colocar outros peixes. O problema

dos peixes vermelhos é esse: a tentação de comprar outros, eles são tão lindos.

E em aquários de peixes vermelhos é melhor não colocar outros tipos de peixes, só eles, que por si só já alegram e muito o aquário.

Sim, é normal eles nadarem bastante. E quando chegas perto eles pensam que vão ganhar comida. Por falar nisso as melhores marcas: Sera e JBL (ambas para peixes vermelhos).

O filtro e a bomba de ar devem ficar o tempo todo ligados. Se desligar o filtro haverá morte das bactérias benéficas. Neste caso acumula muita amônia e os peixes morrem.

Só desligar o filtro para limpeza periódica e para sifonar o fundo. No seu caso vai ter que sifonar duas vezes na semana. Como são 20L tire no máximo uns 4 litros de cada vez. É melhor sifonar e fazer a troca parcial com pouca troca de àgua mais vezes na semana do que trocar muita água uma vez por semana. O choque será menor e a água ficará mais parecida com as condições a que eles já estão acostumados.

cumps.

Jaqueline

Sim entendi todo o processo que me disses-te, entao faço duas vezes as TPA´s mas cada vez só troco 4 litros para não haver uma grande descabancia de temperatura.. mas o que é sifonar?

Mas tem a certeza que são peixes vermelhos? desculpa a ignorancia...

Sei que tenho que arranjar um aqua mairo, mas repara, só à uns dias é que tomei conhecimento sobre tais informações e sobre os metodos de tratar os peixes e a agua etc...

Como já mencionaram em cima, eles ainda são pequenos, daqui a uns meses já começo a ver uns aqua maiores

Muito Obrigado Amiga, por toda a ajuda dada, tem me aberto outros orizontes em relação a este hobby

Cumprimentos

Filipe

Editado por MacCallester

Boas

Põe fotos para ver se são mesmo peixes vermelhos.

Para sifonar existe um equipamento especial nas lojas. Não custa caro.

Encha a mangueira de água (todo o tubo). Segure a mangueira para não escapar a água assim como o lado do sifão. Coloque imediatamente o sifão dentro da água do aquário (mão direita) e faça movimentos de sobe e desce, enterrando o sifão no areão. Não esqueça de colocar o lado da mangueira em um balde senão vai alagar a sua sala. Este movimento vai aspirar os detritos do fundo do aquário. Faça isto em todo o areão. Sifone de maneira a retirar de 10 a 20% do água do aquário. Depois complete com água nova previamente tratada com desclorificante. Se puder encontrar PRIME da Seachem é um excelente produto.

A água a ser adicionada no aqua deve ter o mesmo PH e mesma temperatura (ou até 2C acima).

Compre testes de PH e de amônia. Deve ter também um termômetro.

Mantenha a temperatura do aquário estável. Para isto use o termostato. Para peixes vermelhos deixe a temperatura entre 24 a 26 C.

Muitos dizem que peixes vermelhos gostam de temperaturas baixas (abaixo de 18C). Se isto fosse verdade os peixes não ficariam com íctio. Muitos sequer usam termostatos.

Os peixes que toleram temperaturas muito baixas são os ancestrais selvagens dos nossos peixes vermelhos.

cumps.

Jaqueline

Editado por Jaque
Publicado:
Boas

Põe fotos para ver se são mesmo peixes vermelhos.

Para sifonar existe um equipamento especial nas lojas. Não custa caro.

Encha a mangueira de água (todo o tubo). Segure a mangueira para não escapar a água assim como o lado do sifão. Coloque imediatamente o sifão dentro da água do aquário (mão direita) e faça movimentos de sobe e desce, enterrando o sifão no areão. Não esqueça de colocar o lado da mangueira em um balde senão vai alagar a sua sala. Este movimento vai aspirar os detritos do fundo do aquário. Faça isto em todo o areão. Sifone de maneira a retirar de 10 a 20% do água do aquário. Depois complete com água nova previamente tratada com desclorificante. Se puder encontrar PRIME da Seachem é um excelente produto.

A água a ser adicionada no aqua deve ter o mesmo PH e mesma temperatura (ou até 2C acima).

Compre testes de PH e de amônia. Deve ter também um termômetro.

Mantenha a temperatura do aquário estável. Para isto use o termostato. Para peixes vermelhos deixe a temperatura entre 24 a 26 C.

Muitos dizem que peixes vermelhos gostam de temperaturas baixas (abaixo de 18C). Se isto fosse verdade os peixes não ficariam com íctio. Muitos sequer usam termostatos.

Os peixes que toleram temperaturas muito baixas são os ancestrais selvagens dos nossos peixes vermelhos.

cumps.

Jaqueline

Boas

Cheguei agora em casa...comprei um tremometro e um termostato :)

Hoje vou fazer o TPA e aproveito e coloco o tremometro e o termostato (lavdos e fervidos é claro), o que acha?

Em relação dos sifões, vou ver os preços e sera a minha prossima compra...

Logo mais adiciono aqui no Post umas fotos dos "meninos" xD

Mas pelo qe tive a pesquizar penso que seja os tais peixes vermelhos como tu disses-te, penso que seja o peixe dourado ou de ouro

Então regulo o termoestato, progrecivamente certo?! ate chegar à temperatura desejada?

Muito mas mesmo muito obrigado por me estares a ajudar

Cumprimentos

Filipe

Hoje vou fazer o TPA e aproveito e coloco o tremometro e o termostato (lavdos e fervidos é claro), o que acha?

Então regulo o termoestato, progrecivamente certo?! ate chegar à temperatura desejada?

Olá

Não fervas o termômetro e o termostato. :) Pode estragar.

O meu eu não cheguei nem a lavar. Quanto ao termômetro pode dar uma pequena lavada, mas sem detergente, sem nenhum produto.

Deixa para fazer a TPA na hora mais quente do dia.

Qual a temperatura do aquário hoje ?

cumps.

Jaqueline

Editado por Jaque
Olá

Não fervas o termômetro e o termostato. :bs_quesexclaim: Pode estragar.

O meu eu não cheguei nem a lavar. Quanto ao termômetro pode dar uma pequena lavada, mas sem detergente, sem nenhum produto.

Deixa para fazer a TPA na hora mais quente do dia.

Qual a temperatura do aquário hoje ?

cumps.

Jaqueline

Dei só ma passada de agua semi-quente pelos dois...

Ok entao só posso fazer amanha à tarde.

Está a entre 19º e 19.5º

Cumps

Filipe

Editado por MacCallester
Dei só ma passada de agua semi-quente pelos dois...

Ok entao só posso fazer amanha à tarde.

Está a entre 19º e 19.5º

A temperatura do aquário está em 19C ?

Comprou um termostato de acordo com o tamanho do seu aquário? Quantos W ?

Lê as instruções da caixa e regula o termostato para 26C. Após um tempo vê se o termômetro está marcando 25 ou 26C.

Quando fizeres a TPA não esqueça de desligar o termostato.

Comprastes também condicionador de água (desclorificador)? Qual o PH da água que sai da torneira? Qual o PH da água do aquario? Ambas tem que ser bem próximas ou iguais.

Quando fizeres a troca de água a temperatura da água que entra no aquário pode ser de até 2C acima da água do teu aquário. Nunca mais fria. Esquenta um pouco de água e usa o termômetro para te certificares que está tudo ok.

Cumps.

Jaqueline

Editado por Jaque
A temperatura do aquário está em 19C ?

Comprou um termostato de acordo com o tamanho do seu aquário? Quantos W ?

Lê as instruções da caixa e regula o termostato para 26C. Após um tempo vê se o termômetro está marcando 25 ou 26C.

Quando fizeres a TPA não esqueça de desligar o termostato.

Comprastes também condicionador de água (desclorificador)? Qual o PH da água que sai da torneira? Qual o PH da água do aquario? Ambas tem que ser bem próximas ou iguais.

Quando fizeres a troca de água a temperatura da água que entra no aquário pode ser de até 2C acima da água do teu aquário. Nunca mais fria. Esquenta um pouco de água e usa o termômetro para te certificares que está tudo ok.

Cumps.

Jaqueline

Sim está a 19ºC...

Quando fui comprar na loja, a vendedora perguntou de quanto era o meu aquario...ela me deu o correcto (penso eu)

PH no aqua +/- 7.8

PH da torneira +/- 7.8

Termostato --> "AquaClear" 25L e 25 Watts

Ainda não comprei o condicionador da água :bs_quesexclaim:

Cumps

Filipe

Editado por MacCallester
Publicado:
Sim está a 19ºC...

Quando fui comprar na loja, a vendedora perguntou de quanto era o meu aquario...ela me deu o correcto (penso eu)

PH = 7.8

Termostato --> "AquaClear" 25L e 25 Watts

O PH está um pouco alto mas como o aquário é novo logo vai baixar. Uma vez por semana mede o PH.

O ideal seria 7.2 - 7.4

Observa sempre o nível de sujidade do aquário e o comportamento dos peixes. Faz a TPA quando precisar seguindo as orientações. No teu caso (25L), umas duas vezes por semana. Não retire água exageradamente, pois eles podem estranhar a mudança repentina.

Importante: Não dê muita comida aos teus peixes. Também não os deixe passar fome.

Alimente-os duas vezes ao dia.

Importante II: Pensas logo em comprar outro aquário maior. Os peixes estão de que tamanho ?

Se forem pequenos aguentam neste aquário mais ou menos um mês a um mês e meio. Mas somente se houver manutenção correta do aquário e do filtro.

cumps.

Jaqueline

O PH está um pouco alto mas como o aquário é novo logo vai baixar. Uma vez por semana mede o PH.

O ideal seria 7.2 - 7.4

Observa sempre o nível de sujidade do aquário e o comportamento dos peixes. Faz a TPA quando precisar seguindo as orientações. No teu caso (25L), umas duas vezes por semana. Não retire água exageradamente, pois eles podem estranhar a mudança repentina.

Importante: Não dê muita comida aos teus peixes. Também não os deixe passar fome.

Alimente-os duas vezes ao dia.

Importante II: Pensas logo em comprar outro aquário maior. Os peixes estão de que tamanho ?

Se forem pequenos aguentam neste aquário mais ou menos um mês a um mês e meio. Mas somente se houver manutenção correta do aquário e do filtro.

cumps.

Jaqueline

Ok vou seguir todas as indicações que me deste :bs_quesexclaim:

Eles ainda são pequenos o cor de laranja esta com 10cm o malhado esta com 5cm...quanto tempo é que eles demorar a crescer mais ou menos?

Achas melhor baixar o PH?

Em relação ao comportamento deles, os dois parecem-me bem, nadam bastante, estao sempre a limpar o fundo, sempre a mexer nas pedras e gostam bastante de se meter por entre as bolhas de ar, que provem da pedra difusora :D :D

Cumps

Filipe

Editado por MacCallester
Publicado:
Eles ainda são pequenos o cor de laranja esta com 10cm o malhado esta com 5cm...quanto tempo é que eles demorar a crescer mais ou menos?

Achas melhor baixar o PH?

PH

Por hora deixes o PH como está. Com certeza vai abaixar gradualmente. Por isso te digo: medes sempre o PH umas duas vezes po semana (melhor). Não deixes ficar ácido. Estes peixes são de água alcalina.

O tamanho.

Calculo baseado nos meus que estavam em uma situação parecida com os teus: em dois meses deverão ter crescido algums poucos centímetros. (aquário pequeno). Coloque-os em um aquário maior e verás como crescem bem. Mas deixá-los neste aquário pequeno por muito tempo é crueldade. Eles têm necessidades próprias.

A medida é feita incluindo a cauda?

Se for dar uma casa nova para os teus peixes lembre-se que tem que fazer o ciclo do azoto. O ideal é por volta de um mês de ciclo.

cumps.

Jaqueline

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!