che Publicado Abril 11, 2010 Publicado Abril 11, 2010 olá !!! tenho o meu aquario há cerca de ano e meio e já tem o areão muito sujo, e estou a pensar em limpar o aquario. como tenho o aquario com cerca de 15 peixes gostaria de ajuda como fazer a limpeza cumps Citar
TiagoMarques Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Bem, a que tipo de limpeza de referes? Presumo que de vez em quando tenhas feito uma TPA (Troca parcial da agua), cerca de 20%. Quanto ao areão, não o retires. Arranja um aspirador de areão (talvez é o que usas para a TPA) e limpa a sujidade que existe nele Não é necessário retirares os peixes, isso provocaria uma situação de stresse. Abraço Citar
che Publicado: Abril 15, 2010 Autor Publicado: Abril 15, 2010 olá!!! a limpeza que eu quero fazer é uma limpeza a 100%, pretendo tirar o areao limpar o aquario por dentro, fazer um novo plantado cumps Citar
crush Publicado: Abril 15, 2010 Publicado: Abril 15, 2010 Isso é uma operação delicada...Não muito indicada, mas por vezes, por motivos de força maior, necessária... Primeiro, desliga o filtro e possíveis bombas de ar, de forma a deixar a água calma e os possíveis detritos caírem no fundo. Segundo, arranja um grande recipiente onde possas colocar os peixes e o termostato (ou então se estiveres numa divisão muito quente, não precisas de termostato - podes usar um aquecedor de casa para aquecer a divisão). Terceiro, tira mais de metade da água do aquário, para a utilizares novamente no outro aquário (daí ser importante desligar o filtro, para não usares água com muita porcaria, para não sujares o novo aquário). Nesse mesmo recipiente, guarda as matérias filtrantes do filtro. Quarto, retira o areão para algum recipiente e utiliza a água do aquário para o lavar (não convém lavar com água da torneira, de forma a não perderes (todas) as bactérias que estão alojadas no areão). Atenção para não desperdiçares demasiada água e ficando metade do areão sem a limpeza. Podes aproveitar esta água para limpar o filtro também. Quinto, limpa o aquário, apenas com água quente (não demasiado, para não estragar os silicones). Sexto, monta o areão e as plantas a teu gosto. Sétimo, começa a encher o aqua com a água antiga, só depois com a água nova (não esquecer de a deixar repousar pelo menos 24 horas num recipiente aberto de forma a evaporizar o cloro). Oitavo, colocar filtro e termostato a funcionar e aguardar que esteja já tudo bem. Nono, colocas os peixes tal e qual como se tivesses comprado numa loja (num saquinho durante 15 minutos para se ambientarem à temperatura e mais 15 minutos com mistura de água do aquário e só depois coloca-los no aquário) Décimo, desfruta do novo aquário Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Recommended Posts