Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Tenho um aquário com cerca de 120 litros e a calha é uma sun-sun com 3 x 39 watts, com as lampadas originais.

Montei o aquário há pouco tempo e queria fazer um tapete de glosso, mas este em vez de se estar a espalhar na horizontal, está a crescer para cima.

Parece me um sinal de falta de iluminação... Ou será do espectro das lampadas? Como aquilo é luz branca, talvez falte um pouco de luz mais amarelada... Será isso? O que me aconselham?

Editado por Egnom
Publicado:

Também tive esse problema com a glosso. Mas era falta de iluminação, 50 W para 120L. Vou voltar a tentar num 25L. E sim, altos K emitem na zona do azul a clorofila alfa necessita também de baixo espectro na zona do vermelho. Uma 5000k ai era bem vinda.

Publicado:

o crescimento horizontal ou vertical é condicionado sim pela iluminação, tanto a intensidade como o espectro, mas ao contrario do que sugerem, mais azul leva a um crescimento mais horizontal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá just, podes desenvolver isso mais um pouco?

Tenho aqui ao meu lado (em Peniche) um aquário de 40L e uma lâmpada de 36W PL-L, tenho o mesmo problema, apesar de bom crescimento horizontal, as folhas ficam muito altas, sempre pensei que quanto mais a rondar os 10000ºk mais baixa ficasse.

Abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
(...) mais azul leva a um crescimento mais horizontal.

(...) sempre pensei que quanto mais a rondar os 10000ºk mais baixa ficasse.

Abraço,

Fernando

Isto não é a mesma coisa por palavras diferentes? lâmpadas com mais de 10000ºK são para o azulado ou estou enganado?

Publicado:

Olá.

Não sei porquê, mas eu e o Space Cowboy há uns anos comprovamos que o facto da glosso ser de cultivo emerso ou imerso também influenciava o seu crescimento.

Quase toda a glosso propagada imersa, tinha um crescimento vertical preferencialmente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Isto não é a mesma coisa por palavras diferentes? lâmpadas com mais de 10000ºK são para o azulado ou estou enganado?

Ups... não sei porquê mas percebi Amarelo... sorry, my mistake!

De qualquer forma coloquei mais uma lâmpada de 36W. 72W em 40L de água... é bom começar a controlar todos os dias NO3 e PO4 :D É cá uma "bujarda" de luz...

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
Olá.

Não sei porquê, mas eu e o Space Cowboy há uns anos comprovamos que o facto da glosso ser de cultivo emerso ou imerso também influenciava o seu crescimento.

Quase toda a glosso propagada imersa, tinha um crescimento vertical preferencialmente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Isto parece-me realmente interesse, sabes a razão?

Publicado:

Olá de novo.

Isto parece-me realmente interesse, sabes a razão?
Não sei porquê...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

eu tinha glosso num vaso, propaga na horizontal.

O problema não é esse... Na forma emersa obviamente que a glossostigma crescerá na horizontal, pois a planta não consegue criar caules suficientemente fortes para a sustentar.

O que eu e o Pedro reparámos é que propagando pés crescidos na forma emersa, quando eram colocados dentro de água estes cresciam preferencialmente na horizontal.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

ad eternum, ou nos primeiros tempos?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá de novo.

Óbvio que era nos primeiros tempos. Pelo menos até ser podada... ou seja, o estolho inicial mantinha-se sempre horizontal. A partir do momento em que era replantado, todos os novos estolhos cresciam preferencialmente na vertical.

Abraço.

Luís Fortunato