Peixes no meu aqua morrem


xoxe

Recommended Posts

Olá a todos. Sou novo neste forum.

Já possuo aqua comunitário à perto de 2 anos, mas ainda não consegui perceber prq motivo os peixes no meu aqua morrem tanto.

Sempre que meço os parâmetros da água, não encontro nenhum em níveis desajustados. Excepto o pH que tem tendência para baixar.

Tive peixes que duraram alguns dias, outros semanas, e outros alguns meses.

Gostava de saber onde estou a errar.

 

Tamanho de aquário : 80 L

Iluminação : 36 W

Filtragem : 600 Lph externo

Fauna (segundo a minha literatura):

4 Tetra limão

1 Tetra fantasma

1 Ancistros albino

1 Rasbora Arlequim

1 ????

1 Peixe gato Panda (segundo a loja)

1 Khuli

 

Flora:

1 Anubia nana

1 Feto ???

2 Espada do amazonas

2 Plantas rasteiras verde escuro (já me esqueci do nome)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás que dar mais informações...

 

Quais os parâmetros da água? pH, NO3? Como fazes as TPAs e as limpezas do filtro?

 

Quanto ao peixe gato panda, será este

 

39_81d48181dcaad0b0d2416cb3fed44555.jpg

 

Se sim, é uma corydora panda. São peixes de cardume, por isso deves ter mais. Umas cinco pelo menos...

 

Que sintomas apresentam os peixes quando morrem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para além das questões que o crush refere, deves igualmente investigar essas variações do PH pois essa será de certeza uma das razões principais para as mortes dos peixes, pois a "flutuação" do PH é mais mortal do que um PH ligeiramente alto ou baixo para as caracteristicas de um peixe.

 

Que peixes morrem? Morrem os que já estão no aqua quando colocas os peixes novos, ou são os peixes novos que trazes da loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a respostas já dadas.

O peixe gato Panda não é uma corydora. Para colocar foto é dificil pois acho que é um peixe nocturno. Mas este acho que se está a dar bem, pelo menos já cresceu bastante e já alguns meses.

TPA's não faço, apenas acrescento a água que se perde por evaporação. A limpesza do filtro fasso pra ái de 2 em 2 meses.

Quanto aos parametros da água eu digo mais logo noutro post, neste momento não tenho condições para poder dizer.

Morrem peixes de qualquer espécie e passado pouco ou muito tempo após os comprar. Muitas vezes quando dou conta o peixe já desapareceu completamente, provavelmente os outro comeram-no.

Nunca consegui ter um pleco que durasse mais de 6 meses após a compra.

O peixe que eu tive que durou mais tempo foi um botia palhaço que durou perto de um ano. Tive muita pena quando morreu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a respostas já dadas.

O peixe gato Panda não é uma corydora. Para colocar foto é dificil pois acho que é um peixe nocturno. Mas este acho que se está a dar bem, pelo menos já cresceu bastante e já alguns meses.

TPA's não faço, apenas acrescento a água que se perde por evaporação. A limpesza do filtro fasso pra ái de 2 em 2 meses.

Quanto aos parametros da água eu digo mais logo noutro post, neste momento não tenho condições para poder dizer.

Morrem peixes de qualquer espécie e passado pouco ou muito tempo após os comprar. Muitas vezes quando dou conta o peixe já desapareceu completamente, provavelmente os outro comeram-no.

Nunca consegui ter um pleco que durasse mais de 6 meses após a compra.

O peixe que eu tive que durou mais tempo foi um botia palhaço que durou perto de um ano. Tive muita pena quando morreu.

 

A parte a Bold poderá ser o principal motivo!!!! Se fosse a ti começava a investir neste ponto e depois analisa o comportamento da fauna.

 

Abraços

 

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excepto o pH que tem tendência para baixar
TPA's não faço

 

Acho que tu próprio já deste as respostas...

Variações de PH são mortais para os peixes... Se não fazes TPA's deves ter os nitratos...Altissimos...

Quando compras verificas os parametros dos peixes, ou seja, os parametros indicados para os peixes que compras?

Mas básicamente parece que já respondes-te ao teu problema.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo não está mesmo NADA bem quando um pleco não dura mais que 6 meses...Até num aquário de 20 litros, sobrepovoado, tive um pleco que durou (ainda dura, mas noutro aquário) mais que isso e sempre a crescer...

 

Essas variações de pH e a falta de TPAs estão seguramente na origem do problema.

 

Se o aquário nunca viu uma limpeza, atendendo que deves ter restos de comida de há dois anos, ou tens um filtro super bom, ou até terás algo mais alto que os nitratos, tal como nitritos e amónia...Um aquário ciclado não significa que não possa vir a ter nitritos e amónia novamente...

 

Pondera seriamente uma limpeza enorme no teu aquário e depois uma limpeza regular ao longo do tempo. Para bem dos peixinhos, que não têm culpa nenhuma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora o user já respondeu à sua questão.

 

A falta de TPA's é a principal razão dos problemas das mortes. Se uma devida manutenção do aqua é impossivel manter peixes por mais resistentes que eles sejam.

 

E um aqua de 80 litros (penso que sejam brutos) muito aguentaram os plecos.

 

Reconsidera uma limpeza no aqua, aspiração do areão, limpeza dos vidros, etc. etc. e depois podes pensar em peixes que se adaptem relativamente bem ao aqua que tens bem como à litragem.

 

Recomendo-te ainda uma serie de leituras por vários tópicos aqui no fórum, principalmente no assunto: Manutenção.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso o Peixe-Gato Panda não é este:

pimelodus_pictus.jpg

Se for estás tramado!Ele fica enorme e decerteza que é ele que te anda a matar os peixes e a comelos!

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos primeiro ano em que tive o aqua sempre fiz TPA's de 10 % semanalmente e os peixes morriam na mesma. Depois passei a fazer menos regularmente e ainda morriam, depois passei apenas a acrescentar a água que se perde por evaporação e não notei diferença nos parametros da água. Apenas o pH é necesário aumentar o que faço com sera pH plus.

Parametros da água medidos hoje:

pH = 7

NO2 < 0,1 g/l

NO3 < 5 g/l

NH3/NH4 = 0

Penso que estes parametros não são mortíferos para os peixes.

Também não é esse peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que o pH baixa, estás a falar baixar até que valores? esses peixes são de águas ácidas, pelo que se baixar o pH um pouco, não haverá problema...Experimenta não mexer no pH durante algum tempo e depois informa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a respostas já dadas.

O peixe gato Panda não é uma corydora. Para colocar foto é dificil pois acho que é um peixe nocturno. Mas este acho que se está a dar bem, pelo menos já cresceu bastante e já alguns meses.

TPA's não faço, apenas acrescento a água que se perde por evaporação. A limpesza do filtro fasso pra ái de 2 em 2 meses.

Quanto aos parametros da água eu digo mais logo noutro post, neste momento não tenho condições para poder dizer.

Morrem peixes de qualquer espécie e passado pouco ou muito tempo após os comprar. Muitas vezes quando dou conta o peixe já desapareceu completamente, provavelmente os outro comeram-no.

Nunca consegui ter um pleco que durasse mais de 6 meses após a compra.

O peixe que eu tive que durou mais tempo foi um botia palhaço que durou perto de um ano. Tive muita pena quando morreu.

 

Boas

Sem TPA,s,resposta dáda,feita pergunta,resposta dada por ti,está tudo dito.

razões das mortes. A.S :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH de 5? E qual o pH que sai da tua torneira?

 

Então de certeza que essas mortes se devem à constante variação de pH...Os peixes são mais sensíveis à variação de pH do que propriamente aos níveis de pH...Passar de 5 para 7, em tão pouco tempo, não é brincadeira. Um pH de 5,5 é 10 vezes mais ácido que um pH de 6,5, só para teres uma noção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH de 5? E qual o pH que sai da tua torneira?

 

Então de certeza que essas mortes se devem à constante variação de pH...Os peixes são mais sensíveis à variação de pH do que propriamente aos níveis de pH...Passar de 5 para 7, em tão pouco tempo, não é brincadeira. Um pH de 5,5 é 10 vezes mais ácido que um pH de 6,5, só para teres uma noção...

 

Vou dar a minha opinião, já que penso eu; passei por uma situação muito semelhante á cerca de dois anos quando me iniciei na aquariofilia. Devido a más informações dadas por um lojista, fui induzido em erro a tentar por todos os meios ter a água do aquário com os valores de ph em 7.0. Ora na altura e sendo eu inexperiente foi-me vendido um produto que corrigia quimicamente os valores do ph; o que acontecia é que consoante eu introduzia água nova no aqua o valor do ph subia para 7.5 que é o valor com que a água sai da minha torneira; mas passado algum tempo e tendo eu um tronco na água o valor de ph ia descendo até 6.5. Conclusão, eu andava sempre numa roda viva entre medições quase diárias dos valores do ph e introduçaõ de químicos na água; quer para subir, quer para descer os valores do ph. Como já foi dito neste tópico os peixes não toleram variações súbitas no ph; embora possam tolerar certos valores sendo a subida ou a descida feita de uma forma lenta e gradual através de formas não químicas; por exemplo introdução de um tronco, de turfa ou de folhas de amendoeira e/ou de outras árvores apropriadas descem o valor do ph; bem como a introdução de conchas ou pedras calcárias fará com que o ph suba.

Neste caso o que penso que possa estar a acontecer, é uma junção de dois factores; uma correcção exagerada quimicamente forçada e a falta constante que é o facto de não ser retirada nenhuma água do aquário sem ser através da evaporação da mesma.

Tendo em conta tudo isto que acabei de referir, aconselho que deixes de por químicos na água para corrigir o ph e que faças tpa's da forma clássica e correcta; retirando alguma água com uma mangueira ou um aspirador, e repondo a água em falta claro está e se possível sem cloro. Retiras água da torneira para um recipiente e deixas em descanso e de forma ao cloro evaporar; assim evitas o uso de mais químicos para retirar o cloro da água.

Também convem referir que aquando da limpeza do filtro e das matérias filtrantes, essa limpeza deverá ser efectuada com água proveniente do aquário...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim concordo com o nf98977a.

 

As variações do PH resultantes dos acertos feitos quimicamente e a reposição de água de valores diferentes sem a TPA necessária poderão estar a contribuir para a morte dos animais.

 

Repara que não é apenas este ou aquele factor, mas sim uma série de procedimentos regulares que estás a fazer que provocam essas diferenças de PH e consequentes mortes.

 

A água que colocas é da companhia certo?

Não estás a utilizar de outro local?

 

Faz uma medição durante uma semana ou duas sobre a água que estás a utilizar para ver se a mesma apresenta os mesmos valores, pois o problema pode até nem estar a acontecer no teu aquário, mas logo à saída da torneira.

 

Repara que no entanto não acredito muito na hipotese que coloquei pois as águas para consumo humano estão sujeitas a normas e controlos regulares onde a variação do PH da mesma deveria ser minima.

 

Mas hei, tens de começar por algum lado...

 

Tentas igualmente ver (se comprares os peixes sempre na mesma loja) qual é o PH que eles mantêm na loja ou até mesmo pergunta na loja se eles também têm problemas com a morte dos animais pois poderá estar a receber lotes de animais que já vêem doentes.

 

É mais uma hipotese, mas mesmo assim segue o que o nf98977a te recomendou antes de considerares outras opções.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões.

Sim uso água da rede pública que tem pH de 7. Tenho possibilidade de ir buscar água a fontanários, mas não sei se é melhor, por isso não o faço. Como é que se consegue manter o pH estável sem químicos? O que consideram uma variação brusca de pH? Que variação de pH em quanto tempo?

Já comprei peixes em 3 lojas diferentes e não notei diferença. Duvido que nas lojas meçam os parâmetros da água. Pelo menos na zona onde eu vivo (Viseu), que não há muita escolha de lojas.

Quanto às TPA’s, como é que eu sei qual a melhor rotina para o meu aqua. Não vou fazer TPA’s baseadas num acto de fé, que era aquilo que fazia no início. Sei que trazem benefícios para o aqua, mas devem ser efectuadas quando necessário e em quantidades moderadas. Como se determina isso?

Limpo sempre o meu filtro com água do aquário, que é a única altura em que tiro água do aquário com o aspirador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões.

Sim uso água da rede pública que tem pH de 7. Tenho possibilidade de ir buscar água a fontanários, mas não sei se é melhor, por isso não o faço. Fazes bem em não utilizar a água de fontanários, normalmente a qualiadde da água não é controlada. Como é que se consegue manter o pH estável sem químicos? Consegues controlar o valor do ph se não introduzires químicos; pela minha experiencia, e como já disse, quantos menos químicos usares, melhor.O que consideram uma variação brusca de pH? Variação brusca dos valores do ph acontece ou entende-se como por exemplo, uma descida ou uma subida de 1.0. Que variação de pH em quanto tempo? A variação? Pode servir de exemplo o valor que referi. Em quanto tempo? Desde o momento em que introduzes um químico para subir ou descer o valor do ph, são segundos... Se introduzires algo não químico que altere o valor; como um tronco demora mais tempo, normalmente dias...

Já comprei peixes em 3 lojas diferentes e não notei diferença. Duvido que nas lojas meçam os parâmetros da água. Pelo menos na zona onde eu vivo (Viseu), que não há muita escolha de lojas. Se não medem, deviam... Essa informação é muito importante para se poder fazer a adaptação da fauna á água onde vão prosseguir o seu ciclo de vida.

Quanto às TPA's, como é que eu sei qual a melhor rotina para o meu aqua. Não vou fazer TPA's baseadas num acto de fé, que era aquilo que fazia no início. Sei que trazem benefícios para o aqua, mas devem ser efectuadas quando necessário e em quantidades moderadas. Como se determina isso? A percentagem e a periocidade duma Tpa, varia de aquário para aquário. Vou tentar explicar-te o que deves considerar para entenderes qual o momento para a fazeres. Imagina que tens um aquário com poucos peixes e plantas de baixa manutenção que retiram os nutrientes da coluna de água, e que o substrato é infértil; estes factos fazem com que não haja muitos nutrientes na coluna de água e valores baixos de amónia, nitritos e nitratos. O mesmo já não se pode dizer quando tens um aquário com uma fertilização intensa ou uma alta densidade populacional de fauna, já sabes que estes factos garantem que exista uma quantidade maior de nutrientes na água e valores mais altos de amónia, nitritos e nitratos. Como me parece que o teu aqua é de pequena dimensão também não convem fazeres tpa's grandes percentagens e muito frequentes, se fizeres uma tpa semanal de 20%, penso que será a melhor solução. Um dos sinais que indicam que deves aumentar a frequencia ou a quantidade de água trocada é o aparecimento de: algas, doenças que originam como é óbvio mortes ou um aparecmento de uma praga de caracóis...

Limpo sempre o meu filtro com água do aquário, que é a única altura em que tiro água do aquário com o aspirador.

Cumps.

Editado por nf98977a
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.