Recommended Posts

Publicado

O meu aquário trouxe um filtro de oferta ( ja vinha no kit ). É interno ,mas nem marca tem nem nada. Alem de que aquilo tem um caudal de 600lts/hora e o meu aquario tem 33 litros...'. É muito cima certo? XD

A matéria filtrante é uma esponja mas ja vi aqui no forum q há quem use outro tipo de materiais. Ora gostava q me ajudassem a escolher um filtro adequado ( o mais silencioso possivel pois tenho o aquário no quarto) e eficiente. O aquário está montado á 4 dias.

Cumps

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Publicado:

Esse filtro é realmente demasiado potente para esse aquário. Mas se tiver um regulador de caudal, podes reduzir.

Para um aquário desse tamanho, não encontras filtros com mais do que uma esponja. Embora possas sempre inventar e acrescentar outros tipos de filtração, nomeadamente cerâmica, lã de vidro, etc. Procura um filtro de cascata, pois ocupa menos espaço. Quanto ao caudal, deve ter entre 2 a 5 vezes a capacidade do litro (no teu caso, entre 60 a 150 litros por hora).

Publicado:
Esse filtro é realmente demasiado potente para esse aquário. Mas se tiver um regulador de caudal, podes reduzir.

Para um aquário desse tamanho, não encontras filtros com mais do que uma esponja. Embora possas sempre inventar e acrescentar outros tipos de filtração, nomeadamente cerâmica, lã de vidro, etc. Procura um filtro de cascata, pois ocupa menos espaço. Quanto ao caudal, deve ter entre 2 a 5 vezes a capacidade do litro (no teu caso, entre 60 a 150 litros por hora).

Ja reduzi o caudal ao minimo.Parece estávem sem grande movimentação da água. O filtro trouxe uns aumentos em tubo que dá para eu colocar a fazer de "chuveiro". Devo colocar? É que como tenho o aquário no quarto faz um bocado de barulho'...

Renato Ferreira

Publicado:

Desculpa, mas não percebi o que disseste relativo ao caudal.

Quanto ao choveiro, não é preciso, mas isso traz um benefício: fora de água dá para criar umas bolhinhas de ar, que são úteis para a troca gasosa do aquário...Mas também não precisa de estar fora de água (aliás as instruções desses filtros até costumam indicar para colocar tudo submerssível) e assim já não fará barulho...

Publicado:

O filtro tem regulador de caudal. E eu coloqueio no minimo

Cumps

Obrigado pela ajuda

:D

Renato Ferreira

Publicado:
Ja reduzi o caudal ao minimo.Parece estávem sem grande movimentação da água. O filtro trouxe uns aumentos em tubo que dá para eu colocar a fazer de "chuveiro". Devo colocar? É que como tenho o aquário no quarto faz um bocado de barulho'...

Eu não percebi foi o estávem....Estável? Será?

Atenção que a água deve ter movimentação, de forma a que haja trocas gasosas...Se não houver, até fica com um aspecto leitoso no cima...

Publicado:

Desculpa, foi mm erro ortográfico e nao tinha reparado. estável sim.

coloquei um tubo ( sem ser o do chuveiro) que faz com que a água seja devolvida ao aquário nao submersamente mas a meio termo causando uma leve ondulação. Penso que ajude ás trocas gasosas.

So mais uma dúvida, coloquei sera BioNitrivec quando montei o aquario. Está á 8 dias montado só com flora. É possivel colocar ja alguns peixes? Ainda nao comprei testes para a água mas vou tratar disso brevemente

Renato Ferreira

Publicado:
Se cumpriste com a dosagem, supostamente ao fim de 24 horas já podes colocar peixes...Podes colocar um mais resistente, esperar uma semana e ires pondo peixes pouco a pouco. Mas convinha teres os testes, para ter a certeza...

Foi o que pensei. Quais sao os peixes resistentes que aconselhas? Acho piada aos neons e aos guppies. Também me falaram dos que limpam o aquário mas nao sei até que ponto sao resistentes.

Desde já obrigado pela paciência

Cumps

Renato Ferreira

Publicado:

Afinal o filtro não está ok como pensava. Hoje meti 2 neons rosa e eles até estão bem espevitados só que o filtro provoca uma espécie de corrente o que faz com que os peixes (coitaditos) nadem com tanta força para se mover...que ja me fizeram desligar o filtro. A partir daí ja exploram todo o aqua á vontade.

Coloquei um anuncio nos classificados á procura de um filtro, pode ser q apareça. É q eles novos sao caros...XD

Renato Ferreira

Publicado:

Não desligues o filtro agora! Pelo menos até comprares um novo! E depois, não troques um pelo outro. Deixa os dois funcionarem ao mesmo tempo, de forma a que o novo ganhe as bactérias que já estão alojadas no antigo. Se puderes até passar as matérias filtrantes de um para o outro, tanto melhor!

Por enquanto, podes reduzir o caudal um pouco mais, virar a saída para um dos vidros (de forma a que uma parte do aqua não tenha uma corrente forte).

Os neons não são os peixes mais indicados para esta altura, mas pronto. Os limpa fundos (corydoras) são bastante mais resistentes. Atenção que os neons são peixes de cardume, por isso deverás ter uns 6 no mínimo.

Publicado:

Corydoras são também peixes de cardume e não limpam fundo nenhum. Podem comer os restos de comida que caem no fundo mas necessitam de alimentação específica.

Quanto ao filtro e se achas que tem um caudal muito forte, experimenta colocar uma esponja de maior "compactação".

Verifica os poros da mesma e caso consigas encontrar uma outra esponja com poros mais pequenos, conseguirás reduzir o fluxo da água.

Coloca o filtro o mais perto possivel da superficie, pois assim causará uma maior agitação da água ao nivel superior, fazendo com que a água perca parte da sua força de saída.

Quanto aos chuveiros que o filtro faz e para que não te incomode, em vez de colocares os mesmos à superficie, coloca-o logo abaixo da superficie da água, reduzes o barulho e reduzes o caudal do filtro.

Publicado:

Problema resolvido. Arranjei um novo filtro para o aqua. A minha irma tinha um guardado e como ja nao tem peixes deu-mo.

Quanto aos neons serem de cardume eu já sabia, comprei só dois porque o ciclo nao está completo e nao queria introduzir muitos peixes de uma só vez. E nota-se bem porque andam sempre um atrás do outro.

Obrigadão pelas dicas. Vamos ver como corre a aventura da aquariofilia.

Cumprimentos

Renato Ferreira

Publicado:
Corydoras são também peixes de cardume e não limpam fundo nenhum. Podem comer os restos de comida que caem no fundo mas necessitam de alimentação específica.

Quanto ao filtro e se achas que tem um caudal muito forte, experimenta colocar uma esponja de maior "compactação".

Verifica os poros da mesma e caso consigas encontrar uma outra esponja com poros mais pequenos, conseguirás reduzir o fluxo da água.

Coloca o filtro o mais perto possivel da superficie, pois assim causará uma maior agitação da água ao nivel superior, fazendo com que a água perca parte da sua força de saída.

Quanto aos chuveiros que o filtro faz e para que não te incomode, em vez de colocares os mesmos à superficie, coloca-o logo abaixo da superficie da água, reduzes o barulho e reduzes o caudal do filtro.

Boa noite

li o seu comentário e gostaria de lhe perguntar que tipo de alimento recomenda para as corydoras??? eu comprei uns comprimidos á base de algas para o meu pleco... e o molly também gosta de la ir picar ...será também indicado para as corydoras???

os meus barbos comem flocos e os neons picam muito pouco...deverei tambám dar uma alimentação especifica aos neons???

obrigada ela atenção....

Publicado:
Boa noite

li o seu comentário e gostaria de lhe perguntar que tipo de alimento recomenda para as corydoras??? eu comprei uns comprimidos á base de algas para o meu pleco... e o molly também gosta de la ir picar ...será também indicado para as corydoras???

os meus barbos comem flocos e os neons picam muito pouco...deverei tambám dar uma alimentação especifica aos neons???

obrigada ela atenção....

Alimentava/alimento as minhas corydoras com comida especifica para elas ou peixes de fundo. São umas pastilhas que com certeza as do pleco também servem, convém ler na embalagem.

Umas ervilhas cozidas e courgett também marchavam.

Publicado:
Alimentava/alimento as minhas corydoras com comida especifica para elas ou peixes de fundo. São umas pastilhas que com certeza as do pleco também servem, convém ler na embalagem.

Umas ervilhas cozidas e courgett também marchavam.

obrigada pela respostas :discuss_gathering:) n fazia ideia que puderia dar ervilhas :discuss_gathering: ou qalquer outro tipo de alimento "nosso" vou expeimentarventao espero que gostem :discuss_gathering:)

Publicado:

Atenção ao excesso de comida. Quando experimentares no início, coloca pouca, uma vez que pode ser estranha para os peixes e não lhe tocarem...Convém também ferver (não esquecer que podem ter fertilizantes e afins). Convém também não exagerar no número de vezes que se dá esse tipo de comida. Depois podem não tocar na outra comida. Convém ser apenas um mimo de vez em quando.

Publicado:
Atenção ao excesso de comida. Quando experimentares no início, coloca pouca, uma vez que pode ser estranha para os peixes e não lhe tocarem...Convém também ferver (não esquecer que podem ter fertilizantes e afins). Convém também não exagerar no número de vezes que se dá esse tipo de comida. Depois podem não tocar na outra comida. Convém ser apenas um mimo de vez em quando.

ahh sim bem visto.... tal e qual se não tornam-se gulosos :P) obrigada pla dica :talk027:)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!