Recommended Posts

Publicado

Olá

Queria que partilhassem a vossa experiencia (se é que tem) sobre a seguinte situação.

Um aquário com vidro superior mas com iluminação de apoios laterais tal como as da Lifetech/Jebo, perde-se mto a eficácia da luz? Reflexos no vidro ? etc etc ...

O problema é uma gata que eu tenho e não estaria muito interessado em ter um aquário aberto e um dia chegar a casa e das duas uma, ou não ter peixes ou ter mais uma peixa grande...

Fico à espera de opiniões.

Obrigado.

Nuno

Publicado:

na minha opiniao e preferivel com o suporte porque alus fica mais espalhada iluminando toda a superficie.

Como tems a gatita talvez um bocadito de acrilico apenas para a parte central do aquario resolva a situaçao.

Publicado:

Já agora acrescento uma dúvida da minha parte... :oops:

O aqua sem tampa (ou sem vidros) não trás problemas de evaporação?

Não corremos o risco de estar a perder a agua do aqua e ganhar uns fungos nas paredes? :wink:

Claro que esta questão se aplica mais a quem tem o aqua em salas ou outros locais onde o excesso de humidade pode trazer problemas, mas... como é o meu caso :wink:

Publicado:

Recomendo alguma cautela na compatibilização em segurança de aquas abertos com calhas de iluminação e gatos mais aventureiros.

DSC03360_small.jpg

As calhas sendo uma fonte de calor e de luz intensa funcionam de forma bipolar para os gatos - atraidos pelo calor mas com "suspeição" face à luz intensa. Se acesso fácil houver (mesas, cadeiras ou outros "móveis" de salto por perto) é provável que se arrisquem a tentar acesso à cobertura - de onde, facilmente pode resultar algum "desastre" - o gato não consegue apoio sólido nas calhas e escorrega, podendo cair à água ou danificar equipamentos. Risco de afogamento não será elevado - já assisti a quedas de gatos em tanques de quinta com resultados impressionantes de "salto para fora de água" em menos de 1 segundo...

O meu gato (um macho, jovem adulto, de 4Kg) nunca saltou para as calhas, apesar de ter acesso com mesa e móveis por perto. Qualquer das formas o aqua está fechado com dois segmentos de vidro de 5mm - protecção que recomendo vivamente.

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Publicado:

eu não recomendo a tampa central em acrlico, pois corre-se o risco do gato entrar e ter dificuldades em sair por causa desta. os gatos são curiosos por natureza, eu se fosse a ti construia uma tampa fechada.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

Obrigado pelas recomendações..

Pedro, vi na tua página que tens vidro entre o aquário e a iluminação que eu estava a falar.

Uma solução desse genero é algo que me agradaria, gostaria de saber então se existe perda de qualidade na luz pelo facto de ter vidro no meio.

Obrigado.

Nuno

Publicado:

Boas

Perdes qualidade de luz se o vidro estiver sujo com resíduos de calcário. Se tiveres os vidros lim pinhos não tens perdas assinaláveis.

Respondendo a quem perguntou se com o aqua aberto não havia mais evaporação a resposta é sim.

Um aqua aberto evapora bastante mais especialmente quando o diferencial entre temperatura da água e temperatura exterior for elevado, mas por outro lado não tens vidros para limpar e os vidros de cobertura não embaciam.

É uma questão de escolha.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado :lol:

Que tipo de iluminação aconselham para Ciclideos do Malawi ?

Eu vejo imensos tipos de lampadas (Flora, Tropic, Ultra, Reef, Ocean, Coral..... Sun) quais as que melhor se adequam a esse tipo de peixes ?

Obrigado.

Nuno

Publicado:

Para ciclideos malawi... uma calha daquelas que se vendem no continente e afins com uma ou duas daylight.

É que os ciclideos gostam de comer as plantas e por isso qualquer luz que tenhas é mesmo só para eles verem o caminho e para criar algas para eles comerem :lol:

As poucas plantas que os ciclideos malawi não comem, ou que crescem mais rápido quer aquilo que eles comem são o feto de java, as anubias e a valisnérias.

Tudo o resto é comida verde da mais cara :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Ok..

Esclarecido. :lol:

Obrigado, estou a ver que não é preciso grande coisa a nivel de iluminação :)

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!