Recommended Posts

Publicado

Olá :)

venho postar um problema com que estou no meu aquário.

Neste momento tenho:

- 9/10 guppys

- casal de plattys

- casal de mollys

- 7 neons

- 1 CAE

- 1 corydora paleatus

- 1 peixe-elefante

- red cherrys

Tenho vindo a constatar que o Molly dálmata macho que tenho anda constantemente atrás dos outros e a tentar picá-los/morder-lhes.

Tenho a água com os parâmetro ok. O pH está um pouco baixo (6.3).

É um aquário de 96 litros brutos, portanto tambem nao se sentiram apertados.

entretanto, esta manha pu-lo numa maternidade.

Gostaria de saber se alguem me consegue dar uma explicação do que poderá ser...

obrigado

Publicado:
não se sentem apertados? Faz lá bem as contas.

obrigado pela resposta

guppys são todos juvenis ainda

plattys adultos

mollys adultos

neons = extremamente pequenos

CAE tem uns 5cm

cory tem uns 3/4 cm

peixe-elefante com uns 7/8 cm

...estou bastante certo de que nao se sentem apertados...Além disso, esqueci-me de referir, mas o molly nao morde nem os neons, nem a cory, nem o CAE. Morde os guppys, os plattys, a fêmea molly e o elefante.

Publicado:

10 guppies x 2 cm = 20

2 platys x 3 cm = 6

2 mollys x 5 cm = 10

7 neons x 2 cm = 14

1 CAE x 5 cm = 5

1 corydora x 4 = 4

1 peixe elefante x 8 cm = 8

Total: 57 cm de peixe. Num aquário de 96 litros brutos (talvez menos de 80 na realidade). Atendendo que o CAE chegará facilmente aos 15 cm e o peixe elefante que pode atingir mais de 30 cm, não estás assim tão à vontade com o número de peixes quanto isso. Ainda por cima 10 guppies, que daqui a uns 2 meses já serão o triplo certamente. E se tiveres sorte (ou azar, conforme o ponto de vista), mollys e platys reproduzem também...E atenção que corydoras são peixes de cardume, pelo que deves adquirir mais umas 5 (mais 20 cm)...

Já agora, podes arranjar uma foto do peixe elefante? Onde o compraste?

Quanto à molly, també já tive umas assim. Pode ser por conquista de território (terá sido dos últimos a entrar no aquário?). Ele está a atacar só os peixes coloridos...

Publicado: (editado)

A regra do cm/L serve de desculpa para tudo :)

Esse comportamento é normal, por norma as mollys são pacificas mas também já tive uma Molly balão femea que bicava os machos e outros peixes bem maiores do que ela.

Editado por Visitante
Publicado:

Obrigado pelas respostas :discuss_gathering:

10 guppies x 2 cm = 20

2 platys x 3 cm = 6

2 mollys x 5 cm = 10

7 neons x 2 cm = 14

1 CAE x 5 cm = 5

1 corydora x 4 = 4

1 peixe elefante x 8 cm = 8

Total: 57 cm de peixe. Num aquário de 96 litros brutos (talvez menos de 80 na realidade). Atendendo que o CAE chegará facilmente aos 15 cm e o peixe elefante que pode atingir mais de 30 cm, não estás assim tão à vontade com o número de peixes quanto isso. Ainda por cima 10 guppies, que daqui a uns 2 meses já serão o triplo certamente. E se tiveres sorte (ou azar, conforme o ponto de vista), mollys e platys reproduzem também...E atenção que corydoras são peixes de cardume, pelo que deves adquirir mais umas 5 (mais 20 cm)...

Já agora, podes arranjar uma foto do peixe elefante? Onde o compraste?

Quanto à molly, també já tive umas assim. Pode ser por conquista de território (terá sido dos últimos a entrar no aquário?). Ele está a atacar só os peixes coloridos...

Sim, sei que são peixes que vão crescer, mas estou prevenido para quando crescer, por enquanto estou bastante certo que não têm falta de espaço no aquário onde estão...

O peixe-elefante comprei numa loja, de momento não posso postar fotos, mas irei abrir brevemente um tópico com o progresso do meu aquário e irei pôr :)

Obrigado :)

Publicado:

não seria melhor aumentar um pouco o ph?

pelo que eu entendi o nivel que você disse é um pouco acido.

tudo bem que tenha um aquario espaçoso, mas acho sempre que é bom limitar o tanto de peixes que ira ter, quase todas as especies que você citou reproduzem rapido, era bom que você desse mais detalhes a respeito do aqua como é a iluminação, como é a vegetação, essas coisas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!