Discus10 Publicado Abril 9, 2010 Publicado Abril 9, 2010 Estou a pensar montar um sistema de CO2 para uma montagem que vou fazer, mas gostava de saber de que material preciso alem da garrafa de CO2? O aquario a que se destina o sistema é de 250L brutos e á partida nao será para manter plantas de grande exigencia. Se quiserem indicar algum kit completo que esteja á venda numa loja tambem estou disposto a estudar essa hipotese, embora ache que fica mais caro. Cumprimentos Citar
AlexMontenegro Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 Boa noite, em termos de kit´s existem muitos modelos e marcas. Tens da Aquaristik que em termos financeiros compensa mais. Eu por opção, comprei o kit da Sera na Aquaplante, tendo em vista manutenção e peças de substituição e garantia. Depois comprei um extintor por € 35.00 de 2 Kg. para maior duração. Peças necessárias: difusor (c.c. Vasco da Gama da Boyu por € 5.00), electro-válvula, sistema de dois manómetros (sempre de dois manómetros ou a electro-válvula não funciona) para acoplar á garrafa e a garrafa. Tens a possibilidade de adquirir um regulador fino mas existem manómetros com esta peça incorporada. Mais informações dispõe. Citar Cumprimentos Alexandre Montenegro
Discus10 Publicado: Abril 9, 2010 Autor Publicado: Abril 9, 2010 Obrigado pela resposta no entanto ainda tenho algumas duvidas: - A electro-válvula é algo que não é obrigatorio para que o sistema funcione, certo? pelo que percebi serve para desligar a injecção de CO2 durante a noite, atraves de uma daqueles "relogios" de ligar á corrente.... - Compensa mais comprar um extintor ou uma garrafa de CO2 vendida nas lojas de aquariofilia? - O CO2 depois de passar pelo sistema de 2 manometros segue ate ao difusor atraves daqueles tubos usados geralmente nas bombas de ar com pedra difusora? isto - Quanto tempo dura +/- uma garrafe de 2Kg num aquario de 250L com plantas pouco exigentes a nivel de manutenção? Cumprimentos Citar
Paulo Lisboa Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 (sempre de dois manómetros ou a electro-válvula não funciona) Caro AlexMontenegro, desculpe a pergunta mas no quote acima diz aquilo que já havia lido noutros tópicos por aqui, ou seja, que regulador com um só manómetro não permite ligar electro-valvula (ou solenóide, é a mesma coisa, certo?) Consegue explicar porquê? É que eu andava a ver comidas para camarões num site nacional e passei pela zona de CO2 deles e encontrei um redutor de um só manómetro que alega permitir a ligação da válvula solenóide. Ver aqui, pf. Não leve a mal a pergunta... é que a diferença de preço entre os reguladores com um e com dois manómetros ainda é substancial! E se pudesse optar pelos de um só manómetro... era mel!!! Cpts! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Discus10 Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 Se são pouco exigentes.. queres o CO2 para que ? o familiar para quem estou a montar o aquário quer pôr CO2 por duas razões: - Mesmo sendo plantas pouco exigentes (musgo, fetos de java, anubias) quantas mais condições tiverem mais crescem e mais nutrientes absorvem, ficando assim menos para as algas - Se um dia quiser pôr plantas que sejam mais exigentes ja tem um sistema mais preparado Citar
AlexMontenegro Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Boa noite, um sistema para electro-válvula terá ter sempre dois manómetros porque um manómetro indica a quantidade de Co2 existente na garrafa e o outro manómetro indica a pressão de funcionamento do sistema, tendo um parafuso de chave Allen (vulgo sextavada) para afinação da pressão de funcionamento, normalmente 1,5 bar. Se não conseguirmos efectuar esta regulação, a pressão no sistema é tão grande que os tubos, literalmente rebentam (acreditem porque aconteceu á minha frente no aquário do meu cunhado e parece uma bomba). Em relação á diferença de preço, eu sei que é grande mas tem de ser. Inclusivamente numa loja conceituada de Lisboa, garantiram ao meu cunhado que o sistema da TMC com um manómetro funcionava com a válvula e venderam-na em separado. Depois tiveram de aceitar a devolução e troca com um desconto pela correcta. Cumps Citar Cumprimentos Alexandre Montenegro
AlexMontenegro Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 (editado) Para acrescentar, plisboa, na válvula 0000774 indicada no site (apesar do link não funcionar) não consegues ligar a válvula solenóide por não permitir regular a pressão do sistema. E é lógico que não levo a mal nenhuma pergunta porque quando eu não sei e pergunto também não levam a mal eu não saber. Editado Abril 11, 2010 por AlexMontenegro Citar Cumprimentos Alexandre Montenegro
Paulo Lisboa Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Ob pela resposta! Entretanto, o meu pai conseguiu arranjar-me manómetros que foram usados numa cervejaria. Podia ser o fim da aventura mas não é. Nem tinha graça se assim fosse, né??? Quer parecer-me que veio material a mais (LOL não tinha, agora tenho partes que não preciso!) e ainda tenho de verificar se encaixa bem na minha garrafa (vou a seguir à arrecadação muito devagarinho para não fazer barulho porque já são 2h30 da manhã...) e tenho também de descobrir como vou fazer para ligar o tubo de CO2 na saída do regulador. Como não consigo soltar o primeiro regulador do segundo (aquilo está MESMO bem apertado!!!) estou a pensar fechar a torneira do primeiro regulador e deixá-lo tal e qual como está. Vai acabar por fazer de ligação entre o tubo que liga à garrafa e o segundo redutor (o que tem dois manómetros...). Eis uma foto deles (com legenda e tudo!), acabadinhos de chegar Peço desculpa ao dono do post por estar a usar o "seu" espaço... Ob! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Abril 11, 2010 Publicado: Abril 11, 2010 Só para confirmar que o encaixe na garrafa é perfeito! Cpts!!! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts