Recommended Posts

Publicado

Boas!

Juntei ontem mais peixes ao meu aquário. Tinha 2 corys e 5 neons(inicialmente), e ontem comprei 3 tetra serpae e 4 pristellas.

Até os juntar estava tudo bem, sem sinais de doença ou de ataques entre os neons e as coris. Os parâmetros da água estavam bons quer a nível de ph quer de nitritos. Entretanto juntei os novos habitantes e parecia estar tudo bem, até esta manhã que, ao chegar ao aquário, me deparei com 1 das coris com as barbatanas "comidas", assim como duas pristellas (as dorsais até parecem cortadas) e uma serpae(fêmea) com a barbatana caudal roída.

Observo que o comportamento dos serpae é algo agressivo, principalmente o do macho.

Como seria de esperar, desconfiei imediatamente de doença, dado que estas espécies são supostamente pacíficas, mas tendo em conta o comportamento dos serpae já não sei... creio que eles poderão andar a atacar, principalmente o macho.

A cori afectada mal se mexe, não sai de cima do filtro e sinceramente já não sei o que fazer...

Espero que me possam ajudar!

Obrigado

Publicado:

isso ou deve de ser devido á briga causada entre eles ou entao é fungos.

como mais vale prevenir k remedia adiciona uma colher de cha de sal de cozinha no teu aqua e ve as melhoras...

vai adicionando a colher devagar em diferentes pontos do aqua.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Publicado:

Boas! Obrigado pela resposta!

Entretanto já andei aqui nas pesquisas e pelo que li creio que as doenças fúngicas nas barbatanas se caracterizam por bordos brancos nas mesmas. Á pouco voltei a observar os peixes e agora também tenho 3 neons com a mesma situação... como se tivessem sido mordidas. Neste momento os únicos que ainda não têem as barbatanas em mau estado são duas pristellas, 1 cory albina (muito enérgica mesmo, nem a apanham) e os 3 serpae.

Vou esperar até amanha para ver se aplico algum tratamento, químico ou natural, pois continuo desconfiado que tenham sido ataques e não doença...

Se fosse doença não deveria em princípio ter atingido todos os peixes? e seguido mais ou menos o mesmo padrão de destruição de barbatanas?

Já agora, o facto de eu adicionar as colheres de sal não me vai alterar os parâmetros da água...?

Obrigado... Esperemos que amanha não veja os neons a servir de pequeno almoço aos serpae... :animal_fish:

Publicado:

Viva.

Apenas uma observação para que não tenhas desgostos...cuidado com o sal!!! as corys, como os restantes peixes gato são peixes sem escamas, pelo que não toleram muito bem o sal.

Se o objectivo for fazer algum tratamento em que recorras ao uso de sal, deves isolar os peixes afectados.

Boa sorte :)

Publicado:

Sal e corydoras é brutal, para as matares.

A quem dá conselhos, é favor darem-nos , mas só quando sabem do que estão a falar.

uma coisa é mollys, peixes que se encontram em aguas salobras, ou que simplesmente aguentam um pouco de sal na agua, outra coisa é corys.

Alem disso atenção á litragem do aquário!

Eu num de 180 litros, das vezes que meti um pouco de sal (e tenho corydoras), foi tipo uma colher de sopa mal cheia para o aquario todo.

Abraço

Publicado:

Quase de certeza que é dos tetra serpae. Já tive e tive que os trocar pois ratavam as barbatanas de alguns peixes (neons, danios etc)... e sim, pelo que vi são peixes com alguma tendência para a agressividade!!!

Publicado:
Já agora, o facto de eu adicionar as colheres de sal não me vai alterar os parâmetros da água...?

Boas, não são colheres, é uma colher e mal cheia.

Os teus peixes são de agua doce, não são de agua salgada e neste caso nem são animais que gostem de aguas salobras.

Quantos litros tem o teu aquário?

Não metas o sal directo no aquário, tiras um pouco da água do aquário para um recipiente, adicionas o sal, dissolves e só depois é que metes no aquário entendes a ideia?

Agora, se realmente tens cory ou peixes gatos então esquece, porque vais matar os animais.

Este fórum é um excelente sitio para trocarmos ideias, impressões, experiências, mas também temos que ter noção que podemos estar a passar informação incorrecta que acaba sempre por originar em desilusões e morte de animais.

De uma forma geral e sem estar a passar recados a ninguém, tenho visto muito boa gente neste fórum cheia de moral a dizer autênticos disparates.

Mais atenção malta ao que dizemos a quem procura ajuda.

Grande abraço a todos.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Boas!

Antes de mais obrigado pelas vossas dicas! Efectivamente não vou optar pela solução do sal dado que tenho coridoras e para além do mais não estou muito inclinado para que seja doença.

Em relação ao volume do aquário, é de 54 L (ainda sou novato nestas andanças).

Vou ver se os supostos ataques param para as barbatanas se começarem a regenerar de vez...

Só uma pergunta... supostamente, se fosse doença, por esta altura todos os peixes já deveriam estar afectados, certo...? digamos que este foi um dos critérios para o diagnóstico diferencial (assim como o tipo de lesão na barbatana e a não existência de bordos brancos que poderiam indicar a existência de fungos)...

Em relação aos serpae...o comportamente agressivo continua, e é engraçado que são os únicos que têem as barbatanas em bom estado agora (eles e uma das coris)

Publicado:
Boas!

Antes de mais obrigado pelas vossas dicas! Efectivamente não vou optar pela solução do sal dado que tenho coridoras e para além do mais não estou muito inclinado para que seja doença.

Em relação ao volume do aquário, é de 54 L (ainda sou novato nestas andanças).

Vou ver se os supostos ataques param para as barbatanas se começarem a regenerar de vez...

Só uma pergunta... supostamente, se fosse doença, por esta altura todos os peixes já deveriam estar afectados, certo...? digamos que este foi um dos critérios para o diagnóstico diferencial (assim como o tipo de lesão na barbatana e a não existência de bordos brancos que poderiam indicar a existência de fungos)...

Em relação aos serpae...o comportamente agressivo continua, e é engraçado que são os únicos que têem as barbatanas em bom estado agora (eles e uma das coris)

54 litros metes meia colher de chá não mais do que isso.

Relativamente a tua outra duvida, pah eu já tive pragas nos meus aquários que não se propagaram a todas as espécies.

Pelo que relatas, eu concluo (posso estar errado claro) que aprior isso será devido a comportamentos mais agressivos mas...posso não estar certo.

É com os nossos erros que evoluímos, e acredito que a cada dia irás tornar te mais experiente e mais seguro neste maravilhoso hobbie.

Grande abraço amigo

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce