RicSilva Publicado Abril 8, 2010 Publicado Abril 8, 2010 (editado) Ola a todos!! Tudo começou numa tarde de sexta-feira quando eu olhava para uma montra de telemóveis. Enquanto observava, pensei eu: “Boas caixas para fazer um nano!”. Assim foi, no Google e no fórum, comecei a pesquisar sobre nanos e a ver os trabalhos de outros membros. Reuni o material (foi engraçada a parte de pedir as caixas ) e construi o meu nano. Sem mais malabarismos de retórica, vou apresentar o setup do meu nano. Setup Data da Montagem: 07-04-2010 Aquario: Caixa Vodafone - 18x18x18 Capacidade: 5.2 litros Filtro: Diy com caixa vodafone com bomba Aquael 250 l/h (regulado no mínimo) Aquecimento: Aquapor 50w Iluminação: Candeeiro de secretária com lampada "Osram dulux s 11w" CO2: Caseiro Substrato: Areia de silica Hardscape: 1 tronco Flora: -Juncus repens; -Samolus valerandi; -Rotala wallichii; Fauna: Talvez Red Cherrys Seguem as fotos do nano: Fiz uma alteração no nano, posto isto estas fotografias são recentes. Actualização - 08-04-2010 Espero que gostem. Comentem!!! Edit: Editei este post para remover as fotos antigas do nano e colocar as mais recentes. Editado Abril 10, 2010 por RicSilva Citar
João Q Publicado: Abril 8, 2010 Publicado: Abril 8, 2010 (editado) Boas, Parabéns, tens aí um nano fixe. Só lhe fazia era uma coisa... Tirava um bocado da areia de sílica... Tens aí mesmo muita... Ou então fazias um declive.. Mais alto a trás e mais baixo à frente... Vista de lado deve ficar tipo " / " Editado Abril 8, 2010 por spears Citar Cumprimentos, João
Joao_Costa Publicado: Abril 8, 2010 Publicado: Abril 8, 2010 Boas, Tinha interesse em ver esse projecto no seu todo. N vejo o candeeiro por exemplo e os passos que deste com o co2 etc etc Alteraste as fotos certo? Vejo que cortaste o cimo do termostato por ex. A areia parece ser de facto "a mais" mas as fotos n ajudam. Ao nivel da flora falta ai um musgo para os reds. Mas mto interessante Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
RicSilva Publicado: Abril 8, 2010 Autor Publicado: Abril 8, 2010 (editado) Obrigado pelas opiniões e conselhos! Vou deixar aqui um foto do sistema completo: O Co2 é um DIY encontrado no forum. Faço uma mistura de leveduras com açucar, num garrafa de refrigerante, e com uma pedra difusora injecto o Co2 no nano. Quanto a areia já alterei. Podem ver a actualização no post inicial. Preciso é de ajuda para identificar a minha flora. Obrigado e continuem a comentar. Editado Abril 8, 2010 por RicSilva Citar
mizumo Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 boas Tenta por o termostato na diagonal ou comprar um mais pequeno , assim parece um bengaleiro , tudo o resto esta giro. abraço Citar
RicSilva Publicado: Abril 9, 2010 Autor Publicado: Abril 9, 2010 Estou a pensar comprar um mais pequeno. Citar
João Q Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 RicSilva, já pensaste naquilo que te disse? Meter a areia em / dava um efeito mais bonito, ias gostar... Estás a pensar em colocar mais algumas plantas? Citar Cumprimentos, João
Quo Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 (editado) sou muito desconfiado em relação a estes projectos de caixas vodafone que populam pelo forum, quanto a mim, um "pouco" ingénuos. pode de inicio parecer um bom aquario, mas pensas um pouco e ves que não. 1º o termoestato está fora, ou seja, vai aquecer e aquecer sem parar. 2º como o termoestato vai aquecer, vai acabar por aquecer e derreter o plastico, o termoestato vai também avariar 3º o plastico com o tempo vai degradar-se e com o manusiamento começar a quebrar, para além das partes derretidas 4º na imagem o aquario até resultou como aquario, mas uma caixa de plastico nao substitui de forma alguma o vidro, não tens a mesma clareza visual. 5º demasiada areia. se me fizerem um cubo assim em vidro e tudo bem pensado, e de baixo custo, acharia interessante para por red cherries. há nos chineses umas tubos fluorescentes T4 ou T5 pequenos com ficha directa a 4 euros ou algo assim que poderia ser usado como iluminação, mas isto seria para algo mais serio, com um nano-aquario cubo de vidro. P.S. Até ficou engraçado. Ficou com aspecto aconchegante. Editado Abril 9, 2010 por Quo Citar
breackfloor Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 (editado) É verdade esse termostato não vai durar muito ele vai acabar por partir às de repara que tem la uma marca que diz o nível mínimo a que tem de estar o nível da agua e esses termostatos da aquapor são pouco resistente basta te-los encostados na areia para quebrarem porque o calor é reflectido na areia e a areia reflecte o calor novamente para o termostato que vai estar sempre super quente e acabar por partir e depois é uma sorte se os peixes não morrerem electrocutados a mim aconteceu-me isso reparei que estava agua dentro do termostato e quando fui pegar nele para o tirar apanhei um esticão de todo o tamanho se fosse mais tarde os peixes eram mesmo electrocutados, mas penso que se todo o material utilizado for adequado ao tamanho da caixa penso que não há problema agora nunca por qualquer tipo de peixe só mesmo se estivesse completamente vazia para existir mais espaço Abraço Editado Abril 9, 2010 por breackfloor Citar Green Island Visite meu site João Lopes
Quo Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 (editado) duplicado. eliminar Editado Abril 9, 2010 por Quo Citar
Quo Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 por acaso tb fiquei sem um termoestato da aquapor pela mesma situação, se bem que partiu-se ao tirar. logo nao apanhei choque. os peixes nao ficam eletrocutados por a água conduz a eletricidade. tu como estás fora é que apanhas. por causa disso, ja arrependi-me de defender esses termoestatos e comprei um da Sera que custa mais do dobro, mas tem mais garantia quer para mim, quer para os peixes. Ainda tenho um da aquapor, se bem que guardado no momento, se bem usado não tem problemas. Citar
breackfloor Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 Sempre a aprender Sim esse termsoestato durou-me cerca de 2 anos mas agora tenho uma da tetra tec que é muito melhor com 20€ dá para ter 3 vezes mais qualidade do que 12 ou 13 e o preço não duplica é preciso ver que o barato por vezes sai caro Abraço Citar Green Island Visite meu site João Lopes
RicSilva Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 (editado) Obrigado a todos pelos comentarios. RicSilva, já pensaste naquilo que te disse? Meter a areia em / dava um efeito mais bonito, ias gostar... Estás a pensar em colocar mais algumas plantas? Eu já alterei o tamanho da areia. Podem ver o resultado no 1º post. Não estou a pensar colocar mais plantas. 1º o termoestato está fora, ou seja, vai aquecer e aquecer sem parar.2º como o termoestato vai aquecer, vai acabar por aquecer e derreter o plastico, o termoestato vai também avariar 3º o plastico com o tempo vai degradar-se e com o manusiamento começar a quebrar, para além das partes derretidas 4º na imagem o aquario até resultou como aquario, mas uma caixa de plastico nao substitui de forma alguma o vidro, não tens a mesma clareza visual. 5º demasiada areia. O termoestato está nas minhas prioridades de aquisição. Estou a pensar comprar o Elite Mini Aquecedor 15W 15cm - Hagen Quando coloquei o termoestato pensei na situação de poder derreter, por isso ele não está encostado ao plastico. Está seguro por um ventosa própria para aquecedores. Estou atento, também, a temperatura do nano e até agora está ok. Com cuidado consegue-se manter um nano vodafone por muito tempo. No dia a seguir a montagem tirei grande parte da areia. Podem ver o resultado no 1º post. Obrigado a todos. Editado Abril 10, 2010 por RicSilva Citar
Quo Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 não sei o porque da conversa acrilico vs vidro... cujo conteudo é possivelmente descutivel, mas o que é relevante que tem isso a ver com a caixa vodafone?!... o.O a caixa vodafone não vale um estouro, pudera... para o que foi feita serve bem! Duvido que te dure mais que uns meses. Isto se mexeres muito. Eu se fosse a ti, em vez de comprar um termoestato comprava uns vidros para fazer um cubo que coubesse o termoestato todo la dentro, claro que comprava silicone de aquario, e pronto, fazia um cubo maiorizinho e em vidro. com isto aprendias a fazer aquarios e ficavas com algo em condições. Citar
sergioveterano Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 (editado) flora: aocentro Juncus repens no areão Samolus valerandi lá arás penso ser Rotala wallichii,mas não consigo ver bem a foto. Se fosse a ti tirava o termóstato e usava antes musgos e talvez umas Eleocharis sp. apostava mais na composição com pedras ou troncos que se dimensionassem melhor para esse espaço, essas plantas são demasiado grandes para esse volume além disso não vão dar mais o que já tens agora. Editado Abril 10, 2010 por sergioveterano Citar
RicSilva Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 (editado) não sei o porque da conversa acrilico vs vidro... cujo conteudo é possivelmente descutivel, mas o que é relevante que tem isso a ver com a caixa vodafone?!... o.O a caixa vodafone não vale um estouro, pudera... para o que foi feita serve bem! Duvido que te dure mais que uns meses. Isto se mexeres muito. Eu se fosse a ti, em vez de comprar um termoestato comprava uns vidros para fazer um cubo que coubesse o termoestato todo la dentro, claro que comprava silicone de aquario, e pronto, fazia um cubo maiorizinho e em vidro. com isto aprendias a fazer aquarios e ficavas com algo em condições. Tens razão. O vidro vs acrílico, assunto evidentemente discutivel, não tem nada a ver com as caixas vodafone. Acredito que a caixa vodafone não dure muito tempo. Mas o objectivo era mesmo fazer algo numa caixa. Talvez com cuidados dure tempo suficiente. Obrigado pela opinião, está nos meus planos fazer um nano maior em vidro, mas para já não é uma prioridade. flora: aocentro Juncus repens no areão Samolus valerandi lá arás penso ser Rotala wallichii,mas não consigo ver bem a foto. Se fosse a ti tirava o termóstato e usava antes musgos e talvez umas Eleocharis sp. apostava mais na composição com pedras ou troncos que se dimensionassem melhor para esse espaço, essas plantas são demasiado grandes para esse volume além disso não vão dar mais o que já tens agora. Retirei o Juncus repens e coloquei no aquário principal. Obrigado pela ajuda. Editado Abril 10, 2010 por RicSilva Citar
RicSilva Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 (editado) Duplicado. Apagar Editado Abril 10, 2010 por RicSilva Citar
Quo Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 (editado) ricardo, não tens uma vidraria ai perto? os vidros para fazer um cubo são muito baratos, visto que com um vidro normal de 4 mm tens extra-segurança. o silicone custa-te menos de 10 euros... e fazer um aquario pequeno é facilimo, vê na net. até neste forum tem explicações. ou seja, o preço disto tudo fica-te pelo mesmo preço do termoestato que fores comprar. da elite? olha que nao é melhor que Aquapor... acho a aquapor mais fiavel. Eu faria isso, a unica coisa que me impede é ter 3 aquarios para tratar e não conseguia dar vazão a mais um. Eu faria, visto que ficava superbarato quer fazer, quer manter. Editado Abril 10, 2010 por Quo Citar
RicSilva Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 Boa tarde Quo. Terei em consideração as tuas palavras. Obrigado Citar
João Q Publicado: Abril 10, 2010 Publicado: Abril 10, 2010 Acho que não me estás a entender bem... Tens a areia assim "_" e eu estou a dizer "/" nao tão inclinado óbvio.. Citar Cumprimentos, João
RicSilva Publicado: Abril 10, 2010 Autor Publicado: Abril 10, 2010 Eu endendi o querias. Já exprimentei como sugeristes mas prefiro como esta agora. Citar
Recommended Posts