Ruy M. Publicado Abril 7, 2010 Share Publicado Abril 7, 2010 (editado) Tenho um aquario recente de 25 litros com algumas plantas que utilizo para colocar os camarões pequenos e como maternidade. No entanto decidi colocar co2 caseiro mas não tinha difusor. Inspirado no sistema da Sera (co2 start kit) coloquei a saida de co2 sem qualquer difusor mas com um acumulador mais a cima. As bolhas de co2 ao sair do tubo são retidas pelo meu acumulador caseiro, desta forma o co2 é retido no acumulador em fica em contacto com a agua durante bastante tempo o que permite teoricamente uma boa diluição. já tenho o co2 há um mês mas só coloquei o acumulador "caseiro" há uma semana e não faço qualquer interrupção de emissão de co2 durante a noite. Parece haver já algumas melhorias no aspecto das plantas. Setup do aquario: Substrato fertil tetraplant com areão por cima iluminação; t5 18.000k co2 caseiro com metodo de 2 garrafas (garrafa reactor + garrafa segurança) contém actualmente guppies e camarões Normalmente o acumulador está cheio, mas como hoje troquei a formula da garrafa ainda não houve qualquer emissão... Nunca vi niguém a fazer algo semelhante, que pensam disto? Editado Abril 7, 2010 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Abril 8, 2010 Share Publicado: Abril 8, 2010 Tem bom efeito? Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Abril 9, 2010 Autor Share Publicado: Abril 9, 2010 (editado) Essa ideia parece-me bastante interessante, mas pelo que percebi não parece haver acumulação de co2 uma vez que assim que chega ao rotor lá vai ele.... É o sistema que vou experimentar no aquario grande. Penso que para um aqua de 25 litros não vale a pena... Ainda estou em fase experimental e o material foi mesmo só para ver se a ideia resulta, depois desenvolvo melhor. 1 semana é muito pouco tempo para ver resultados visiveis. Será este sistema mais eficaz que o sistema do simples difusor? Utilizando apenas o difusor o co2 perde-se instantaneamente, é preciso ter uma boa pressão constante de co2 que nas receitas caseiras que é muito dificil de se conseguir. Para além disso o sistema de difusor está lá á mesma, é só colocar o difusor. A pequena grande diferença é que o co2 cá em cima em vez de se perder é acumulado. Se eu cortar a alimentção de co2, o nivel de co2 presente no acumulador vai descendo lentamente, o que deve querer dizer alguma coisa. A Sera tem um sistema de co2 com o mesmo principio. Há quem fale muito mal daquilo mas a verdade é que falam sem conhecimento de causa. Tenho um sistema desses no aquario da minha namorada e as plantas estão optimas. Editado Abril 9, 2010 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Abril 10, 2010 Autor Share Publicado: Abril 10, 2010 Parece-me bem. Para o aquario de 240litros que vou montar vou utilizar esse sistema mas como 2 ou 3 garrafas para ter uma pressão aceitável. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts