Jpbp Publicado Dezembro 7, 2004 Publicado Dezembro 7, 2004 Surgiu um fenómeno estranho sobre a areia branca do fundo: Quando as luzes estão acesas os grãos de areia tornam-se castanhos... depois de apagar as luzes a areia fica normal...branca... Alguém sabe o que é? É mau? Alguma alga... cianobactérias.. ou outra coisa? Aconteceu desde que introduzi 1 kg de rocha viva... Obrigado O meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=108399#108399
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 7, 2004 Publicado: Dezembro 7, 2004 Olá, O que tens são concerteza cyano e estas também são algas. Elas desaparecem de noite porque provavelmente a tua equipe de limpeza revolve o substrato.
Jpbp Publicado: Dezembro 8, 2004 Autor Publicado: Dezembro 8, 2004 Olá Diogo essa não pderá ser a razão pela qual desaparecem com as luzes apagadas pois basta eu apagar as luzes, ficar de sentinela, para me certificar que ninguem toca na areia e ... passados uns minutos ... volto a acender as luzes e ... eis que ... o castanho brilhante já lá não está !!!!!!! ESTRANHO!!.... ME!!! Aqui ficam umas fotos: Abraço
Hugo RSF Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Sim são cyano. Também apostaria da ideia do Diogo! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diesel_Car Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Olás, essa não pderá ser a razão pela qual desaparecem com as luzes apagadas pois basta eu apagar as luzes, ficar de sentinela, para me certificar que ninguem toca na areia e ... passados uns minutos ... volto a acender as luzes e ... eis que ... o castanho brilhante já lá não está !!!!!!! Passava-se o mesmo no meu aquário até ele perfazer 2 meses e as algas "desaparecerem" (agora está todo verde ). Á noite, quando o projector apagava, tinha a areia e as pedras todas cobertas de cyano...e de manhã...estava tudo branco. Ao fim de algumas horas....tudo castanho de novo. :D O que acontece é que, durante o dia, as cyano estão na sua expansão máxima (formam-se filamentos que ondulam com a corrente e se enchem de bolhas)...e durante a noite acabam algumas por morrer e as restantes "encolhem". É um fenómeno que testemunhei e não é baseado em nada cientifico...quem tiver uma "ideia" melhor talvez te explique o que acontece. :D Para aprender a "curar" tens vários posts neste sub-fórum....eu por mim optei por esperar, fazer algumas mudas (TPA's), aspirar os detritos da areia e aumentar a corrente. Cumps, Nuno Reis Ps- as cyano(bacterias) não são algas, mas sim bactérias com capacidade para realizar fotossintese. Diesel_Car....Vrummmmmmm!
Jpbp Publicado: Dezembro 8, 2004 Autor Publicado: Dezembro 8, 2004 Cyano... Não sei se é!!.... Senão vejamos, (formam-se filamentos que ondulam com a corrente e se enchem de bolhas)... no meu caso não se formam filamentos nem bolhas, apenas pigentação castanha nos pequenos grãos de areia. Para além disso não é de manhã que verifico mas apenas uns minutos depois. com pigmentação: ...minutos depois de apagar as luzes, volto a acender e ... : nem vestigios de pigmentação castanha... "e esta hein!"
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Diatomaceas devido á presença de silicatos na água de reposição e/ou das TPA,s . Elas não desaparecem. Estão lá . Mas só ao fim de algum tempo das luzes acesas é que voltam a exibir cor . Cump. Rui
Jpbp Publicado: Dezembro 8, 2004 Autor Publicado: Dezembro 8, 2004 Diatomaceas?... e existe alguma forma de me livrar delas?
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Osmose inversa com resina desionizadora mista apos a membrana. Cump. Rui
Recommended Posts