Urgente a ciclar filtro NO3/NO2 no vermelho (ultimas msg)


Recommended Posts

é o seguinte ha pouco tempo comprei um aquario de 120x40x50

 

Para por Mbunas

 

agora ja adequiri o filtro eheim 2215(e tambem massa filtrante substract pro) e o termostato

queria começar a estabelecer as colonias de bacterias no filtro

no entanto ainda tenho o aqua a seco

ja fui ha areia a praia onde escolhi pelo areao redondo entre 4 e 10 mm de diametro na me pareceu que a areia fina fosse a melhor opçao mas posso tar errado!

agora tenho de lavar a areia e tava a pensar em lava-la com mta agua corrente e depois com agua com lexivia é aconselhavel ou devo de utilizar outro metodo para a lavar

 

ja agora ha algo que indique que ja ta sufecientemente lavada?

ou uma percentagem de sal residual não é problema?

 

Tambem ja passei pela Serra de Aire onde escolhi umas "PEDRINHAS"

bonitas com mtos buracos a travessa-las e veios em quartzo ou la o que é aquilo so sei que parece veios em vidro (ainda ei de ir buscar mais)

quanto a elas tou a pensar só em lava-las com agua e esfregar com uma escova de aço e dps talvez tambem a lexivia de novo

é sufeciente não é?

 

quanto ao filtro eu ja tenho aquarios com peixes so que tenho mediquei(sera backtopur e mycopur) aquilo aqui ha tempos e o filtro dele é so daqueles do fundo undergravel os medicamentos não matão as bacterias?

 

eu tava a pensar em por o filtro a circular naquele aguario pa estabelecer as bacterias mas não sei se valera a pena ou se é melhor começar o grande de novo so com uma pinga de agua do antigo e tipo dois auratus que ja tenho para irem produzindo o alimento para as bacterias!!

 

serao muitos peixes ? se sim deverei entao por so 2 ou 3 guppy ?

 

ou ha outra maneira?

 

ja agora uma ultima coisa qual o metodo melhor de prender as pedras

uma as outras?

 

é que tou com um bocado de medo de que elas caiam para o lado ou coisa do genero quando lá as puzer dentro?

é que eu queria fazer tipo um desfiladeiro de um lado e do outro do aquario e depois no meio logo via mas e isso exige pedras empilhadas

ja pensei em fazer uns furos estrategicos com o berbequim e dps por algo a ligar um furo ao outro com uma verguinha tipo encaixe fixo mas não tou a ver que material usar é que se for ferro enferruja e aluminio secalhar faz mal aos peixes(o ppl da hemodialise na morreu por causa de aluminio a mais)!!!?

existe algum metal fiavel?

 

 

 

agradeço desde ja qualquer ajuda

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Warlock,

 

 

antes de mais sê bem vindo a este Fórum.

 

Primeiro deixa-me ser um pouquinho indelicado talvez, mas seria tão bom que escrevesses em Português. Acredita, não estou a ser sarcástico, mas o que acabaste de fazer além de ser um atentado a uma língua tão bonita e interessante como a portuguesa, não vai ajudar ninguém, quando esse alguém tiver de fazer uma busca no Fórum.

 

Já pensaste que outros poderiam aprender com a tua experiência, pois é, mas para isso convém que tudo esteja escrito correctamente.

 

Eu sei que por vezes nos deixamos levar por vícios adquiridos dos chats, dos SMS ou de outros tipos de condicionamento linguistico, mas em nome do respeito para com todos, ficava bem escreveres tudo correctamente. :)

 

Agora em relação às tuas dúvidas.

Eu também sou um apaixonado dos Mbunas, por isso bem vindo ao grupo...

 

Começando pelo filtro Eheim 2215, devo dizer-te que é insuficiente para um tanque de Mbunas. Esse filtro apenas debita 620L/h. Para um tanque de 240L precisarias de pelo menos uma capacidade filtrante 5 vezes a capacidade do tanque, ou seja, no mínimo 1200L/h. Para os Mbunas, é mesmo, quanto mais melhor, acredita.

 

No meu caso, uso uma sump, e acabei de adquirir uma bomba de 2400L/h para aumentar a circulação de água. E o meu tanque tem apenas 200L.

 

No teu caso e se não for possivel utilizares uma sump, eu pensaria seriamente em arranjar um filtro mais potente.

Com um filtro de +1000 L/h, tipo Eheim 2217, ou Eheim professionell II 2028, Eheim professionell II thermo 2128, Eheim professionell Thermointervall 2329.

 

Ou se tiveres amor ao dinheiro, como quase toda a gente tem, podes optar por um Sacem Marathon 2000. É bem mais barato que os Eheim e tem uma capacidade interessante. Além disso temso por aqui uma série de companheiros que os usam com imenso sucesso.

 

Relativamente à areia, podes usar areia fina ou mais grossa, não há problema. Como os Mbunas adoram escavar, logo que eles estejam estabelecidos vão fazer buracos por todo o lado e movimentar areia como loucos.

Apenas precisas de lavar a areia as vezes suficientes até parar de sair impurezas. Se por acaso conseguires fervê-la tanto melhor, mas se tal não for possivel, lavá-la em água corrente abundante é suficiente. Não uses lexívia.

 

Quanto às pedras, atenção, não uses pedras com arestas. Pedras roladas pela água, sejam apanhadas numa praia ou num rio, depois de lavadas, fervidas e escovadas ficam impecáveis. Mais uma vez não necessitas de usar lexívia. O pormenor de as pedras deverem ser roladas tem a ver com o facto de nas suas constantes perseguições, os Mbunas muitas vezes fazem umas tangentes tramadas às pedras. Se estas tiverem arestas cortantes, é certinho que vão haver acidentes.

 

Quanto a ciclar o filtro, o ideal é mesmo teres o filtro ligado ao aquário principal, com toda a água, e pura e simplesmente deixá-lo a ciclar o tempo necessário. lembra-te, as bactérias nitrificantes não existem apenas no filtro.

Podes colocar dois ou três peixes resistentes para acelerar o ciclo. Quando este estiver completo removes esses peixes e colocas os teus Mbunas.

 

Quanto a fixares as pedras, podes fazê-lo com silicone para aquários. Colam-se as pedras e deixam-se a secar uns dias antes de as colocar no tanque.

Não aconselho a fazer isso com pedras grandes, apenas com as pequenas.

O que eu fiz e aconselho a fazer é o seguinte, dentro do tanque colocas uma placa de esferovite, depois assentas as pedras e empilha-as de maneira a que fiquem estáveis, no fim adicionas a areia para preencher os espaços. Assim asseguras que os mbunas não desestabilizam muito as construções de rochas, com as suas escavações.

 

Apenas colei pedras pequeninas com silicone, de forma a criar abrigos para os alevins.

 

Não te esqueças também de um pormenor importante, nos montes de pedras, existirá sempre uma grande concentração de lixo, que nem sempre é aspirável, porque dá imenso trabalho.

Como é que se dá a volta a isto, colocando umas powerheads escondidas por detrás das rochas, a enviar água para todos os lados evitando zonas mortas.

Ou então como alguém fez, acho que foi o Darius, mas posso estar enganado, podes colocar uma powerhead a alimentar um tubo de pvc perfurado , colocado por detrás das rochas, criando assim uma parede de corrente de água que evita acumulação de detritos.

 

Espero que tenha respondido a todas as tuas dúvidas de forma clara.

 

Se puder ser útil em mais alguma coisa, estás à vontade.

 

cumprimentos,

me163

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok peço desculpa pelo portugues vou tentar não abreviar tanto !!!

 

:) pensava que o filtro seria sufeciente :(

 

agora é complicado para trocar (ups tinha posto o nome da loja peço desculpa) onde comprei é um bocado longe :(

 

eu ate perguntei se por ser mbuna não seria melhor um mais forte porque ja tinha lido ou ja me tinham dito que iria precisar de um mais forte que o minimo para o aqua 2213 por isso e que comprei esse 2215 e não o 2217 claro tambem foi por causa dos 20 e tal euros de diferença que deram para o termostato!

 

mas aconselhas-me mesmo o 2217 certo !!!!!

é que o dinheiro custa a gastar

ou se a loja tiver sera melhor trazer o Sacem 2000 em vez do eheim

(ainda não montei por isso secalhar ainda da para passar pela loja)

 

eu tinha pensado num sump mas depois desisti talvez por ter medo de que não funciona-se bem/na fosse capaz de o adaptar ao aquario/fazer e desperdiça-se o dinheiro na bomba

 

tenho aqui uma pedra que é um bocado afiada mas vou passar com lixa para evitar esse acidentes quanto ao esferovite obrigado por me relembrar pois ja tinha lido aqui no forum mas ja não me lembrava!!

 

eu ja li sobre colar as pedras mas eu queria atingir uma altura razoavel e sem ser a empilhar tipo piramide mesmo assim na existe nenhuma verguinha de metal que possamos usar para conectar as pedras para alem da cola isto sem prejudicar os peixes?

 

eu vou começar com poucos no inicio por isso em principio não preciso de adicionar agitaçao ao aquario por enquanto mas isso logo se ve se for necessario compro

 

obrigado pela informaçao em como ciclar o filtro e lavar a areia

 

tambem irei precisar de umas dicas sobre compatibilidade

 

 

tipo ja tenho os auratus que ja criaram e tava a pensar adequirir os demasoni acho que é assim que se escreve um casal Labido Electric Yellow e o powder blue e talvez apistogramas ou kribensis mas não sei se sao compativeis ou se ate ja são peixes a mais!

tambem tenho um pleco de 14 cm que vai tambem para la!!

 

Que numero maximo poderei por e sera que os recem adequiridos aguentaram a tareia ate crescerm ou tem de os ter uns meses ha parte a crescer

 

quanto ao ciclar o que será mais resistente os auratus os papagaio jellybean ou os guppy?

 

obrigado de novo

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então como alguém fez, acho que foi o Darius, mas posso estar enganado, podes colocar uma powerhead a alimentar um tubo de pvc perfurado , colocado por detrás das rochas, criando assim uma parede de corrente de água que evita acumulação de detritos.

Pois fui eu sim :(

 

E até agora tem funcionado bem, não só porque me cria uma corrente lateral , mas também porque me cria uma corrente ascendente que me leva os detritos para cima e me mistura as águas mais ricas em nitratos com as águas filtradas :(

 

Próxima aquisição para o meu aquário é mais um trio mas de botias... serão a brigada de limpeza de fundo e pontos de acomulação.

Estão totalmente fora do biotopo mas os que escolhi ficam com apenas 10 a 12cm por isso do tamanho dos mbunas.

sendo peixes oportunistas conto com eles para comerem os restos que os mbunas não comam e também para exercerem algum controlo populacional pois apanhar alevins no meu aqua tal como ele está é tarefa totalmente impossivel.

Se vir que os botias fazem estragos demais, tenho um aqua que me serve agora para quarentenar peixes e que tem 60L... posso sempre usar para desenvolver os alevins... se os conseguir apanhar claro :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estava a pensar em por a reentrada do filtro de fora de agua para aproveitar a axigenaçao adicional!

 

mas se for colocado rente ao fundo sera sufeciente para criar essa corrente ?

 

não ficara a faltar oxigenaçao no aqua visto que ainda não tenho bomba de ar!(pois tambem não sei se com o filtro ainda é necessario a bomba de ar desculpem a ignorancia!)

 

secalhar para a funçao de limpeza tambem tenho de ir para as botias pois o meu corydora foi assediado pelo auratus e tive de o separar

ou existe algum mbuna para essa funçao

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para limpeza de fundos e africano tens os synodontis.

O problema pelo menos para mim é encontrar um exemplar que não fique com 20cm ou mais (e que não custe balurdios) e daí o ter optado pelos botia lohachata que ficam pelos 11cm...

 

Uma coridora é pequena demais para fazer frente aos Mbunas que como sabemos são agressivos, especialmente os Melanochromis auratus.

 

A reentrada do filtro deve ser feita à tona de água por forma a movimentar a água mas não salpicar tudo.

Se meteres junto ao fundo tens problemas de oxigenação.

 

Em relação ao fundo o que fiz foi usar uma bomba de circulação de 500L/h da hydor que foi bastante barata (11€ mais ou menos) é pequenita e faz o serviço.

Tinha uma segunda bomba da eheim de 1000L/H mas descobri da pior maneira que era potente demais pois matou-me um Labidochromis caeruleus ao sugá-lo :wink:

Fica o aviso, se comprares bombas eheim compact certifica-te que têm uma grelha de protecção...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xic0:

 

Sim desde que muito bem lavada.

E deves ter cuidado para não apanhares a areia em água poluídas.

 

Há quem ferva a areia, eu pessoalmente prefiro lavar com água corrente bem quente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado darius tava com essa duvida se colocando a saida do filtro debaixo de agua não faltaria a oxigenaçao

 

vou seguir a tua sugestao e tentar arranjar uma bomba pequenina

(e baratucha :oops: )

mas agaradecia tambem uma dica sobre o numero maximo que poderei por isto:

 

tendo os peixes ha vontade

 

e a outra opçao a do overstock para eles não estabelecerem territorios

 

qual o numero maximo para cada uma das opçoes?

 

eu apanhei a minha areia na praia norte da nazaré talvez não esteja muito poluida!

 

mas pelo sim pelo não vou escalda-la como tu aconselhas

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

240L dependem do tamanho e agressividade dos peixes que vais colocar.

 

Se forem na casa dos 10 a 12cm uns 12 a 15 peixitos para começar... até porque são bem caros.

Idealmente 4 trios, de preferência tudo peixes com o mesmo nivel de agressividade, idade e tamanho alvo.

Consuante te vás sentindo mais confortavel e vás aprendendo mais, podes ir aumentando o numero sempre de olho na filtragem.

 

Overstocking é algo pesado no sistema de filtragem e precisas de saber o que estás a fazer.

Se colocares muita pedra com esconderijos, plantas ou pedras a dividir territórios e a quebrar linhas de vista as agressões diminuem e os peixes ficam felizes.

 

O meu malawi por exemplo tem 70kg de pedras, tem um fundo feito em espuma de poliuretano que tem umas 5 cavernas com, no minimo, 3 entradas cada e como o meu kh é muito alto, tem ainda um brutal tronco de 50 cm também ele com cavidades e passagens.

Escusado será dizer que vejo os meus peixes muito de vez em quando pois passam o tempo deles em correrias pelas cavernas e gincanas pelas pedras fora :oops:

 

Se me sentar uns 20 minutos em frente do aqua lá vejo um ou outro peixe a espreitar por entre as pedras.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado darius

 

eu gostava de ver os peixes um pouco mais ke essas vezes em 20 minutos!! :oops:

 

pois tem de se começar com poucos e ir pa aligeirar a despeza

mas era tambem para saber se daria o numero de possiveis filhos que posso mater ou desfazer-me deles

claro que o overstocking sera uma coisa so a fazer no futuro quando dominar melhor mas pelo menos ja sei mais ao menos quanto poderei por.

 

eu estava a pensar em por pedras sober um lado e outro e mais algo no meio a dividir os dois montes possivelmente tambem pedras de outro estilo

 

 

uma pergunta para o me163 (ou para quem saiba)

 

o sacem 2000 não sera potente demais? 1850 l/h

ou estas a aconselhar o que poderei comprar com o dinheiro do eheim 2217 com a vantagem da capacidade extra?

 

Tou a ver que me precepitei na compra do filtro tenho mesmo de telefonar para a loja(hoje não tive tempo :oops: )

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta para o me163 (ou para quem saiba)

 

o sacem 2000 nao sera potente demais? 1850 l/h

ou estas a aconselhar o que poderei comprar com o dinheiro do eheim 2217 com a vantagem da capacidade extra?

 

Tou a ver que me precepitei na compra do filtro tenho mesmo de telefonar para a loja(hoje na tive tempo  :wink: )

 

Olá Warlock,

 

potência a mais é coisa que não existe quando falamos de ciclídeos dos lagos africanos... :oops:

 

Ontem não tive hipotese de vir aqui ao forum, mas graças aos céus, o amigo Darius já te esclareceu alguns pontos e deu novas ideias.

Deixa-me dizer-te como tenho o meu setup.

 

O tanque tem 100*40*50. O filtro que uso, comprei-o nos USA, via Ebay.com, é um Marineland Tidepool II com SOS Overflow. Custou há quase um ano, cerca de 150 Euros já com portes.

 

A minha ideia sempre foi colocar uma sump, pelas vantagens que esta traz em termos de capacidade filtrante.

Como a minha ideia era ter o máximo de água possível a circular, nunca poderia optar por um filtro tipo canister, pois estes, na minha opinião, não dão uma resposta tão eficiente.

É claro que poderia ir para um Eheim seco-húmido hiper caro, mas como o dinheiro custa a ganhar a todos, optei pela solução Marineland.

A vantagem de se ter um overflow é que na maior parte dos casos não tens de fazer nenhuma alteração no tanque, visto que se trata de um hang-on, fica assente na parede do aquário.

A sump em si, leva mais 40 L de água e tem uma parte com três gavetas para colocar matérias filtrantes, em ambiente seco-húmido, e por debaixo dessas gavetas está a grande inovação da Marineland, a Bio-Wheel. trata-se de um cilindro em constante rotação, a água cai das prateleiras sobre um dos lados desse cilindro, movimentando-o.

Dentro desse cilindro está um material hiper-poroso onde se concentra a colónia de bactérias.

O cilindro por sua vez está semi-imerso na água do sump, pelo que as bactérias vivem também num ambiente seco-húmido. isto é especialmente importante, porque consegue-se ter uma colónia de bactérias gigantesca quando comparado com um filtro canister.

 

Podes ver mais informações em

 

http://www.marineland.com/products/consume...r/con_tpsos.asp

 

Carregas em Download manual e vês como ele funciona mais em detalhe.

 

A bomba de retorno que instalei inicialmente era uma Sacem winds 1600, com 1700L/H de capacidade, no entanto ela tem algumas perdas, devido à altura a que a água entra e a dimensão do tubo de retorno que coloquei perto da superfície.

Comprei tubo de PVC com 20 e qualquer milimetros e furei-o para lançar a água na vertical junto a uma parede e fiz outro buracos perpendicularmente para enviar água pra superfície de forma a aumentar as trocas gasosas.

 

Mesmo que falte a luz, o sistema pára, mas o nivel de água que volta para o sump é determinado pela profundidade a que está o tubo de retorno. como ele está junto à superfície, nunca é muita água e nunca enche o sump.

Quando a energia volta, tudo volta ao normal. Nesse aspecto é fabuloso.

 

Agora vou colocar uma bomba mais potente por causa das perdas.

 

Lá dentro, além das esferovite no fundo do aquário, coloquei uns 60 ou 70kg de rocha empilhada, não sei ao certo, que apanhei em praias e em rios. Sempre tive o cuidado de escolher sítios mais selvagens e de as ferver antes de utilizar.

 

O areão que utilizei foi areão coralino. É um pouco grosso, mas eles já se habituaram. Não tem muito a ver com o habitat natural que é mais arenoso e lamacento, mas talvez mude um dia destes.

 

Os peixes andam doidos, quase sempre. Não param de acasalar, mas também, de cada ninhada só sobrevive um ou dois, ou nenhum, por isso par já não estou muito preocupado com peixes a mais. E caçar alevins num ambiente de muita rocha, ou se tem paciência de chinês, ou se opta pela via do "who cares", que causa menos cabelos brancos... :oops:

 

Ora bem, isto serviu para ilustrar que existem n formas de se ter e criar mbunas felizes a correr de um lado para o outro.

 

Em relação aos metais a colocar dentro de água, sem ser titânio não estou a ver mais nada, a não ser alguma liga marada e igualmente cara.

 

Poderias optar por em vez de metal, utilizar barras de fibra de vidro, ou mesmo de fibra de carbono, mas as de fibra de vidro talvez sejam mais inertes quimicamente.

 

Quanto a mim, acho que por vezes ligamos o "complicadómetro". A filosofia KISS (Keep It Simply Stupid) também funciona nos aquários... :oops: Aliás foi o que eu fiz, quanto mais simples, melhor.

 

Bem, isto já vai longo e tenho de tomar o pequeno almoço. Espero que tenha elucidado algumas das tuas dúvidas, e não te preocupes com uma coisa, erros todos cometemos, e pressa na aquariofilia é mesmo inimiga da perfeição, mas caramba, é perfeitamente compreensível, porque o que queremos ver és os nossos peixinhos felizes de um lado para o outro, o mais rapidamente possivel.

 

Espero que consigas resolver a questão do filtro. Se na loja não quiserem ficar com ele, vende-o aqui. Há sempre malta que compra esse equipamento para sistemas menos exigentes.

 

um abraço,

 

me163

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado darius  

 

eu gostava de ver os peixes um pouco mais ke essas vezes em 20 minutos!! :D  

Hehe... no presente apenas existem 5 peixes num "mar" de 250L... é natural que os veja muito de vez em quando :lol:

Estou em movimentações para adquirir mais uns trios, mas aqui pelas minhas bandas só encomendando e esperando a entrega é que dá.

Se o meu fornecedor habitual não conseguir arranjar o que quero, lá terei que tirar um dia para ir a Lisboa às compras, mas o meu problema é que quando for tenho que trazer a bicharada toda de uma vez só pois cada ida a Lisboa fica-me muito cara quer em gasolina, quer em portagens e muito especialmente em tempo gasto e o meu às vezes é muito apertado.

 

Além disso ir a Lisboa sem saber se as lojas têm tudo o que quero e sem saber muito bem onde são as lojas é um pouco arriscado.

O Porto fica-me mais perto mas aí só conheço uma loja com ciclideos e pelo menos da ultima vez que lá fui, não tinham o que eu queria.

 

Viver fora das grandes cidades tem destes problemas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado me163 ja percebi melhor como funciona o sistema o que me estava a fazer um bocado de impressao era como é que a bomba mantinha o nivel sem deitar fora tanto em baixo no sump como em cima no aqua mas depois de pensar um pouco e de ver umas imagens percebi e agora com a tua ajuda e explicaçao tive a confirmaçao!

isso ate é um projecto interessante de diy!!!! não achas?

 

o problema é que tou um pouco traumatizado com os diy desde que ia pegando fogo a minha adega com uma chocadeira de ovos que fiz para poupar dinheiro(porque não sabia se funcionaria bem) e poupei ela ficou-me por menos de 25 % (35 euros)de um nova da mesma capacidade e chocava mais de 70 % de embrioes viaveis!!! o probelma é que com as pressas e as poupanças na comprei casquinhos de aparafusar as paredes para as lampadas de 100 watt que usei como aquecimento numa caixa de madeira bem vedada ligada e aparafusada a geleira!!!

cheguei a tirar pintos a fazer melhorias e tava para arranjar casquilhos melhores so que uma noite ao virar os ovos dei por uma alteraçao de 1 grau na temperatura e ajustei mas não percebi que era uma das lampadas que tinha caido dos apoios que fiz; alterando assim as correntes de ar so que 100 watt em cima de fios electricos e madeira isto ao lado da chocadeira feita de uma geleira velha na da muito resultado e ta tudo dito de manha o quadro disparou mais uma vez na liguei as coisas e quando a minha mae voultou a ligar deve de ter iniciado o incendio que felizmente foi apagado!

os bichos tavam a dois dias de nascer 8)

conclusao posso me voltar a meter nisso mas não vou poupar mais de que o necessario!

 

amanha vou entrar em contacto com a loja eu ainda não montei apenas abri os saquinhos mas com um bocado de sorte os saquinhos de peças sao iguais no modelo 2215 e 2217 logo vejo não sei é se la havera o sacem que deve de ser mais barato

 

vou seguir o teu conselho e arranjar um filtro mais forte e dps no futuro se aumentar muito o numero de peixes posso entao fazer/comprar um sump

 

eu tinha pensado em aço inoxidavel mas deve de oxidar a mesma

o aluminio eu arranjava na boa mas pode ser toxico

mas vou ver se acho PVC ou a fibra de vidro o que deve de ser mais dificil de acha mas posso sempre dar um salto a uma fabrica de material em fibra que ha aqui perto

 

eu tambem gosto de manter simples mas devido ao susto que ja apanhei não me importo de complicar so um pouquinho no aspecto das pedras

 

ainda por cima hoje tive uma surpresa ao lavar as pedras so tenho ainda 3 grandes/esburacadas e um mao cheia de seixos mas ao lavar as grandes vi que tinha rocha calcaria normal !!!! e para surpresa minha a outra que tinha e que tinha muitos veios era feita de marmore branco (marfim) com os tais veios que tavam todos verdes mas que vim a ver serem rosa!!!! :D

logo vou deitar as outras duas fora e fazer uns 17 kilometros ate a serra de novo o problema é que ja na me lembro onde apanhei a pedra melhor

 

no entanto tambem ja passei a areia por agua(ja na dou pelo sal) talvez amanha acenda a lareira/caldeira para escaldar a areia

 

 

Mas mal posso esperar para por o bichos no aqua e ha vontade so me falta ultimar a questao do filtro!!!

 

olha quanto a apanhar os filhotes podes talvez usar uma estrategia que eu utilizo as vezes nos guppy quando algum se estravia que é:

com uma mangueira tranparente de tamanho adequado para guppy 5mm pa ciclideos talvez 8 ou 10mm claro que tou so a falar nos pequeninos depois é so ferrar a mangueira para fazer um sifao para um balde aproximar a mangueira e sugar o alvo

por isso da jeito adequirir a mangueira com a abertura o mais pequena possivel para que o balde não encha muito depressa

 

podes tambem dar um puxao rapido com a boca mas isso exige muita ginastica

 

o melhor talves ate seria um cano rigido para apontar melhor ao peixe e so depois a mangueira para o balde

 

comigo tem funcionado!!!

 

 

eu tambem tou um bocado com o teu problema darius mas felizmente lisboa fica-me mais acessivel pois tenho de ir la varias vezes mas mesmo assim tou com medo do que devo comprar porque na da pa ver se é macho ou femea e logo temos de trazer um minimo para maximizar as nossas hipoteses de ter um casal

eu nos meus auratus comprei tres infelizmente um morreu mas felizmente os outros dois vieram a ser casal

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha a Eheim tem uma peça que serve para aspirar a superficie da água do aqua... parece-me que se adapta muito bem a um overflow mas para te ser sincero nunca coloquei essa hipotese e preferi furar o meu aqua e fazer uma coluna seca (só depois me lembrei dessa peça).

 

Mas uma coisa te digo já... alevins de ciclideo são bem mais rápidos e desconcertantes que os de guppy :shock:

E parece-me que não vou ter muitos problemas em caçar os meus... é que da sump do aqua da minha esposa já tirei eu uns poucos alevins de guppy e mesmo um guppy adulto, devem delirar com desportos radicais :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de investigar isso mas so para o futuro

 

no entanto ja tenho as pedras todas "so" falta lava-las

mais logo vou ver se consigo por aqui as fotos de como elas iram ficar

e tambem dos meus auratus etc.. os ultimos na respectiva secçao de fotos

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok aqui estao as pedra que escolhi para por no aquario a foto principal ficou foi um bocado vista de cima e falta um pouco a prespectiva !!!

 

imagem removida!!!!!!

ainda tenho de as lavar para ficarem brancas

 

imagens removidas!!!!!!!

 

mas estao empilhadas como tou a pensar em empilha-las

 

tem alguma critica a fazer ?

 

tipo se os peixes gostarao do arranjo

 

se deveria de empilhar mais etc.. aceito sujestoes porque pode me estar a faltar algo

 

 

 

 

retirei estas imagens para não levar tanto a carregar e tambem ja nao faziam sentido!!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warlock,

 

 

em relação à fixação das pedras, se não quiseres utilzar o silicone de aquário, podes vir a alfragide à Decathlon, na zona dos papagaios, existem varetas de fibra de vidro com vários diâmetros, que podes aproveitar para fazer o que pretendes.

elas são relativamente baratas.

 

Se não puderes vir à Decathlon, tenta encontrar uma loja de aeromodelismo, pois normalmente eles tem varetas de Fibra de Carbono e de fibra de vidro.

 

Eu também compro essas varetas para fazer longarinas nos meus aviões... :twisted:

 

Quanto às formações rochosas, os mbunas adoram locais escuros, por isso é que é mais indicado fazer abrigos como o Darius fez, ou empilhar rocha na parte de trás do aquário.

 

Os meus fazem das tripas coração para se esconderem nos locais mais recônditos.

Então quando tens fêmeas a incubar, é mesmo necessário haver muitos esconderijos.

 

Eu uso uma regra, cinco buracos ou espaços entre rochas, para cada peixe, o que quer dizer que vais ter de arranjar bastante mais rochas.

 

E se arranjares seixos maiores fica excelente..

 

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado me163

mas não consegui e cedi a tentaçao e optei pelo silicone e para prevenir as quedas apenas empilhei o que vi que ia ser 100% seguro !!

mas obrigado pela dica vai ser muito util no futuro quando fizer remodelaçoes pois reparei que perdi muito volume com as pedras que pus visto que fiquei com cerca de 180 litros apenas elas sao um pouco massiças de mais mas aqui a tempos passei por um sitio onde vi umas grandes mas totalmente esburacadas e isto com buracos grandes

 

mas por agora vai ficar assim comforme vá adequirindo peixes logo mudo para um ambiente com mais esconderijos talvez a pedras não fujam :roll:

 

para os 2 auratus (que ontem quase ficaram a ser so um a femea levou uma tareia tal que so nadava a superficie e ja nem comia tive de a separar e medicar hoje ja nadava melhor e ja comia de novo) , 2 papagaios e pleco deve chegar pois mudei um pouco a maneira de empilhar para ter mais esconderijos

 

Hah ja fui buscar o filtro mais forte como sugeriram e ja esta instalado agora tou a espera que a agua aqueca e depois talvez ponha um papagaio ou 2 na sei é se será muito cedo Que me Dizem????

 

desisti imediatamente da ideia de por o retorno fora de agua na pensei que manda-se tanta agua e fazia muito barulho e bolhas !!

deixei-o mesmo a tona de maneira a agitar a superficie mas sem fazer bolhas !!

 

tambem trouxe uma anubia !!!

 

se eu quiser seixos grandes e redondos é so ir buscar sei onde ha carradas literalmente carradas os pequenos ate sao raros!!! ja la fui buscar alguns

 

quando puder ponho uma foto dele montado

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Warlock.

 

Estas são boas notícias. Finalmente começas a ter a coisa a andar... cheers

 

Só uma recomendação, deixa o aquário maturar a seu tempo.

 

Não o sobrecarregues já com peixes. Deixa-o ficar com esses que colocaste durante uns tempos e vai adicionando o producto para criar a colónia de bactérias.

 

Entretanto, vai monitorizando a qualidade da água com os testes de amónia, nitritos, nitratos e ph.

 

Mas deixa o aquário durante duas ou três semanas antes de adicionar mais peixes. e quando o fizeres fá-lo de forma gradual.

 

O que teria sido bom, mas nem sempre é possível, era ires colocando os peixes por grau de agressividade, dos menos agressivos para os mais agressivos. Assim dávas tempo aos menos agressivos para primeiro se estabelecerem.

 

É que já tiveste uma pequena amostra do que os auratos são capazes de fazer. Se aí colocares agora espécies mais calminhas, provavelmente irão levar tareia até dizer chega.

 

Mas enfim, isto são coisas que se vão aprendendo com o tempo...

 

Boa sorte com o teu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim finalmente parece estar tudo a andar . so pude por os peixes hoje o termostato demorou 15 horas a por a temperatura ao nivel que eu queria!

 

ja la pus uns peixitos e esta dificil resistir a não por mais mas tem de ser !!

 

guardei o teu conselho de por primeiro os menos agressivos primeiro mas preferi deixar a femea a recuperar sozinha pois ainda tem duas falhas de escamas na pele e aonda estou a medicar!!

 

por isso pus os papagaios o auratus e o tetra (sei que não devia mas ainda na levou tareia e esta com as cores bem fortes) que se ve

no entanto o auratus so entrou quando tirei o papagaio que se ve a ser perseguido pelo outro tambem para ele recuperar!

 

logo tenho tres peixes no aquario o papagaio que me sobra costuma saber defender-se dos auratus e esta a aguentar-se melhor porque tem mais espaço e defende-se melhor.

o tetra vai sendo ignorado mas em principio vou tira-lo de la!

auqa41.jpg

aqua51.jpg

aqua61.jpg

aqua71.jpg

 

para alem disto ja adicionei uns cocos cortados que eles parecem gostar para se esconder

 

Serao esconderijos sufecientes?

o filtro em pricipio esta bem colocado?? certo!!?

deve de chegar para aguentar o casal de auratus o pleco e os 2 papagaios sem brigarem muito certo!!

 

 

 

La po natal vou pensar entao em por mais peixes mas tenho de ver se acho uns preços acessiveis e ate agora na gostei muito dos que vi mas se tiver de ser tem de ser.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal mas não são as bacterias... é a água um bocadito turva ainda por ser um aquário recente.

 

Com tempo isso vai ao lugar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

é o seguinte pessoal

 

ja tenho o aqua de mbunas a ciclar o filtro a quase duas semanas

5 peixes!!! tipo auratus e mais pequenos

hoje fiz testes completos e tenho :

 

pH = 8,0 ---> ja é o valor normal da minha agua de torneira

 

NH4 /NH3 0.0 ---> quer dizer que ja tenho a primeira colonia de bacterias formada não é?

 

NO2 5mg/l esta no vermelho toxico

 

NO3 40 mg/l tambem no vermelho toxico

 

quer dizer que ja tenho bacterias a desfazer os nitritos mas não em numero sufeciente para os peixes

e que tambem ja devia de ter feito uma troca parcial de agua não é?

 

segundo as minhas conclusoes estejam elas certas ou erradas tenho de fazer uma troca parcial não é!!!

mesmo porque tenho a necessidade de retirar nitratos e nitritos!!

 

agora as perguntas!!!!

 

a TPA vai interferir muito com o estabelecimento das bacterias?

se sim de que maneira?

estou neste momento a fazer uma troca de 25 a 30 % (caldeira acesa para aquecer agua e termometros para temperar porque esta um frio de rachar!!!) será demais ou devo de fazer ainda maior!!!

 

so mais uma coisa desliguei o eheim 2217 porque estava a atirar a agua do ar e faz imenso barulho !!

mas ja uma vez quando o voltei a ligar ele fez um barulho esquesito por um segundo!! provavelmente do esforço de por a agua toda a mover de novo!!

 

existe alguma maneira melhor de o voltar a ligar ou não há problema?

isto porque quando falta a luz ele tambem tem de fazer esse esforço !!!

 

agradeço as resposta obrigado!!!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pico de nitritos e nitratos é natural no estabelecimento do aquário.

Com peixes lá dentro e para evitar mortes deves fazer TPA's claro!

 

O filtro provavelmente não estaria bem ferrado e o barulho que ouves é o ar no interior. Tenta ferrar isso como deve de ser e faz o teste de falha de energia para veres se volta a funcionar correctamente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.