atenção aos cremes quando mexem em aquarios!!!


lgass

Recommended Posts

olá pessoal

 

venho aqui relatar uma triste história que me aconteceu ontem a noite

 

 

 

sem querer a minha mae tirou uma plantinha que se estava a desprender e ela ia por pa fora para eu depois arranjar, mas esqueceu-se que tinha posto creme na mao (daqueles que se poem antes de se deitar).

 

podem imaginar o que aconteceu.

 

eles começaram a morrer em dois minutos. so consegui salvar uma corydora um neon e dois limpavidros...

 

estao num aquario pequeno improvisado enquanto limpo tudo o que tenho no outro... estou um pouco abalado porque ja tinha estes peixes em muito bom estado e sem problemas ha uns 7 meses...

 

nao sei agora se vou ou nao continuar na aquariofilia.

 

tenham cuidado para nao vos acontecer o mesmo.

 

cumps

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda ontem tinha creme nas mãos, e mexi no aquário, e lembrei-me disso, mas como nunca aconteceu nada.

 

Mas ainda bem que avisaste, não acontece de novo nos meus aquários.

 

AInda bem, que foi no de 180 litros.

 

Se calha a ser num cubo vodafone, ou mesmo no de 45 litros, morria tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só meto quando me lembro, mas ando a ver se me lembro mais .

 

Mas sim foi a noite, o mal é ter os aquarios a porta do quarto (mais uns cubos dentro dele).

 

Ainda para mais a casa de banho é a 3 metros do quarto, resultado, a toda a hora passo por eles, e como tal a tentação de ir dando retoques é imensa xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só me lembro quando tenho as mãos secas, se não te lembras é bom sinal.

 

Põe a embalagem do creme ao pé da porta da rua e pões antes de sair, assim ainda leva algum tempo antes de mexeres nos aquários.

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Foi um acidente que qualquer de nós pode ter,

acho que não e motivo para deixares os aquários,e o

belo vicio ,agora e que e para dizer.Por morrer uma

andorinha , não acaba a Primavera. Força para a frente

e boa sorte. A.S :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que a tua mãe anda a meter nas mãos?

Tudo bem, ter as mãos repletas de creme e enfiar lá as mãos por um bocado é capaz de libertar fármaco suficiente para causar problemas, mas se for uma camada normal de creme e um contacto ocasional com a água, não é por ai que te morrem os peixes...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que a tua mãe anda a meter nas mãos?

Tudo bem, ter as mãos repletas de creme e enfiar lá as mãos por um bocado é capaz de libertar fármaco suficiente para causar problemas, mas se for uma camada normal de creme e um contacto ocasional com a água, não é por ai que te morrem os peixes...

 

era um creme normal pas maos...

 

vichy ou uma cena desse genero... tinha acabado de por...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era um creme normal pas maos...

 

vichy ou uma cena desse genero... tinha acabado de por...

 

E quanto tempo de contacto terá ela tido com a água? E volume do aquário em questão?

 

Esses cremes têm muita coisa, mas a maioria delas não são solúveis em água e pelo menos para mamíferos apresentam uma toxicidade mesmo muito baixa.

 

Os constituintes que mais facilmente passariam para a água seriam sais semelhantes aos que são usados na fertilização de micronutrientes, ou alguns tipos de poli-alcoois, também pouco tóxicos. Assim muito por alto as únicas coisas que poderiam ser realmente perigosas para os peixes, das presentes num creme comum seriam a ureia, um derivado de amonia ou um ácido salicilico numa concentração mais elevada (cremes esfoliantes).

 

Por isso pode ter existido outra razão para este lamentável incidente além da intervenção do creme, que pode ter contribuído, mas acho que sendo realmente um creme "comum", ao actuar sozinho, seria pouco provável de causar uma tal catastrofe.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi o tempo de ir com a mao ao fundo do aqua e tirar aquilo.

 

o aquario tem 75 litros reais.

 

sinceramente os peixes estavam em excelente condição... e começaram quase instantaneamente a a ficar 'asfixiados'... um deles morreu muito depressa. ai tentei fazer uma tpa rapidissima de 15 litros e foram morrendo um a um ate que decidi tirar de la os peixes todos

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi o tempo de ir com a mao ao fundo do aqua e tirar aquilo.

 

o aquario tem 75 litros reais.

 

sinceramente os peixes estavam em excelente condição... e começaram quase instantaneamente a a ficar 'asfixiados'... um deles morreu muito depressa. ai tentei fazer uma tpa rapidissima de 15 litros e foram morrendo um a um ate que decidi tirar de la os peixes todos

 

Vamos imaginar que a tua mãe colocou 5 g (imenso!!) de creme e que esse creme tem ureia ou um derivado da amónia na sua constituição (o teor máximo que se encontra anda pelos 10%). Então nas mãos da tua mãe estariam 5 g x 10% = 0,5 g deste composto. Mesmo que 50% do que estava nas mãos da tua mãe tivesse conseguido passar para a água numa questão de segundos obterias uma concentração no aquário de 0,25/75 = 0,0033 g/L = 3,3 ppm e extrapolando para a amónia pura (o mais tóxico possível), este nível ainda é tolerável para os peixes. Se depois ainda fizestes uma tpa de 15L (20%), este nível teria baixado para cerca de 2,5 ppm.

Assim, das duas uma, ou já tinhas alguma amónia no aquário (excesso de população, restos de comida, problemas com o filtro ou filtração insuficiente) e este aumento levou até níveis letais ou os peixes apesar de parecerem estar saudáveis, não estavam tão saudáveis quanto isso ao ponto de uma subida nos níveis de amónia (ou mais provavelmente de ureia que é o que existe normalmente nos cremes e é muito muito menos tóxica e muito dificilmente chegou a esta concentração que eu cheguei por especulações) foi suficiente para levar à morte por asfixia de todos os que estavam menos saudáveis.

 

Moral da história: nem sempre os peixes estão tão bem quanto pensamos, e por isso vale sempre a pena evitar toda e qualquer coisa que os possa afectar negativamente!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais