jvilarica Publicado Abril 4, 2010 Publicado Abril 4, 2010 Boa tarde, tenho um aquario com cerca de 100 litros no qual quero fazer criação de espadas e gupys. O aquario é plantado e tem 1m de comprimento. A minha duvida prende-se na iluminação do mesmo. Ja li que deverei ter 1w por litro mas qual será a melhor lampada? ou lampadas? Outro aspecto é o substrato. tenho uma camada (1cm aprocimadamente) de areia de rio, mais uma camada muito fina de substrato fertil mais uma camada de 3/4cm de substrato inerte. Coloco tambem no fundo das plantas bolas de argila. Acham que as plantas terao um crescimento normal? Gostava de fazer uma vegetação densa para tal pergunto tambem quais serao as melhores plantas. Muito obrigado Tito Citar
Ruy M. Publicado: Abril 5, 2010 Publicado: Abril 5, 2010 1 watt por litro é apenas um ponto de referencia, no entanto esta é uma iluminação agressiva para a grande maioria dos peixes. Mas os guppy´s aparentemente não se sentem incomodados com essa intensidade. Essa referencia depois depende também da especie de plantas a colocar... Tens vários tipos de iluminação, mas vou só mencionar aqueles que penso serem mais acessiveis: -sistema pll -sistema T5 -sistema T8 Talvez as T5 sejam o sistema mais fácil. Quanto a espectro, uma vez que é para um plantado: 1 lampada de 10.000k(ou 12.000k) e outra de 6.000k. Depende depois do objectivo... Não sei que substrato fértil será esse mas assim por alto e á partida parece haver todas as condições a nivel de substrato. Mas não te esqueças que o co2 é fundamental para teres um aquario completamente plantado, uma vez que parece ser esse o teu objectivo. Fertilizações de tempos a tempos também são importantes. Quanto a plantas não vou dar palpites, existe muita variedade. Aconselho-te a pesquisar e escolheres tu aquelas que te agradam. Citar
jvilarica Publicado: Abril 5, 2010 Autor Publicado: Abril 5, 2010 Obrigado pela resposta. Cumprimentos Citar
sergioveterano Publicado: Abril 5, 2010 Publicado: Abril 5, 2010 Viva, coloca Echinodorus sp. assim não precisas de muita luz (depende da especie) e não mexes muito no areão, ou seja não poluis muito a coluna de água. As Echinodorus também providenciaram sobra aos alevins. A ideia de fazer um plantado misturado com criação não me parece a melhor ideia, é que muitas plantas requerem muita manutenção se escolheres plantas de roseta pode ser que tenhas a vida mais facilitada. Boa sorte. Citar
Recommended Posts