AJUDA - 3 Discus !!


birabira

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho 3 Discus e nunca tive uma semana em que tudo estivesse bem !

 

Há cerca de 1 mês e meio que reparei num comportamento estranho dos meu Discus. Andavam a esfregar-se nas Plantas ..tentei resolver o problema com Tenilvet ( aparentemente com sucesso ). Depois verifiquei que não comiam e fiz uma desparatização com Flagyl. uns dias depois verifico que um deles já come mas os outros nada ... ! TPA's para cima deles ( max 40% ) e nada !! Falei com um logista expert que me indicou um medicamento que se chama "Hexamita" . Fiz o 1º tratamento e nada o 2º e nada, ou seja, só um é que come. Acabei hoje de fazer novo tratamento com uma dose mais elevada ( conforme indicações que me forma dadas ) e não parece ter resultado. RESULTADO : um dos Discus está perfeito, cresce de dia para dia e após a refeição só lhe falta um "Balão de Whisky", o outro me a comida na boca para a cuspir logo de seguida ( não noto crescimento ) o outro coitado nem a comida mete na boca.

 

Peço por favor ajuda para esta situação. Será que estou a fazer alguma mal ? Não será muito tempo sem comer ? Eu sei que eles por vezes comem alguma coisa, mas será que é suficiente?

 

Em relação ao parametros da água está tudo normal !

 

Agradeço a vossa preciosa ajuda.

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Birabia

A meu ver seria melhor parar com os medicamentos para já.

Faça uma mudança de água e ponha a mesma à temp der 30/32º.

Tenha boa observação sobre os estados fisicos, aspecto exterior.

Mantenha boa aereação no aquário. Seria também aconselhavel deitar algumas vitaminas e pouca comida.

Vá dando noticias sem aplicar qualquer medicamente.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro BiraBira

 

Há um facto esquecido por muitos quando usam o Flagyl ou medicamentos à base do mesmo principio activo, é qie ele actua somente `as escuras... Deve-se tapar o aquario com algo opaco durante o tempo do tratamento.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo

Eu não tenho conhecimento de que o metronidazol seja fotosensível ( que seja inactivado pela luz ) . A tetraciclina sim.

Eu uso sempre sem apagar as luzes e nunca vi essa indicação em nenhum livro de doenças de peixes ou de farmacologia sobre o metronidazol . Onde colheste essa informação ?

 

Nuno o pricipio activo do " hexamita" e do Flagy são o mesmo .

Já fizeste análises à água? Tens limpo os filtros mecânicos ?

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho tido o maior dos cuidados coma qualidade da agua. O iltro é limpo de 3 em 3 semanas.

 

Só mais uma questão que me esqueci de referir . O Discu que não come nada anda sempre a dar umas "trincas" nas vallisnerias.

 

 

Obrigado mais uma vez

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu na minha curta experiencia acho que n deverias ter te posto a medicar contra hexamitas ou parasitas intestinais sem mais nem menos

 

la por os discus n comerem n quer dizer que estejam infectados. muitas vezes eles n comem devido ao stress da mudança(que e o que se deve ter passado no teu aqua ja que os peixes sao recentes certo?)

 

ainda bem que tiveste bons resultado com teni vet pois eu acabei de medicar os meus

 

quanto a mim deves acrescentar um pouco de vitaminas para acalmares os peixes e abrire-lhes o apetite e dar tempo ao tempo

 

boa sorte com isso

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Comigo passa-se uma situação semelhamte.

Tenho 3 discus, e passa-se a mesma coisa com 1 deles, ele comia bem, mas de repente deixou de comer.

Agora mete a comida á boca mas cospe logo, já tentei vários tipos de comida e ele cospe tudo, mas no entanto está sempre a mordiscar o musgo de java.

Como ele tava a fazer fezes brancas fiz um tratamento com flagyl seguindo as indicações de alguns membros aqui do forum, mas não vejo melhorias significativas.

Tentei outros tratamentos com outros medicamentos e nada parece ter resultado, como no mesmo aquario está um casal a fazer criação parei de fazer tratamentos visto nenhum estar a resultar.

O discu em questão está com aspecto saudavel mas não come nada do que lhe dou e já faz algum tempo que não come.

Se aguém souber uma solução para esta situação agradecia que me ajudassem.

 

Birabira: desculpa usar o teu topico mas como o meu problema é semelhante achei que não era necessário colocar outro topico.

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu experimentava novamente um tratamento com Flagyl.

Renovação de medicamento e TPA's (50%) a cada 8/12 horas, temperatura alta, vitaminas, etc.

 

Se o peixe não come devemos actuar imediatamente, primeiro aumentos de temperatura, etc e depois, se necessário e se ainda não obtivemos sucesso, aplicando medicamento.

 

Não é muito bom deixar passar muito tempo. Na minha opinião, quanto mais tempo passar sem comer pior. O peixe pode vir a desenvolver graves problemas intestinais (se já não os tiver), vai "atrofiar" ou crescer menos, começando depois a emagrecer, etc.

 

:oops:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais