genome_boy Publicado Abril 3, 2010 Publicado Abril 3, 2010 Boas, Desde que ontem fiz uma TPA (de uns 25~30%) que os meus (4) barbos (3 tigres e um verde) têm andado com um comportamento estranho. Se estiverem uns a brincar com os outros tudo bem, porém qualquer um que se isole têm logo tendência para se encostar a um canto do aquário. Em aspecto não noto nenhuma anomalia e também comem bem. Testei a água e os valores estão óptimos (amónia, no2 e no3 praticamente nulos e o pH a 7). A água usada para a troca foi tratada e aquecida para a temperatura do aquário. O resto dos peixes (4 neons, 2 pitbulls e 1 bótia palhaço têm o comportamento normal). De referir que aquando da TPA também fiz uma poda e limpei as substâncias filtrantes (com água da tpa, é claro). Dá-me a sensação que os peixes se encostam para evitar a corrente de água gerada pelo filtro mas esta é a mesma (ou até ligeiramente menor) que anteriormente. Devo-me preocupar? Cumprimentos. Citar
crush Publicado: Abril 3, 2010 Publicado: Abril 3, 2010 Será que a brincadeira de que falas, não são perseguições? E os peixes não estarão em stress? Depois isolam-se para tentarem acalmar. Os barbos costumam ser peixes meio agresssivos, por isso lembrei-me dessa hipótese... DIz o setup completo do aqua. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
genome_boy Publicado: Abril 4, 2010 Autor Publicado: Abril 4, 2010 (editado) Será que a brincadeira de que falas, não são perseguições? E os peixes não estarão em stress? Depois isolam-se para tentarem acalmar. Os barbos costumam ser peixes meio agresssivos, por isso lembrei-me dessa hipótese... DIz o setup completo do aqua. Sim são perseguições. Mas dantes faziam o mesmo sem notar, depois, nada de estranho. Sim, agora que falas poderá ser stress. Foi a 1ª TPA a que estes barbos foram submetidos. Alguma coisa que possa fazer? Já agora setup: Aqua 180L. Limpadas FLORA-GLO 30W T8 2800K LIFE-GLO 30W T8 6700K Temperatura a 25~26graus. Filtro turbojet 3368. Editado Abril 4, 2010 por genome_boy Citar
genome_boy Publicado: Abril 4, 2010 Autor Publicado: Abril 4, 2010 Sim são perseguições. Mas dantes faziam o mesmo sem notar, depois, nada de estranho.Sim, agora que falas poderá ser stress. Foi a 1ª TPA a que estes barbos foram submetidos. Alguma coisa que possa fazer? Já agora setup: Aqua 180L. Limpadas FLORA-GLO 30W T8 2800K LIFE-GLO 30W T8 6700K Temperatura a 25~26graus. Filtro turbojet 3368. Deverei, então, fazer alguma coisa ou a situação poderá estabilizar? Citar
Quo Publicado: Abril 4, 2010 Publicado: Abril 4, 2010 (editado) sabes que peixes nao habituados a TPAs não é bom fazeres uma TPA repentina, tem que se começar por fazer uma pequenissima TPA para os habituar novamente. 30% é muito nesse caso, deverias ter começado com 5%. No entanto, penso que um peixe isolar-se do grupo é normal, depois voltam ao grupo... de vez em quando, dado o stress que o grupo causa, com as danças/lutas deles e também o stress da reprodução especialmente para as fêmeas. Os Barbos (tigre) verde, são barbos tigre, só que seleccionados. Editado Abril 4, 2010 por Quo Citar
genome_boy Publicado: Abril 4, 2010 Autor Publicado: Abril 4, 2010 sabes que peixes nao habituados a TPAs não é bom fazeres uma TPA repentina, tem que se começar por fazer uma pequenissima TPA para os habituar novamente. 30% é muito nesse caso, deverias ter começado com 5%. No entanto, penso que um peixe isolar-se do grupo é normal, depois voltam ao grupo... de vez em quando, dado o stress que o grupo causa, com as danças/lutas deles e também o stress da reprodução especialmente para as fêmeas. Os Barbos (tigre) verde, são barbos tigre, só que seleccionados. Obrigado pela resposta . Entretanto e depois de alguma observação notei que dos 4 barbos, apenas um deles é o que "causa" mais confusão. Esse peixe em questão é o que faz a maior parte das perseguições, ficando os outros 3 geralmente encostados aos cantos. Se a situação se mantiver (a tpa ainda só foi feita na sexta) será melhor remove-lo do aquário? Lembrei-me também que à coisa de uns 4/5 dias diminui o tempo de luz (de umas 11 horas para por causa do aparecimento de algas. Será esse também um factor causador desta situação? (provavelmente tudo junto) Cumprimentos. Citar
Quo Publicado: Abril 4, 2010 Publicado: Abril 4, 2010 (editado) eu penso que não, penso que deves meter mais dois barbos para espalhar mais a agressividade. nota que o minimo recomendado é 5... Editado Abril 4, 2010 por Quo Citar
genome_boy Publicado: Abril 5, 2010 Autor Publicado: Abril 5, 2010 eu penso que não, penso que deves meter mais dois barbos para espalhar mais a agressividade. nota que o minimo recomendado é 5... Sim, pensava colocar ainda mais uns quantos. Como disse estou com 4 agora. A ver se compro 2 esta semana (quem sabe amanhã) e uns 2 mais tarde. Obrigado pelos (elucidativos) comentários! Citar
Quo Publicado: Abril 5, 2010 Publicado: Abril 5, 2010 se vais comprar 4, antes vale comprá-los todos juntos. Citar
Recommended Posts