remudelação de aquario


Recommended Posts

eu estava com intençoes de remudelar o meu aquario de 37Litros, ou seja fazer um novo layout, pois quando montei o meu aquario nao me preocupei muito com esse aspecto.

o problema e que tenho no aquario os seguintes peixes:

2 dorsigeras

1 peixe medico(garra rufa) come peles mortas e assim...no meu aquario so flocos e algas... :D

1 ancistrus

1 botia yoyo

1 kuhli

4 viuvas

1 betta femea

1 comendor de algas siames

 

nao sei é qual a melhor maneira de fazer esse isso...

sei que os peixes podem morrer com stress e eu nao quero que isso aconteça.

sei que nao posso botar a agua toda fora, devo guardar no minimo 50% de agua do aquario para depois voltar a meter no aquario e repor o restante com agua nova, para nao alterar muito os parametros da agua...agora o resto...

 

sugestoes, dicas, conselhos.quem ja fez isto que me ajude. #musica

 

agradeço desde ja a quem me responder :)

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo, permite-me que te diga, o teu aquário é demasiado pequeno para tanto peixe. Só os teus tetra negro (viuva) ocupam 28 litros, pois poderão atingir os 7cm. Mais a kuhli, faz a litragem completa do teu aqua. Tenta arranjar um maior, porque até já deu para exprimentares nesse :discuss_gathering:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario do peixes tem 50(comp.)25(larg.)30(alt.)

1cm de peixe por cada litro, eu sei essa.a kuhli nem devia contar pois ocupa tão pouco espaço...:discuss_gathering:

o problema e que ja tenho 1 aquário de 160L, so não convem meter lá peixes, era um festim para a tartaruga! :animal_fish:

e não fizes-te muito bem, pois tem que se subrair há litragem do aquãrio o areão, as pedras, decorações, etc...da prai 30litros disponíveis...

o problema e que não posso fazer mais aquarios, por isso queria reduzir no areão e uma decoração mais leve só à base de plantas para dar mais espaço para os peixes...

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens duas opções:

 

  • Aumentas o aquário...
  • Reduzes a quantidade de peixes...

 

 

:smile2:

 

Cumps.

 

 

Off Topic:

 

Em vez de clicarem em p_quote.gif quando querem responder ao post anterior, cliquem em t_reply.gif. Assim evitam os tão famosos " Quotes desnecessários", que muito trabalho dão à Equipe de Moderação.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario do peixes tem 50(comp.)25(larg.)30(alt.)

1cm de peixe por cada litro, eu sei essa.a kuhli nem devia contar pois ocupa tão pouco espaço...:)

o problema e que ja tenho 1 aquário de 160L, so não convem meter lá peixes, era um festim para a tartaruga! :D

e não fizes-te muito bem, pois tem que se subrair há litragem do aquãrio o areão, as pedras, decorações, etc...da prai 30litros disponíveis...

o problema e que não posso fazer mais aquarios, por isso queria reduzir no areão e uma decoração mais leve só à base de plantas para dar mais espaço para os peixes...

 

 

Sim, eu sei que nao fiz todas as contas, nem incluí todos os teus peixes, a minha intençao foi apenas mostrar que com as poucas contas que fiz, ocupava logo o teu aquário (sendo assim ainda suportavel essa situaçao), mas que adicionando apenas mais um par de peixes automaticamente a povoação seria em excesso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so se me livrar das viuvas... :unsure: ... e meter uns neons :D

tava a brincar, eheheh vou ver o que posso fazer, se tirar e as viuvas, elas comem que se farta, so o prejuizo em comida...lol, quanto aos restantes ja nao consigo me desfazer de nenhum deles pois gosto muito deles... :)

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já é melhor que nada. Por curiosidade, podes tirar uma foto ao teu ancistrus?

 

Vejamos as contas, tendo em conta uma das regras base da aquariofilia:

 

 

2 dorsigeras = 10cm

 

1 peixe medico(garra rufa) = ? cm

 

1 ancistrus = 15 cm (no minimo, pois nao sei de qual falas)

 

1 botia yoyo = 10 cm

 

1 kuhli = 7 cm

 

4 viuvas = 20 cm

 

1 betta femea = 6 cm

 

1 comendor de algas siames = 14 cm

 

A soma, sem o peixe medico que nao sei o tamanho irá ser 82 cm = 82 L (o teu é de 37L)

Todos estes cálculos foram feitos com o auxílio de sites de aquariofilia e, como é obvio, estou a contar com o tamanho dos peixes no seu pleno estado de boa saúde e no tamanho de quando forem adultos.

 

Prosseguindo, retirando as viuvas = 82-20= 62L

Continua a nao ser suficiente e atneção, para nao dizeres que nao estou certo, falta contar com o filtro, termo e ornamentação ;)

 

Portanto, como estás a ver o teu "reino animal" tem de ser muito bem repensado. Á partida, eu removia (dando ou trocando com uma loja) o ancistrus e o comedor de algas siames pois vao crescer muito e mesmo que nao cresçam (pois ha a teoria que o tamanho é equivalente ao aquario onde crescem) vão estar sempre muito apertados e tu vais interferir no acontecimento natural das coisas, o que nao minha opinião, nao é muito correcto.

 

Tira uma foto ao teu aquário tambem, para vermos o panorama disso ;) E como já te disseram, tens duas opções, ou reduzes os peixes ou aumentas o aquario.

 

Abraço

Editado por TiagoMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ancistru que comprei nao cresce mais que 7cm, disse-me o dono da loja.

o garra cresce prai ate aos 10cm.

em prencipio tambem vou ter que tirar o comedor de algas siames, pois o garra e territorial com ele, o o comedor esta com menos de 1/3 de territorio do aquario... help

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mesmo assim tentava saber ao certo qual é o ancistru, visto que há por ai muitos lojistas que apenas querem é vender e não olham para a parte moral da história. Caso ele te tenha enganado, eu ia a loja e devolvia o peixe, mas isto são opções. Se fores comprar um aquário maior, podes mantê-lo. E já agora, a regra de 1 cm por litro nem sempre é assim, pois um aquário com 30L nao ficará bem com o peixe de 15cm, entendes?

 

Abarço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mesmo assim tentava saber ao certo qual é o ancistru, visto que há por ai muitos lojistas que apenas querem é vender e não olham para a parte moral da história. Caso ele te tenha enganado, eu ia a loja e devolvia o peixe, mas isto são opções. Se fores comprar um aquário maior, podes mantê-lo. E já agora, a regra de 1 cm por litro nem sempre é assim, pois um aquário com 30L nao ficará bem com o peixe de 15cm, entendes?

 

Abarço

 

o logista e de confiança, eu ja bastantes vezes disse, quero comprar aquele peixe, e ele diz-me para nao comprar pois fica muito grande para o meu aquario, ou vai-te matar os peixes todos :laugh: , por isso.a loja e a Mania dos Peixes em Ermesinde, so compro nessa loja, pois na loja do maiashopping que tambem e perto os gajos ainda ainda percebem menos que eu...(se bem que eu ja sei quase tudo, mas sempre a a prender... 8) )

 

e claro que intendo, a regra nao se aplica a tudo, nao vou meter um orcar com 50cm num aquario de 50Litros...:laugh:

isso so se aplica quando se tem peixes de menor porte.

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....mas no meio dessas contas todas, alguem pode realmente, «opinar» sobre o tema do topico. É que tambem gostaria de ler algumas opiniões sobre uma remudelação de um aquario. dicas e concelhos. E até agora...nada.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

finalmente encontrei o meu topico perdido...lol

aqui vai a especie do meu ancistrus, descubri ontem o seu nome, ha tantas especies de ancistrus e muitos parecidos...mas o nome dele e Ancistrus cf. cirrhosus.

o meu actualmente tem 4cm

estou a pensar arranjar um cubo 50X50X40(100lt), chega certo?prefiro cubos em vez de aquas muito compridos acho mais bonito. :eusathink:

 

fotos nao tenho possibilidades de tirar, mas vou ver se tiro um dia destes. :thumbup3:

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amanha meto as fotos tiradas pelo telemovel, ao aspecto geral do aqua e de alguns dos peixes que la estao.

 

ja agora, por quanto me ficaria o tal aquario de 50x50x40alt. com tampa e calha? :thumbup3:

 

 

edit:aqui esta a foto do aqua.como podem ver tenho um problema com algas nos vidros rochas etc, mas os meu peixes preçisam de comer...especialmente o garra, comedor de algas chines e o ancistrus, mas mais pelo comedor de algas chines pois ele no meu aquario so come algas, nao gosta de pastilhas nem flocos....nada.

o meu ancistrus andava so a comer algas, mas ontem meti uma pastilha de peixe de fundo e ele parece que lhe ganhou o gosto(apos quase 1 mes a meter pastilhas) hoje vou meter pepino, para ver se ele tambem gosta assim como o comedor.o garra come de tudo! :eusathink:

IMG0016A.jpg

a foto foi tirada de noite, acendi a luz e tirei a foto, tavam todos no fundo a dormir e o botia na toca. :eusathink:

vou meter mais fotos que tirei na mesma altura.

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Há quanto tempo!

 

So uma curiosidade, tens substracto fertil? :P Não sei como é que consegues meter a água cristalina com esse filtro interior de marca branca, ou tens algum sistema suplementar que me escapou? Na minha tentativa de usar um filtro interno o agua ganhava sempre uma cor branca leitosa.

 

O ancistrus nao é dos piores para teres ai, menos mal.

 

Quanto ao cubo, o que tenho lido é que para aquapaisagismo, os aquarios em paralelipipedo sao bastante mais favoraveis do que os em cubo, por isso, reflecte bem e, ja que falaste em calha, esta tem de ser mais forte para enfrentar uma coluna de agua maior, em elevação devido aos cubos serem mais altos.

 

Nao sei se me fiz entender, mas tentei ajudar no que posso e sei segundo o que tenho lido :P Se me poderes ilucidar acerca do filtro, agradecia tambem :thumbup3:

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho substrato fertil, em relaçao ao filtro nunca me aconteceu ter esse problema que disses-te, nunca tinha houvido falar sequer! :thumbup3:

faco o normal, do anticloro e bacterias sempre que faço TPA's, labo a esponja com agua da torneira corrida para limpar melhor a sujidade e depois volto a labar na agua que tirei do aquario...em relaçao a filtraçao biologica meto num pano e tiro so a sujidade, depois volto a montar o filtro.

eu pessoalmente prefiro cubos acho esteticamente mais bonitos, e para os peixes que tenho nao e necessario um aquario comprido, apenas precisam de espaço para nadar a vontade.

 

depende do tipo de decoraçao que se queres obter.o que normalmente se ve e aquelas ramificaçoes manhosas(:P), mas pode-se sempre arranjar com menos ramificaçoes...

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.