Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho um aquário de água doce e fria de 26 L... O movimento da água não é muito... Simplesmente tem um tubo que puxa água, passa por uma espécie de filtro (com algodão O.o) e depois volta a entrar no aquário, e é assim o ciclo da água do aquário.

De quanto em quanto tempo é que me aconselham a limpar o aquário?

Publicado:

Qual é o setup do aquario?

O filtro convém ser limpo de semana a semana.

Convém fazer um troca parcial de agua, cerca de 20% na mesma altura em que limpas o filtro.

Publicado:
Boas.

Tenho um aquário de água doce e fria de 26 L... O movimento da água não é muito... Simplesmente tem um tubo que puxa água, passa por uma espécie de filtro (com algodão O.o) e depois volta a entrar no aquário, e é assim o ciclo da água do aquário.

De quanto em quanto tempo é que me aconselham a limpar o aquário?

Todas as semanas 7 litros, por ai. Nao te esqueças de deixar ciclar o aquario e de limpar o filtro com a agua do TPA e nao com a agua da torneira.

Publicado:
Água do garrafão do continente é boa? :D

Nao tenho aqui as caracteristicas para te poder dizer ao certo, mas a agua da torneira é bastante boa, pois tem muitos agentes beneficos para o teu aqua, isto excluindo o cloro que tu já deves saber que mata os peixes, mas para isso, compras um acondicionador para cloro e metais pesados (existe em supermercados tambem). A longo prazo vai-te sair bem mais barato do que comprares garrafoes todas as semanas. Outra caracteristica é que o garrafão deve ter PH 6 , para ai e os teus peixes poderão

nao se dar nele. (nao sei que peixes tens) O meu conselho é mesmo a agua da torneira :cry4:

Abraço

Publicado: (editado)

Água da torneira para mim não, pois sou do algarve e as águas aqui são muito calcárias... Até porque eu nem tenho água da rede :cry4:

E tambem ja tenho esse adicionador para metais pesados :D

Editado por Nirk
Publicado:
Água da torneira para mim não, pois sou do algarve e as águas aqui são muito calcárias... Até porque eu nem tenho água da rede :D

E tambem ja tenho esse adicionador para metais pesados :)

Entao nao sei. Que agua utilizas neste momento no teu aquario? Se ja for a do continente mete aqui as caracteristicas da agua, para o pessoal ver se está tudo bem.

Publicado:

Eu não tenho o Kit de testes para fazer os testes... Mas a água que utilizei foi de uma torneira que tem um filtro, então é água boa para os peixes... Mas agora quando mudei 25% da água repus água do garrafão do continente.

Mas essa água da torneira tem um contratempo.. Pois só enche um garrafão de 5Litros, depois começa a correr muito devagar, o que demora quase meia hora para encher outros 5 litros. E cada vez corre mais devagar.

Publicado:
Eu não tenho o Kit de testes para fazer os testes... Mas a água que utilizei foi de uma torneira que tem um filtro, então é água boa para os peixes... Mas agora quando mudei 25% da água repus água do garrafão do continente.

Mas essa água da torneira tem um contratempo.. Pois só enche um garrafão de 5Litros, depois começa a correr muito devagar, o que demora quase meia hora para encher outros 5 litros. E cada vez corre mais devagar.

E a agua do garrafao viste se tinha caracteristicas compativeis?

Publicado:

Não vi as características :s

O que diz aqui é o seguinte:

Residuo seco (a 180ºC) -> 294mg/L

pH (a 21ºC) -> 9.47

Ca2+ (Cálcio) -> 1.1mg/L

Na+ (Sódio) -> 108mg/L

Cl- (Cloreto) -> 38mg/L

HCO-3 (Bicarbonato) -> 113mg/L

SiO2 (Sílica) -> 10.3mg/L

Mineralização -> 352mg/L

Publicado:

Nao consigo interpretar esse valor de PH. É elevadissimo. Ter PH 9 no aquario é dar a morte aos peixes, mas nao sei se esse valor é o correcto e se varia com a temperatura da agua. Espera pelo comentario de alguem que te possa ajudar mais que eu e o melhor mesmo era comprares o teste de PH que custa 7€, nao vais morrer por isso e ficas mais descansado.

Abraço

Publicado:

Eu também achei o pH altíssimo, e até dei várias voltas ao garrafão e achei bastante estranho.

Mas foi o que vi :s

Publicado:
Eu também achei o pH altíssimo, e até dei várias voltas ao garrafão e achei bastante estranho.

Mas foi o que vi :s

Se isso alterou mesmo o PH para esse valor, os teus peixes nao durarão muito tempo.

Publicado:

acho estranho aparecer um pH tão alto. as aguas de garrafão rondam os 5,6 até aos 6,89 (foi o mais alto que já vi) . pH's muito alcalinos são um pouco "intoleráveis" peixes, nem nos devemos beber aguas tão alcalinas

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Publicado:

Mas atenção, no garrafão diz que o pH é aquele mas com a água à temperatura de 21ºC, e o meu aquário é de agua fria..

Publicado:

No verão a água poderá atingir essa temperatura, principalmente se o sol está ai a bater (nao sei se está). Mesmo que nao atinja 21, o PH continuará alto uns graus a baixo.

Tens de rever essa situaçao, há aguas com PH muito mais baixo e quando há duvidas mais vale prevenir do que remediar.

Publicado:

Vou então comprar uns testes de pH e ver... E analisar melhor as águas que meto no aquário.

Outras 2 questões:

1. Que pH +/- deve estar a água do aquário?

2. Caso o pH esteja alto ou baixo o que devo fazer para subir ou descer o pH?

Obrigado.

Publicado:

1.

No teu caso, um PH que ronde os valores de 7/7,5 está bom e a água deverá ser dura. Contudo, isto depende de peixe para peixe, no teu caso, por enquanto acho que está correcto e ajusta-se a ti.

2.

Caso o PH esteja baixo ou alto demais, vais a uma loja de aquariofilia ou a um supermercado e compras produtos químicos que te vao aumentar ou reduzir o PH da água. Mas atenção, estes processos requerem alguma experiência em aquariofilia e tambem convém saberes algo de química. São desenvolvimentos algo avançados, daí que as pessoas primeiro façam o teste do PH a água que têm disponivel e depois sim, compram peixes conforme o resultado. Continuando, para além da utilização destes químicos tens ainda alguns truques como meter uma rocha calcária no teu aquário ou bicarbonato daquele que se usa na cozinha e isto irá fazer subir o teu PH tanto como o KH e GH (dureza). Não sou muito expert neste assunto e até me posso ter enganado. Tenta fazer uma pesquisa "como baixar ou subir a dureza da água", irás certamente obter muitas respostas e muitos truques.

Espero ter ajudado um pouco, embora ainda seja iniciante. Algum membro mais experiente que venha cá sublinhar (Ou nao) o que ando a aconselhar ;)

Abraço e qualquer coisa, pergunta.

Publicado:

Já estou farto de quimica mas enfim, ainda dou uns toques xD

Okey, obrigado ;)

Talvez segunda feira compre os testes para ver o nível do pH da água.

Publicado:

Não te ponhas a mexer com químicos. Por vários motivos:

1º: são instáveis. Pior que um pH desadequado, são as flutuações no pH da água. Se o pH hoje está, por exemplo, a 7.5, metes um produto e baixa para 6,5, como deves imaginar, os peixes não gostam.

2º: num aquário pequeno como o teu, essa instabilidade ainda é maior.

3º um aquário demora meses a atingir a maturidade. O pH hoje pode ser alcalino, daqui a uns meses ser ácido.

4º: há formas mais naturais de alterar o pH, de forma mais suave. Se tiveres água demasiado alcalina (pH acima de 7), podes usar um tronco, turfa (metes numa meia de senhora, dentro do filtro - ficas com a água algo tingida) e meteres mais plantas. Se tiveres a água demasiado ácida (pH abaixo de 7), podes usar pedras calcárias e/ou conchas

5º: Os peixes toleram cada vez melhor águas de pHs que não sejam os naturais deles. Se um peixe, de águas alcalinas, nasce em aquários de águas ácida, já estará ambientado a essa água. Novamente, o problema nem é tanto o pH em que estão (desde que não sejam bastante difernetes, como é óbvio), mas sim as mudanças de pH.

Faz primeiro os testes, deixas o aqua amadurecer um pouco, depois logo vês que peixes são mais indicados.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!