enfcoentrao Publicado Abril 2, 2010 Publicado Abril 2, 2010 Tenho 4 discus no aquario e 2 pequenitos (2cm) Ontem À noite notei que estavam com respiraçao mais ofegante e mais À superficie. Falte de oxigenio o mais provavel. Por isso coloquei O2. Hoje de manha uma beafortia morta e um pequeno discu 2cm. Os outros continuam com respiraçao ofegante. Nao tem os operculos fechados pelo contrario. O QUE NOTEI DE MAIS DIFERENTE foi uma camada em veu que sai dos operculos. É uma coisa muito pequena nao filamentosa mas ao longo de todo o operculo, como se de um operculo transparente mas mais comprido se tratasse. Se nao tivessem com respiraçao ofegante nem à superficie diria que era quase normal. Pontialmente dao uma roçadela nas plantas. Nao estao desparazitados. Aquario com 140L O2 Caseiro mas como pouca instilaçao no aquario Filtro 2213 da Heiem TPA´s 3/3 dias 20% Ajudem Sinto que o tempo nao deve ser muito ate nova tragedia.
Nuno Dinis Publicado: Abril 2, 2010 Publicado: Abril 2, 2010 Boas, Primeiro mede os parametros da água, como está a amonia, os nitritos e os nitratos? PH e temperatura, se estiver tudo bem... Aparentemente parecem parasitas nas guelras... mas coloca umas fotos dos bichos para ver melhor... A respiração ofegante, normalmente dá-se por isso, tem as guelras "entupidas", e o véu é na realidade um muco para eliminar os parasitas. Eu diria que o tratamento passa por um produto para os parasitas nas guelras, aumento da temperatura para os 30º(cuidado com outras especies que possas ter, e não aumentes a temperatura de forma rápida, deves aumentar no máximo 1º por dia). Durante o tratamento e a menos que o folheto o diga não faças TPA's e não deves ter carvão ou outro tipo de resina no filtro. Espera por outras opiniões mas pela descrição que fazes pode ser isso. Experimenta também medir os nitratos, por vezes se estiverem altos pode provocar este tipo de sintomas. Abraço, Nuno Dinis. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
João Ferreira Publicado: Abril 2, 2010 Publicado: Abril 2, 2010 ola possivelmente serão parasitas externos ...já que falas em roçarem-se nas plantas... mas antes de qualquer tratamento na minha opinião eu faria .... Verificação de todos os parametros desligado o co2 (mesmo que pouco pode influenciar) Após os testes faria alguns tpa´s de 30% diário durante 5 dias... depois caso os peixes continuem com sintomas de parasitas externos utilizaria um medicamento para parasitas externos pode ser EXA2000 por exemplo... abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
enfcoentrao Publicado: Abril 2, 2010 Autor Publicado: Abril 2, 2010 Iniciei esha 2000. Tudo indica que sejam parasitas externos. Hoje à noite um deles so mexe uma barbatana e a outra esta encostada ao corpo. Apresenta por vezes um tremulo na barbatana que mexe Esha e esperar que resulte. Infelizmente se estes forem À vida nao me parace que me atreva nos discus outra vez. Este é o mal de ter discus em casa. Passamos a gostar tanto deles que nao os conseguimos substitur facilmente. Rezem cmg... Obrigado a todos.
enfcoentrao Publicado: Abril 6, 2010 Autor Publicado: Abril 6, 2010 3 dias de esha e dois discus recuperaram. Os outros 2 parece terem odinio. Outra vez. Como nao tenho aquario hospital. 2x dias apanho-os e coloco num cubo da vofadone dando-lhes um banho de odinopur. Parasitas externos sao de certeza. Já se nota a mancha branca ao longos das barbatanas, so nadam com uma barbatana lateral. Muitas roçadelas nas plantas e tremeliques acentuados. Já agora que mais posso fazer??? Parasitas externos, como medicar sem afectar a fauna e flora do aqua. Cobre sei que nao da. Agradeço ajudas
Nuno Dinis Publicado: Abril 6, 2010 Publicado: Abril 6, 2010 Boas, Para tratamento no aquario, deves utilizar sempre os produtos especificos das várias marcas á venda no mercado, não uses os quimicos puros, a menos que saibas o que estás a fazer, como me parece que ainda estás a habituar-te a discus, não faças nada disso. Quanto a desistir dos discus, epá, não penses nisso. Aliás, parte da beleza destes peixes, passa pela adrenalina que sentes quando vês algum doente... Quer dizer, ficas nervoso a pensar que podem morrer, mas quando os tratamentos resultam e ao fim de uns dias já os vês a nadar livremente no aquário... é um espéctaculo. Abraço e boa sorte com isso. Agora é esperar que o tratamento dê frutos. Não te esqueças de que ao fim do tratamento deves fazer uma TPA e colocar carvão activo no filtro para limpar a água de quimicos. Se por acaso tinhas carvão no filtro... o tratamento não será seguramente eficaz. Abraço, Nuno Dinis. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
Recommended Posts