Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho um aqua de água doce fria de 26 Litros, e um dos peixes que lá tenho (não sei o nome) é um preto, com os olhos grandes...

Esse peixe desde que cheguei com ele a casa e o coloquei no aquário ele anda sempre muito à superficie da água... Parece que de vez em quando tem a boca fora de água. É normal?

Publicado:

Humm...

O aquário tem cerca de 1 semana... Não me parece que seja falta de oxigénio :S E poluição muito menos.

Mas entre todos os que tenho esse é o unico que apresenta esse tipo de comportamento.

Publicado:
Humm...

O aquário tem cerca de 1 semana... Não me parece que seja falta de oxigénio :S E poluição muito menos.

Mas entre todos os que tenho esse é o unico que apresenta esse tipo de comportamento.

pode dar-se o caso de uma 'poluição inversa'... ou seja não tens o aquario devidamente ciclado e não há bactérias benéficas suficientes para decompor os dejectos do animaleco... em principio devera ser isso...

Publicado:

homem, aquarios novos é que têm problemas, é muito possivelmente amónia (poluição), isso acontece em aquarios novos. informa-te aqui sobre o ciclo do azoto. O peixe pode morrer se nao fizeres nada. Outro motivo é não teres filtro a funcionar.

o Telescopio cresce 10 cm ou mais. Daqui a um ano precisas de pensar num aquario com 60 cm de frente ou 54 L no mínimo. é possível manter o peixe nesse aquario mais tempo, mas não será saudavel para o bicho.

Publicado: (editado)

O que tenho de fazer então para ter bactérias benéficas?

E para combater essa amónia (poluição) a única solução é esvaziar o aquário para limpar e colocar água nova, certo?

Editado por Nirk
Publicado:
O que tenho de fazer então para ter bactérias benéficas?

E para combater essa amónia (poluição) a única solução é esvaziar o aquário para limpar e colocar água nova, certo?

Se fizeres isso vai dar ao mesmo. ja sabes o que é o ciclo de azoto? Um aquario com filtro a funcionar, tudo direitinho deve estar cerca de 30 dias sem peixes (apenas1) para estabilizar os niveis.

Abraço

Publicado:

Para conseguires as bacterias beneficas tens de fazer o ciclo de azoto. Tambem existem a venda para uma estabilizaçao mais rapida mas o melhor sao mesmo os 30 dias. Eu ja cai nesse erro e estou bem arrependido

Publicado:

Agora já é um pouco tarde para te preocupares com as bactérias, mas é normal estes erros acontecerem no início.

Nos próximos tempos, vai mudando cerca de 25% da água de 2 em 2 dias(TPAs - Trocas Parciais de Água). A água nova que for entrar no aquário, deixa-a repousar, pelo menos 24 horas antes de a colocares no aquário. Ex: enches um garrafão de água, deixas o garrafão aberto durante 24 horas pelo menos e só depois podes colocar no aquário...

Quanto às bactérias, podes comprar um produto que acelere o ciclo, mas acho que é um desperdício de dinheiro. Neste momento, com peixes já no aquário, não é preciso fazer mais nada (a não ser as tais TPAs), que isso passado umas semanas vai ao sítio. Pode acontecer de peixes morrerem entretanto por envenenamento, mas pouco há a fazer...Se algum morrer, não compres mais peixes...Deixa o ciclo acabar...

Quanto à falta de oxigénio, tens um filtro no aquário? Há uma corrente no cimo da água (ou seja, há agitação no cimo da água ou até bolhas)? Se não houver agitação na água, não há troca de gazes no aquário, ou seja, ficas com a água cheia de dióxido de carbono e por isso acontece de os peixes irem ao cimo respirarem...

Publicado:

Muito obrigado Crush irei fazer então as TAPs ;)

E sim, tenho um filtro... Penso que é uma espécie de filtro, tem um tubo no aquário que puxa a água, ela passa por uma caixa que está no topo do aquário com algodão, e de seguida passa por um tipo de pastilhas com um buraco no meio (não são donuts nao lol xD), e então é reposta novamente no aquário... Há formação de bolhas, mas pelo que vejo penso que é muito pouco.

@Isimenio

Tenho esse telescópio, 2 daqueles mais comuns, vermelhos/dourados (um mais amarelo que o outro), e tenho também um normal assim meio azul/preto e branco :S

Agora é que eu reparei... Quando o meu irmão comprou o aquário, o lojista pelos vistos também lhe vendeu um NUTRAFIN Cycle... Que foi colocado na água assim que foi colocada água no aquário pela primeira vez...

Foto: dsc00213h.th.jpg

_____Clique para ampliar

Tive aqui a ler o rotulo e diz o seguinte:

Suplemento biológico para aquário

-> Estabelece imediatamente um ambiente aquário biologicamente seguro

-> Pronta e poderosa de eliminação de nitrito e amonia

-> Previne a perde de peixes, torna os aquarios novos seguros

-> Permite a colocação imediata de peixes

-> Para uso em água doce ou salgada

Depois também tive a ler a parte de trás que diz o seguinte:

O Nutrafin Cycle é um suplemento biolgico de aquário de pronta acção que assegura que todo o aquário esteja imediatamente inoculado por um poderoso conjunto de bactérias benéficas(...)

Tive a fazer as TAPs que me foram recomendadas, retirei cerca de 6 litros do aquário de 26 Litros, e voltei a colocar mais água (água do continente, espero que não faça mal), e então coloquei uns pouquissimos ml deste suplemento.

Sendo assim isto é o tal produto que acelera o Ciclo do Azoto correcto?

Editado por Nirk

sim, isso funciona (tem bacterias), usei disso, coloca uma capsula hoje, e amanhã meia. Depois vê se precisas de por no dia seguinte, mais meia capsula.

Não deves fazer mudanças de água, a não ser antes de pores o produto... com isso em 3 dias o aquario fica ok. se com tropicais fica, fará com peixes de água fria!

Tens o filtro a funcionar? isso é importante, para limpeza da água, oxigenação, e corrente que é util para servir de orientação aos peixes.

Quantos peixes tens ao tudo nesse aquário? 4? Já agora, o telescopio como vê mal, as vezes vem a superficie tentar comer alguma coisa que pensa que é comida. é também o mais fragil desse genero de peixe, logo é o primeiro a mostrar sinais de algo errado.

agora preocupa-te com o povoamento e vê se os outros perseguem algum peixe, esses peixes não toleram bem alto povoamento, não só por produzirem muitos detritos, mas como auto-defesa. quando começam a perseguir também podes fazer pouco a nao ser separar, ou fazer uma troca parcial de água, por umas plantas e coisas para eles não stressarem. eles são persistentes, é uma coisa incrivel. é como alguem ao soco e muito zangado. Mesmo tu separando eles insistem em perseguir o outro. Com 26 Litros 4 peixes é impossivel aguentarem ai muito tempo, um vai de vela dentro de poucos meses. Consegues aguentar dois por uns anos nesse aquario, se bem que não aconselhável por lhes atrofiar o desenvolvimento. os peixes mais fortes vao perseguir o mais fraco até à morte, que será provavelmente o telescopio, a primeira das vitimas.

Com calma, começa já a ver um aquario maiorizito, baratinho... não precisas stressar e ir a correr. 26L é aquario para crias apenas, que é o que deves ter... se fores a comprar compra um aquario sempre maior que 60 cm de comprimento (54 L) , que dá para dois peixes desses. Mas isto é o minimo até para tropicais.

Editado por Quo

Obrigado pela resposta Quo.

Eu coloquei 1 cápsula no primeiro dia que tive o aquário... (Cerca de 1 semana e meia), e hoje mudei 25% da água e pus 1/4 da cápsula...

Sim, tenho o filtro a funcionar. E sim, tenho 4 peixes... O aquário é um pouco esquisito, talvez não seja como estás a pensar... Ele é alto (35 cm, e tem a água pelos 30,5(máximo que pode levar) ) e pouco comprido, tem a forma de um hexágono.

Foto do aquário:

semttulokj.th.png

Clica na foto para veres em maior

Já agora, conheces algum site (espécie de loja online) com aquários para eu ir vendo?

Editado por Nirk
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!