gervas Publicado Abril 1, 2010 Publicado Abril 1, 2010 (editado) Venho Criar este tópico com o objectivo de abrir a discussão em relação a esta especie de planta. Planta de iniciantes, planta de experientes, praga, peste, consumidora de nutrientes por excelencia. Esta planta apresenta um crescimento bastante rápido, formando densos matagais rápidamente, e consumindo práticamente todos os nutrientes da água no processo. De todas as plantas disponiveis no hobby, é dita ser a planta que mais eficiente consume nutrientes na água, ao que corresponde um crescimento equivalente. No entanto esta planta se não for bem gerida rápidamente invade as vizinhanças, matando ou sufocando tudo á sua passagem, é assim uma praga de maneira que é para alguns de nós uma peste, uma praga a aniquilar. Mas não é isso que me traz cá hoje. Venho cá hoje para abrir a discussão acerca de um fenómeno associado a algumas das especies de Hygrophilas, para uns um mito urbano, para outros uma triste realidade. Falo pois dos fenómenos, inexplicáveis da morte/declinio acentuado e expontaneo destas plantas, quando estão demasiado tempo no mesmo local. Até hoje tinha ainda 3 tanques cá em casa com Hygrophila polysperma, 2 deles com apróximadamente o mesmo tempo de montagem, um com solo fertil, outro sem qualquer tipo de solo á excepção de areão. Em ambos os tanques a que me refiro mantenho um criterioso plano de adubação e CO2. Todas as plantas aparentam estar a a prosperar, no entanto há 2 semanas para cá reparo que as minhas higrophilas, estão a definhar, a perder folhas, com caules quebradiços, e a apodrecer. A inicio pensei, há aqui qualquer carencia, mas após uma investigação mais próxima reparei que as hygrophilas eram as unicas plantas com estes sintomas. Mesmo assim meti 2 pastilhas de nutrientes no areão em caso de se tratar deplecção do fundo, mas ao fim de 1 semana a coisa não melhorou. Daí parti para a pesquisa na net acerca de alguém com as mesmas experiencias, e rápidamente me apercebi que não estava sozinho. Pela net há relatos de situações semelhantes á minha. Populações de hygrophilas saudáveis a morrer expontaneamente e sem razão aparente. Há quem aponte uma teoria ainda por provar de que as hygrophilas, á semelhança de algumas outras plantas, segregariam compostos que são tóxicos para elas próprias, uma vez que há quem tenha feito a experiencia de trocar hygrophila polysperma por corimbosa, causando a morte ás corymbosas. Eu fiz a experiencia de substituir as minhas polysperma por Rotala Sp. Green, e as rotalas estão a proliferar muito bem no antigo local das Hygros. Será que estamos a assistir a um caso de Auto-alelopatia, em que as hygrophilas estão a segregar compostos dirigidos a elas próprias? Será que o areão está poluido com algo que as hygros não gostam? Alguém tem alguma ideia? O que é que vocês pensam, alguém teve situações/experiencias semelhantes? Como resolveram a coisa? Será que este "mito urbano" é real e existe mesmo uma doença das hygrosphilas? Agradeço a participação do pessoal para com a partilha de experiencias e conhecimentos melhorarmos o conhecimento do forum. Editado Abril 1, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Quo Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 (editado) Eu tenho hygrophila polysperma porque tenho fauna comedora de plantas, além de ser uma planta util ao equilibrio do ecossistema. O meu problema com a Hygrophila polysperma é que é uma planta apressiada pelos peixes. De inicio também se desenvolvia loucamente. Penso que terá mais a ver com a iluminação. Testei-a em variadas circuntâncias, e reparei que o factor que mais beneficia esta planta é mesmo a luz. penso que é uma planta que se desenvolve melhor se deixada à tona de água. A planta é claramente uma praga, noto que mesmo uma folha machucada a aboiar no aquário irá desenvolver-se como nova planta totalmente, isto fora do aquário irá criar certamente uma valente de uma praga e de forma bastante rapida. No entanto, mudando de lugar, não me parece minimamente favorecer o seu desenvolvimento, visto que até verifiquei o inverso. De inicio tinha-a num local num aqua, decidir fazer podas e mudar para outros sitios, e começou a definhar. Contudo, pus noutros aquas e prosperou num mas noutro nao. notei que prosperava melhor, quanto mais luz houve-se. Penso que o ideal para esta planta é deixá-la aboiar na água, com o maximo de luz, e depois fazer o que se quer com ela. Contudo, não notei que esta planta formasse matagais no meu aquario, provavelmente por te-la logo podado e retirado do local onde estava a prosperar, porque o seu crescimento estava a mostrar-se desiquilibrado, logo pouco apelativo. Outra forma para a desenvolver rapidamente, é mesmo dividi-la em pequenas plantas. No entanto, cuidado com a referencia a "Hygrophilas" de forma genérica, é um genero de plantas dispares que estarão para ser divididas pelos botanicos. Quem gosta de hygrophilas recomendo a Hygrophila guanensis, fácil, lindissima e cresce direita. Optima para fundos. A relação com a polysperma é apenas no nome. Folhas mais consistentes tem a Hygrophila Aquatica, mas é mais exigente, e é bem diferente da polysperma e da guanensis, que também são bem diferentes entre si. Editado Abril 1, 2010 por Quo
gervas Publicado: Abril 2, 2010 Autor Publicado: Abril 2, 2010 (editado) Disse hygrophilas, porque há relatos deste sucedido para várias espécies do genero, principalmente, a H. polysperma, a H. corimbosa, e a H. corimbosa "Kompakt" (que é um cultivar da Corimbosa normal), assim como dois relatos em relação á H. diformis. Neste caso não se mete a questão da iluminação, pois eu tenho 0.75W/litro num tanque, e 1W/litro no outro. =S Deixa-te estar umas 3 a 4 semanas sem podar a Hygrophila polysperma, e com boa adubação e luz, e vais ver o que é um matagal, e então quando ela começa a mandar plantas adventicias na horizontal para invadir as vizinhanças...ui ui looool=P Tive uma vez uma planta adventicia da H. P. que foi na horizontal de um lado ao outro do tanque sem que me tivesse apercebido, só me apercebi quando comecei a ver Hygrophilas a aparecer do nada fora do sitio lol Editado Abril 2, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Just_me Publicado: Abril 2, 2010 Publicado: Abril 2, 2010 Há quem aponte uma teoria ainda por provar de que as hygrophilas, á semelhança de algumas outras plantas, segregariam compostos que são tóxicos para elas próprias, uma vez que há quem tenha feito a experiencia de trocar hygrophila polysperma por corimbosa, causando a morte ás corymbosas. a teoria é muito boa de mandar cá para fora, como não dizem qual pode ser o composto, não a vão provar e portanto nunca passa de uma semi-teoria. É similar a dizer que um qualquer deus existe mas só poderá ser conhecido após a morte... há quem acredite e quem não acredite, provas é que não há, e por agora é ter fé...eventualmente quando alguem testar, ou avançar com um mecanismo e composto... se queres realmente perceber, e queres investir tempo e dinheiro, algumas sugestões: 1- Testa a agua com todos os testes que puderes fazer, para os macronutrientes, não só os NPK 2- divide a planta para outros aquarios de controle que nao precisam no caso das hygrophila polysperma de ser aquarios muito elaborados: agua, luz e agitação superficial. 3- em alguns desses aquarios utiliza agua do aquario original: 100%+ dose de micros, 100% , 75%, 50% e noutro utiliza agua da rede. não precisas de muito...(tijelas, tupperwares, junto á janela ou mesmo no exterior, dependendo das possibilidades) 4- verifica o estado e dimensão da raiz (desenterrar 1 ou mais plantas e verificar a coloração das raizes, existência de radiculas, etc) 5- quando desenterrares verifica o cheiro, se existir um cheiro intenso a ovos podres areja a divisão, e promove as trocas gasosas, é provavel que tenhas zonas anaerobias no substrato. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Quo Publicado: Abril 2, 2010 Publicado: Abril 2, 2010 (editado) Deixa-te estar umas 3 a 4 semanas sem podar a Hygrophila polysperma, e com boa adubação e luz, e vais ver o que é um matagal, e então quando ela começa a mandar plantas adventicias na horizontal para invadir as vizinhanças...ui ui looool=P Tive uma vez uma planta adventicia da H. P. que foi na horizontal de um lado ao outro do tanque sem que me tivesse apercebido, só me apercebi quando comecei a ver Hygrophilas a aparecer do nada fora do sitio lol andei a fazer muitas tpas para combater as algas,... pus-las no sitio original onde estavam para se desenvolver, e ontem ao tirar a foto, dei por mim, já estava outra vez,... mas não considero matagal, so se me invadisse todo o aquario. lol removi para o mesmo aqua, mas outro sitio, deixando parte da planta que ficou bem enraizada no sitio. A ver vamos como ambas se desenvolvem, a questão é que os killifish Jordanella apreciam bastante raízes flutuantes de polysperma, o que lhe deve dificultar o crescimento. Outra questão poderá ser a dureza da água... Editado Abril 2, 2010 por Quo
Recommended Posts