As pressas não levam a lado nenhum....estou zangado comigo mesmo


jvilarica

Recommended Posts

Boas, fiz uma asneira dos diabos, tinha um aquario de 100litros montado ja a bastante tempo com uns gupys e espadas, tinha bastantes criações.

 

Por motivos alheios não andava a dar a atenção que devia dar ao aquario e nos ultimos tempos aquilo (como ja referi noutro topico) estava a ficar uma badalhoquice total.

 

Caí no erro de deitar a água toda fora e montar o aqua de novo.

 

Como gosto de plantados fui adquirir novas plantas e chego a casa coloco uma pequena camada de areao fertil, depois uma camada de areao inerte, ponho as plantas, água, filtro a funcionar, termostato ligado e ta feito.

O meu erro fou colocar os peixes 24horas depois, em 2 horas moreram 3 peixes e os outros nao estao de muita boa saude.

 

O que eu quero fazer é o seguinte.

 

Colocar uma camada de areao fertil (cerca de 2.5cm e por cima uns 3 cm de areao inerte.

De fundo quero colocar Eleochoris vivipara, um tronco centrado, gostava também de por uma Hydrocotyle verticilata, o resto seriam plantas para ir pesquisando.

 

o que eu gostava de saber era que filtro (externo) me aconselham (á volta de 50€), que areao (de notar que quero plantado logo poderá surgir um tapete).

 

Normalmente faço os testes de pH, NH3/NH4, NO2, NO3, KH e GH.

 

Um abraço

Tito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um eheim 2216 plus era o ideal.e custa apenas 60 euros com torneiras, mangueiras tubo de descarga, etc e com o plus vem materias filtrantes e tudo. onde comprei o meu foi na pet4you. aconselho

 

espero-te ter ajudado

Editado por telmo vale

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fiz uma asneira dos diabos, tinha um aquario de 100litros montado ja a bastante tempo com uns gupys e espadas, tinha bastantes criações.

 

Por motivos alheios não andava a dar a atenção que devia dar ao aquario e nos ultimos tempos aquilo (como ja referi noutro topico) estava a ficar uma badalhoquice total.

 

Caí no erro de deitar a água toda fora e montar o aqua de novo.

 

Como gosto de plantados fui adquirir novas plantas e chego a casa coloco uma pequena camada de areao fertil, depois uma camada de areao inerte, ponho as plantas, água, filtro a funcionar, termostato ligado e ta feito.

O meu erro fou colocar os peixes 24horas depois, em 2 horas moreram 3 peixes e os outros nao estao de muita boa saude.

 

O que eu quero fazer é o seguinte.

 

Colocar uma camada de areao fertil (cerca de 2.5cm e por cima uns 3 cm de areao inerte.

De fundo quero colocar Eleochoris vivipara, um tronco centrado, gostava também de por uma Hydrocotyle verticilata, o resto seriam plantas para ir pesquisando.

 

o que eu gostava de saber era que filtro (externo) me aconselham (á volta de 50€), que areao (de notar que quero plantado logo poderá surgir um tapete).

 

Normalmente faço os testes de pH, NH3/NH4, NO2, NO3, KH e GH.

 

Um abraço

Tito

 

Boas, de Facto foi um erro, mas puseste agua da torneira? sem os produtos necessários?

 

Quanto ao Filtro externo talvez o Eheim Classic 2213 o mesmo que o meu, da para aquários ate 150 /200 litros Salvo erro , e um bom Filtro e silencioso.

Mais mais vale juntares mais um pouco e comprares um acima desse.

 

Eu tenho um plantado, mas diz me em relacao a luz quanto tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pus agua da torneira mas coloquei acondicionador.

 

Quanto a esse filtro é uma opção a considerar.

 

A luz é outro problema, o aquario tem 1 metro e a lampada tem 60cm T8 da silvania mas durante o dia tem essa lampada ligada e como o aquario esta na sala abro sempre as janelas e apanha muita luz (durante aproximadamente 1 hora tem luz do sol directa, no resto do dia tem a luz do sol mas nao directa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pus agua da torneira mas coloquei acondicionador.

 

Quanto a esse filtro é uma opção a considerar.

 

A luz é outro problema, o aquario tem 1 metro e a lampada tem 60cm T8 da silvania mas durante o dia tem essa lampada ligada e como o aquario esta na sala abro sempre as janelas e apanha muita luz (durante aproximadamente 1 hora tem luz do sol directa, no resto do dia tem a luz do sol mas nao directa).

 

 

´acho muito estrahno um peixe morrer em duas horas.... ca pra min foi choque de termperatura ou ph, ou algum quimico na agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´acho muito estrahno um peixe morrer em duas horas.... ca pra min foi choque de termperatura ou ph, ou algum quimico na agua

 

Sim pode ter sido mas realmente é estranho....

Acha necessário colocar mais lampadas sendo a minha pequena mas tem luz natural o dia todo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pus agua da torneira mas coloquei acondicionador.

 

Quanto a esse filtro é uma opção a considerar.

 

A luz é outro problema, o aquario tem 1 metro e a lampada tem 60cm T8 da silvania mas durante o dia tem essa lampada ligada e como o aquario esta na sala abro sempre as janelas e apanha muita luz (durante aproximadamente 1 hora tem luz do sol directa, no resto do dia tem a luz do sol mas nao directa).

 

epa nao facas isso luz directa nunka, para alem de teres uma praga de algas que vai ser dificil de tratar os peixes a pala dessas algas etc poderao a fikar doentes.

 

Eu tenho uma T5 luz para plantado chega perfeitamento, agora se keres fazer o tal tapete aconselho te a nao ter uns peixes ke e uma especie de minhoka as riskas , limpa fundos etc porke eles viram akilo do avesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

epa nao facas isso luz directa nunka, para alem de teres uma praga de algas que vai ser dificil de tratar os peixes a pala dessas algas etc poderao a fikar doentes.

 

Eu tenho uma T5 luz para plantado chega perfeitamento, agora se keres fazer o tal tapete aconselho te a nao ter uns peixes ke e uma especie de minhoka as riskas , limpa fundos etc porke eles viram akilo do avesso.

 

Para não dizer que o que afirmas é uma barbaridade, gostaria de saber se podes fundamentar.

 

Apenas para que saibas que estou a falar sério, tenho um aqua (50 litros) em frente a uma janela por onde a luz do sol incide directamente durante umas 5 ou 6 horas.

Além de não ter algas as plantas crescem a um ritmo obsceno, na volta é por ter utilizado terra dos vasos como substrato fértil, ou então por achar que o exagero é obsceno.

 

Só mais um pormenor, a iluminação artificial (três lâmpadas de 9 w dos chineses) é filtrada por uma camada quase hermética de plantas de superfície...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.