Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite

Venho escrever este tópico com alguma tristeza :)

venho por-vos a par de uma situação que acabou de me ocorrer e procurar ajuda para evitar futuras situações semelhantes.

ainda sou bastante principiante na aquariofilia, tenho um aquário recentemente ciclado, apenas comecei a inserir peixes há cerca de 2 semanas.

A fauna que possuia até esta tarde era: 11 guppys, 7 neons e bastantes red's.

Decidi aumetar um pouco a minha população de peixes e esta tarde, por volta das 18:30 fui comprar um pleco e um CAE. Não sei se terá alguma coisa a ver com a causa, mas o pleco, quando vinha no saco de transporte, de vez em quando davam-lhe um género de ataques epilépticos, provavelmente de vir num sitio apertado.

Adiante, quando os inseri no aquário, fiquei contentíssimo (como ficamos sempre que inserimos novos habitante nesta fase incial :)), a principio estavam muito parados os 2. Passado um bocado, o CAE lá começou a mexer-se normalmente e a agarrar-se aos vidros, ao contrário do pelco, que se mantinha imóvel. Bem, achei que se mantinha assim por ser um peixe nocturno. Notava que, de vez em quando, lá ia 1 ou 2 reds e guppys chatea-lo, ele abanava a cauda e eles piravam-se 8)

Mas, o pior veio depois. Eram por volta das 21:30/22:00, quando reparo que o pleco está já a ficar com manchas cinzas, como que a ficar sem pele e já alguns reds e guppys a fazer um manjar com ele. Peguei numa rede, tentei tocar-lhe e ele estava completamente imóvel. Fiquei completamente devastado com a minha 1ª morte!

outra razão possível, talvez possa ser o facto de eu ter um pH baixo, neste momento ronda os 6.5. Terá sido disso?

Quanto a NO2 e NO3 estam normais.

Venho então procurar ajuda vossa:

- Sendo o pleco um peixe até bastante resistente, como é possível que tenha morrido cerca de 3h após ter chegado ao meu aquário?

Já agora, se me pudessem indicar formas de aumentar o pH sem recorrer a produtos, agradecia. Sei que posso inserir uma pedra calcária, mas não gosto muito da estética desse tipo de pedras, pelo que se existissem outras formas, era o ideal. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas...talvez conchas?

EDIT: já agora, mais 2 questões questão: o pH da água da torneira sai-me a 7.0, portanto o que é que poderá estar a descer-me o pH do aquário? Não tenho troncos.

pergunta mesmo de newbie: a bomba de ar deve estar ligada todo o dia ou apenas um número determinado de horas? :S

Obrigado

Editado por dr3
Publicado:

os plecos sao bastante resistentes ate certo ponto, tambem tinha 1 feliz da vida mas passado 4 semanas começou a perder a coloração e 1 noite quando xeguei a casa so vi a cabeça (os anões xamaram-lhe 1 figo)

possiveis causas (fungos o mais provavel) mas tambem pode ter sido as condições da agua.

para subir o ph vais a praia apanhas umas conchas esmagas bem ferves bem e depois arranjas um espacinho no filtro e ta feito ;)

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Publicado:

ambientas-te o peixe ao novo aqua? ou foi pegar na rede e mete-lo la pra dentro?

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado:
os plecos sao bastante resistentes ate certo ponto, tambem tinha 1 feliz da vida mas passado 4 semanas começou a perder a coloração e 1 noite quando xeguei a casa so vi a cabeça (os anões xamaram-lhe 1 figo)

possiveis causas (fungos o mais provavel) mas tambem pode ter sido as condições da agua.

para subir o ph vais a praia apanhas umas conchas esmagas bem ferves bem e depois arranjas um espacinho no filtro e ta feito ;)

cumprimentos

obrigado pela resposta.

quanto a´s causas, quando dizes fungos, a que tipo de fungos te referes?

no meu caso, uso filtro biobox, portanto poderei pôr as conchas numa meia de senhora, como se costuma fazer e pôr no compartimento da filtragem, certo?

Publicado:
ambientas-te o peixe ao novo aqua? ou foi pegar na rede e mete-lo la pra dentro?

obrigado pela resposta

não, claro que não. Pûs o saco no aquário e fui adicionando pequenas quantidades da água do aquário ao saco. Só depois é que pus o peixe no aquário.

já agora uma pergunta que pode até ser possível causa, sei lá...o facto de os reds e os guppys, como disse, irem lá de vez em quando chateá-lo é normal? Será que isso não é causador de stress, o que poderia levar à morte dele?

bem, mas mesmo que sendo essa a causa seria estranho ele morrer passadas apenas 3horas, nao? :SSS

Publicado:

fungos podem ser muitos, ou bacterias internas (doenças) sem fotos e impossivel e como dar um tiro no escuro.

quanto ao stress não e de certeza, esses peixes sao reis dentro de um aqua, basta passar a mão nas "escamas" dele, ele estava era debilitado fungos ataque de bacterias etc etc e os outros so se aproveitaram como aconteceu com o meu, antes de ele ter ficado daquela maneira bnem os cacatoides o xateavam, mas depois presa ferida e meio caminho andado para comida de borla ;)

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Publicado:

Olá

Tamanho do aqua?

Para mim a bomba de ar serve para decoração ou para aquas pequenos...

O peixe pode já ter vindo doente e aposto que ocorreu alguma situação de stress que desencadeou esse infeliz acontecimento.

O peixe tinha algum local para se esconder no teu aqua?

O peixe na loja estava imóvel?

Foi dificil de apanhar pelo lojista?

O saco transparente veio na mão ou veio tapado ou dentro de outro saco?

Os outros peixes estavam curiosos apenas ou perseguiam-no?

Publicado:
fungos podem ser muitos, ou bacterias internas (doenças) sem fotos e impossivel e como dar um tiro no escuro.

quanto ao stress não e de certeza, esses peixes sao reis dentro de um aqua, basta passar a mão nas "escamas" dele, ele estava era debilitado fungos ataque de bacterias etc etc e os outros so se aproveitaram como aconteceu com o meu, antes de ele ter ficado daquela maneira bnem os cacatoides o xateavam, mas depois presa ferida e meio caminho andado para comida de borla :)

cumprimentos

mas o pleco esteve no meu aquário apenas umas 3horas. Será que pode ter apanhado algum fungo assim de repente? Ou será que já tinha?

Publicado:
Olá

Tamanho do aqua?

Para mim a bomba de ar serve para decoração ou para aquas pequenos...

O peixe pode já ter vindo doente e aposto que ocorreu alguma situação de stress que desencadeou esse infeliz acontecimento.

O peixe tinha algum local para se esconder no teu aqua?

O peixe na loja estava imóvel?

Foi dificil de apanhar pelo lojista?

O saco transparente veio na mão ou veio tapado ou dentro de outro saco?

Os outros peixes estavam curiosos apenas ou perseguiam-no?

Olá e obrigado pela resposta.

o tamanho do meu aquário é 80x30x40, 96 litros brutos.

Ele tinha vários esconderijos no aquário, como disse tenho bastantes pedras, algumas amontoadas.

O peixe não foi comprado numa loja física. Foi comprada numa loja online, publicitada até pelo fórum, e eu fui recolher o peixe em mãos.

O saco de transporte do peixe veio fechado, na mão.

Os outros peixes não o perseguiam, até porque ele estava imóvel. Apenas, de vez em quando, iam lá, parece que dar umas picadazitas.

Qual poderá ter sido a causa?

Publicado:

se foi doença pode ja ter vindo da loja, mudando de ares as bacterias actuaram com fora e acabsram com o bixo (so um suposição)

ou entao stress pela mudança de aquas

e como digo sem foto ha um milhão de hipoteses e como dar tiro no escuro

cumprimentos

Meu FeedBack de Vendas

Publicado:

acho que o mistake tem razão pode ser imensas coisas, podes nem ser tu o culpa ou ate mesmo a loja acho mt dificil conseguires encontrar razoes para a morte dele o que é pena pois é um peixe mt giro:(

mas sinceramente para mim foi de stress se ele nao se mexeu mt no aqua porque nao se sentia mt a vontade

Publicado:
acho que o mistake tem razão pode ser imensas coisas, podes nem ser tu o culpa ou ate mesmo a loja acho mt dificil conseguires encontrar razoes para a morte dele o que é pena pois é um peixe mt giro:(

mas sinceramente para mim foi de stress se ele nao se mexeu mt no aqua porque nao se sentia mt a vontade

Sim, entendo. Mas se fosse de stress por não se ambientar ao aquário e nao se sentir á vontade, penso que nao seria normal ele morrer passadas apenas 3 horas :/ ainda por cima um pleco, que até é um peixe geralmente resistente.

Mas enfim...já morreu, já nao se pode fazer nada :/

Publicado: (editado)

dr3 fizeste a adaptação bem deita? a variação de pH e de temperaturas podem causar a morte. nota a palavra VARIAÇÃO, dai ser necessario fazer a adaptação. tb pode ter vindo doente, mas tb pode ter sido amonia ou nitritos no aquario. ou de stress anterior. ha muitas causas na verdade. os CAE adaptam-se a tudo, dai não morrerem com duas marteladas, logo o facto do CAE ter sobrevivido e estar bem nada quer dizer sobre os problemas do aquario.

Editado por Quo
Publicado:
dr3 fizeste a adaptação bem deita? a variação de pH e de temperaturas podem causar a morte. nota a palavra VARIAÇÃO, dai ser necessario fazer a adaptação. tb pode ter vindo doente, mas tb pode ter sido amonia ou nitritos no aquario. ou de stress anterior. ha muitas causas na verdade. os CAE adaptam-se a tudo, dai não morrerem com duas marteladas, logo o facto do CAE ter sobrevivido e estar bem nada quer dizer sobre os problemas do aquario.

olá

obrigado pela resposta, Quo :D

Quanto à variação do pH, nao faço a menor ideia de qual era o pH do aquário de origem, o meu está realmente com um pH baixo que quero subir. está com 6.5 de pH.

Quanto à variação da temperatura, duvido que tenha sido essa a causa, visto eu ter feito a adaptação com o método tradicional. Inserir o saco no aquário, ir deitando água do aquário para dentro do saco e ao fim de estar o dobro da água no saco, pôr o peixe no aquário.

Quanto à amonia, não sei, tenho os testes, mas não sei identificar o valor que pertence à amónia. Será o Kh? Gh? :/

Quanto aos nitritos, tenho feito os testes e tem-me dado tudo ok.

O CAE ainda se mantém feliz da vida :D

Já agora, inseri à pouco 2 Plattys e 1 Molly, que a minha mãe me comprou (não eram os peixes que queria -_-) e o CAE está regularmente atrás dos Plattys a tentar picálos...porque será?

Publicado:

dr3 nunca se compra peixes sem antes te informares sobre eles, nao tiveste culpa mas a mim tbm aconteceu a mesma coisa a minha avo comprou 2 peixes na loja sem eu saber de nada, pegou neles pimba pra dentro do meu aqua e dps eu que me safasse fiquei destroçado 2 espadas que vao ficar enormes, infelizmente 1 nao se aguentou( como ja e esperava).

Publicado: (editado)
olá

obrigado pela resposta, Quo :D

Quanto à variação do pH, nao faço a menor ideia de qual era o pH do aquário de origem, o meu está realmente com um pH baixo que quero subir. está com 6.5 de pH.

Quanto à variação da temperatura, duvido que tenha sido essa a causa, visto eu ter feito a adaptação com o método tradicional. Inserir o saco no aquário, ir deitando água do aquário para dentro do saco e ao fim de estar o dobro da água no saco, pôr o peixe no aquário.

Quanto à amonia, não sei, tenho os testes, mas não sei identificar o valor que pertence à amónia. Será o Kh? Gh? :/

Quanto aos nitritos, tenho feito os testes e tem-me dado tudo ok.

O CAE ainda se mantém feliz da vida :D

Já agora, inseri à pouco 2 Plattys e 1 Molly, que a minha mãe me comprou (não eram os peixes que queria -_-) e o CAE está regularmente atrás dos Plattys a tentar picálos...porque será?

o CAE como disse adapta-se a tudo... mesmo quando não lhe dão comida... Tens o teste de tiras. Nos testes de tiras, o da Amonia nao aparece. KH e GH tem a ver com a dureza da água. Para os nitritos se aparecerem nada, o quadrado tem que ficar rigorosamente branco. É provavel que o peixe tenha vindo com problemas da loja nesse caso...

Os plecos estão habituados a pH baixo, o problema não será esse.

Editado por Quo
Publicado:
dr3 nunca se compra peixes sem antes te informares sobre eles, nao tiveste culpa mas a mim tbm aconteceu a mesma coisa a minha avo comprou 2 peixes na loja sem eu saber de nada, pegou neles pimba pra dentro do meu aqua e dps eu que me safasse fiquei destroçado 2 espadas que vao ficar enormes, infelizmente 1 nao se aguentou( como ja e esperava).

Os espadas nao ficam enormes ... E demoram a crescer -_-'

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!