PioM Publicado Março 30, 2010 Publicado Março 30, 2010 (editado) Boas. Este tópico tem duas finalidades. Primeira, apresentar o meu aquário, The Pond. O vídeo não é grande coisa, mas dá para ter uma ideia. Assim que tiver tempo vou por ««aqui»» o setup do aquário. name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src=" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>"> name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src=" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"> Segunda, aproveito para mostrar as minhas algas de estimação. Nas plantas, dois SAE e um Oto estão a dar conta do recado, tenho uns imans para os vidros, mas o meu grande problema é mesmo no areão, ou antes, na sílica. De um cristalino branco, passou a um castanho desagradável. :D Tenho duas coridoras, mas para 120cm... enfim. Parei com a fertilização, porque devido ao excesso de nutrientes na coluna de água - devido à mistura explosiva de humus e mudanças de plantas - tive este ataque de algas. Gostaria de saber se alguém teve um problema semelhante, e que soluções? Retirar uma camada de sílica e lavar??? Ajuda, precisa-se. :D Cumps. Editado Março 30, 2010 por PioM Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
pedrosoares Publicado: Março 30, 2010 Publicado: Março 30, 2010 Por aquilo que percebi, montaste o aquário com um subestrarto com humus de minhoca e depois andaste a desenterar as plantas para as mudar de sitio.... Pois, se assim foi isso fez passar um enorme carga organica para a coluna de água. Quando se monta um aquário com humus de minhoca este deve ficar bem isolado da coluna de água para não haver problemas de excesso de carga organica e crescimento de álgas. Agora o melhor a fazer é não mexer mais nas plantas e fazer uns quantos TPA`s até as algas acalmarem. Citar
PioM Publicado: Março 31, 2010 Autor Publicado: Março 31, 2010 É verdade pedrosoares. Coisas de newbies. E eu gosto de ir mudando as plantas de sitio, até a coisa ficar mesmo como quero. Chegaste a ver o vídeo? A minha dúvida agora era como me livrar daquele castando/amarelo na sílica... e voltar a ter um fundo branquinho. De qualquer forma, para mim humus não dá mesmo. Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
pedrosoares Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 Há sempre aquela solução radical, mas com resultados garantidos..... Desmonta tudo e começa do zero. E como gostas de mudar as plantas de sitio, desta vez não uses humus de minhoca. Citar
PioM Publicado: Março 31, 2010 Autor Publicado: Março 31, 2010 Em Julho vou ter que desmontar o aqua, e vai levar um reset total. De certa forma, este é uma primeira tentativa. Mas queria mante-lo com condições ao nível da qualidade de água/vida dos animais, e ao nível estético. Daí querer resolver a questão daquela camada mais acastanhada da sílica. porque por baixo daquela camada de 1cm +/- a sílica está bem branca. O novo projecto será já com substratos próprios Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
pedrosoares Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 Com calma, paciência e ajuda de um garfo ou algo parecido podes remexer a silica de forma a trazer a parte mais branca para a superficie e afundar a zona castanha para que não fique visivel. Citar
PioM Publicado: Março 31, 2010 Autor Publicado: Março 31, 2010 É uma ideia mas... isso não vai ajudar a remover algas. Vou estar a afundá-las. Isso não irá fazer com que, em busca da luminusidade, elas proliferem pela camada que eu puser por cima, tornando um centimetro de silica com algas em 2 ou 3 centimetros de sopa de algas? Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
pedrosoares Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 Tál como te disse é só uma solução rápida e eficaz, uma vez que disseste que em Julho vais desmontar o aquário. Agora se afinal já não vais desmontar o aquário então aí já convem eliminar mesmo as álgas em vez de as estar a enterrar/esconder. Citar
PioM Publicado: Abril 4, 2010 Autor Publicado: Abril 4, 2010 Tál como te disse é só uma solução rápida e eficaz, uma vez que disseste que em Julho vais desmontar o aquário. Agora se afinal já não vais desmontar o aquário então aí já convem eliminar mesmo as álgas em vez de as estar a enterrar/esconder. Vou desmontar pedrosoares, mas ainda falta muito até lá. Entretanto removi parte da camada superior com um copo, lavei e fervi. Parece-me que a camada que ficou não está a criar novas algas, ficaram só alguns pedaços das que já lá estavam. Daqui a uns dias vou repor a camada, já limpa, se não houver outro ataque, deve servir até junho/julho. Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Recommended Posts