Nautilex Publicado Março 30, 2010 Publicado Março 30, 2010 Boas novamente, fui obrigado a desmontar o meu aqua, o que acontece é que pretendo reutilizar o substrato fertil que nele coloquei (está novo e foi caro) so que como já levou com a agua aquilo deixou de ser granulado e passou a ser lama e quando junto àgua fica tipo " Café com leite" dá para reutilizar? posso colocar aquilo a secar ao sol? Abraço e obrigado. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 (editado) Huuummm Bem espera por mais opiniões, mas eu acho que colocaria o areão em cima do substrato e depois enchia o aqua devagar, pois assim o substrato fertil não se dissolvia na água. Penso que ao sol o mesmo seca, perde nutrientes e depois tens apenas lama/terra seca infertil. Acho até que nem deves tentar secá-lo. Editado Março 31, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
genome_boy Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 Huuummm Bem espera por mais opiniões, mas eu acho que colocaria o areão em cima do substrato e depois enchia o aqua devagar, pois assim o substrato fertil não se dissolvia na água. Penso que ao sol o mesmo seca, perde nutrientes e depois tens apenas lama/terra seca infertil. Acho até que nem deves tentar secá-lo. Quando comprei o meu aquário não tive problemas em encher o mesmo (e não tinha experiência nenhuma na altura). Meti o substrato, depois o areão - tapando totalmente o substrato - e de seguida foi só encher. Para encher coloquei um pequeno prato no fundo do aquário e apontei a mangueira para aí (com pouca pressão é claro). Só se não estamos a falar do mesmo substrato. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 31, 2010 Publicado: Março 31, 2010 Sim estamos a falar do mesmo. A questão é ele querer (e faz bem) aproveitar um substrato fértil novo. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
diogoreis Publicado: Fevereiro 1, 2011 Publicado: Fevereiro 1, 2011 Boas novamente, fui obrigado a desmontar o meu aqua, o que acontece é que pretendo reutilizar o substrato fertil que nele coloquei (está novo e foi caro) so que como já levou com a agua aquilo deixou de ser granulado e passou a ser lama e quando junto àgua fica tipo " Café com leite" dá para reutilizar? posso colocar aquilo a secar ao sol? Abraço e obrigado. Como é que fizeste para separar o substrato da areia ou pedra? porque é tudo tao pequeno... Citar Feedback: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=211672
Nautilex Publicado: Fevereiro 3, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2011 Como é que fizeste para separar o substrato da areia ou pedra? porque é tudo tao pequeno... boas diogoreis, como aquilo estava por camadas deu para separar, é óbvio que fica sempre alguma coisa misturada mas deu para reutilizar. cumps Citar
Rainho1991 Publicado: Fevereiro 5, 2011 Publicado: Fevereiro 5, 2011 Penso que o podes colocar a secar ao sol como disseste, ao contrário do que disseram acima ele não perde os nutrientes, apenas vai perder a água e quando o colocares no aquário outra vez juntando a água vais ficar novamente com o mesmo substracto que tinhas antes. Outra vantagem é que com o substracto seco podes passalo por uma peneira para tirar o resto do areão que ficou. Citar
KillFace Publicado: Fevereiro 5, 2011 Publicado: Fevereiro 5, 2011 (editado) Penso que o podes colocar a secar ao sol como disseste, ao contrário do que disseram acima ele não perde os nutrientes, apenas vai perder a água e quando o colocares no aquário outra vez juntando a água vais ficar novamente com o mesmo substracto que tinhas antes. Outra vantagem é que com o substracto seco podes passalo por uma peneira para tirar o resto do areão que ficou. Deixo aqui este link e este tambem Editado Fevereiro 5, 2011 por KillFace Citar [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
Recommended Posts