Criação RCS


desteves

Recommended Posts

Viva

 

Estou com dificuldades em criar RCS (até deve parecer mentira) e gostaria da vossa ajuda para tentar perceber o que pode estar mal. Já fiz testes, tpas, trocas de alimentação.. enfim. já fiz quase tudo. Até desliguei o aquecedor por duas noites, como dizem que mudanças bruscas de temperatura podem ajudar, mas nada. Tenho 10 RCS num aqua de 120l. Todas as femeas já mostraram a sela. Umas continuam com ela, outras já não se vê tão bem. A verdade é que ovos, nem vê-los.

Tenho o ph a 6.6/6.8, amonia e nitritos a 0 e nitratos a menos de 5. É raro ultrapassarem estes valores pois é muita agua para pouco camarão sujar. Tenho também 2 caracóis que não sei a espécie. Parecem neritinas natalensis mas em vez das riscas, tem bolas por toda a carapaça. Alimento os camarões com mosura, biomax e spirulina em pó. Não sei que mais fazer...

Alguém ajuda ?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens peixes?

 

Se tiveres, eles tão a comer-te os reds.

 

De qualquer forma é provavel que tenhas reds a crecser, eles não metem novos, os filhos já nascem formados, são é minusculos, e demoram um pouco a ficar adultos.

 

Tens de ter calma, mas com calma vais ter o aquario pilhado deles, em breve.

 

Se iveres ai peixes, vai ser lixado, eu acho que ja extingui os rds do comunitario... e tenho carradas de lanmtas e esconderijos...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem falas em selas e fêmeas e machos?

 

Falas também em muita água para pouco camarão....

 

Será que não se perdem (os machos das fêmeas)? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ovos na sela estão por fecundar, se desaparecem da sela e aparecem no abdomen da fêmea devem ter sido já fecundados.

 

Se desaparecem da sela, e não aparecem no abdomen, podem não ter sido fecundados, a fêmea pode ser jovem, as condições do meio podem não ser as melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Obrigado pelas respostas.

 

Tugz: Não tenho peixes. Para além dos camarões tenho só 2 caracóis. Eu sei que não metem ovos. O que eu queria dizer é que nunca vi as femeas ovadas e todos os dias vou à procura.

 

Hugo: Falo em selas nas fêmeas. Machos são 4, fêmeas são 6. Ao inicio também pensei isso, muita agua para pouco camarão, mas eles andam sempre muito juntos por perto das plantas.

 

AlbCab: Eu referia-me a ovos no abdómen. até hoje, nunca apareceram.

 

 

Será falta de esconderijos ? Não tenho esconderijos proporcionados por plantas. Aliás, só num dos troncos, que tem um buraco, é que se pode considerar que tenho esconderijo.

Outra coisa, eu consigo passar 2 semanas sem fazer uma tpa que o máximo a que os nitratos chegam é a 5. è normal por ser muita agua para pouco bicho ou devo ter o teste marado ?

 

Obrigado pela ajuda pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo perceber como ha pessoal que não consegue reproduzir bem red's. spammer

 

Eu tenho um aquario de 100cm no sotão, com rcs desde 2005..sempre a mesma colonia.

É o aquario que tenho menos cuidado, cheguei a deixar estar 6meses sem fazer tpa´s.

Neste momento estou a fazer tpa's de 2 em 2 meses de 50%.

São alimentados com madeira e folhas de carvalho(umas 50 folhas e num mês desaparecem) e o aquario cheio de musgo verdinho, uma vez por outra la comem uns granulados, mas tipo uma vez por semana quando a minha mãe se lembra de dar comida.

O que é certo é que tenho mais de 300 RCS e tantas crias que parecem pulgas.

 

Por isso não sei o que dizer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha primeira vez que tive Reds não conseguia criar nem por nada,morriam e afins.Depois meti uma boa quantidade de plantas no aquário,uma boa dose de musgo e deixe-me de preocupar com eles.TPA's de semana a semana ás vezes com falta de tempo lá passava mais que isso e começaram a reproduzir-se á toa.Actualmente no aquário que tenho mais atenção e cuidados pouco se reproduzem em relação ao que está quase ao abandono na parte de baixo com os meus pais.Cá para mim andas a preocupar-te demais com o aquário,dá-lhes espaço e não abuses talvez no comer.

Deixa vir ai os experts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

dizer que tens red cherry e nao criam, é como ter casais de guppys e nao criarem ... nunca vi nem nunca ouvi falar.

se calhar a tua ansiedade trnsmite-se para os camaroes ... :)

 

da-lhes comida , mas nao fiques a todo a a hora a olhar para o aqua ... podem ter vergonha e nao truca-truca.

 

agora a serio. da tempo ... podem ser juvenis e tens a ceteza da sexagem ? 6 femeas e 4 machos ? como os destingues ? olha que podes ter so femeas ... as femeas jovens parecem machos. se postares ai umas fotos a malta pode dizer se é mesmo machos e femeas.

 

ter plantas e musgo ajuda muito, eles sentem-se mais confortaveis.

 

ps: eu alimento os meus com flocos para peixes ( dos mais baratos ), so de vez em quando é que lhes dou um doce, artemia, mosura ou pastilhas de fundo para peixes herbivoros ... mas so de vez em quando. spirulina em pó ? so para os meus sulawesi. hahahaha.

 

boa sorte ! :P

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois, acredito que seja dificil de acreditar. Quanto à sexagem vejo pela sela e pela barriga. Julgo ter femeas que ainda não mostraram sela mas tem o abdomen redondinho. Entretanto encomendei mais uns quantos para ver se se "encontram" mais facilmente :)

Também já comprei umas doses de musgo de java para ver se consigo fazer uns esconderijos. Eu tenho musgo no aqua mas é fissidens fontanus. cresce muito devagar.

 

Quanto à comida, estão a receber comida boa porque quando montei o aquário era com a ideia de comprar CRS e então comprei logo mosura e biomax. também tenho um intensificador de brancos mas isso ainda está arrumado. Mas queria primeiro ver como me safava com os RCS antes de gastar algum dinheiro nos CRS.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando comprei uma colonia de 10 red´s tambem foi dificil começarem a criar, isto ha cerca de 6 meses.

 

Neste momento a criaçao é tanta que penso que ja foram buscar genes dos seus antepassados, pois ja sairam azuis escuro e florescente, verde escuro e florescente, castanho com uma risca vermelha da cabeça ate ao rabo, amarelos translucidos e outros amarelos mesmo.

 

 

 

so te posso dar uma sugestao, dá tempo ao tempo.

 

 

 

 

Abraços

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tucamaia, acredito mais que tenhas adquirido red cherrys que já tenham sido criados com outras variantes sem ser reed cherrys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ideia que o musgo de java não se destina apenas a providenciar esconderijos, mas tem um papel muito mais importante, especialmente na criação dos recém-nascidos. Penso que, directa ou indirectamente, é uma fonte de alimento para as crias (pelos organismos microscópicos que vivem no musgo ???) e até para os adultos.

 

Pode estar na falta desta planta a dificuldade na criação. Eu sempre ponho musgo junto com os rcs, e nunca tive dificuldades na criação. Mas também nunca experimentei sem o musgo ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As outras plantas tb fornecem os mesmos micro-organismos, mas penso que em menor quantidade, desde que o aquário esteja capaz de tal. O que acontece é que as crias preferem os musgos a outras plantas pois a segurança é maior, ou seja, não precisam de se expor, o que é a grande vantagem do musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tucamaia, acredito mais que tenhas adquirido red cherrys que já tenham sido criados com outras variantes sem ser reed cherrys.

 

 

sim amigo, dai ter falado nos antepassados.

 

peço desculpa ter-me explicado mal.

 

 

 

Abraços

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, espero bem que ajude. Chegaram hoje as duas doses, muito bem servidas, que comprei a um membro do forum. Aquilo já está mais composto. Mal pus o musgo no aquário vieram 2 RC colar-se logo. Vamos ver se ajuda e se corre tudo de feição para por cá uns crystal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais