Recommended Posts

Publicado: (editado)

se adquirires esse aqua vais ter varios problemas não agora mas futuramente

1º termoestato deve de ser de 50w dizem 1l/w mas depende de onde estiver o aqua, o meu tem 100L 2 termestatus de 100w e 75w e mesmo assim no inverno tem que estar ao maximo para ter a agua a 26º porque as temperaturas são de 8 a 12º em pleno inverno na marquise, ou seja mais tarde iras querer arranjar outro para teres uma temperatura mais estavel.

2º o filtro e interno as materias filtrantes irao estar dentro do aqua, o espaço e reduzido para colocar as materias essenciais e mais tarde irás querer adquirir um melhor com mais condições.

3º a luz e apenas 0.20w/l so puderas mesmo colocar ai anubias e fetos um dia se quiseres começar um plantado ou um aquario com plantas saudaveis e que se sintam bem pelo menos mais 1 lampada dessas irás querer adquirir mais despeza.

resumindo se tiveres possibilidade compra um aqua aqui no forum so vidro ou entao um conjunto que não sejam desses kits de hipers ou lojas, ao menos que seja equilibrado para inicares agora e puderes desenvolvver mais tarde sem teres que adquirir novos materiais. so uma opinião ;)

cumprimentos

Editado por Mistake

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Onde? Aqui nos arredores de Setúbal pedem-me 100€ por um destes. E este na loja estava a 100 tambem, agora é que é promoçao. Talvez para iniciar este me chegue, nao?

Não tenho feira nova por aqui ;)

70 € parece-me um bom começo. Só 50 € custa-te um filtro externo se fores para marcas conhecidas.

Não te esqueças que ainda tesn qeu comprar a decoração: pedras/troncos e areão, se não quiseres ir apanhá-los na Natureza (cuidadoc om os danos ou impacto que possas causar) e depois do ciclo, os peixes... logo e se não queres realizar um investimento maior esse conjunto serve-te perfeitamente.

Comprei no inicio um aqua da Aquapor num hipermercado e tive a funcionar o mesmo com tudo quase um ano e depois comecei a aumentar de volume e material quando descobri que queria mais. O aqua ainda está comigo assim como todo o material que vinha no kit, pois já os aproveitei para aquas quarentena ou tratamento.

Se o investimento inicial não queres que seja mais alto...na minha opinião acho que é um bom começo, pois afinal terás que começar em algum lado.

Vai com calma, certifica-te da garantia do equipamento e diver-te-te com o mesmo.

Queremos ver fotos depois conforme fores montando.

Boa sorte.

EDIT: o meu aqua (kit) custou-me 62€ (ainda me lembro pois foi o primeiro depois de muitos anos sem ter peixes)

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

Boas pessoal,

Acabei por comprar mesmo esse aquário e até me parece bem. Como a minha casa é quente penso que nao vai haver problemas com a temperatura do aquario. Quanto ao filtro, faz 300 litros por hora, chega? A luz é tambem a suficiente por agora, mais tarde, comprarei uma luz mais potente ou até mesmo uma calha nova. Para meter uma moonlight com adesivo colado a calha que ja vens é viavel?

Agora como ja tenho o aqua é so colocar o substracto e o areão. Tendo em conta as suas medidas (60x30x30) o que é que me aconselham em termos de quantidade e que nao seja dispendioso?

Obrigado

Publicado:

Boas

O meu aquario é exatamente esse.

A poda de uma planta é simplesmente cortala quando fica demasiado grande ou quando se a quer reproduzir.

No caso das Cabombas quando chegam á superficie do aquario eu corto um terço destas e volto a plantalo.

cumprimentos

Luis Filpe

Publicado:
Boas

O meu aquario é exatamente esse.

A poda de uma planta é simplesmente cortala quando fica demasiado grande ou quando se a quer reproduzir.

No caso das Cabombas quando chegam á superficie do aquario eu corto um terço destas e volto a plantalo.

cumprimentos

Luis Filpe

E estás satisfeito com ele? Ja lhe fizeste alguma alteraçao?

Quanto as plantas, mas se eu cortar metade da folha, planto essa metade da folha? Nao percebi, alguem tem um video que me possa mostrar melhor.

Obrigado

Publicado:
E estás satisfeito com ele? Ja lhe fizeste alguma alteraçao?

Quanto as plantas, mas se eu cortar metade da folha, planto essa metade da folha? Nao percebi, alguem tem um video que me possa mostrar melhor.

Obrigado

Boas,

tive agora a ler todo o teu topico e tu tens ainda bastante para ler neste forum e muito mais para aprender, mas o pessoal tá aqui para dar uma ajuda.

Primeiro como já te disseram escalares para o teu aquario não, são pequenos nas lojas mas se tiverem bem de saude crescem até aos 15cm e no teu aqaurio iam acabar por atrofiar as barbatanas e morrer cedo demais pois duram anos.

Em relação ao filtro acho que devias comprar o eheim 2211 como já te disseram, são super silenciosos os eheim e a qualidade de um interno para um externo não tem nada haver, para mais um interno deves limpar todas as semanas sempre com a agua da tpa para não matares as bacterias filtrantes, já um externo podes tar mais tempo sem o limpar e é sempre mais simples pois não vais estar a retirar nada de dentro do aquario. :tongue:

Em relação as plantas as podas diferem de planta para planta, existem plantas que se reproduzem por runneres, caso das valisnerias, runners são uns pedaços da planta que se expandem e formam outra planta, outras plantas tem de ser por corte e replante, como é o caso das polisperma, quando crescem muito cortas o caule e voltas a replantar, nunca pelas folhas, pelo menos não sei de nenhuma planta que se replantares uma folha ela ganhe raiz, mas eu tambem ainda tenho muito para aprender.

Espero ter ajudado e se precisares é só pedires,

Abraço,

Luis Simões

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Publicado:

Obrigado pelas dicas. Quanto aos escalares ja tinha decidido logo que nao.

Quanto ao filtro, este por agora serve (mais adiante investirei num filtro da eheim, interno tambem, pickup). A manutençao é facil, nao tiro o filtro inteiro, tiro apenas uma parte que se puxa facilmente com uma patilhazita. A minha duvida é que os lojistas têm-me dito para limpar a esponja com agua da torneira. Já agora, posso substituir a esponja preta por algo melhor?

Obrigado

Publicado:

Boas...

Como sabes por vezes o que os logistas dizem nem sempre é 100% verdade deves lava-la com agua de uma tpa, e se tiveres espaço podes substituir a esponja por alguma cerâmicas e lã filtrante ou outros materiais filtrantes à escolha

Abraço

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado:
Boas...

Como sabes por vezes o que os logistas dizem nem sempre é 100% verdade deves lava-la com agua de uma tpa, e se tiveres espaço podes substituir a esponja por alguma cerâmicas e lã filtrante ou outros materiais filtrantes à escolha

Abraço

Nem mais breackfloor, eu já vi pessoal a ser enganado a grande na agriloja de torres vedras por confiarem a grande nos logistas, o trabalho deles e venderem, são poucos os que se dignam a tentar perceber o que estam a vender, mas ha excepções.

eu continuo a achar que o filtro 3externo é melhor, até podes optar por um de cascata, não te ocupa litragem no aqua e a estetica fica muito melhor pois não tens um traboco a encher. ;)

Eu tenho um interno para remediar, porque na altura não tinha como comprar um externo, mas assim que pode comprei um externo.

Mas gostos são gostos e é a tua opinião que conta, tamos cá apenas para ajudar e aconcelhar. ;)

Cumps,

Luis Simões

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Publicado:
Nem mais breackfloor, eu já vi pessoal a ser enganado a grande na agriloja de torres vedras por confiarem a grande nos logistas, o trabalho deles e venderem, são poucos os que se dignam a tentar perceber o que estam a vender, mas ha excepções.

eu continuo a achar que o filtro 3externo é melhor, até podes optar por um de cascata, não te ocupa litragem no aqua e a estetica fica muito melhor pois não tens um traboco a encher. ;)

Eu tenho um interno para remediar, porque na altura não tinha como comprar um externo, mas assim que pode comprei um externo.

Mas gostos são gostos e é a tua opinião que conta, tamos cá apenas para ajudar e aconcelhar. ;)

Cumps,

Luis Simões

Os de cascata sao os meus preferidos, mas como ja referi, o aquario vai estar no quarto! Dormir com o barulho da agua a cair deve ser um bocado irritante. E se este fizer barulho, troco imediatamente. E isto nao é por mim, é pela pessoa que partilha o quarto comigo que quer descansar em paz. Os Eheim pickup, pelo testemunho de quem o tem, pode servir de almofada. Custa cerca de 20 euros.

Quanto as plantas, posso comprar uma e poda-la e planta-la. Assim, compro uma e planto 5. Certo?

Publicado:
Os de cascata sao os meus preferidos, mas como ja referi, o aquario vai estar no quarto! Dormir com o barulho da agua a cair deve ser um bocado irritante. E se este fizer barulho, troco imediatamente. E isto nao é por mim, é pela pessoa que partilha o quarto comigo que quer descansar em paz. Os Eheim pickup, pelo testemunho de quem o tem, pode servir de almofada. Custa cerca de 20 euros.

Quanto as plantas, posso comprar uma e poda-la e planta-la. Assim, compro uma e planto 5. Certo?

Sendo assim não falo mais no filtro. ;) mas olha que os eheim externo são super silenciosos. ;)

isso da planta depende de muita coisa, primeiro nem todas as plantas dá para curtar e replantar e depois tambem depende do tamanho do pé que comprares. mas nunca compres só um pé, procuras nos classificados do forum e há sempre pessoal a vender packs de carradas de pés de plantas bacanas e a preços bem acessiveis, tens é que procurar as plantas que queres, e pesquisa bem sobre elas para saber tudo o que possas.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Publicado:
Sendo assim não falo mais no filtro. :P mas olha que os eheim externo são super silenciosos. :)

isso da planta depende de muita coisa, primeiro nem todas as plantas dá para curtar e replantar e depois tambem depende do tamanho do pé que comprares. mas nunca compres só um pé, procuras nos classificados do forum e há sempre pessoal a vender packs de carradas de pés de plantas bacanas e a preços bem acessiveis, tens é que procurar as plantas que queres, e pesquisa bem sobre elas para saber tudo o que possas.

Aqui no forum vai sair mais barato nao é? Nao se estragam na viajem pelos correios?

Estou a pensar em Anubias, fetos, musgo de java, eleocharis, cabomba, por ai.. O musgo de java, os fetos e as anubias nao é preciso plantar, certo? Quanto ao musgo de java, faz de tapete tambem, caso queira?

Publicado:
Aqui no forum vai sair mais barato nao é? Nao se estragam na viajem pelos correios?

Estou a pensar em Anubias, fetos, musgo de java, eleocharis, cabomba, por ai.. O musgo de java, os fetos e as anubias nao é preciso plantar, certo? Quanto ao musgo de java, faz de tapete tambem, caso queira?

Bem é assim, algumas das plantas que escolhes-te precisam de substrato fertil. as anubias e os fetos basta prender em troncos ou pedras.

épa eu nunca vi fazer tapetes com musgo, o musgo é mais usado para cobrir troncos e pedras.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Publicado:
Bem é assim, algumas das plantas que escolhes-te precisam de substrato fertil. as anubias e os fetos basta prender em troncos ou pedras.

épa eu nunca vi fazer tapetes com musgo, o musgo é mais usado para cobrir troncos e pedras.

Sim, eu sei, mas li que ha quem utilize como tapete :) Certamente nao o irei fazer.

Certo, nao precisam, mas por exemplo, as vallisnérias precisam, como tal, tambem tenho que ter substracto fertil. Uma caixa chegará? Que inerte me aconselhas? Akadama?

Publicado:
Sim, eu sei, mas li que ha quem utilize como tapete :) Certamente nao o irei fazer.

Certo, nao precisam, mas por exemplo, as vallisnérias precisam, como tal, tambem tenho que ter substracto fertil. Uma caixa chegará? Que inerte me aconselhas? Akadama?

A akadama é uma boa escolha pois faz um optimo efeito, mas a comprares compra da especial, pois a granulação é menor e não se desfaz tanto, tambem podes usar areao vulcanico, é o que eu uso a separar o substrato fertil do restante. em relação a quantidades depende do que queiras usar e gastar, tambem não coloques demasiado porque senao é algas com fartura, e assim que colocares o substrato fertil tenta colocar logo plantas de crescimento rapido, tipo polisperma ou sessiflora, essas consomem rapido os nutrientes e são optimas para estabilizar o aquario de inicio.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

A akadama é uma boa escolha pois faz um optimo efeito, mas a comprares compra da especial, pois a granulação é menor e não se desfaz tanto, tambem podes usar areao vulcanico, é o que eu uso a separar o substrato fertil do restante. em relação a quantidades depende do que queiras usar e gastar, tambem não coloques demasiado porque senao é algas com fartura, e assim que colocares o substrato fertil tenta colocar logo plantas de crescimento rapido, tipo polisperma ou sessiflora, essas consomem rapido os nutrientes e são optimas para estabilizar o aquario de inicio.

Esse vulcanico é o claro que tens no teu "Bacalhaus"? Eu queria um escuro, tipo o de Quartzo.

Nao convem ter o fertil e o areao no aquario sem ter logo plantas nao é? Deixo esperar que as plantas cheguem para colocar tudo duma vez. Já agora, as pinças longas arranjo em centros de jardinagem? Posso plantar com o aquário já cheio de água, sem causar problemas? O meu substracto fertil pode ser o mesmo para por nas plantas dos vasos, o que serve para todos os vasos? É que 5 litros sao 90 centimos.

Obrigado

Editado por TiagoMarques
Publicado:

Bem vou tentar responder a tudo.

O areão vulcanico é sim o que tenho no meu aquario, são umas pedrinhas pequenas bastante purosas e amareladas.

Deves ter as plantas para plantar assim que colocares o substrato todo pois senão corres o risco de ficar com o aqua cheio de algas pois elas vão consumir os nutrientes provenientes do substrato.

O mais simples é plantar a "seco", pois da-te uma margem de manobra maior pois não ha o inconveniente de andares sempre com os braços molhados e porque mais facilmente plantas onde queres.

As pinças não faço a minima onde se compram.

E sobre o substrato, eu no meu usei terra de vaso que compro na agriloja a 1€ e até agora não tive qualquer problema, as plantas tão optimas e a crescer bastante bem. :smile2:

Mas há quem diga mal desta opção, eu apenas tentei gastar o minimo dinheiro possivel.

Espero ter ajudado,

Luis Simões

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Bem vou tentar responder a tudo.

O areão vulcanico é sim o que tenho no meu aquario, são umas pedrinhas pequenas bastante purosas e amareladas.

Deves ter as plantas para plantar assim que colocares o substrato todo pois senão corres o risco de ficar com o aqua cheio de algas pois elas vão consumir os nutrientes provenientes do substrato.

O mais simples é plantar a "seco", pois da-te uma margem de manobra maior pois não ha o inconveniente de andares sempre com os braços molhados e porque mais facilmente plantas onde queres.

As pinças não faço a minima onde se compram.

E sobre o substrato, eu no meu usei terra de vaso que compro na agriloja a 1€ e até agora não tive qualquer problema, as plantas tão optimas e a crescer bastante bem. :smile2:

Mas há quem diga mal desta opção, eu apenas tentei gastar o minimo dinheiro possivel.

Espero ter ajudado,

Luis Simões

Provavelmente tambem irei para esse substracto, de 1€ para 12€ vai uma enorme diferença. (e um frasco de 12€ nunca iria ser suficiente). Pelo que tenho visto, há pessoas que preferem colocar um proprio para aquario, mas nunca vi ninguem a queixar-se que este substracto alternativo nao resultou. Já agora, o teu substracto é daqueles que da para todas as plantas de vasos em geral, nao é? Não sao aqueles de Humus (minhocas)?

Antes de introduzires o substracto (fertil e inerte) tiverem algum tipo de tratamento?

Tu, no teu aquario, tens Fertil para plantas -> Vulcanico -> Akadama? É que noto que tens 3 tipos o.o

TiagoMarques

Editado por TiagoMarques
Publicado:

Eu estou a colocar um substrato de plantas normal também e o tratamento que fiz foi: ferver tudo muito bem (para eliminar bactérias e matar possíveis bichos (minhocas, caracóis, etc.). Depois passar por água várias vezes, de forma a retirar os detritos não necessários. Para fazeres isto, enches o recipiente onde está o substrato, enches de água, mexes um pouco, deixas a terra pousar e escorres a água. Vai sair com alguns materiais que não fazem parte da terra, o que é bom. Quando já só tiveres a terra no fundo, esmaga a terra, de forma a sair toda a água que ainda esteja por lá. Metes para outro local e pronto.

Há quem ponha directamente no aquário, mas acho que este tratamento não custa nada e sempre é mais seguro. E como este substrato é bastante mais rico em nutrientes que os próprios para aquários, até convém perder alguma coisa durante este processo.

E quanto colocaste? Tambem li que é preciso colocar muito inerte por cima para que a terra nao suje a água. O que é que tu usas? Estás satisfeito com os resultados?

Desde já, obrigado.

Editado por TiagoMarques
Publicado:
Provavelmente tambem irei para esse substracto, de 1€ para 12€ vai uma enorme diferença. (e um frasco de 12€ nunca iria ser suficiente). Pelo que tenho visto, há pessoas que preferem colocar um proprio para aquario, mas nunca vi ninguem a queixar-se que este substracto alternativo nao resultou. Já agora, o teu substracto é daqueles que da para todas as plantas de vasos em geral, nao é? Não sao aqueles de Humus (minhocas)?

Antes de introduzires o substracto (fertil e inerte) tiverem algum tipo de tratamento?

Tu, no teu aquario, tens Fertil para plantas -> Vulcanico -> Akadama? É que noto que tens 3 tipos o.o

TiagoMarques

Boas,

Eu pessoalmente não realizei nenhum tipo de tratamento, apenas coloquei basta areao vulcanico pois como é bastante poroso tudo o que sai do substrato fica por ali e vai directamente para as raizes das plantas.

o areao vulcanico é que lavei bastante bem pois já sabia que mais cedo ou mais tarde os meus peixes iam remecher aquilo tudo. :P

O que tenho no meu é, terra de vaso -> Areia de rio -> Areao vulcanico -> areia de rio.

Coloquei a areia a separar os substratos para evitar demasiados nutrientes e depois o aparecimento de algas.

espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Publicado:

Não lavaste a terra para vaso? :P Ena..

Ajudaste bastante, tambem irei optar por esse formato de substracto, sai bastante em conta, não?

Outra pergunta e, talvez, das ultimas é:

Como posso manter plantas durante uns dias antes de as plantar? É possivel? Quanto tempo aguentam?

Obrigado e Abraço

Publicado:
Não lavaste a terra para vaso? :P Ena..

Ajudaste bastante, tambem irei optar por esse formato de substracto, sai bastante em conta, não?

Outra pergunta e, talvez, das ultimas é:

Como posso manter plantas durante uns dias antes de as plantar? É possivel? Quanto tempo aguentam?

Obrigado e Abraço

Podes crer que sai bastante em conta, mas agora para o meu novo projecto vou experimentar outra coisa, vou misturar terra de vaso com humus para ver o que dá. :P

Isso das plantas é muito relavito, elas aguentam algum tempo, têm é que tar sempre dentro de agua caso contrario secam, eu tenho algumas dentro de um cubo da vodafone há cerca de 15 dias há espera que chegue o filtro novo para as plantar e tão todas bem, ou pelo menos aparentam tar, mas isso é relativo, acho que depende de planta para planta.

Não precisa de ser a ultima, sempre que tiveres duvidas tanto eu como o resto do pessoal tá disposto a ajudar no que poder.

Abraço,

Luis simões

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!