A começar! Primeiras fotos do meu aqua

Ric.Gomes

Recommended Posts

Que madeira é a do tronco?

boas,

boa pergunta não faço a mínima ideia... só sei que comprei na Aquaplante e foi daqueles que eles lá tem ao peso.

Partilhar nas redes sociais

• Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

tambem comprei agora uns na aquaplante ! é preciso é procurar bastante naquele baú e tentar imaginar como fica no aquário :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

(peço desculpa de me apoderar de novo do teu tópico Ricardo :))

ainda relativamente a TPA's, limpeza de agua, e cor da mesma, tenho uma duvida.

como não sou propriamente um expert de plantas, quando estou a plantar as minhas pequenas e a ajeitar o layout, acabo por fazer um pouco de bagunça lá dentro! então a agua está com umas sujidades flutuantes (pedaçinhos de musgo de java, ou de substrato que nao precipita) . e acho que logo no inicio não lavei muito bem o substrato entao os vidros estão um pouco sujos .. posso proceder a uma limpeza ?

se sim, que tipo de limpezas ?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

LI por ai mudar as materias filtrantes de 4 em 4 meses.

A manutenção do filtro eu faço-a mensalmente.

Mas atenção, nunca mudar materias filtrantes, se estás a referir as ceramicas.

São elas que tem as bacterias, aquelas que estás a espera que se criem com o ciclo .

Não as vais querer deitar fora.

Alias , limpar, é só uma sacudidela em agua do aquario, e esta bom.

De resto é os circulos de esponja grossa (os da eheim sao azuis) e a lã deitar fora, ou então há por ai quem a lave muito bem e reutilize :) Tipo eu. Vá eu sei, sou poupadinho.

Mas não vale a pena, ela é barata. Eu é que limpo o filtro com regularidade, talvez demais, e tenho dois compartimentos (de 4) só de lã, para ter a agua o mais limpa possivel de particulas.

Quanto ao castanho, relax, é mais do que natural, ainda para mais nao tiveste o tronco de molho para deixar de tingir.

Deixa as coisas rolarem com naturalidade.

Quanto ao caracol, eu aposto ou nos planorbis ou nos physa.

Abraço

(peço desculpa de me apoderar de novo do teu tópico Ricardo :) )

ainda relativamente a TPA's, limpeza de agua, e cor da mesma, tenho uma duvida.

como não sou propriamente um expert de plantas, quando estou a plantar as minhas pequenas e a ajeitar o layout, acabo por fazer um pouco de bagunça lá dentro! então a agua está com umas sujidades flutuantes (pedaçinhos de musgo de java, ou de substrato que nao precipita) . e acho que logo no inicio não lavei muito bem o substrato entao os vidros estão um pouco sujos .. posso proceder a uma limpeza ?

se sim, que tipo de limpezas ?

apodera-te a vontade! ;) epah eu também não sou expert mas esse tipo de 'sujeira' não é prejudicial... mas penso que isso ou é absorvido para o filtro ou acaba por ser decomposto e alimenta as bactérias. creio que por ai não tens de te preocupar! ;)

LI por ai mudar as materias filtrantes de 4 em 4 meses.

A manutenção do filtro eu faço-a mensalmente.

Mas atenção, nunca mudar materias filtrantes, se estás a referir as ceramicas.

São elas que tem as bacterias, aquelas que estás a espera que se criem com o ciclo .

Não as vais querer deitar fora.

Alias , limpar, é só uma sacudidela em agua do aquario, e esta bom.

De resto é os circulos de esponja grossa (os da eheim sao azuis) e a lã deitar fora, ou então há por ai quem a lave muito bem e reutilize :P Tipo eu. Vá eu sei, sou poupadinho.

Mas não vale a pena, ela é barata. Eu é que limpo o filtro com regularidade, talvez demais, e tenho dois compartimentos (de 4) só de lã, para ter a agua o mais limpa possivel de particulas.

Quanto ao castanho, relax, é mais do que natural, ainda para mais nao tiveste o tronco de molho para deixar de tingir.

Deixa as coisas rolarem com naturalidade.

Quanto ao caracol, eu aposto ou nos planorbis ou nos physa.

Abraço

tava só a dar um tempo para exemplificar :P ! e sim as cerâmicas são a ultima coisa que queremos mandar fora quando olhamos para a estabilidade do aquario! e mais, no poupar é que está o ganho! :P

quanto ao tronco vou deixar isto assentar... que remédio...

e quanto ao caracol quando tiver dimensão decentes para tirar foto eu posto qualquer coisa! ;)

Editado por Ric.Gomes

Boas pessoal!

voltei com mais uma dúvida...

nestes 2 últimos dias tem começado a crescer uma enorme quantidade de algas no meu aqua! aliado ao 'chá de tronco' agora tenho os vidros e algumas partes do tronco completamente minadas d algas... :S como é que posso controlar isto? será que alguns caracóis ajudam a combater isto?

mais logo posto algumas fotos para ver o estado das coisas.

ficam as fotos

ao fundo está uma porção de java mas em cima no tronco mais pequeno é um aglumerado de algas que se desenvolveu ali...

gallery_43850_2109_2278.jpg

e depois temos nos vidros também...

gallery_43850_2109_18338.jpg

Será difícil combater algas, sem danificar plantas também. Há um método bom, mas que muitos não aconselham, porque pode afectar as plantas, que é desligar a luz durante dois dias. As algas morrerão. As plantas, podem ficar um pouco afectadas, mas não morrerão.

É preciso determinar o porquê do aparecimento das algas. Apanha com luz solar directa? Não terás nutrientes a mais no aquário? Quantas horas deixas a luz ligada?

Mas antes de mais, tens mesmo a certeza que são só algas? O musgo por vezes desfaz-se e pode enganar...

Uma TPA também pode ajudar, caso seja um excedente de nutrientes.

Arranja mais plantas,m para absorverem esses nutrientes.

Será difícil combater algas, sem danificar plantas também. Há um método bom, mas que muitos não aconselham, porque pode afectar as plantas, que é desligar a luz durante dois dias. As algas morrerão. As plantas, podem ficar um pouco afectadas, mas não morrerão.

É preciso determinar o porquê do aparecimento das algas. Apanha com luz solar directa? Não terás nutrientes a mais no aquário? Quantas horas deixas a luz ligada?

Mas antes de mais, tens mesmo a certeza que são só algas? O musgo por vezes desfaz-se e pode enganar...

Uma TPA também pode ajudar, caso seja um excedente de nutrientes.

Arranja mais plantas,m para absorverem esses nutrientes.

vou estudar essas possibilidades!

hoje coloquei os primeiros habitantes no meu aqua.

Planorbis Corneus

gallery_43850_2109_330267.jpg

gallery_43850_2109_658571.jpg

gallery_43850_2109_444657.jpg

gallery_43850_2109_66371.jpg

gallery_43850_2109_342563.jpg

Thanks ao membro Sharpness! :)

As algas continuam em força... os caracois já andam de volta delas em força também, vamos a ver qem ganha a luta.

Editado por Ric.Gomes

Boas comecei a colocar alguns peixes no meu aqua na 2ª feira passada...

Nomeadamente:

- 2 Corydoras Aeneus

- 1 Otocinclus

- 1 Ramirezi (sim eu sei que é arriscado para principiantes =/, li imenso, mas não deu para resistir)

que, assim, se juntaram aos planorbis corneus

Estou muito satisfeito com todas as aquisições! estou a alimenta-los com Sera Vipagran, pastilhas de fundo que um amigo me arranjou e não sei a marca e artemia congelada sobretudo para o ramirezi... o que é estranho é que ele aceita muito melhor o vipagran que a artemia... ja faz 3 dias que estão juntos e parecem-me super normais, activos, e comilões... estou a alimenta-los 2 vezes ao dia em quantidades reduzidas para evitar que se acumule muita coisa no fundo e de 2 em 2 dias uma das doses diárias é de artemia. penso estar a fazer tudo da forma correcta mas corrijam-me em algo se acharem necessário, eu agradeço! :roflroll2: os parâmetros também estão todos óptimos, até ver.

Agora o que eu gostava era que me ajudassem a identificar o sexo do meu ramirezi, eu estou em crer que será um macho mas há características que me apontam para que seja e outras que não, por ex., tem os primeiros espigões da barbatana dorsal desenvolvidos e não tem cor rosada no ventre mas por outro lado na mancha negra demarcada no corpo possui escamas azuis, que geralmente os machos não possuem... prefiro um olho mais experiente nesta espécie para fazer uma avaliação e já agora gostava de saber +/- qual seria a idade do pequeno (por lapso não perguntei na loja), ele tem cerca de 4cm portanto acredito que ainda não seja um adulto.

deixo algumas fotos:

gallery_43850_2109_53590.jpg

gallery_43850_2109_484495.jpg

gallery_43850_2109_471361.jpg

gallery_43850_2109_286337.jpg

Grande abraço pessoal, muito obrigado! :eusathink:

Boas comecei a colocar alguns peixes no meu aqua na 2ª feira passada...

Nomeadamente:

- 2 Corydoras Aeneus

- 1 Otocinclus

- 1 Ramirezi (sim eu sei que é arriscado para principiantes =/, li imenso, mas não deu para resistir)

que, assim, se juntaram aos planorbis corneus

Estou muito satisfeito com todas as aquisições! estou a alimenta-los com Sera Vipagran, pastilhas de fundo que um amigo me arranjou e não sei a marca e artemia congelada sobretudo para o ramirezi... o que é estranho é que ele aceita muito melhor o vipagran que a artemia... ja faz 3 dias que estão juntos e parecem-me super normais, activos, e comilões... estou a alimenta-los 2 vezes ao dia em quantidades reduzidas para evitar que se acumule muita coisa no fundo e de 2 em 2 dias uma das doses diárias é de artemia. penso estar a fazer tudo da forma correcta mas corrijam-me em algo se acharem necessário, eu agradeço! :roflroll2: os parâmetros também estão todos óptimos, até ver.

Agora o que eu gostava era que me ajudassem a identificar o sexo do meu ramirezi, eu estou em crer que será um macho mas há características que me apontam para que seja e outras que não, por ex., tem os primeiros espigões da barbatana dorsal desenvolvidos e não tem cor rosada no ventre mas por outro lado na mancha negra demarcada no corpo possui escamas azuis, que geralmente os machos não possuem... prefiro um olho mais experiente nesta espécie para fazer uma avaliação e já agora gostava de saber +/- qual seria a idade do pequeno (por lapso não perguntei na loja), ele tem cerca de 4cm portanto acredito que ainda não seja um adulto.

deixo algumas fotos:

gallery_43850_2109_53590.jpg

gallery_43850_2109_484495.jpg

gallery_43850_2109_471361.jpg

gallery_43850_2109_286337.jpg

Grande abraço pessoal, muito obrigado! :eusathink:

To a ver que isso ta a evoluir depressa e a agua lentamente esta a clarear(pelo menos parece)

Quanto ao meu o serralheiro pediu um balúrdio pela estrutura do móvel(e é "conhecido") mas depressa resolvi o problema e também esta andar sem pressas

Cumps

To a ver que isso ta a evoluir depressa e a agua lentamente esta a clarear(pelo menos parece)

Quanto ao meu o serralheiro pediu um balúrdio pela estrutura do móvel(e é "conhecido") mas depressa resolvi o problema e também esta andar sem pressas

Cumps

está a ir... até agora bem parece-me. a agua ta bastante mais clara meti uma dose extra daquela lã branca no filtro (antes tinha 4 secções de esponja azul e uma outra dividida com uma parte de lã branca e esponja negra; agora tenho 3 de esponja, 1 só de lã, e outra de lã com esponja negra)

para mim a melhor solução para moveis é mesmo aproveitar um móvel robusto que tenhas ai num local decente para colocar o aquario isso de comprar ou mandar fazer moveis é um balúrdio amigo! :roflroll2:

está a ir... até agora bem parece-me. a agua ta bastante mais clara meti uma dose extra daquela lã branca no filtro (antes tinha 4 secções de esponja azul e uma outra dividida com uma parte de lã branca e esponja negra; agora tenho 3 de esponja, 1 só de lã, e outra de lã com esponja negra)

para mim a melhor solução para moveis é mesmo aproveitar um móvel robusto que tenhas ai num local decente para colocar o aquario isso de comprar ou mandar fazer moveis é um balúrdio amigo! :roflroll2:

Bom o meu pai e vendedor de material para serralharias(dai conheço vários serralheiros) e um dia destes lembrou-se das prateleiras que usa no trabalho para guardar parafusaria e todo o tipo de material e até que aquilo e fácil de montar(encaixe) depois leva uns pingos de solda para ficar uma peça unica em vez de várias peças leva um tampode madeira ai com 2cm de espessura aquario em cima e pronto

Já removo isto

Editado por filipegordo

lol um móvel é mais simples :roflroll2:

Acredito mas n tenho nenhum cá por case em que confie tanto peso

As prateleiras são algo deste género http://img.alibaba.com/photo/238466997/Warehouse_shelf.jpg (as outras são mais resistentes) mas so com duas divisões a de cima po aquário e a de baixo para o filtro e outros materiais

Editado por filipegordo

acho que se aguenta bem

De certeza que sim

Já ando a tirar umas fotos mas depois posto tudo de seguida, faço um passo a passo.

BOM vamos acabar com o off tópic

Boa sorte para o teu aqua!

Editado por filipegordo

De certeza que sim

Já ando a tirar umas fotos mas depois posto tudo de seguida, faço um passo a passo.

BOM vamos acabar com o off tópic

Boa sorte para o teu aqua!

lol! :roflroll2: obrigado!

acho que o ramirezi ainda é um pouco juvenil ainda para sexar, pelo menos parece-me por causa das cores pretas ainda não estarem muito marcantes. e depois sem a ajuda da barbatana dorsal é dificil sexá-lo. acho que não disse nenhum disparate :P

já agora onde compraste esse ramirezi? tambem sou fascinado por essa espécie e montei o meu aquario a pensar neles, por isso vou deixar tar a cor chá do aquario bigsmile

boa sorte!

acho que o ramirezi ainda é um pouco juvenil ainda para sexar, pelo menos parece-me por causa das cores pretas ainda não estarem muito marcantes. e depois sem a ajuda da barbatana dorsal é dificil sexá-lo. acho que não disse nenhum disparate :P

já agora onde compraste esse ramirezi? tambem sou fascinado por essa espécie e montei o meu aquario a pensar neles, por isso vou deixar tar a cor chá do aquario bigsmile

boa sorte!

hey!

comprei numa loja aqui perto de casa. não é especializada só em aquariofilia mas o rapaz que la ta é grande adepto dos aquários e tem la uma boa variedade de produtos e animais bem tratados!

estes animais são um espectáculo!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!