Ric.Gomes Publicado: Abril 8, 2010 Autor Share Publicado: Abril 8, 2010 Que madeira é a do tronco? boas, boa pergunta não faço a mínima ideia... só sei que comprei na Aquaplante e foi daqueles que eles lá tem ao peso. Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo Sousa Publicado: Abril 8, 2010 Share Publicado: Abril 8, 2010 tambem comprei agora uns na aquaplante ! é preciso é procurar bastante naquele baú e tentar imaginar como fica no aquário Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo Sousa Publicado: Abril 8, 2010 Share Publicado: Abril 8, 2010 (peço desculpa de me apoderar de novo do teu tópico Ricardo ) ainda relativamente a TPA's, limpeza de agua, e cor da mesma, tenho uma duvida. como não sou propriamente um expert de plantas, quando estou a plantar as minhas pequenas e a ajeitar o layout, acabo por fazer um pouco de bagunça lá dentro! então a agua está com umas sujidades flutuantes (pedaçinhos de musgo de java, ou de substrato que nao precipita) . e acho que logo no inicio não lavei muito bem o substrato entao os vidros estão um pouco sujos .. posso proceder a uma limpeza ? se sim, que tipo de limpezas ? Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Abril 8, 2010 Share Publicado: Abril 8, 2010 LI por ai mudar as materias filtrantes de 4 em 4 meses. A manutenção do filtro eu faço-a mensalmente. Mas atenção, nunca mudar materias filtrantes, se estás a referir as ceramicas. São elas que tem as bacterias, aquelas que estás a espera que se criem com o ciclo . Não as vais querer deitar fora. Alias , limpar, é só uma sacudidela em agua do aquario, e esta bom. De resto é os circulos de esponja grossa (os da eheim sao azuis) e a lã deitar fora, ou então há por ai quem a lave muito bem e reutilize Tipo eu. Vá eu sei, sou poupadinho. Mas não vale a pena, ela é barata. Eu é que limpo o filtro com regularidade, talvez demais, e tenho dois compartimentos (de 4) só de lã, para ter a agua o mais limpa possivel de particulas. Quanto ao castanho, relax, é mais do que natural, ainda para mais nao tiveste o tronco de molho para deixar de tingir. Deixa as coisas rolarem com naturalidade. Quanto ao caracol, eu aposto ou nos planorbis ou nos physa. Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo Sousa Publicado: Abril 8, 2010 Share Publicado: Abril 8, 2010 e a questão do areão me tar a sujar um pouco a agua ? Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 9, 2010 Autor Share Publicado: Abril 9, 2010 (editado) (peço desculpa de me apoderar de novo do teu tópico Ricardo ) ainda relativamente a TPA's, limpeza de agua, e cor da mesma, tenho uma duvida. como não sou propriamente um expert de plantas, quando estou a plantar as minhas pequenas e a ajeitar o layout, acabo por fazer um pouco de bagunça lá dentro! então a agua está com umas sujidades flutuantes (pedaçinhos de musgo de java, ou de substrato que nao precipita) . e acho que logo no inicio não lavei muito bem o substrato entao os vidros estão um pouco sujos .. posso proceder a uma limpeza ? se sim, que tipo de limpezas ? apodera-te a vontade! epah eu também não sou expert mas esse tipo de 'sujeira' não é prejudicial... mas penso que isso ou é absorvido para o filtro ou acaba por ser decomposto e alimenta as bactérias. creio que por ai não tens de te preocupar! LI por ai mudar as materias filtrantes de 4 em 4 meses. A manutenção do filtro eu faço-a mensalmente. Mas atenção, nunca mudar materias filtrantes, se estás a referir as ceramicas. São elas que tem as bacterias, aquelas que estás a espera que se criem com o ciclo . Não as vais querer deitar fora. Alias , limpar, é só uma sacudidela em agua do aquario, e esta bom. De resto é os circulos de esponja grossa (os da eheim sao azuis) e a lã deitar fora, ou então há por ai quem a lave muito bem e reutilize Tipo eu. Vá eu sei, sou poupadinho. Mas não vale a pena, ela é barata. Eu é que limpo o filtro com regularidade, talvez demais, e tenho dois compartimentos (de 4) só de lã, para ter a agua o mais limpa possivel de particulas. Quanto ao castanho, relax, é mais do que natural, ainda para mais nao tiveste o tronco de molho para deixar de tingir. Deixa as coisas rolarem com naturalidade. Quanto ao caracol, eu aposto ou nos planorbis ou nos physa. Abraço tava só a dar um tempo para exemplificar ! e sim as cerâmicas são a ultima coisa que queremos mandar fora quando olhamos para a estabilidade do aquario! e mais, no poupar é que está o ganho! quanto ao tronco vou deixar isto assentar... que remédio... e quanto ao caracol quando tiver dimensão decentes para tirar foto eu posto qualquer coisa! Editado Abril 9, 2010 por Ric.Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 10, 2010 Autor Share Publicado: Abril 10, 2010 Boas pessoal! voltei com mais uma dúvida... nestes 2 últimos dias tem começado a crescer uma enorme quantidade de algas no meu aqua! aliado ao 'chá de tronco' agora tenho os vidros e algumas partes do tronco completamente minadas d algas... :S como é que posso controlar isto? será que alguns caracóis ajudam a combater isto? mais logo posto algumas fotos para ver o estado das coisas. Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 11, 2010 Autor Share Publicado: Abril 11, 2010 ficam as fotos ao fundo está uma porção de java mas em cima no tronco mais pequeno é um aglumerado de algas que se desenvolveu ali... e depois temos nos vidros também... Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Abril 11, 2010 Share Publicado: Abril 11, 2010 Será difícil combater algas, sem danificar plantas também. Há um método bom, mas que muitos não aconselham, porque pode afectar as plantas, que é desligar a luz durante dois dias. As algas morrerão. As plantas, podem ficar um pouco afectadas, mas não morrerão. É preciso determinar o porquê do aparecimento das algas. Apanha com luz solar directa? Não terás nutrientes a mais no aquário? Quantas horas deixas a luz ligada? Mas antes de mais, tens mesmo a certeza que são só algas? O musgo por vezes desfaz-se e pode enganar... Uma TPA também pode ajudar, caso seja um excedente de nutrientes. Arranja mais plantas,m para absorverem esses nutrientes. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 11, 2010 Autor Share Publicado: Abril 11, 2010 Será difícil combater algas, sem danificar plantas também. Há um método bom, mas que muitos não aconselham, porque pode afectar as plantas, que é desligar a luz durante dois dias. As algas morrerão. As plantas, podem ficar um pouco afectadas, mas não morrerão. É preciso determinar o porquê do aparecimento das algas. Apanha com luz solar directa? Não terás nutrientes a mais no aquário? Quantas horas deixas a luz ligada? Mas antes de mais, tens mesmo a certeza que são só algas? O musgo por vezes desfaz-se e pode enganar... Uma TPA também pode ajudar, caso seja um excedente de nutrientes. Arranja mais plantas,m para absorverem esses nutrientes. vou estudar essas possibilidades! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 13, 2010 Autor Share Publicado: Abril 13, 2010 (editado) hoje coloquei os primeiros habitantes no meu aqua. Planorbis Corneus Thanks ao membro Sharpness! As algas continuam em força... os caracois já andam de volta delas em força também, vamos a ver qem ganha a luta. Editado Abril 13, 2010 por Ric.Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 Boas comecei a colocar alguns peixes no meu aqua na 2ª feira passada... Nomeadamente: - 2 Corydoras Aeneus - 1 Otocinclus - 1 Ramirezi (sim eu sei que é arriscado para principiantes =/, li imenso, mas não deu para resistir) que, assim, se juntaram aos planorbis corneus Estou muito satisfeito com todas as aquisições! estou a alimenta-los com Sera Vipagran, pastilhas de fundo que um amigo me arranjou e não sei a marca e artemia congelada sobretudo para o ramirezi... o que é estranho é que ele aceita muito melhor o vipagran que a artemia... ja faz 3 dias que estão juntos e parecem-me super normais, activos, e comilões... estou a alimenta-los 2 vezes ao dia em quantidades reduzidas para evitar que se acumule muita coisa no fundo e de 2 em 2 dias uma das doses diárias é de artemia. penso estar a fazer tudo da forma correcta mas corrijam-me em algo se acharem necessário, eu agradeço! os parâmetros também estão todos óptimos, até ver. Agora o que eu gostava era que me ajudassem a identificar o sexo do meu ramirezi, eu estou em crer que será um macho mas há características que me apontam para que seja e outras que não, por ex., tem os primeiros espigões da barbatana dorsal desenvolvidos e não tem cor rosada no ventre mas por outro lado na mancha negra demarcada no corpo possui escamas azuis, que geralmente os machos não possuem... prefiro um olho mais experiente nesta espécie para fazer uma avaliação e já agora gostava de saber +/- qual seria a idade do pequeno (por lapso não perguntei na loja), ele tem cerca de 4cm portanto acredito que ainda não seja um adulto. deixo algumas fotos: Grande abraço pessoal, muito obrigado! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Simões Publicado: Abril 17, 2010 Share Publicado: Abril 17, 2010 Boas comecei a colocar alguns peixes no meu aqua na 2ª feira passada...Nomeadamente: - 2 Corydoras Aeneus - 1 Otocinclus - 1 Ramirezi (sim eu sei que é arriscado para principiantes =/, li imenso, mas não deu para resistir) que, assim, se juntaram aos planorbis corneus Estou muito satisfeito com todas as aquisições! estou a alimenta-los com Sera Vipagran, pastilhas de fundo que um amigo me arranjou e não sei a marca e artemia congelada sobretudo para o ramirezi... o que é estranho é que ele aceita muito melhor o vipagran que a artemia... ja faz 3 dias que estão juntos e parecem-me super normais, activos, e comilões... estou a alimenta-los 2 vezes ao dia em quantidades reduzidas para evitar que se acumule muita coisa no fundo e de 2 em 2 dias uma das doses diárias é de artemia. penso estar a fazer tudo da forma correcta mas corrijam-me em algo se acharem necessário, eu agradeço! os parâmetros também estão todos óptimos, até ver. Agora o que eu gostava era que me ajudassem a identificar o sexo do meu ramirezi, eu estou em crer que será um macho mas há características que me apontam para que seja e outras que não, por ex., tem os primeiros espigões da barbatana dorsal desenvolvidos e não tem cor rosada no ventre mas por outro lado na mancha negra demarcada no corpo possui escamas azuis, que geralmente os machos não possuem... prefiro um olho mais experiente nesta espécie para fazer uma avaliação e já agora gostava de saber +/- qual seria a idade do pequeno (por lapso não perguntei na loja), ele tem cerca de 4cm portanto acredito que ainda não seja um adulto. deixo algumas fotos: Grande abraço pessoal, muito obrigado! To a ver que isso ta a evoluir depressa e a agua lentamente esta a clarear(pelo menos parece) Quanto ao meu o serralheiro pediu um balúrdio pela estrutura do móvel(e é "conhecido") mas depressa resolvi o problema e também esta andar sem pressas Cumps Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 To a ver que isso ta a evoluir depressa e a agua lentamente esta a clarear(pelo menos parece)Quanto ao meu o serralheiro pediu um balúrdio pela estrutura do móvel(e é "conhecido") mas depressa resolvi o problema e também esta andar sem pressas Cumps está a ir... até agora bem parece-me. a agua ta bastante mais clara meti uma dose extra daquela lã branca no filtro (antes tinha 4 secções de esponja azul e uma outra dividida com uma parte de lã branca e esponja negra; agora tenho 3 de esponja, 1 só de lã, e outra de lã com esponja negra) para mim a melhor solução para moveis é mesmo aproveitar um móvel robusto que tenhas ai num local decente para colocar o aquario isso de comprar ou mandar fazer moveis é um balúrdio amigo! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Simões Publicado: Abril 17, 2010 Share Publicado: Abril 17, 2010 (editado) está a ir... até agora bem parece-me. a agua ta bastante mais clara meti uma dose extra daquela lã branca no filtro (antes tinha 4 secções de esponja azul e uma outra dividida com uma parte de lã branca e esponja negra; agora tenho 3 de esponja, 1 só de lã, e outra de lã com esponja negra) para mim a melhor solução para moveis é mesmo aproveitar um móvel robusto que tenhas ai num local decente para colocar o aquario isso de comprar ou mandar fazer moveis é um balúrdio amigo! Bom o meu pai e vendedor de material para serralharias(dai conheço vários serralheiros) e um dia destes lembrou-se das prateleiras que usa no trabalho para guardar parafusaria e todo o tipo de material e até que aquilo e fácil de montar(encaixe) depois leva uns pingos de solda para ficar uma peça unica em vez de várias peças leva um tampode madeira ai com 2cm de espessura aquario em cima e pronto Já removo isto Editado Abril 17, 2010 por filipegordo Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 lol um móvel é mais simples Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Simões Publicado: Abril 17, 2010 Share Publicado: Abril 17, 2010 (editado) lol um móvel é mais simples Acredito mas n tenho nenhum cá por case em que confie tanto peso As prateleiras são algo deste género http://img.alibaba.com/photo/238466997/Warehouse_shelf.jpg (as outras são mais resistentes) mas so com duas divisões a de cima po aquário e a de baixo para o filtro e outros materiais Editado Abril 17, 2010 por filipegordo Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 acho que se aguenta bem Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Simões Publicado: Abril 17, 2010 Share Publicado: Abril 17, 2010 (editado) acho que se aguenta bem De certeza que sim Já ando a tirar umas fotos mas depois posto tudo de seguida, faço um passo a passo. BOM vamos acabar com o off tópic Boa sorte para o teu aqua! Editado Abril 17, 2010 por filipegordo Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 De certeza que simJá ando a tirar umas fotos mas depois posto tudo de seguida, faço um passo a passo. BOM vamos acabar com o off tópic Boa sorte para o teu aqua! lol! obrigado! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 ninguém sabe o sexo do bicho? Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo Sousa Publicado: Abril 17, 2010 Share Publicado: Abril 17, 2010 acho que o ramirezi ainda é um pouco juvenil ainda para sexar, pelo menos parece-me por causa das cores pretas ainda não estarem muito marcantes. e depois sem a ajuda da barbatana dorsal é dificil sexá-lo. acho que não disse nenhum disparate já agora onde compraste esse ramirezi? tambem sou fascinado por essa espécie e montei o meu aquario a pensar neles, por isso vou deixar tar a cor chá do aquario boa sorte! Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 acho que o ramirezi ainda é um pouco juvenil ainda para sexar, pelo menos parece-me por causa das cores pretas ainda não estarem muito marcantes. e depois sem a ajuda da barbatana dorsal é dificil sexá-lo. acho que não disse nenhum disparate já agora onde compraste esse ramirezi? tambem sou fascinado por essa espécie e montei o meu aquario a pensar neles, por isso vou deixar tar a cor chá do aquario boa sorte! hey! comprei numa loja aqui perto de casa. não é especializada só em aquariofilia mas o rapaz que la ta é grande adepto dos aquários e tem la uma boa variedade de produtos e animais bem tratados! estes animais são um espectáculo! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo Sousa Publicado: Abril 17, 2010 Share Publicado: Abril 17, 2010 fiquei sem saber o nome LOL Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Abril 17, 2010 Autor Share Publicado: Abril 17, 2010 epa eu também não sei o nome daquilo =/ Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts