Recommended Posts

Publicado

Boas

 

Tenho visto que há muita gente que captura peixes em águas nacionais e lembrei-me de uma coisa:quando caturam os peixes voçês metem a população a que pertencem. E já agora, como é funciona a costrução escrita das populações, ou seja, como é formada uma população.

 

Cumprimentos

Publicado:

Olás,

 

Tenho visto que há muita gente que captura peixes em águas nacionais e lembrei-me de uma coisa:quando caturam os peixes voçês metem a população a que pertencem
Não havendo em portugal uma fauna piscicola muito grande nem diferenciada, não há necessidade de catalogar os peixes segundo a população a que pertencem...

Infelizmente a maioria dos peixes que se encontram hoje em dia nem sequer são "nacionais", mas importações de outros países introduzidas por diversas razões.

 

E já agora, como é funciona a costrução escrita das populações, ou seja, como é formada uma população.

Catalogar uma população significa somente acrescentar ao nome cientifico uma "designação de origem", ou seja, acrescentar algo que diga de onde provém uma determinada população e, por vezes, quando é que foi capturada.

A designação da população indica que os peixes têem alguma diferença para os demais individuos de outra população, apesar de pertencerem á mesma espécie, nomeadamente na cor ou em termos de habitat.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Boas

 

Tanks :oops:

Mas aquilo que disseste a cerca da fauna ser pouco diverseficada e há + espécies introduzidas do que nacionais é um facto e também uma pena.

Ando para aqui a pensar e será que daqui a uma dezenas ou centenas de anos as espécies agora intrduzidas se transformarão em espécies diferentes?

 

Cumprimentos

Publicado:

Diesel car

 

Apesar de não termos uma população piscicula "nacional" diversificada, não quer dizer que não se tenha que catalogar periodicamente os nossos peixes. Tenho a certeza que existirá um departamento de ictiologia que o fará periodicamente.

  • 5 semanas depois...
Publicado:

Caros amigos,

 

O denominado " complexo Rutilus " é um bom exemplo da necessidade de se proceder à identificação de orígem.

Só vos peço por favor que evitem capturar e manter em aquário os nossos cada vez mais raros endemismos ibéricos se não tiverem a certeza que podem reproduzir as condições de orígem de tal forma que os vossos exemplares se multipliquem.

Devolvam sempre as espécies ao seu local de orígem porque alguns peixes da nossa fauna estão apenas restritos a uma bacia hidrográfica ( ou parte dela !?! ) e não existem em mais parte nehuma do mundo.

Algumas populações são tão específicas que é um crime introduzir no seu habitat exemplares da mesma espécie provenientes de outras populações vizinhas.

Fiquem atentos e informem-se por favor. Temos nas nossas universidades especialistas fantásticos sobre este assunto.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com