genome_boy Publicado Março 28, 2010 Publicado Março 28, 2010 Boas, Penso que estou a começar com um problema de algas no aquário: A saída do filtro que é do tipo flauta tem sempre algum verdete nos buraquinhos de saída. Notei também que as pedrinhas do areão estão a começar a ficar com alguns pontos verdes. Será algum de preocupante? O que devo ajustar? Será algo relacionado com a iluminação? Quando comprei o aquário vinha com duas lâmpadas não muito famosas por isso logo na altura comprei 2: 1 FLORA-GLO (30W - T8 - 2800K) atrás e 1 LIFE-GLO (30W - T8 - 6700K) à frente. Inicialmente tinha 8 horas de iluminação, tendo progredido para as 10 horas e posteriormente para as 12. Cumprimentos. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 28, 2010 Publicado: Março 28, 2010 Olá, Penso serem green spots, Acho que tens horas a mais de iluminação entre 8 a 10 não chegariam? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
genome_boy Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 Olá, Penso serem green spots, Acho que tens horas a mais de iluminação entre 8 a 10 não chegariam? Ok, vou experimentar reduzir para 10 (só para não fazer a passagem brusca das 12 para as 10). As lâmpadas estarão bem colocadas (FloraGlo atrás e LifeGlo à frente)? Além da diminuição não será preciso fazer mais nada? Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 TPA's, não fertilizar (se o estás a fazer) e considerar diminuir o periodo de iluminação caso o problema continue... bem vindo ao forum. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
genome_boy Publicado: Março 30, 2010 Autor Publicado: Março 30, 2010 TPA's, não fertilizar (se o estás a fazer) e considerar diminuir o periodo de iluminação caso o problema continue... bem vindo ao forum. Obrigado. Acabei por reduzir o período de iluminação para 8 horas só para ver no que dá (de realçar que o aquário não apanha, directamente, luz do sol). Vou fazer uma TPA na próxima sexta (uns 25% de troca talvez) e queria perguntar uma coisa: - Umas duas pedras já apresentam os tais green spots. Devo, aquando da tpa, tirar as pedras e esfregar as mesmas? - Relativamente à poda das plantas há alguma maneira especial de fazer o corte? Costumo cortar imediatamente acima de um nó, mas as folhas desse nó tendem sempre a apodrecer :S Cumps. Citar
Recommended Posts