Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos!

Desde que cá cheguei ao fórum que apenas vejo aquarios dos membros e faço umas perguntas de vez em quando, contribuindo apenas com muito pouco do que tenho. Mas hoje é diferente! Venho mostrar-vos o meu aquário, comprei-o à coisa de 3/4 anos e nunca tinha feito nada que gostasse realmente nele, apesar de ter tido momentos maravilhosos com desovas, nascimentos e mesmo algumas partidas de peixes. O layout será remodelado daqui a 1/2 semanas, por isso o que irão ver será provisório...

Sendo assim, deixo aqui um setup breve:

comp X alt X larg: 90 X 52 X 36 = 168l(aproximadamente)

Iluminação: 4x 39W T5 (156W), dentro das quais uma lâmpada azul

Filtração: TetraTec 700 . 700l/h

Co2: Caseiro

Testes: Deixo para a próxima semana

Fauna:

2 Escalares

2 Espadas

2 Botias (esqueci-me qual era o nome da espécie)

7 Barbos Cereja

1 Labeo Frenatus albino

Flora:

Vesicularia dubyana

Microsorium pteropus

Cabomba caroliniana (mas num dos meus livros parecesse mais com Cabomba aquática, alguém que me confirme, sff)

Bacopa caroliniana

Cryptocoryne wendtii "brown"

Cryptocoryne (não sei a espécie)

Myriophyllum (julgo eu, também alguém que me confirme, sff)

Bem, mas chega de conversa, vamos às fotos!!!

Antes do upgrade na iluminação o aqua estava assim

Pic_18781_2.jpg

De momento está assim, no entanto vai sofrer uma grande modificação, agora que consegui reunir todas as plantas que procurava

Pic_18781_1.jpg

Aqui uma das minha duas bótias

Pic_18781_3.jpg

O meu escalar macho (desovaram a passada quarta, por isso sei o sexo)

Pic_18781_5.jpg

A fêmea (gosto tanto dela *.* é linda! *.*)

Pic_18781_4.jpg

A zona dos troncos, serão estes que vou utilizar quando remodelar o layout (São 3)

Pic_18781_8.jpg

O suposto myriophyllum vermelho

Pic_18781_7.jpg

E por fim o meu tão adorado labeo frenatus albino

Pic_18781_6.jpg

Comentem de vossa livre e espontânea vontade!

Editado por vaxkinho

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

Publicado:

Eu sem muito saber de aquariofilia tenho te a dizer que gostei bastante do teu aquário...

E alem de os escalares não serem os meus peixes predilectos, achei os teus muito engraçados, especialmente a fêmea, impecável.

Publicado:
Eu sem muito saber de aquariofilia tenho te a dizer que gostei bastante do teu aquário...

E alem de os escalares não serem os meus peixes predilectos, achei os teus muito engraçados, especialmente a fêmea, impecável.

yay primeiro comentario *.*

Obrigado, desde a primeira vez que comprei escalares (à coisa de 5/6 anos) que tenho sempre mantido pelo menos 2 e já consegui desovas em que mantive crias até a idade adulta e as fiz reproduzir! ^^

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

Publicado:

Boas pessoal!

Voltei para fazer uma actualização.

Primeiro as más notícias:

ALGAS!!!!! (ideias para algum comedor de algas deste tipo?)

Pic_18781_9.jpg

PRAGA! -> tenho montes destes caracóis, o problema é que não me ajudam no combate à primeira praga....

Pic_18781_10.jpg

Agora a boa notícia *.*

OVOS!

Pic_18781_14.jpg

As minhas cryptos estão a desenvolver-se super bem ^^

Pic_18781_13.jpg

E por fim uma geral, apesar de não ter conseguido um bom detalhe do crescimento, devo dizer que está tudo a desenvolver-se bastante bem!

Pic_18781_11.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Actualização da flora:

-Remoção do musgo de java

-Poda nas cabombas

Actualização do hardscape:

-Remoção dos troncos

-Inserção de rochas

Como podem ver, o meu aqua sofreu uma GRANDE alteração

Pic_18781_15.jpg

Um detalhe das rochas da esquerda

Pic_18781_16.jpg

As da direita

Pic_18781_17.jpg

E algumas para completar, ao centro

Pic_18781_18.jpg

Editado por vaxkinho

• 8 meses depois...
Publicado: (editado)

Boas pessoal!

Após uns bons tempos sem actualizar o tópico, venho aqui mostrar o aqua como está quase 1 ano depois.

A flora teve algumas alterações, a fauna nem por isso.

Flora:

Valisneria

Microsorium pteropus

Anubia barteri var. nana

Ceratophyllum demersum

Hygrophilla polysperma

Echinodorus amazonicus

Cryptocoryne wedtii "brown"

Fauna:

4 Pterophyllum scalare "zebra"

4 Botia lohachata

4 Puntius titteya

2 Xiphophorus hellerii

1 Ancistrus sp.

2 Crossocheilus siamesis

2 Neritinas sp.

x Melanoides tuberculata

P.s.: A data da foto está errada, mas foi tirada ontem.

Pic_18781_19.jpg

Tenho algumas intenções de alterar o layout para ver se consigo transmitir algumas profundidade ao aquário. Algumas dicas?

Editado por vaxkinho

Publicado:

Boas,

Gosto mto do teu aquário é variado em termos de fauna e está simples. Acho que para melhorares a profundidade, tenta ver as plantas por camadas plantas altas no fundo, médias a meio e pequenas/tapete na frente. Acho que também colocares umas pedras ou mesmo um tronco com algum tipo de musgo poderá ficar giro e dar essa noção.

Publicado:

Boas,

Gosto mto do teu aquário é variado em termos de fauna e está simples. Acho que para melhorares a profundidade, tenta ver as plantas por camadas plantas altas no fundo, médias a meio e pequenas/tapete na frente. Acho que também colocares umas pedras ou mesmo um tronco com algum tipo de musgo poderá ficar giro e dar essa noção.

Preciso então de fazer grupos de plantas em tamanhos diferentes, com a ajuda das podas claro, correcto? Tenho estado a observar as fotos, e embora goste das crypto pela frente do aqua, talvez fosse melhor deixar um espaço aberto a frente, pois desta maneira não se vê as rochas (que estão lá).

Já agora, conhecem alguma maneira de ancorar de forma subtil as c. demersum ao fundo? É que enterrando o caule, vai apodrecendo e acabam por se soltar, e como não formam raízes torna-se mais complicado.

Cumps,

João Figueiras.

Publicado:

Boas,

Sim varia em tamanhos diferentes mas podes fazer conjugações, aconselho-te a veres os aquários de algum pessoal daqui ficas com ideias interessantes. Talvez para preenderes as demersum uns vasos com a lã própria para plantas ou talvez prender num tronco ou pedra com fio de nylon :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!