Vasco Ferreira Publicado Março 27, 2010 Publicado Março 27, 2010 (editado) Viva.. Com o nome indica venho aqui abrir este tópico para discutir, o pessoal dar testemunhos, e opiniões acerca do método. Eu pesquisei, li, reli (inclusive o inamovível aqui do fórum) e fiquei um pouco abalado nas minhas crenças e convicções. Sempre li que excesso de nutrientes , excesso de fosfatos, nitratos, muita luz, pouca luz, etc etc, causam algas. E dp de ler o método fico com a sensação que se tudo for um pouco em excesso obtemos plantas lindas de morrer e algas nem vê-las Muito rapidamente e sucintamente (aconselho vivamente a lerem o que existe "escrito por esse mundo a fora" acerca do assunto) o método diz, e pelo que li correctamente, que desde quer haja num plantado boa luz (quantidade e Qualidade)e boa injecção de CO2 o excesso de nutrientes (seguindo as quantidades que vem descritas) não irá causar alguedo e o "reset" a esse mesmo excesso de nutrientes será feito na TPA semanal. Nada de testes sistemáticos na de grandes preocupações de contas matemáticas de fertilização. Isto foi apenas um leve arranhar do que eu depreendi do que li e de maneira nenhuma prescinde uma leitura mais apurada. Gosta de ouvir opiniões de quem ja tenha "ido" por este caminho. Eu vou experimentar, tenho luz, tenho CO2 e também tenho algas e honestamente tenho tido muitas dificuldades em acertar os factores todos de forma a que isto dê totalmente certo. Abraços Editado Março 27, 2010 por Ptuga ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Vasco Ferreira Publicado: Março 27, 2010 Autor Publicado: Março 27, 2010 (editado) Falas por experiência ou leitura? Não leves a mal a pergunta. Eu estou interessado em experimentar o método e não csg encontrar referencias especificas a quanto é "muita luz" para o Tom Barr em termo de w/l. Tenho uma montagem de 300l e tenho 4*80w como iluminação máxima possível, ou seja muita fruta, caso queira. Daí a minha pergunta, pq a meu ver é totalmente diferente usar apenas "160w 8h/dia" ou usar "180w 4h/dia + 360w 4h/dia" ou ainda "320w 8h/dia" Abraços Editado Março 27, 2010 por Hugo R. Silva quote desnecessário. HRS ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts