hugo_pn Publicado Março 27, 2010 Publicado Março 27, 2010 Olá a todos, Venho aqui colocar umas questões, mas primeiro queria indicar o meu set-up ,os parâmetros que tenho para já são: Aqua 100l. PH 7.0 varia um pouco ainda não percebi porquê. Tenho injecção de CO2 Luz: 20W Aqua-glo 18.000k 20W Flora-glo 2.800k Filtro: EHIEIM 2028 Externo Vou confessar que nunca tive muito jeito para as plantas, e tentei logo com as que apresento na imagem, faltando ainda uma anúbia e o feto de java. O meu problema é que estou a tentar manter a Riccia e o musgo de java, mas os mesmos não se desenvolvem e a Riccia está a começar a ficar amarela, o feto de java, tem algumas mas poucas folhas cheias de uma alga muito escura. Vou tentar colocar fotos mais tarde. A pergunta é a seguinte. O que posso fazer? Não coloco nenhum tipo de fertilizante, faço TPA's com frequência. Desde já agradeço imenso a ajuda que me possam dar. Cumprimentos Hugo
pedrioo Publicado: Março 28, 2010 Publicado: Março 28, 2010 Viva, Pode ser das temperaturas de luz que estão muito longe dos 6500 e que por isso são pouco benéficas à fotossíntese e também pode ser por não meteres nenhum fertilizante... mete pelo menos o de micros. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Mauz Publicado: Março 28, 2010 Publicado: Março 28, 2010 Eu tive essa lâmpada e não tive qualquer tipo de problema com as minhas plantas. Penso que o problema reside na quantidade de co2 e na fertilização. Dizes que o ph oscila. Estás a usar co2 biológico. Diy????? Deduzo que sim. Se estiver certo tens de tentar manter a mistura o mais constante possível, embora seja difícil. Fazer testes Ph Kh E ver na tabela que valor tens de co2. Clica aqui para veres a tabela Quanto a fertelização só os testes o podem dizer. Nitratos Fosfatos Ferro
Just_me Publicado: Março 30, 2010 Publicado: Março 30, 2010 riccia: falta de luz e falta de nutrientes, se queres que recupere coloca-a mais perto da luz ( a boiar se possivel) e pelo menos aumenta as trocas de agua ou fertiliza. musgo: o musgo cresce lentamente, no entanto se estiver a crescer a um ritmo médio /rápido em relação ao seu ritmo normal, deves notar algumas pontas de um verde mais claro. feto de java: não vi nenhuma foto do mesmo, podem ser várias coisas. a crypto: parece estar em adaptação, mas está a mostrar falta de nutrientes nas novas folhas. Deves também retirar a lã que envolve as raizes o mais possivel. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
hugo_pn Publicado: Março 31, 2010 Autor Publicado: Março 31, 2010 (editado) Olá a todos, Desde já obrigado pela ajuda, no entanto, continuo um pouco confuso quanto às fertilizações e relativamente às TPA’s faço um a duas vezes por semana 1/3, relativamente ao CO2 realmente é o caseiro. Relativamente aos testes vou tentar postar hj os que tenho. Estavam tão bem arrumados que não os encontrava. Tenho ando a ler e a ler, e não consigo perceber uma coisa. Quando falam na iluminação mais concretamente no valor mínimo de 1W por Litro, estão a referir-se exactamente ao quê, isto é, vejo Nanos com lâmpadas minúsculas, plantados cheios de lâmpadas, outros com menos, por vezes águas turvas e cheias de plantas, quanto à dúvida fiz o seguinte raciocínio: 20W fluorescente => 80W incandescente; Como tenho duas de 20W fluorescentes => 160W incandescentes, para 100 litros Estou a pensar bem ou tenho de ter ainda mais luz? Editado Março 31, 2010 por hugo_pn
hugo_pn Publicado: Abril 1, 2010 Autor Publicado: Abril 1, 2010 (editado) Olá mais uma vez, Como tinha dito desta feita vou acrescentar mais uns dados do Aqua: Testes realizados ontém à noite. 0 < NH3 < 0.6 0 < NH4 < 0.6 No2 < 0.1 PH = 7.0 KH 8 gota mudança de côr, teste da JBL creio que isso quer dizer que são 8º Junto envio mais duas imagens do Aqua. Muito Obrigado Hugo Editado Abril 1, 2010 por hugo_pn
bbranco Publicado: Abril 1, 2010 Publicado: Abril 1, 2010 Tenho ando a ler e a ler, e não consigo perceber uma coisa. Quando falam na iluminação mais concretamente no valor mínimo de 1W por Litro, estão a referir-se exactamente ao quê, isto é, vejo Nanos com lâmpadas minúsculas, plantados cheios de lâmpadas, outros com menos, por vezes águas turvas e cheias de plantas, quanto à dúvida fiz o seguinte raciocínio: 20W fluorescente => 80W incandescente; Como tenho duas de 20W fluorescentes => 160W incandescentes, para 100 litros Estou a pensar bem ou tenho de ter ainda mais luz? Boas Não podes converter de fluorescente para incandescente, a regra é feita tendo em conta fluorescentes, ou seja não chega a 0,5W por litro(o que tens). Os nanos que ves com lampadas minusculas também tem pouca agua, o que não impede de ter um rácio decente (pouca agua, poucos watts de luz). Para as plantas que tens creio que se andares entre o 0,5 e o 1 watt por litro deve se suficiente. Agora também não adianta injectares CO2, se te falta o resto (luz e nutrientes). cumprimentos Bruno Branco
hugo_pn Publicado: Abril 1, 2010 Autor Publicado: Abril 1, 2010 Boas Não podes converter de fluorescente para incandescente, a regra é feita tendo em conta fluorescentes, ou seja não chega a 0,5W por litro(o que tens). Os nanos que ves com lampadas minusculas também tem pouca agua, o que não impede de ter um rácio decente (pouca agua, poucos watts de luz). Para as plantas que tens creio que se andares entre o 0,5 e o 1 watt por litro deve se suficiente. Agora também não adianta injectares CO2, se te falta o resto (luz e nutrientes). cumprimentos Bruno Branco Muito mais esclarecido, vou tomar umas providências nesse sentido. Obrigado
Recommended Posts