AirbornG Publicado Março 25, 2010 Share Publicado Março 25, 2010 Hoje a minha planta, que já agora me poderão ajudar a identificar, começou a emitir um fluxo de bolhas da dimensão das que saem do difusor de CO2. Umas 10 por segundo! Está muito longe do difusor por isso não há confusão, as folhas saem mesmo da zona do rizoma (é este o nome?). Palpites sobre o que será? (numa das fotos é possível ver as bolhas) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 25, 2010 Share Publicado: Março 25, 2010 esta a fazer pearling (libertaçao de O2) a planta é uma anubia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Março 25, 2010 Autor Share Publicado: Março 25, 2010 Já tinha visto umas fotos de pearling mas pareceu-me que era um processo lento e com origem nas folhas. Neste caso são muitas bolhas, um fio quase contínuo (ao longo de horas) de cerca de 10 bolhinhas por segundo e está a sair da zona da raiz, de um ponto único, apesar do tamanho da planta... será mesmo pearling? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 25, 2010 Share Publicado: Março 25, 2010 sim, custuma ser continuo, quase como uma linha, o que é estranho é ser pelo rizoma... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Março 25, 2010 Autor Share Publicado: Março 25, 2010 Pode ser uma folha muito nova, que ainda não consigo destinguir, ainda encostada à base do 'caule' de uma das outras folhas... é normal serem as folhas mais novas a fazer pearling? vou tentar ver melhor amanhã e ver se coincide com o período de luz. Agora (sem luz) já não estava a fazer. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 sim, as folhas mais saudaveis sao as que produzem mais pearling, mas as velhas desde que nao estejam danificadas tambem deveriam produzir a ser pearling será sempre no periodo de luz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 isso não é pearling, é uma rotura nos vasos da planta, que permite a libertação de gás, a composição exacta só medindo, mas também não é relevante. As plantas utilizam o gás dentro delas para vários fins, entre eles, o de terem um ajuste de densidade para manterem a posição das folhas. Assim que a planta reparar os tecidos isso acaba. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 Concordo com o just me, e já agora para acrescentar que o pearling não é continuo.... Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joniclicks Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 boas ora nem mais o pearling nao é continuo.ja me aconteceu nas egerias quando as podava no caule tbm começar a deitar bolhas continuamente durante uns tempos depois q o caule onde foi cortado cicratizar iss acaba. cumps joni Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 lamento discordar, mas por diversas vezes tive plantas a fazer pearling quase continuo, nao faz uma linha, mas sao micro bolhas tao juntas que um pouco mais longe parece uma linha o resto, acredito que tenham razao, nao fazia ideia ja aprendi mais alguma coisa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 Olá. lamento discordar, mas por diversas vezes tive plantas a fazer pearling quase continuo Mas vais lamentar o nosso "discordanço", mas isso não existe... O pearling baseia-se num balanço entre a difusão de O2 e a libertação de O2 por parte dos estomas existentes nas folhas das plantas. Existem mais efeitos que condicionam a estabilidade de uma bolha de O2 numa folha, como a tensão superficial e o volume da bolha (quanto maior o volume da bolha, maior a impulsão). Quando uma folha produz mais O2 do que aquele que se consegue difundir na água, tens condições para que comecem a aparecer bolhas de O2 nas folhas. Não há folha nenhuma que consiga produzir O2 a um caudal apreciável como se vê quando os caules são cortados. Aliás, como já aqui referiram, o que se vê sair dos caules das folhas não é só O2, mas sim vários gases. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AirbornG Publicado: Março 26, 2010 Autor Share Publicado: Março 26, 2010 Pela minha parte já aprendi muita coisa Já passaram mais umas horas de iluminação hoje e as bolhas não voltaram. Além disso li no fds que as anúbias não podiam ter o rizoma enterrado e então atei-a a uma pedra com nylon. Deve ter sido aí que cortei algum tecido. Obrigado a todos pela partilha de conhecimento. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 26, 2010 Share Publicado: Março 26, 2010 entao nesse caso aquilo que eu vi foi gaz libertado por cortes nas plantas em vez de O2 a sair por "pearling? se assim o é ainda bem que respondi neste topico, primeiro esclarecemos o membro que abriu o topico e ja aprendi umas coisas, pois falei por observaçao(pelos vistos errada) porque a area das plantas nao é muito comigo... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Março 27, 2010 Share Publicado: Março 27, 2010 good! já agora mais uma dica, quando uma planta faz pearling, faz normalmente na maior parte da folha, e não num ponto em especifico. Por outro lado as bolhas formam-se na superficie, vao aumentando de volume e apenas quando a impulsão vence a resistência da tensão superficial (aquilo que permite ás gotas de agua ficarem presas no tecto) se liberta. E portanto as bolhas vão crescendo por toda a folha (toda a parte que tem luz e CO2 e compostos disponiveis para fazer fotossintese) e apenas as bolhas que crescem de mais se libertam. quando é uma fila de bolhas, ou uma linha de bolhas, ou bolhas com uma cadência acelerada localizada em 1, 2 ou poucos sitios na planta, são cortes que atingem a vascularização. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
xikogaitas Publicado: Março 30, 2010 Share Publicado: Março 30, 2010 Boas Acompanhei o tópico, e realmente concordo com a afirmação em que dizem que as ditas bolhas contínuas não são pearling; de facto nas podas nota-se muito isso. Ontem aconteceu-me algo relacionado com este assunto, depois de uma tpa todas as plantas do meu aqua, à escepção da planta de tapete começaram a libertar os ditos gases e outras fizeram mesmo pearling a tal bolhinha a aumentar em cima das folhas, não encontro explicação para isto pois inda sou muito verde ... talvez saibam a explicação disto se fosse o caso agradecia que partilhassem. cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Março 30, 2010 Share Publicado: Março 30, 2010 São vários factores: 1:libertação de gases dissolvidos na agua 2: conversão de algumas moleculas por efeitos biologicos e quimicos noutras com subprodutos gasosos 3: o oxigénio da fotossintese não se consegue dissolver na agua e portanto tens algum pearling 4: trocas gasosas na planta em reacção á mudança de ambiente. a contribuição de cada um dos factores é dificil de quantificar. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts