Orandas a ficar sem barbatanas


Recommended Posts

Olá!

 

Tenho 2 orandas que estão a perder as longas barbatanas. Uma delas tem a barabatana toda aos farrapos e a outra está mesmo a diminuir de tamanho ficando com a barbatana muito curta quase a desaparecer.

 

Reparei que a oranda que tem a barabatana toda esfarrapada parece ter uns pequenos pontos brancos na mesma mas não tenho a certeza.

 

Por outro lado tenho um espada que passou a comer o que restava das barbatanas e arrancando algumas escamas aos pobres bichos.

 

Pelo sim pelo não retirei-as do aquario comunitário e iniciei o tratamento para o ictio nos 2 aquarios.

 

Se conseguir salvar os meus peixinhos as barabatanas e escamas vão regenerar e voltar ao seu aspecto inicial??

 

O tratamento para o ictio diz para não alimentar os peixes no 1º e no 2º dia de tratamento, não irão ficar mais agressivos e stressados? 2 dias sem comer parece me imenso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim depois de pesquizar um pouco percebi que relamente não era a melhor solução (embora na loja me tenham garantido que não haveria problemas...) . Já tinha arranjado um novo lar para os peixinhos mas agora com eles assim...

 

Vou tentar que fiquem saudaveis primeiro.

 

Não fiz o ciclo do azoto será por isso que as barbatanas se estão a desfazer?

 

É normal não se poder alimentar os peixes durante o tratamento par o ictio? Não se vão mordiscar mutuamente com a fome e o stress?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario é um AA600LGCH (EG545 & FRF-585).

- Aquário Completo com filtro e luz

- Equipado com lâmpada de poupança de energia 20W

- Regulador de fluxo

- tanque pressurizado sistema de filtragem superior completa, 3 estágios de filtragem com uma esponja, carvão ativado, bio-balls e anéis de bio-incluídos

 

Dimensões: 58,5 x 32 x 49,5

Capacidade: 70L/18US Ga

Vazão: 550L/Hr

Entrada:220-240Vac 50Hz

Watts: Menos de 27W

Lampada: 1 x 20W E27

Termostato: 70W para 30a 70 L de água

 

Foi montado no Sábado passado, dia 20. Coloquei agua da torneira e umas gotas de produto para o cloro. Os peixes foram colocados nesse mesmo dia. O fundo tem somente +/- 0.5 cm de areia de quartzo não tem qualquer tipo de planta ainda.

O termostato está regulado para 24ºC.

 

Não fiz fiz o ciclo do azoto nem as medições básicas àgua. Vou ver se compro o kit par o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 orandas que estão a perder as longas barbatanas...

 

Por outro lado tenho um espada que passou a comer o que restava das barbatanas e arrancando algumas escamas aos pobres bichos.

 

O tratamento para o ictio diz para não alimentar os peixes no 1º e no 2º dia de tratamento, não irão ficar mais agressivos e stressados? 2 dias sem comer parece me imenso....

 

 

 

Olá !

 

 

Peixes vermelhos, espadas ... não é uma boa mistura. O que mais tens neste aquário?

 

Quanto a alimentar os peixes com íctio não vejo problema. Os meus platis tiveram íctio e se alimentaram normalmente.

O problema será manter a temperatura mais elevada dos kinguios por uma semana (não esquecendo do remédio), ou até curar o íctio. Mas este problema o Ismenio pode esclarecer.

 

Será que é mesmo íctio nos peixes vermelhos?

 

 

Cumps.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mesmo aquário tenho:

 

as 2 orandas

1 beta macho

2 betas femeas

2 mollys femeas

2 espadas

1 escalar juvenil mt pequenino

 

Pois eu tb não tenho a certeza se será ou não ictio mas pareceu me ver uns pontinhos brancos nas barbatanas. Os pontos poderão dever-se somente aos rasgões mas como não tinha a certeza resolvi não arriscar e dar-lhes o remédio.

 

Para que não fossem mordidas já tirei as orandas do aquario e passei para outro à parte.

 

Desconfio que seja mesmo da qualidade da água porque uma das orandas não tem a barbatana rasgada, apenas a tem muito mais curta.

 

Vou fazer as medições o mais rápidamente possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sé o aquario está montado a 5 dias então estás a passar por um pico de amonia, os peixes vermelhos ( as orandas ) produzem muita procaria, não é por acaso que umas das alcunhas no brasil além de gordinhos é porquinhos :) A jaque pode confirmar.

 

Os pontinhos pode ser ictio ou não, se for ictio os pontinhos estão por todo o corpo senão não é ictio, e a regra é : Não se da medicamentos sem ter a certeza.

Mas se ja começas-te o tratamento acaba, podes dar de comer a eles.

O aquario onde estas a tratar é grande ? Se for pequeno e não tiver filtragem vais ter de fazer tpas.

 

 

 

 

Olá Daniela e Ismenio!

 

Realmente os kinguios são uns porquinhos maravilhosos mas nada que UM BOM FILTRO não possa resolver!!

 

Outra coisa: quanto mais peixes no aquário (superpopulação ou próximo a isto) => mais sujeira => mais amônia.

 

Digo por experiência própria e o Ismenio pode confirmar: em um aquário de kinguios FILTRO é tudo!

NÃO ADIANTA ECONOMIZAR NO FILTRO!!

 

Quer criar os gordinhos ? Tem que ter um bom filtro e um aquário de bom tamanho.

 

 

Quanto ao íctio põe fotos para confirmar.

 

Se estiver mesmo com íctio e tiveres filtro no aquário vai ter que tirar o carvão do filtro enquanto durar o tratamento.

 

cumps.

 

 

Jaqueline

Editado por Jaque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais