João Ferreira Publicado: Março 28, 2010 Publicado: Março 28, 2010 (editado) então vamos lá Formol a 37% 1ml-37litros (10galões)aproximadamente logo equivale 2,7ml para cada 100litros ------------------------------------------------------------------- Formol de 10% 0,73ml - 100litros Logo posso depreender que quanto menor for a concentração diluída do formol menos formol temos que usar no tratamento de parasitas/protozoários/bactérias/fungos. Mais os dados apresentados para o formol a 37% está errado...sendo que não é 2ml para 100ml mas sim os 2,7-100litros baseado no estudo de uma universidade da florida. atentamente João Ferreira Editado Março 28, 2010 por João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Hugo Santos Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 Boas João... Vou findar aqui, pois não tenho mais nada a acrescentar, és livre de pensares por ti, como qualquer pessoa. Não sei se os dados estão errados, segundo a tua visão estão, e mais uma vez és livre de a ter. Eu sempre usei os 2ml/100L, sendo que se for em banhos rápidos podes subir mais. Mais os dados apresentados para o formol a 37% está errado...sendo que não é 2ml para 100ml mas sim os 2,7-100litros baseado no estudo de uma universidade da florida. Nesse mesmo estudo que Eu te passei, tambem diz o seguinte...e é importante. Formalin toxicity is increased at high water temperatures. If water temperatures exceed 70°F (21°C), the concentration used should be decreased. Talvez esteja aí a causa do erro , ou não...afinal os meus peixes estão a 30ºC. Abraço
João Ferreira Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 Formalin toxicity is increased at high water temperatures. If water temperatures exceed 70°F (21°C), the concentration used should be decreased. Hugo sim tomei em conta isso mas esses calculos não os coloquei aqui porque tenho algumas duvidas... sim os teus links foram muito uteis...mas para alem desses tive a ver outros...que consegui através dos que me deste... Bem e tens razão pois eu tambem vou finalizar os meus comentários aqui...a ver se vamos beber um café para chegarmos a uma conclusão porque descobri mais uns dados que gostava de perceber...e tem mesmo haver com a temperatura...e duas cabeças são sempre melhor que uma para pensar... abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
ze carlos Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 (editado) Boas João... Vou findar aqui, pois não tenho mais nada a acrescentar, és livre de pensares por ti, como qualquer pessoa. Não sei se os dados estão errados, segundo a tua visão estão, e mais uma vez és livre de a ter. Eu sempre usei os 2ml/100L, sendo que se for em banhos rápidos podes subir mais. Nesse mesmo estudo que Eu te passei, tambem diz o seguinte...e é importante. Formalin toxicity is increased at high water temperatures. If water temperatures exceed 70°F (21°C), the concentration used should be decreased. Talvez esteja aí a causa do erro , ou não...afinal os meus peixes estão a 30ºC. Abraço boas não tenho conhecimento desse estudo que falam,mas acho que esta situação de que falas e que eu sublinhei a azul,apenas se deve ao facto que quanto mais alta a temperatura da agua menor é o índice de oxigénio dissolvido na mesma óra se a formalina só por si consome oxigénio, quanto maior for a temperatura da agua menos quantidade se deve aplicar. POR isso é que cada vez que se usa formol é obrigatório aumentar a areacção do aquario através da bomba de ar Editado Março 29, 2010 por ze carlos
João Ferreira Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 ze sim as contas que me faltam são essas mesmas se tivermos uma temperatura de 30graus e colocarmos formol obrigatoriamente teremos que aumentar a oxigenação da água...mas ai coloca-se outra situação que é.... 30graus-aumento de oxigenação-será que aumentarmos a oxigenação e a colocarmos perto dos 21graus que fala o estudo em termos de oxigenio dissolvido na água ...será necessário mesmo baixar a quantidade de formol? sendo que pelas contas que fiz de oxigenio dissolvido a 30 graus não se põe isso de qualquer maneira como não estou totalmente correcto da minhas contas tenho mesmo de fazer mais alguns ajustes com valores certos e não com valores aproximados em relação ao oxigénio dissolvido...e ai acho que vou precisar mesmo da ajuda do hugo.. abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Recommended Posts